Putin: ‘Mundo deve renunciar ao uso de retórica bélica para resolver problemas’

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou à capital chinesa para participar do fórum “Um Cinturão e uma Rota” sobre o projeto da Rota da Seda.

Ao participar da abertura do fórum na manhã de domingo (horário local), Putin afirmou que “o mundo deve renunciar ao uso de retórica bélica para resolver os problemas da atualidade”. Segundo ele, não é possível resolver nenhum problema seguindo uma lógica antiga.

O líder russo também pediu a implementação de um acordo euroasiático para facilitar o comércio. De acordo com Putin, o protecionismo é uma ameaça para a economia global.

Durante a visita oficial à China, Putin realizará uma série de encontros bilaterais. A visita oficial do líder russo está programada para os dias 14 e 15 de maio.

O presidente chinês, Xi Jinping, ao abrir o fórum, informou que o país destinará mais de $36 bilhões para apoiar projetos da Rota da Seda. Segundo ele, o livre comércio é um motor importante para o desenvolvimento e a economia mundial precisa de novos impulsionadores para o desenvolvimento.

Em 2013, a China anunciou sua nova estratégia chamada “Um cinturão e Uma Rota”. A iniciativa que visa construir infraestrutura e ajustar laços com os países da Eurásia abrange dois principais sentidos de desenvolvimento: o Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima. O objetivo é criar um corredor comercial para fornecimento direto de produtos do Oriente para Ocidente.

Foto: © Sputnik/ Mikhail Klimentyev

Fonte: Sputnik News

Putin e Xi Jinping expressam preocupação com aumento de tensão na península da Coreia

Os presidentes da Rússia e da China, Vladimir Putin e Xi Jinping, expressaram sua preocupação com a escalada de tensão em torno da península Coreana, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“Claro, foi abordada de modo detalhado a situação na península da Coreia e manifestada preocupação pela sua evolução, pelo aumento da tensão”, disse Peskov a jornalistas.

O representante do Kremlin disse que os dois líderes discutiram o último lançamento de um míssil efetuado pela Coreia do Norte.

Em geral, o porta-voz chamou a troca de opiniões de Putin e Xi Jinping sobre os assuntos atuais das relações bilaterais de “muito detalhada e intensa”.

A Coreia do Norte levou a cabo um novo lançamento de míssil na madrugada de hoje, domingo, (14), desde a província de Pyongan do Norte (oeste do país).

De acordo com os militares japoneses, o projétil voou por cerca de 30 minutos, percorrendo cerca de 800 quilômetros antes de cair no mar do Japão, cerca de 400 quilômetros a leste da península da Coreia.

A tensão na península coreana aumentou recentemente, devido à intensificação da atividade militar de Pyongyang, que realizou em 16 e 29 de abril novos testes de mísseis balísticos, em violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, tendo ambos os testes fracassado.

Foto: © Sputnik/ Aleksei Nikolsky

Fonte: Sputnik News

3 Comentários

  1. No vídeo do Mundo Militar o Marcelo informa que o míssil da Coréia do Norte caiu há apenas 100 km da mais importante base naval Russa do Pacífico, mas não eram todo amigo ? Eu acho que a Coréia do Sul, Japão, Estados Unidos, Austrália e até Israel devem fica de camarote só vendo os triu ternurinha Coréia do Norte, Rússia e a China resolverem entre se a questão da tensão da penisula coreana rsrsrs https://m.youtube.com/watch?v=iuQJbCas6LM

  2. A ideia de Putin, é boa.Contudo cai na frase de Stalin.”Mas quantas divisões militares tem o Papa?” O poder militar sempre vai ter seu peso.

  3. Esta pergunta deve ser feita a Potência Soft ou da Conversa Fiada o Brasil ,também ! Os Irresponsáveis brasileiros querem levar tudo no Papo ,mas no **PAPO**,vamos perdendo Soberania e abrindo mão de riquezas !!

Comentários não permitidos.