O improviso na segurança do Rio de Janeiro

olimpiadas-simulacao-seguranca-2016-012-original

A escassez financeira, aliada à cultura do atraso, frustrou a esperança de um legado olímpico na combalida segurança do Rio. Agora é correr para corrigir os problemas

Por: Leslie Leitão

Várias promessas de alçar o Rio de Janeiro a um patamar mais digno foram alardeadas depois de a cidade conquistar o posto de sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Uma delas dizia respeito à segurança pública, historicamente combalida pelo poder do tráfico e pela incompetência do Estado para lhe fazer frente. Por diversas vezes ouviu-se que, no dia em que as cortinas olímpicas se abrissem, o cenário estaria mudado – ou, para empregar o termo mais em voga, as favelas estariam “pacificadas”. A quatro meses do espetáculo, o que se vê são fortalezas do crime ainda fincadas na rota por onde passarão centenas de milhares de pessoas. As autoridades não falam mais em legado, mas em remendo, valendo-se da lógica de sempre: tapar as lacunas durante o show. Também aí rondam indagações. Não se sabe quais corporações ficarão de guarda nas explosivas áreas vizinhas aos jogos, nem como farão o necessário reforço na tropa com os caixas oficiais vazios.

Como em todo evento de envergadura, e o Brasil teve experiência recente com a Copa do Mundo, segurança se traduz em mais homens para policiar as ruas. Na Olimpíada não será diferente. Mas tudo indica que, no lugar do prometido planejamento de implantação gradual, bem organizada e de efeitos duradouros, o suspense vai se manter até a reta final, e o improviso será a palavra de ordem. O recém-empossado ministro da Justiça, Eugênio Aragão, já avisou que a União não arcará com horas extras para policiais, um recurso conhecido como Regime Adicional de Serviços (RAS). Quem então o fará? Como se não bastasse, já é quase certo que a Força Nacional, designada para monitorar as instalações esportivas, terá desfalque. Dos 9 000 homens previstos, apenas 7 500 deverão estar a postos. Segundo VEJA apurou, não dá mais tempo de recrutar nem de treinar o restante. A Força Nacional, aliás, tem sido um foco constante de instabilidade. Na próxima semana um novo número 1 deverá assumir o comando da corporação, que já havia trocado de mãos outras três vezes no último ano.

Fonte: Veja

11 Comentários

  1. A segurança do RJ de um modo geral é a pior do país. Aqui é normal vc ver carros passarem com bandidos portando armamento de grosso calibre pelas grandes avenidas, e constante, aqui é normal vc presenciar em qualquer lugar (como eu na semana passada) uma troca de tiros com direito a explosão de granada, disparos de P.30, etc, assalto então é uma coisa natural, essa semana mesmo tive alguns bens “socializados”.
    Aí eu avanço pro assunto segurança anti terror…nem dá pra ter ideia do que pode acontecer se os terroristas quiserem fazer algo, pois eles facilmente devem conseguir fazer, já que grupos muito menos orquestrados conseguem avançar e fazer essa zona imagina jihadistas treinados a meses! eu sei que não irei a nenhum jogo, e evitarei andar em transporte de massa, pois não confio na qualidade da segurança da minha cidade.

    • .30 Arc,ouve-se é disparo de .50 e lança rojão.Caveirão ja foi virado de cabeça pra baixo por lança missel portatil na mega-operação de 1 de maio de 2007.
      Isso foi omitido da midia.
      nesse video aparece a foto do caveirão retorcido e essa mega-operação foi simplesmente para resgata-lo.
      Nessa ocasião uma equipe da SWAT estava no RJ e foi convidada a acompanhar a operação,quando eles viram a intensidade do combate fugiram espavoridos no furgão gritando que aquilo era uma guerra para forçaS ARMADAS E NÃO PARA POLICIA.

      NO RJ TEMOS SIM PROBLEMA COM NARCO-GUERRILHA E APESAR DA FALTA DE EQUIPAMENTO NECESSARIO.
      São herois de nossa sociedade.A policia que mais mata e mais morre.

      https://www.youtube.com/watch?v=40c-_qAUktM

      Anos antes disso um PATAMO ja tinha sido virado de cabeça pra baixo em pleno centro de Bonsussesso tambem por lança-missel portatil.

      • Quem ouve a respeito do Rio acha que é exagero, mas não faz ideia do que passamos, que fomos vendidos aos traficantes, já que os mesmos repassam “boquinhas” a quem é de direito, somos reféns da segurança pública carioca, e ainda acham que podem lidar com o terrorismo, isso daqui é um reino de fantasias hilárias, um circo, quando a primeira bomba explodir ( o que infelizmente deve vitimar muitos inocentes, e fatalmente deve acontecer devido ao nosso preparo) saberão que as coisas só tendem a piorar quando estado converge com o tráfico de drogas.

