BOPE da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul inicia hoje o Primeiro Curso de Rastreamento Policial do Brasil

Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul por meio do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais, iniciou hoje (04) o I Curso de Especialização em Rastreamento Policial. O objetivo é especializar policiais militares para que realizem as buscas de pessoas em diversos ambientes rurais, sendo o principal foco o enfrentamento a criminosos em ambientes hostis, como por exemplo, as ações do “Novo Cangaço”.

É a primeira vez que a polícia brasileira realiza um curso desta natureza, muito embora, diversas unidades especializadas policiais e militares já desenvolvam tal técnica.

Além de 10 (dez) policiais militares do BOPE de Mato Grosso do Sul o curso contará com participação de policiais militares dos BOPEs da Polícia Militar do Amapá, da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Militar de Mato Grosso. E ainda com instrutores da Policia Militar de Pernambuco, de Mato Grosso e de Santa Catarina.

Participaram da solenidade de abertura o Chefe do Estado Maior Geral da PMMS – Coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva, o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa – Coronel PM Alexandre Ferreira Rosa, o Subcomandante do Comando de Policiamento Especializado – Tenente-Coronel PM Luís Antônio Sá Braga, o Deputado Estadual Coronel David e o Comandante do BEPI/PMPE – Tenente-Coronel PM Jamerson Pereira de Lira.

A respeito desta iniciativa disse o comandante do BOPE – Tem Cel PM Wagner Ferreira da Silva, “O principal objetivo é sistematizar um conhecimento, que atualmente vem sendo transmitido de maneira empírica e pessoal e para isso trouxemos os mais experientes profissionais desta área em todo o Brasil”.

Destaque-se para a participação do BEPI (Batalhão de Especializado de Policia do Interior) da Polícia Militar de Pernambuco, muito conhecido pelo nome de CIOSAC, que possui uma larga experiência do enfrentamento ao “Novo Cangaço”, sobretudo na caatinga pernambucana.

O Curso possui uma carga horária de 60 h/a de disciplinas teóricas e práticas divididas em 08 (oito) disciplinas e encerra no próximo dia 11.

Fonte:  Polícia Militar de Mato Grosso do Sul

2 Comentários

1 Trackback / Pingback

  1. BOPE da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul inicia hoje o Primeiro Curso de Rastreamento Policial do Brasil | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.