O Partido Republicano dos EUA é a ‘organização mais perigosa da Terra’ – Noam Chomsky

Conhecido pelas posições políticas de esquerda e pela crítica da política externa dos EUA, o linguista americano Noam Chomsky disse, em entrevista à BBC, que o Partido Republicano dos EUA é “a organização mais perigosa da Terra”.

“É uma declaração que causa indignação e quando disse isso eu avisei: ‘É uma declaração que traz indignação, mas é a verdade'”, afirmou o acadêmico.

“Você os está classificando (republicanos) como piores que Kim Jong-un, da Coreia do Norte, ou que o Estado Islâmico?”, perguntou Evan Davis, apresentador do programa Newsnight , da BBC.

“O Estado Islâmico está comprometido em tentar destruir as probabilidades de termos uma existência humana organizada no futuro?”, questionou Chomsky em resposta.

“O Partido Republicano é tão ruim assim?”, rebateu o entrevistador.

“Bem, o que significa dizer ‘nós não apenas não estamos fazendo nada em relação a mudança climática, também estamos tentando acelerar a corrida em direção ao precipício?'”, afirmou Chomsky.

“Não faz diferença se eles acreditam de verdade ou não, se as consequências são ‘vamos usar mais combustíveis fósseis, vamos acabar com as regulações que reduzem os gases do efeito estufa, vamos nos negar a dar subsídios a países em desenvolvimento’, se essa é a consequência, isso é extremamente perigoso'”, afirmou o ativista.

Chomsky, de 88 anos, é um dos principais intelectuais de esquerda da atualidade. Conhecido como “o pai da linguística moderna” e figura central da filosofia analítica, ele é autor de mais de 30 livros, entre elesPara Entender o Poder e Quem Governa o Mundo .

Direita e ‘raiva’ social

Apesar de criticar duramente o governo Donald Trump e o próprio presidente republicano, Chomsky disse não considerar que a ascensão de personagens como ele represente um retorno do fascismo.

“Não concordo que exista um fascismo incipiente na sociedade americana. Não há ideologia, a única ideologia do Trump é a do ‘eu’ – isso é muito diferente do Hitler, do Mussolini. Não há uma organização fascista, é um autoritarismo profundo e é muito perigoso, mas não se trata de fascismo.”

Sobre o contexto político global, Chomsky também fez comentários sobre a extrema direita na Europa, citando a vitória do centrista Emmanuel Macron nas eleições francesas como ato de rejeição ao conservadorismo. Mas afirmou que o resultado não representa necessariamente um retrocesso do populismo na Europa.

“Não representa de forma alguma. Macron é um bom exemplo do colapso das instituições tradicionais – ele vem de fora desse espectro. E o voto nele é substancialmente um voto contra a (Marine) Le Pen, que é reconhecida, de maneira correta na minha avaliação, como alguém que poderia ser um sério perigo. Na verdade, acho que os eleitores votaram em Macron meio chateados, não era a escolha de muitos deles”, disse.

Na conversa com a BBC, o intelectual comentou o momento atual da globalização, a “raiva” social e a polarização presentes em vários países do mundo. Para ele, as divisões continuam as mesmas, apesar de algumas transformações.

“Há muitas divisões na sociedade atual – religiosa, de todo tipo. Mas a divisão fundamental é a divisão de classes, e uma das razões para a raiva vemos hoje no mundo se dá porque nenhuma instituição e nenhum partido político está realmente representando os interesses da classe que representa grande parte da força de trabalho. Há outras fontes – mas são derivadas dessa de alguma forma, como a histeria anti-imigração, é em parte o reflexo da perda de oportunidades causada por programas neoliberais.”

Chomsky não chegou a mencionar o Brasil na entrevista à BBC, mas já havia declarado seu apoio à ex-presidente Dilma Rousseff, em uma conversa com o programa americano de televisão Democracy Now , há cerca de um ano.

Na ocasião, pouco antes do impeachment da então presidente, ele afirmou que Dilma era “uma líder política que não roubou para enriquecer a si mesma” e que ela estava sendo “acusada por uma gangue de corruptos”.

