EI avança para Aleppo aproveitando bombardeios russos

size_810_16_9_rua-aleppo-siria
Aleppo, na Síria: os Estados Unidos anunciaram que vão deixar de recrutar e treinar futuros combatentes rebeldes opostos a Assad

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) realizou nesta sexta-feira um avanço relâmpago perto da cidade síria de Aleppo, aproveitando a confusão criada pelos bombardeios russos nas regiões sob controle rebelde neste país em guerra.

A Rússia anunciou nesta sexta-feira que bombardeou nas últimas 24 horas “60 alvos terroristas” na Síria, o que representa um grande aumento do número de ataques desde o início de sua intervenção em 30 de setembro.

Por meio da interceptação de comunicações de rádio, o subchefe do Estado Maior russo, o general Igor Makuchev, afirmou que estes ataques causaram a morte de importantes comandantes do grupo jihadista Estado Islâmico e de 200 combatentes.

 

 

O Ocidente critica a intervenção no conflito da Rússia, um aliado do presidente sírio Bashar al-Assad. Moscou é acusado de socorrer Assad, que estava em uma posição de debilidade, em vez de combater os jihadistas.

Neste contexto, os Estados Unidos anunciaram que vão deixar de recrutar e treinar futuros combatentes rebeldes opostos a Assad e vão se concentrar na entrega de “armas a um seleto grupo de líderes confiáveis e às suas unidades”.

Paralelamente, o exército sírio, fortalecido pelos ataques de seu aliado russo e do Hezbollah xiita libanês, intensificou suas operações contra os rebeldes nas regiões do noroeste, onde os combatentes do EI não estão presentes.

Nesta guerra complexa há múltiplos atores e o principal alvo de Moscou até o momento são os grupos rebeldes hostis ao regime e a Frente Al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda. E em diversas ocasiões o EI.

Aproveitando os bombardeios russos contra os rebeldes, o EI avançou rapidamente ao norte de Aleppo depois de ter expulsado grupos rebeldes rivais de várias localidades ao norte da cidade, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), que informou sobre dezenas de mortos.

“O grupo jihadista se aproveita da confusão entre os rebeldes atacados pelos russos em várias províncias. Avançou sem que nenhum bombardeio o impedisse”, disse o diretor desta ONG, Rami Abdel Rahman.

Às portas de Aleppo

O EI “tomou o controle de regiões extensas ao norte de Aleppo (…) e está às portas de Aleppo”, afirma um comunicado do grupo ultrarradical que controla a metade do território sírio e parte do Iraque.

Agora está a vinte quilômetros desta cidade, perto da zona industrial de Sheikh Najar, contígua à parte da cidade controlada pelo regime.

Fonte: Exame.com

28 Comentários

  1. Essas localidades próximas à fronteira turca, Asaad deveria entregar ao EI e deixar ele brigar com os rebeldes amigos do Ocidente, pois é obvio que o EI ganharia e interromperiam o canal de alimentação dos rebeldes via Turquia, e extermminsria as renvidiicações ocidentais. Isto feito o ficaria muito mais fácil pois o antagonismo ao EI é unanime.

  2. Sejam russos, franceses ou americanos, estão cometendo os mesmos eros, apenas bombardeios e pirotecnia barata.
    Os tarados depravados do EI não ligam para baixas em bombardeios porque não ligam para morrer, são Jihadistas, sua liderança e o fanatismo.

    Para vencer-los vão ter que botar os coturnos na terra, subjuga-los, humilha-los, desrespeitar suas crenças e desrespeitar seus direitos humanos, estou falando de torturas publicas, físicas e psicológicas, enterre-os junto a porcos, a convenção de Genebra desrespeitem toda ela quando os capturarem, só se pode vence-los em sus campo, eles só respiram o terro.

    Não se joga xadrez com chimpanzés.

  3. “Antes da primeira guerra mundial os Estados Unidos tinham o dominio das Filipinas, mas no sul das Filipinas tinha esse lixo islâmico como há hoje com a existência do EI. Quase todos os dias tinha jihadista fazendo besteira e atentados.
    O General Black Pershing sabia que eles tem de evitar o porco sob pena de ir para o inferno serem humilhados pela eternidade. Então o General Americano conseguiu pegar 50 muçulmanos jihadistas e os obrigou a abrir a sua cova coletiva e depois de amarrá-los trouxe 2 ou 3 porcos e os matou na frente dos muçulmanos e aparou o sangue dos porcos em baldes e mergulhou as balas neste sangue. Carregou as armas dos combatentes com estas balas e viu o terror brotar no rosto de cada um deles e começou a execução, porém só matou 49 deles e deixou um vivo para contar história e não houve nenhum outro problema com esses jihadistas e nem atentados durante 40 anos”

    • Faço minhas suas palavras..

      O problema é que o fraco Obama, leva as bichisses das eurofrangas muito a sério..

      Terror só se vence com Terror e é nesta que eu acredito que os russos possam ser mais eficientes que os americanos nesta campanha.

      Infelizmente a tendência a guerra de mídia que o Putin está lutando vai dificultar as medidas eficientes de verdade.

      • “O problema é que o fraco Obama, leva as bichisses das eurofrangas muito a sério..”

        Agora eu que faço minhas suas palavras.

  4. Quando entrar os faxineiros varrendo o piso ai veremos a diferencia entre só ficar bombardeando com aviões … sem ações por terra não se vence todas as batalhas … ainda pela infantaria … é a maneira mais eficiente. e certa de acabar com o ISIS

  5. É isso aí, parabéns aos russos e a seu Czar Vlad Putin…

    Bombardeiam os rebeldes moderados e deixam espaço para o EI avançar.

