Defesa & Geopolítica

Exército britânico revela o seu novo sistema de defesa anti-aérea Sky Saber

Posted by

As forças armadas britânicas revelaram recentemente o seu novo sistema de defesa anti-aérea ‘Sky Saber’, em Baker Barracks, Inglaterra. Os três componente principais do sistema Sky Saber incluem a unidade lançadora móvel MBDA CAMM (Common Anti-Air Modular Missile) montada em um caminhão 8×8 MAN, o sistema de radar Giraffe da sueca SAAB e a suíte eletrônica de controle fornecida pela empresa israelense Rafael.

O Sky Saber entrará em serviço em 2020 e representará uma mudança considerável nas defesas aéreas do Reino Unido. O sistema dará ao Exército britânico novas capacidades de defesa anti-aérea de curto a médio alcance e será um sistema verdadeiramente integrado utilizado tanto pelo Exército quanto pela Força Aérea Real.

radar Giraffe da sueca Saab

Esta foi a primeira vez que os três componentes principais do sistema se uniram; a unidade de ativação MBDA que dispara o míssil CAMM, o sistema de radar Giraffe da sueca Saab e o sistema de comando e do conjunto eletrônico de controle desenvolvido pela empresa israelense Rafael.  ,

A série CAMM (míssil modular antiaéreo comum) é uma família de mísseis terra-ar e ar-ar desenvolvidos pela MBDA para o Reino Unido. A unidade de lançamento foi acoplada em um caminhão MAN SV HX60 8×8, e possui 12 tubos de lançamento para mísseis CAMM montados na parte traseira do chassi.



Performance do CAMM

O CAMM é um projeto de defesa antiaérea de média altura multiplataforma.Tanto para emprego Naval como Terrestre. Substituirá o míssil Rapier (terrestre) e o Sea Wolf (Naval).

O modo de lançamento é vertical o que o torna habilitado para emprego em plataformas navais.

Alcance Máximo + 25 km
Alcance Mínimo < 1km
Velocidade   > Mach 2,5
Terrestre – Veículo 4 t capacidade
Naval  – Módulos único  ou quadruplo 

shared on wplocker.com