Ele também classificou o processo contra ela como um “golpe brando”.

Política climática de Trump

Chomsky já havia dito anteriormente que os republicanos dos EUA estão “predominantemente comprometidos a acabar com a vida humana no planeta”.

O presidente Donald Trump já classificou como “boatos” as pesquisas científicas que costumam embasar políticas sobre mudanças climáticas.

Em 2016, durante sua campanha, ele prometeu retirar os EUA do Acordo de Paris, um tratado internacional assinado por vários países que se comprometeram em combater as mudanças climáticas.

A gestão Trump, contudo, acabou de assinar a Declaração de Fairbanks, documento que classifica as mudanças climáticas como “séria ameaça” à região do Ártico e defende medidas para reduzir seus efeitos potencialmente prejudiciais.

BBC BRASIL

Foto: BBC / BBCBrasil.com – Noam Chomsky em entrevista ao programa Newsnight, da BBC

Fonte: Terra

26 Comentários

    • O maior perigo pra humanidade é a BURRICE… esse distúrbio é que produz personas que acreditam em discursos criados por sionistas organizados que sabidamente tem o conhecimento necessário para influenciar gerações de bitolados que compram suas teses sem se ater a suas reais motivações… até hoje tem gente que acredita em Marx… eles mesmos não usam suas teses em sua nação… o que se pode fazer contra tanta ignorância ???… pouca coisa… o mundo pertence aos IDIOTAS… pela força dos números…

    • Onde assino? É isso! “Parei de ler” quando veio com aquela balela climática de aquecimento global etc e tal, o famoso “ecoterrorismo”, um dos discursos das esquerdas pra derrubar o “ocidente capitalista”… esse animais décadas atrás fizeram previsões tipo superpopulação etc e tal, isso só pode ser coisa do capeta, não é possível.

    • Nao acredito que o pessoal do PlanoBrazil publicou isso… kkkkkkkkkkkk

      so falta publicarem a opiniao do Saul Alinski kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Essa historia do PR ser o que Noam disse, é simplesmente INVERSAO dos fatos..

      Quem sempre manipulou as massas foram os democratas.

  1. Noam Chomsky é um picareta intelectual. Um retórico barato que passa um verniz científico em seu discurso que é, no fundo, apenas político,vazio e revolucionário. Ele não tem nenhum compromisso com a honestidade intelectual. Sua carreira se resumiu a uma tentativa de instrumentalizar na acadêmia valores revolucionários que objetivam destruir a civilização ocidental. Um dos mais proeminentes membros da “American New Left”! Ou seja, um dos mentores do movimento de Esquerda que disseminou as confusões mentais que destroem os valores e a capacidade de ação dos Estados Unidos e de boa parte da civilização ocidental!

    • Provalvemente na prática a organização mais influente do mundo. Além de qualquer liderança de governo ou nação. Seus membros controlam as agências de classificação de risco, minérios, energia, a maior parte do petróleo, os maiores bancos, indústria alimentícia, bélica, automobilistica, fundos e títulos…. Efim estão no verdadeiro Ieme do mundo contemporâneo, e são seus verdadeiros donos. Transformaram a partir do final da segunda guerra o modelo econômico de sociedade de produção para sociedade de consumo. E chegamos aonde chegamos.

  2. O Partido Republicano assim como grande parte de seus membros não passam de nazistas disfarçados de democráticos. Basta lembrar que eles eram amigos de ditaduras mundo afora como os Sauditas, o Xá e muitas na América latina e Ásia. Muitos dos seus membros e ex- membros pertenceram a organizações como a Klu Kus Klan e ao partido nazista americano (ou seria o republicanos mesmo) então não admira que eles desdenham os tratados climáticos entre outras coisas como o Obama care pois são contra os pobres americanos e pela miséria mundial desde que sejam a favor da riqueza dos americanos ricos. Lá como cá a Direita é uma diarreia.

