Secretário de Exterior britânico, Philip Hammond, afirma que permanência de Bashar al-Assad no poder depende da inflluência russa
O secretário de Exterior britânico, Philip Hammond, afirmou que o presidente da Rússia, Valdimir Putin, poderia terminar com a guerra na Síria, que já dura cinco anos, com apenas uma ligação telefônica. “Existe um homem neste planeta que poderia dar um fim à Guerra Civil da Síria ao fazer uma ligação telefônica, e esse homem é Putin”, disse, segundo reportagem do Guardian neste domingo (14).
Ele acrescenta que a situação na Síria não mudou nada em um ano e que a permanência do presidente Bashar al-Assad no poder depende da inflluência russa. O país apoia Assad e, no ano passado, apesar de afirmar que bombardeios aéreos tinham como alvo terroristas do Estado Islâmico, há suspeita de que os ataques fossem direcionados também a rebeldes contrários ao govero sírio.
Neste domingo, o Kremlin informou que Estados Unidos e Rússia avançaram na cooperação diplomática para chegar a um acordo sobre a Síria. Na última sexta-feira, em reuniao em Munique, na Alemanha, os dois países decidiram cessar-fogo no país e abriram espaço para ajuda humanitária. De acordo com o governo russo, os ministérios de Defesa russo e americano estabelecerão um trabalho estreito no para combater o Estado Islâmico e outras organizações terroristas.
Em entrevista à CNN, o Ministro do Exterior da Arábia Saudita, Adel al-Jubier, afirmou que se o processo político falhar na Síria, Assad precisará ser removido à força do cargo. A Arábia Saudita está preparada para contribuir com tropas terrestres na Síria, mas como parte de uma coalização liderada pelos Estados Unidos. “Bashar al-Assad sairá – não tenha dúvida disso. Ele sairá pelo processo político ou será removido pela força” disse o ministro.
De acordo com o Guardian, a guerra na Síria já deixou mais de 470 mil mortos desde 2011.
Fonte: Época
7 Comments