O bipartidarismo nos EUA

Polarização atual remonta à criação do Partido Republicano, em 1854, iniciando rivalidade com democratas. Sistema eleitoral “winner-takes-all” favorece ordem política bipartidária.

Apesar de existirem vários partidos políticos nos Estados Unidos, apenas dois têm reais chances de vencer uma eleição presidencial: o Republicano e o Democrata. Historicamente, sempre foi assim, mudando apenas os partidos.

Nos primórdios, por exemplo, havia o Partido Federalista e o Partido Democrata-Republicano. A polarização atual remonta a 1854, quando o Partido Republicano foi fundado por ativistas contra a escravidão. O Partido Democrata é anterior, de 1828, e, assim, uma das agremiações políticas mais antigas do mundo.

O atual bipartidarismo é um efeito do chamado sistema winner-takes-all (o vencedor leva tudo), dominante nos estados que compõem os Estados Unidos. Por esse sistema, os estados são divididos em distritos eleitorais, e o vencedor de um distrito eleitoral ganha um assento no Congresso (ele leva todos os votos do distrito, por assim dizer).

O mesmo vale no nível presidencial, com o vencedor de um estado levando todos os votos dos delegados daquele estado no Colégio Eleitoral, que elege o presidente dos Estados Unidos.

Uma consequência desse sistema é que os eleitores tendem a não “desperdiçar” o voto em candidatos que não têm chances de serem o primeiro colocado, mesmo simpatizando com eles. Assim, na prática, acabam optando entre os republicanos e os democratas.

Outros partidos podem até ser bem votados num estado, mas como só os vencedores dos distritos eleitorais ganham um assento, esses partidos acabam sem representação no Congresso, mesmo tendo uma votação expressiva.

Num processo parecido, no sistema winner-takes-all os eleitores de tendência política semelhante (conservadores ou liberais, por exemplo) tendem a se unir em torno de um partido, pois a pulverização de seus votos em várias legendas similares favoreceria a tendência rival.

Nos anos 1950, o sociólogo francês Maurice Duverger afirmou que o sistema winner-takes-all favorece a criação de uma ordem política bipartidária, ao passo que o sistema de voto proporcional favorece o multipartidarismo. Essa observação ficou conhecida como Lei de Duverger.

Coluna Zeitgeist

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

3 Comentários

  1. “Outros partidos podem até ser bem votados num estado, mas como só os vencedores dos distritos eleitorais ganham um assento, esses partidos acabam sem representação no Congresso, mesmo tendo uma votação expressiva.”

    Para mim a leitura é simples, uma ditadura bem mascarada. Podem até ter tido a melhor das intenções no passado quando conceberam esse modelo, mas nos dias de hoje ele serve apenas como forma de perpetuação de poder pois é combinado com doações estratosféricas para a campanha (seja de parlamentares ou para o executivo) por parte de corporações. Isso vai mudar, duvido por um motivo simples quem pode mudar isso se beneficia com esse sistema e fim de papo.

    * eles não querem saber de urna eletrônica, querem é ver o papel com a devida marca.
    Sds.

  2. é tudo uma fraude….uma farsa estas eleições estadunidenses…montam todo aquele circo e espetáculo para dizerem/mostrarem que são uma “Democracia” mas tudo não passa de fachada…o povo não elege/escolhe quem governa naquele lugar….

    não importa qual lado…ambos possuem as mesmas orientações….o que este “novo governo” fará nada mais será do que continuar com tudo que o governo anterior vinha fazendo…não importa qual governo…se democrata ou republicano… ambos seguem a mesma cartilha… pois quem realmente “da as cartas” e governa aquele pais são os que estão por trás daqueles 2 partidos….são os que financiam e aparelham estes partidos de fachada…

    nas eleições presidenciais daquele lugar o presidente e vice-presidente não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos…o voto é indireto…quem decide as coisas são os delegados do Colégio Eleitoral…que não são obrigados a votar de acordo com a vontade dos cidadãos….

  3. Quer então dizer que os Democrata e os Republicanos… são dois partidos que tem a mesma origem ? … são farinhas do mesmo saco? .. assim como é o PMDB e o PSDB ? …..eles são dois corruptos que buscam iludir a opinião pública americana através de uma mídia de uma elite patrimonialista, uma legislação eleitoral fraudulenta por um poder judiciário partidário( corrupto) e conservador e uma policia federal ( FBI) que influência nas eleições ? … e que iludem a opinião pública Americana que há contra ponto na politicagem americana e lá tem uma genuína democracia ? ………. PERA AI ! …. essa canção pop americana … parece que foi feita uma versão em português ? .. não foi ? .. . >:)

Comentários não permitidos.