“Putin pode terminar a guerra na Síria com uma ligação”, diz secretário britânico

Presidente da Rússia, Vladimir Putin (Foto: Alexei Druzhinin/Kremlin Pool Photo via AP)
Presidente da Rússia, Vladimir Putin (Foto: Alexei Druzhinin/Kremlin Pool Photo via AP)

Secretário de Exterior britânico, Philip Hammond, afirma que permanência de Bashar al-Assad no poder depende da inflluência russa

O secretário de Exterior britânico, Philip Hammond, afirmou que o presidente da Rússia, Valdimir Putin, poderia terminar com a guerra na Síria, que já dura cinco anos, com apenas uma ligação telefônica. “Existe um homem neste planeta que poderia dar um fim à Guerra Civil da Síria ao fazer uma ligação telefônica, e esse homem é Putin”, disse, segundo reportagem do Guardian neste domingo (14).

Ele acrescenta que a situação na Síria não mudou nada em um ano e que a permanência do presidente Bashar al-Assad no poder depende da inflluência russa. O país apoia Assad e, no ano passado, apesar de afirmar que bombardeios aéreos tinham como alvo terroristas do Estado Islâmico, há suspeita de que os ataques fossem direcionados também a rebeldes contrários ao govero sírio.

Neste domingo, o Kremlin informou que Estados Unidos e Rússia avançaram na cooperação diplomática para chegar a um acordo sobre a Síria. Na última sexta-feira, em reuniao em Munique, na Alemanha, os dois países decidiram cessar-fogo no país e abriram espaço para ajuda humanitária. De acordo com o governo russo, os ministérios de Defesa russo e americano estabelecerão um trabalho estreito no para combater o Estado Islâmico e outras organizações terroristas.

Assad sairá à força, diz ministro da Arábia Saudita

Em entrevista à CNN, o Ministro do Exterior da Arábia Saudita, Adel al-Jubier, afirmou que se o processo político falhar na Síria, Assad precisará ser removido à força do cargo. A Arábia Saudita está preparada para contribuir com tropas terrestres na Síria, mas como parte de uma coalização liderada pelos Estados Unidos. “Bashar al-Assad sairá – não tenha dúvida disso. Ele sairá pelo processo político ou será removido pela força” disse o ministro.

De acordo com o Guardian, a guerra na Síria já deixou mais de 470 mil mortos desde 2011.

Fonte: Época

7 Comentários

  1. O Putin já provou que a Rússia está viva ,é perigosa, tem influência, é forte e que tem que ser respeitada … tira o pé.

    “””De acordo com o Guardian, a guerra na Síria já deixou mais de 470 mil mortos desde 2011.”””

  2. ………….se Assad tivesse que sair já o teriam arrancado do poder há muito tempo como fizeram com o Kadafi e o Sadam Hussein, porém seu padrinho, o Putin ainda não quer que se vá….por enquanto os Estados Unidos e seus países clientes terão que esperar….o santo do cidadão é forte…..

  3. Essa declaração do Britânico só confirma que toda essa violência, inclusive a criação ou utilização do Daesh em território Sírio tem só um objetivo derrubar Bashar al Assad.
    Essa história de guerra ao terror por parte dos USA, Turquia e outros membros da OTAN… Não passa de história cobertura para treinamento e entrga de material bélico para o Daesh e outros grupos anti Assad.
    Aos poucos eles perdem a vergonha e nem usam a máscara!
    Infelizmente os únicos aliados confiáveis, de porte, no planeta estão no outro lado do mundo.
    Salve grande Urso, Salve Grande Mãe Russia!
    E os americanófilos que me desculpem mas os argumentos estão ficando escaços…

      • “nem tiveram que contar com as bênçãos do titio inverno” mas contaram com as bençãos dos titios Pacífico e Atlântico.

        Saudações..

      • KKK BOA , além dos oceanos eles entraram bem atrasados e ganharam muito dinheiro com a Alemanha ,empresários americanos apoiavam o nazismo e vendiam bem para o eixo
        além de que se a russia tivesse perdido para os alemães os estados unidos jamais conseguiriam reverter a guerra

        isso é historia ,é não propaganda americanofila do zoinho azul vulgo paradilma !!! rsrs

Comentários não permitidos.