Defesa & Geopolítica

EI avança para Aleppo aproveitando bombardeios russos

Posted by
size_810_16_9_rua-aleppo-siria

Aleppo, na Síria: os Estados Unidos anunciaram que vão deixar de recrutar e treinar futuros combatentes rebeldes opostos a Assad

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) realizou nesta sexta-feira um avanço relâmpago perto da cidade síria de Aleppo, aproveitando a confusão criada pelos bombardeios russos nas regiões sob controle rebelde neste país em guerra.

A Rússia anunciou nesta sexta-feira que bombardeou nas últimas 24 horas “60 alvos terroristas” na Síria, o que representa um grande aumento do número de ataques desde o início de sua intervenção em 30 de setembro.

Por meio da interceptação de comunicações de rádio, o subchefe do Estado Maior russo, o general Igor Makuchev, afirmou que estes ataques causaram a morte de importantes comandantes do grupo jihadista Estado Islâmico e de 200 combatentes.

 

 

O Ocidente critica a intervenção no conflito da Rússia, um aliado do presidente sírio Bashar al-Assad. Moscou é acusado de socorrer Assad, que estava em uma posição de debilidade, em vez de combater os jihadistas.

Neste contexto, os Estados Unidos anunciaram que vão deixar de recrutar e treinar futuros combatentes rebeldes opostos a Assad e vão se concentrar na entrega de “armas a um seleto grupo de líderes confiáveis e às suas unidades”.

Paralelamente, o exército sírio, fortalecido pelos ataques de seu aliado russo e do Hezbollah xiita libanês, intensificou suas operações contra os rebeldes nas regiões do noroeste, onde os combatentes do EI não estão presentes.

Nesta guerra complexa há múltiplos atores e o principal alvo de Moscou até o momento são os grupos rebeldes hostis ao regime e a Frente Al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda. E em diversas ocasiões o EI.

Aproveitando os bombardeios russos contra os rebeldes, o EI avançou rapidamente ao norte de Aleppo depois de ter expulsado grupos rebeldes rivais de várias localidades ao norte da cidade, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), que informou sobre dezenas de mortos.

“O grupo jihadista se aproveita da confusão entre os rebeldes atacados pelos russos em várias províncias. Avançou sem que nenhum bombardeio o impedisse”, disse o diretor desta ONG, Rami Abdel Rahman.

Às portas de Aleppo

O EI “tomou o controle de regiões extensas ao norte de Aleppo (…) e está às portas de Aleppo”, afirma um comunicado do grupo ultrarradical que controla a metade do território sírio e parte do Iraque.

Agora está a vinte quilômetros desta cidade, perto da zona industrial de Sheikh Najar, contígua à parte da cidade controlada pelo regime.

Fonte: Exame.com

28 Comments

shared on wplocker.com