  2. Não me levem a mal não mas esse papinho de segurança publica de primeiro mundo efetiva so existe na cabeça de otario.
    Em lugar nenhum do mundo se tem plena segurança,tem-se apenas a sensação da mesma.
    Não engrossaram o corinho do boicote a governabilidade de um pais soberano,agora deem seus jeitos ou metam o pé pois temos tantos anseiando por oportunidades.
    A sintese de assimetria é adaptar-se,improvisar com o que se tem e tirar vantafem em seu ambiente de origem.Se voce não tem essa capacidade voce não presta para o serviço.Pede pra sair.

    • MESMO COM TODA BOA VONTADE E COMPETENCIA de nossas forças armadas ficaria muito facil um grupo terrorista alugar um ponto no atlo de uma favela no rio e de la de cima lançar um missel igual aos lançadores de mao que o exercito brasileiro comprou,,, ai eu quero ver como que vao parar este projetil antes dele bater em um ginasio ou estadio ..???!!! digo isso pedindo a deus que nao deixe isso acontecer e claro ,,mas que e facil isso e…. e nao sai caro pros terroristas nao,, basta entrarem no pais pelas fronteiras que ficam abertas pra qualquer um entrar,, e trazer nas malas drogas e armas do primeiro mundo pra dar aos traficantes,,, sem se falar que e possivel ate obter por um pouco de dolar a ajuda de um politico brasileiro ,,, e ai e so pegar um banquinho e sentar se ,, mirar , apertar o gatillo e esta feita a merd… que custaria a cabeça oca de governador, prefeito, e de quem mais teve a infelis e idiota ideia de trazer esta olimpiada pro brasil.. nao e ficçao e facil mesmo. se eu fosse um turista estrangeiro eu nao vinha aqui nas olimpiadas nem se me dessem a passagem , os ingressos e mais 1000 000 de reais. so uzei um exemplo de como e facil aterrorisar nesta olimpiada.. tem inumeras maneiras facilimas de entrar e atacar .

    • BOPE invadindo o Amarelinho.Gravado por moradores

      https://www.youtube.com/watch?v=32AD3z8awPA

      Eu sempre defendi a Policia honrada mas repudio a Policia covarde que agride rouba e mata inocentes.
      Fui eu quem mais mais foi contra aqui no Plano Brasil com o modelo de pacificação que não pacifica nada e so servil para realocar o narco-trafico.
      Hoje no RJ não se tem mais tanta ostentação de armamentos e o trafico não precisa mais manter grande Exercito porque tem o Estado para garantir seus territorios evitando invasões de facções inimigas.
      O Policial instrumento cumpridor da lei tem de ser exemplo em cumprir a lei e faze-la cumprir.
      Deve sempre haver uma distancia entre a força policial e a comunidade para que não gere amizade,intimidade,que venham a proporcionar envolvimentos e desvios.
      Hoje a necessidade de cumprir as crescentes demandas por segurança publica acabam corrompendo a qualidade da tropa pois o tempo necessario da formação e condicionamento encurta-se com a crescente demanda.
      É facil estar de fora e apontar erros.Dificil é estar dentro e processar todo proceder e fração de segundos em ambiente hostil sob o calor do combate.

    • Em Tokio a taxa de homicídios e 130 vezes menor que no Rio, mas talvez como vc disse eles tenham somente uma “sensação de segurança” e não uma cultura de paz.
      (Contagem regressiva para xiliques comentário bairristas do maluco )

  3. Esta semana o estado falido de Hell de Janeiro anunciou que vai economizar combustível das viaturas de policia devido a falta de verbas. De cada três viaturas no Rio uma esta parada por falta de combustível e manutenção. isto em um efetivo de policia já considerado pequeno para o tamanho da população do estado.
    Mas as Olimpíadas e Maracanã superfaturados estão de vento em pompa.

    • Tua ridicularidade esta expressada no que vomitas vem falar de bairrismos e faz um comentario recalcado contra o Estado do Rio de Janeiro.
      Aqui a policia cai pra dentro do problema com o que tem na mão.
      Aqui no RJ não se pratica neo-nazismo publico exterminando covardemente negros,nordestinos,prostitutas,homossessuais e moradores de ruas e viciados como essa policia porca Paulista faz limpeza etnica nas ruas servindo a este estado conspiracionista e a essa sociedade xenofobica não CELITE PAULISTANA.

  4. O Brasil vai se consolidando como país que não cumpre promessas, que não cumpre compromissos, que não cumpre prazos .. que não cumpre nada! O país dos homens públicos fanfarrões. Despoluição da Bahia da Guanabara, mobilidade urbana, segurança pública, infraestrutura… nem o que era para ter ficado pronto na copa foi terminado e agora, o estado que financiou o governo centrar com seus parias não tem dinheiro nem para pagar os professores …. sendo o segundo no país em arrecadação de impostos federais. A Grécia faliu depois das Olimpíadas mas não satisfeitos os nossos políticos fizeram logo Copa e Olimpíadas uma atrás da outra… pra mostrar para o mundo como se quebra uma nação “bem quebrada” !!

1 Trackback / Pingback

  1. O improviso na segurança do Rio de Janeiro | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.