Panetta: Observações de Trump para defesa são “irresponsáveis”

Leon Panetta

Por Joe Gould

Tradução e Adaptação: Luiz Medeiros

WASHINGTON – O ex-secretário de Defesa e ex-diretor da CIA, Leon Panetta condenou as posições sobre segurança nacional do pretenso candidato presidencial republicano dos EUA, Donald Trump como “perigosas” e “irresponsáveis”.

Ecoando a provável candidata presidencial democrata Hillary Clinton que em um discurso de política externa na semana passada ridicularizou Trump, Panetta, em uma entrevista à CNN nesta segunda-feira, criticou as inconsistências dia-a-dia, em posições sobre política externa de Trump.

“Eu acho que a [ex-]Secretária Clinton tentou mostrar isso na semana passada, que esta é uma abordagem perigosa para alguém que quer ser o comandante-em-chefe”, disse Panetta, que serviu ao lado de Clinton quando ela era secretária de Estado. “Eu me preocupo se ele está enviando um sinal para os países no exterior de que um candidato a presidente dos Estados Unidos realmente não sabe o que ele realmente quer fazer quando se trata de proteger nossa segurança nacional.”

Clinton, em um importante discurso sobre segurança nacional em 2 de Junho, chamou as idéias de Trump de “perigosamente incoerentes” e seu oponente de ter “temperamento inapto” para ser presidente.

“Este não é alguém que deve eventualmente ter os códigos nucleares – porque não é difícil imaginar Donald Trump nos levando a uma guerra só porque alguém entrou sob sua fina pele”, disse Clinton.

Na segunda-feira, Panetta criticou Trump por considerar que o Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita deveriam ter armas nucleares.

“Esse tipo de atitude é uma vergonha; também é irresponsável “, disse Panetta.

Official portrait of NATO Secretary General Jens Stoltenberg

Destacando o ponto de Panetta, de que os comentários de Trump agitaram todo o cenário mundial, o Secretário Geral da OTAN Jens Stoltenberg na segunda-feira defendeu a OTAN após Trump dizer que a aliança era obsoleta.

Questionado sobre os comentários de Trump, Stoltenberg, o ex-premier norueguês que lidera o agrupamento militar de 28 nações, disse: “A OTAN é importante para a segurança dos EUA e da Europa.”

Falando em um evento em Bruxelas, realizado pelo jornal Politico Europa, Stoltenberg também disse que a única vez em que a OTAN tinha invocado a sua cláusula de defesa colectiva desde a sua formação após a Segunda Guerra Mundial foi “em defesa dos Estados Unidos após os ataques terroristas de 9/11.”

 

Agence France-Presse contribuiu para esta matéria.

 

Fonte: DefenseNews

10 Comentários

  1. Go Trump go. prende esses neoconservadores e os mande para a prisao de Alcatraz. Sei que ela esta fechada, mas reabre-a porque tem muito sionistas neoconservadores, a familia Bush os Clintons que devem ser mandado para prisao. Vai firme, fecha a OTAN, o teu amigo Putin vai adorer.. Vai Trump nao tenha generosidade com esse pessoal nao..

  2. Ausência de líderes natos é um problema mundial, não sei quem é mais pior que quem… pra todo lado. O que temos por aí é líder plantado, fantoche, falso profeta, maluco e etcs …
    O Putin é um líder nato, muito bem preparado, colocou a Rússia no mapa outra vez, mas parece que subiu pra cabeça ou está mal assessorado, os EUA vão ter que escolher um presidente conciliador ou maluco, com Rússia e China se esperneando como nunca nos aproxima seriamente de uma séria guerra, necessariamente não nuclear , mas …

    • Meu caro, o sócio-construtivismo destruiu toda a cultura ocidental; vc queria o quê? só teremos alguns mais preparados; o resto, picaretas que receberão diplomas de doutor honoris causa.

      • Tu é tão burro que nem sabe que o pouco de moderno que nossas forças armadas tem hoje foi adquirido no que voce rotula de Petralha.
        Voce não acrescenta nada aos debates apenas discordias e não tem conhecimento algum nos assuntos aqui tratados.

      • Só porque vc quer; talvez o que eles tenham de moderno adquirido sejam os novíssimos FALs, os aviões patrulhas turbo élices, os caça bombardeiros subsonicos, os novos porta-aviões entre outros; me poupe maluquete; quem não acrescenta NADA DE NOVO ao discurso é vc, que. com certeza, deve estar perdendo seu cargo comissionado essa semana com a canetada que o Temer vai dar nos corriligionários que carregam a bandeira suja da foice e do martelo; vcs irão ter que procurar um novo modo de sustento do que mamar nas tetas do estado providência; boa sorte.

  3. Quando olho a cara do Panetta sempre lembr da foto dele com os olhos arregalados dizendo : “Temo que haja um novo Pearl Harbor” e isso lhe custou o cargo.

    • A cara do Panetta é a xerox da foto do Pinguim adverso do Batmam.No fundo ele esta se iludindo visando ter uma pontinha no proximo governo.
      Seu vacilo em expor a vulneralidade da capacidade de defesa interna dos EUA ao dizer : “eu temo que aja um novo pearl harbor”,foi infeliz.Altos oficiais Americanos fizeram isso de forma formal e menos exposta ao conscientizarem o congresso.
      O furacão Catrina deixou bem claro a deficiencia logistica deles quando o mundo viu na telinha por mais de uma semana seus cidadões desesperados nas lajes de Nova Orleans implorando por socorro.
      Os Mormoms são muito mais rapidos e eficazes de atenderem uma necessidade logistica em qualquer ponto do planeta que o governo dos EUA.
      Desde o final dos anos 90 suas redes de satelites eram jameadas por alguem que apenas brincava pois se quisesse a capturaria de vez,as usariam contra eles mesmos ou as danificariam e eles por todo esse tempo não sabiam a quem acusarem.Ate que a coisa de 2 anos passaram a acusar a China.

1 Trackback / Pingback

  1. Panetta: Observações de Trump para defesa são “irresponsáveis” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.