    • Ku Klux Klan. Quer que eu acredite em você se nem sabe escrever direito?
      A título de informação, o Partido Democrata foi contra o fim da escravidão nos EUA. Abrahan Lincoln, o primeiro presidente americano, foi um dos responsáveis pelo fim da escravidão no país e idealizador de grande parte dos valores americanos. Era Republicano.
      Lembrando que Hillary Clinton era a favor do aborto até próximo aos nove meses de gestação.
      Lá como cá, a esquerda mente constantemente e dissimula suas verdadeiras intenções.

  3. senhores…percebam as ações subversivas deste pessoal de sempre tentar desqualificar ou associar qualquer posicionamento contra esta gente com a militância marxista…qualquer posicionamento ou manifestação contra os eua e seus interesses é rechaçada e atacada…reparem na apologia agressiva e extensiva ao posicionamento de entreguismo, submissão e subserviência a estrangeiros…enquanto que todo e qualquer posicionamento pela independência, soberania e desenvolvimento deste pais é rechaçada ou rotulada de esquerdista…ao longo da historia a nossa nação sempre foi alvo incansável de maquinações, sondagens, espreitas e movimentações obscuras por parte desta gente…historicamente a soberania de nossa nação sempre foi alvo e vitima de incursões desta gente…mas reparem como tentam sempre denegrir ou desmerecer os feitos, a historia ou o legado deste pais…como usam sempre de discursos para inferiorizar ou desmerecer a nossa nação, identidade ou cultura…enquanto que sempre enaltecem determinado país estrangeiro e sua cultura…sempre panfletando como um “modelo a ser seguido/apoiado cega e incondicionalmente”…são elementos recrutados com um único fim…como os marxistas…subverter a nossa sociedade e colonizar nossas mentes e corações…degradar nossa sociedade e erradicar todo e qualquer espírito de patriotismo ou nacionalismo…consiste de um trabalho de subversão para modelar o entreguismo, a submissão e a subserviência a estrangeiros nas mentes e corações de nossa sociedade…

    • então..como o sujeito pode ser um “ícone marxista” se ele detona a esquerda latina?!…como pode o sujeito ser um subversor de esquerda se ele detona o marxismo militante e denuncia tanto os modus operandis atrozes dos eua quanto dos Russos e Chineses?!..rs…

      • Simplesmente porque os “nossos” marxistas obraram na madeira… foram incompetentes para manter o poder… se eles tivessem chego a hegemonia política na AL esse elemento estaria dando salvaras aos seus cumpanheiros… vc sabe disso… mas como tem que defender a militância esquerdopata, fica nesse mimimi pra boi dormir… vc tem que atacar o verdadeiro câncer do mundo que é o movimento globalista e não usamericanos como povo e cultura… isso os globalistas já fazem porque querem dominar tudo e a todos e a América é o último dos bastiões da verdadeira civilização conservadora humanista… outro é Israel, que os globalistas que cooptaram azisquerdas querem destruir a todo custo…

      • Ele critica a esquerda latina por ser burra, não por ser esquerda.

        O cara é um “falsa bandeira” que finge ser um “3ª via” para enganar os idiotas de plantão, como os comentaristas esquerdistas que o defendem.

  4. Linguista que publicou seu ensinamentos e descobriu-se depois que estava errado. tentou refazer e ficou pior ainda. Teoria Chomskyniana, adversária do Estruturalismo, Este mantém-se até hoje. Tudo que este Sr. fez foi ser mais um embuste. Gostaria de saber qual dos partidos: democrata e republicano é a favor de mais impostos nos EUA? tenho um palpite mas ficarei quieto. Abraços.

  5. Um linguarudo esquerdista, simpatizante do pan-islamismo, só pode ter ideias de jumento mesmo.

    A instituição mais perigosa do mundo é a que promove a burrice geral e fomenta guerras, crimes, golpes de Estado, perversão de princípios (morais, econômicos, sociais, políticos), depopulação, corrupção nos vários níveis públicos e privados, perseguição contra religiões inconvenientes aos seus objetivos e meios: é a “sinagoga de Satanás”, a turminha da “liberdade, igualdade, fraternidade”.

Comentários não permitidos.