Cooperação entre China e EUA é a única alternativa, diz presidente Xi Jinping

Afirmação foi feita pelo chefe de Estado chinês em telefonema com Donald Trump. Conversa relativiza incertezas sobre o futuro das relações bilaterais entre as duas potências mundiais.

Cooperação é a “única opção certa para a China e s Estados Unidos”, declarou por telefone, nesta segunda-feira (14/11), o presidente chinês, Xi Jinping, ao chefe de Estado americano eleito, Donald Trump. Essa foi a primeira interação entre os dois políticos desde a eleição do republicano na semana passada, após uma campanha presidencial marcada por críticas ao gigante asiático e ameaças de taxar produtos chineses em até 45%.

O conteúdo do telefonema foi noticiado pela rede de televisão chinesa CCTV. De acordo com a estatal, Xi disse a Trump que ambos “precisam promover o desenvolvimento econômico dos dois países, assim como o crescimento econômico global”, e “pressionar por uma melhor evolução das relações sino-americanas”. Trump e Xi teriam concordado haver muitas áreas emq ue isso é possível, além de manifestar a intenção de se encontrar “em breve”.

A eleição de Trump levantou incertezas quanto ao futuro das relações entre as duas maiores economias do mundo, num momento em que os chineses também passam por reformas e crescimento desacelerado. Durante a campanha, Trump acusou a China, entre outras coisas, de roubar empregos americanos, ameaçou aprovar tarifas sobre produtos chineses importados e prometeu declarar o país como manipulador de divisas, o que acarretaria sanções por parte de Washington.

Num sinal de que a relação bilateral será mantida, porém, a equipe do republicano confirmou o telefonema: “Durante a conversa, os líderes estabeleceram um senso nítido de respeito mútuo, e o presidente eleito Trump afirmou acreditar que ambos estabelecerão uma das mais fortes relações entre os dois países”, informou a equipe de transição.

IP/lusa/efe/rtr

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

1 Comentário

  1. Se me lembro muito bem… Obama a mentira em pessoa do prêmio Nobel da paz de 2002 … rsrrs .. prometeu muitas coisas antes e ser eleito para presidente dos EUA .. e uma delas seria tirar as tropas americanas no Afeganistão …pois bem ..rsrr .. a ISIS foi criada justamente nos dois mandatos deles as custas de muitas DRONES e muitos assassinatos de civis no Oriente Médio pelas bombas made USA .. vamos vê mais um Obama de topete .. as posturas de Trump antes das eleição será totalmente depois de eleito … Trump pode até ser um cafajeste más idiota ele não é … o fantasma do JFK …ainda assombra os presidentes americanos .. quem quer ser “pato” em plena luz do dia .. rsrsr .. só digo que o Trump é um cabra macho de verdade …. se ele tirar a “bolça família” do tio Jacó .. ai sim .. ele é de verdade tudo aquilo que le diz ser .

Comentários não permitidos.