Brasil perde direito de votar em tribunal da ONU por falta de pagamento.

3912_2_L

A suspensão e a primeira sofrida pelo Itamaraty desde que os cortes orçamentários começaram no órgão que comanda a política externa do País.

Por Rodrigo Tolloti Umpieres

SÃO PAULO –  Após acumular dividas de mais de U$ 6 milhões, o Brasil perdeu os direitos  no TPI (Tribunal Penal Internacional), entidade sediada em Haia. Segundo o Jornal O Estado de São Paulo, o Pais passa por uma saia-justa, tendo a segunda maior divida de um pais nas Nações Unidas. No caso da Corte, a suspensão é a primeira sofrida pelo Itamaraty desde que os cortes orçamentários começaram no órgão que  comanda a política externa do Pais.

 Segundo nota  do Ministério das Relações Exteriores, “o Artigo 112(8) do Estatuto de Roma dispõe que o Estado em atraso no pagamento de sua contribuição financeira não poderá votar, se o total de suas contribuições em atraso igualar ou exceder a soma das contribuições correspondentes aos dois anos anteriores completos por eles devidos”

 Por conta deste  Artigo, desde o dia 1 de Janeira deste, o Brasil perdeu temporariamente o direito de voto na Assembleia dos Estados Partes do Tribunal Penal Internacional. Segundo o Estadão, nem a mudança da equipe econômica  resolveu o problema da divida, que em 2014 chegou a US$ 100 milhões, sendo que apenas os EUA têm divida maior. Recentemente, o Palácio do Planalto     liberou US$ 36 milhões, uma semana antes do discurso de Dilma na Assembleia Geral da ONU.

 Fonte:  InfoMoney

17 Comentários

  1. Não sei porque não estou surpreso. A gente só passa vergonha, independente de qual for o governo de plantão. Alguns anos atrás fiz uma turné no Cabo Kennedy e fiquei muito orgulhoso ao ver em um painel a bandeira brasileira entre a dos países que estavam doando dinheiro e participando da fabricação de peças para a ISS, para logo depois saber que tínhamos sido cortados do programa por falta de pagamento.

      • Prezado Francisco.
        Deveria nos importar muito pouco se os EUA (ou qualquer outro) são os maiores devedores, o que nos interessa na notícia é que o BRASIL que está devendo! Se os Americanos não pagam problema deles, que a ONU vá cobrar, no que isso alivia a situação do Brasil?

        E esse país ainda quer fazer parte do conselho de segurança da ONU? Ia ter que desembolsar muito mais, ia ter que ter forças armadas prontas a dar suporte as resoluções da ONU, meios e dinheiro! Agora esse desgoverno fica fazendo palhaçadas, dizendo que vai fazer parte da elite da ONU e nem paga uma merreca dessas?

        PURA incompetência administrativa, uma vergonha em qualquer sentido! Tenho certeza que se você atrasasse a mensalidade da academia e te proibissem de entrar, você, como um cidadão honesto, trabalhador e cumpridor de seus deveres que tenho certeza que é, iria se sentir envergonhado, e não ia ser melhor se alguém te falasse que o fulano de tal também não pagou. Não faz diferença, o importante na notícia é que o BRASIL não paga o que deve, não cumpre suas obrigações e ainda quer fazer parte da elite mundial. VERGONHA!

      • eu acredito no Francisco pois tantas coisas que os estados unidos levam na ONU na maior mao grande rsrs

        estão devendo tudo ate as calças rsrs

  2. A ONU esta cada dia mais parecida com a sua antecessora Liga das Nações,eu sinceramente não me importo se o BRASIL deixar de fazer parte do famigerado Tribunal Internacional de Haia,cuja estória é marcada por discriminações contra algumas nações e por fazer vistas grossas para favorecer outras !
    Esse tribunal é tão injusto que só quem pode pagar pode participar,nações pobres não podem se manifestar pois só quem paga tem direito a voto ! Que exemplo de justiça !

  3. Alguém ai ainda duvida da INCOMPETÊNCIA deste DESGOVERNO ???… VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA !!!… tá mais perdida que uma mulher sapiens correndo em um mandiocal… 🙂

  4. O que falta neste pais é alguem de coragem para dar uma banana a essa farsa de cafagestes de proprios interesses que é a ONU.Rasgar o TNP e ter realmente postura de liderança de pobres e emergentes criando uma nova organização de nações justa e igual para todos os póvos.

  5. Serio que pagamos para isso? Quer dizer, imagino que a ONU seja financiada por vários países claro, mas mensalidade para ter direito a voto no tribunal de Haia… que mundo louco…

  6. Neste fantastico mundo de Bob que é a midia Brasileira em plena orquestração economica o Brasil recebeu 10,7 bilhões de dolares da China onde 8,2 bilhões foram destinados a Petrobras.
    A China formalizou aplicar ate 2019 53 bilhões de dolares no Brasil.
    Ate a MONTANER recebeu 1,3 bilhões de dolares em aplicações da China.
    o Brasil passa a ser o mais precioso parceiro estrategico da China que consome 25% de nossa produção totaçl.
    Basta uma refreada na economia Chinesa para o mundo e suas bolsas ficarem de cabeça para baixo e os especuladores disseminarem o caos mundial.
    A China não tem cultura de aplicações em bolsa e seu governo vem facilitando credito a seu povo e dando beneficios a quem investir no mercado de ações visando criar essa cultura.
    O incrivel de tudo ainda mais para nós Brasileiros é que nada do que citei acima é divulgado pela midia Brasileira que evidencia-se tendenciosa,vendida e se rotula sem credito.

    • Só você que não viu mas tudo que disse tem sido divulgado sim, e a conclusão a que se pode chegar é que aqueles que tanto metem o pau na nossa dependência das potencias ocidentais parecem não se preocuparem com uma dependência muito mais nociva e potencialmente perigosa para a tão falada soberania nacional do que essa que estamos construindo em relação a China, um verdadeiro buraco negro de consumo de matéria prima que pouco esta se lixando para o Brasil. Se esse governo de malandros aqui no Brasil acha que pode passar a perna na chinesada, dar uma de esperto…cuidado! Xing Ling vem fazendo isso a pelo menos 2500 anos!!

  7. primeiramente acho uma safadeza que tudo na ONU tem que pagar
    isso significa que o poder do dinheiro esta na frente do que é correto do que é de FATO !!

    então quem paga mais leva a ONU no bico ,igual os tucanalhas fazem aqui no brasil

    isso significa que varias decisões os estados unidos levam fácil

    essa onu é pior que a FIFA ,mas como quem manda na ONU É OS ESTADOS UNIDOS dono do capital xerox mais poderoso do mundo então varias decisões são apenas retoricas vazias

    • O mal dos socialistas e afins… não entendem que NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS… será que é tão difícil assim somar 2+2 na mente dessa gente ???… oh loco meu !!!… 🙂

      • Socialistas, comunistas e coisas parecidas são preguiçosos, vagabundos, parasitas, que enquanto puderem continuarão extorquindo dinheiro de quem realmente trabalha e produz riquezas, os próprios trabalhadores que dizem proteger e os empresários que arriscam seus bens e dão emprego para todo o resto.

Comentários não permitidos.