    Muito boa essa estratégia russa de “combate ao EI”… 😉

    • Eles aprenderam com os secretários de segurança pública dos governos petralhas a como não ganhar guerra alguma… 🙂

    • e essa estrategia de treinar,financiar e depois pular fora do braco???Opaaaa,estrategia dos americanos fodasticos e suas armas alienígenas kkkkk

    • Caro Vader… não existe “rebeldes moderados”… estes apesar de não decapitar pessoas na tv são também responsáveis pela destruição da Siria e apoio indireto ao EI.
      Essa balela de rebeldes moderados é o que o ocidente quer vender aos desinformados para justificar o apoio logístico e financeiro aos grupos anti Assad.

    • Vader,

      Moderados?? Que vomito é esse seu??

      Se você for nos USA e montar um grupo armado pra lutar contra o poder instituído, com tiros e granadas contra a policia ou o exercito, você será tratado como terrorista…

      Então é isso que são seus moderados, nada mais que terroristas!

      Valeu!

      • O mesmo vale para as FARCS então. Na verdade, ninguém deveria ter se metido em uma guerra civil na
        Síria, nem vendendo armas, nem em missões “humanitárias”. Imagine se alguém teria coragem de armas os rebeldes da Chechênia.

  6. analisando o mapa das operações do exército sírio e do Hezbollah após os ataques russos, podemos perceber que a intenção ou estratégia adotada pela aliança pro Assad, seja primeiramente liberar as áreas ao redor de Damasco, Homs e Hana, de forma criar uma zona segura, livre da presença de rebeldes, sejam estes moderados e ou radicais, para posteriormente avançar sobre Alleppo, dominando assim todo o oeste da Síria e principalmente a fronteira coma Turquia, local por onde entram as armas e insurgentes para a frente de combate.

    Dominando estas localidades, ficará mais fácil avançar para o leste, mas necessariamente haverá de ter uma coordenação com as tropas iraquianas, como meio de abrir duas frentes contra o ISIS uma na Síria com russos, libaneses e iranianos e outra no Iraque co as forças iraquianas e milicias xiitas de forma a impedir que o ISIS busque abrigo em terras iraquianas.

    Certamente os russos analisaram todas as possibilidades e tem um levantamento detalhado do terreno e dos locais utilizados pelos rebeldes e quanto ao alegado avanço em Aleppo basta uma simples olhada no mapa para perceber que o ISIS já se encontrava a menos de 20 km de Aleppo e que a disputa deve se dar pelo controle da Base de Kuweyris e do Aeroporto de Aleppo, mas certamente os russos sabem disso e vão dar a resposta necessária a investida sunita.

    http://prntscr.com/8q5hd6

    • Rprosa,

      A frente norte da Síria é em boa parte dominada por curdos, que combatem o EI provavelmente recebendo auxílio americano por solo e ar via Turquia… Um avanço rumo ao norte pode coloca-los em contato direto, o que não seria recomendável a essa altura da campanha ( a menos que se estabeleça uma frente ampla de cooperação entre curdos e Assad, para unir os frontes )…

      As armas do ISIS podem vir de todo o lugar; via Jordânia, Iraque… Se os russos estão pensando em estrangular fornecimento dessa forma, sem botas suficientes no chão, é enxugar gelo… O Afeganistão está aí como experiência recente…

      As atividades do ISIS só vão diminuir com ocupação integral do território por forças numerosas… Não há outro meio… E é isso o que falta as forças pró Assad: números…

      Os iraquianos também tem que avançar resolutos até o norte, ou não haverá como limitar as ações insurgentes. E temo que a estes últimos também falte efetivo… Seria interessante ( e inusitado ) se os iraquianos permitissem a entrada massiva de tropas iranianas em seu território, mas isso deixaria os sauditas de cabelo em pé… Enfim, sem tropas americanas no chão, também não creio que haverá muita possibilidade de sucesso no Iraque; não em prazo menor… Politicamente falando, os americanos novamente em presença massiva em solo iraquiano seria a única coisa que a Península Arábica aceitaria para combater o EI…

  7. _RR_ mas quem disse que não há botas no chão, botem não ser botas russas, as a botas sírias, iranianas, libanesas, xiitas, etc, e se você percebeu meu comentário fala em dominar a região de Aleppo que ainda é dominada em grande parte por rebeldes ditos moderados e pelo ISIS e não em combater curdos, até porque para os russos os curdos não são terroristas.

    A estratégia russa está se demonstrando acertada pois após os ataques aéreos as forças de terra estão se movendo, com apoio aéreo, independentemente de serem rebeldes moderados patrocinados pelos EUA/UE e Conselho do Golfo, todos são considerados terroristas pelos russos e serão sistematicamente bombardeados, independentemente do choro de Obama/Cameron/Merkel/Hollande/MC Cain, etc.

    Quanto aos curdos estes não tem que se preocupar com os sírios ou com os russos, devem principalmente se preocupar com os turcos.

      • Acredito que sim, enquanto tiverem o mesmo inimigo são confiáveis, após vencer o fanatismo sunita/wahabista os interesses certamente mudarão e as alianças também, de momento iranianos, xiitas iraquianos, libaneses, egípcios, iraquianos, etc, são as botas russas no chão, e por enquanto estão fazendo um bom trabalho, pois já liberaram cerca de 150 km de território anteriormente ocupado pelos rebeldes, e espera-se até o final do mês a liberação de Idlib.

Comentários não permitidos.