TPI pede investigação sobre guerra entre Geórgia e Rússia

size_810_16_9_soldados-russos
Soldados russos durante o conflito contra a Geórgia, de 2008: se o pedido for aceito, se trataria da primeira investigação realizada pelo TPI sobre um conflito fora da África

Bruxelas – A procuradora-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, anunciou nesta quinta-feira que vai pedir a abertura de uma investigação sobre a guerra que explodiu entre Geórgia e Rússia em 2008.

A procuradoria pretende investigar o conflito durante o qual Geórgia e Rússia se enfrentaram na região separatista georgiana da Ossétia do Sul.

Bensouda concluiu, após uma análise preliminar iniciada em 2008, que “existe uma base razoável para crer que na Geórgia foram cometidos delitos que ficam dentro da jurisdição do tribunal”.

A presidência do TPI atribuiu o caso à Sala Preliminar I do alto tribunal da ONU após a notificação da procuradora de sua intenção de apresentar uma solicitação para receber a autorização necessária para poder abrir uma investigação sobre o conflito, indicou a Corte em comunicado.

Se o pedido for aceito, se trataria da primeira investigação realizada pelo TPI sobre um conflito fora da África.

Os juízes deverão determinar, a partir do pedido da procuradoria, se há fundamento para autorizar ou não a abertura da investigação, uma vez tenham examinado o pedido da procuradora e o material apresentado.

A Geórgia depositou seus instrumentos de ratificação do estatuto de Roma, a carta de fundação do TPI, em 5 de setembro de 2003.

Fonte: Exame.com

34 Comentários

  1. Pergunta

    E a Guerra no Iraque?
    E a Guerra no Afeganistão?

    Também não são passiveis de investigação?

    Dois pesos, duas medidas!!!

    • Este Tribunal Penal Internacional (TPI) é que nem o juiz Moro e os procuradores da Lava-Jato, totalmente aparelhado…Ambos à serviço de Washington, ou melhor, a serviço dos que comandam o poder na capital estadunidense e Wall Street…

      • Não se fazem mais Estafetas como antigamente…rs! Hoje em dia essa turma está tão viciada no pão com mortadela, tão lobotomizada que nem sabe o que escreve. Culpa da ” Pátria educadora” Lulopetismo. Agora me explica então como os EUA podem ter aparelhado o TPI se sequer ratificaram o Estatuto de Roma em seu ordenamento jurídico, da mesma forma que a Rússia também não ratificou?

      • A mafia dos banksters é transnacional e aparelha Washington também, por isto mesmo acrescentei:

        “Ambos à serviço de Washington, ou melhor, a serviço dos que comandam o poder na capital estadunidense e Wall Street…”

        A hidra tem um só corpo com muitas cabeças, que se manifestam em Jerusalém, Telaviv, Londres, Paris, Washington, aqui no Brasil, etc,etc….

      • Apresento a você Alves, esse cidadão, o auto Intitulado S-88, levei tempo para identificar o apedeuta, mas consegui finalmente, o S, vem das tradicionais sardinhas e o 88 uma referencia a marca, Sardinhas 88. Então por minha conclusão o cidadão aí tem tres opções de identidade, ou é um cerebro de sardinha enlatada, ou o Gomes da Costa, portugues dono da fabrica, o que por sí só já é uma piada, ou a Adele Fatima, lembra dela? A mulata do Sargentelli, que virou simbolo da marca. Sendo quem seja, é uma piada. Rsrsrsrsrsrs

      • Máfia dos “Banksters” Estafeta? Que delírios conspiracionistas baratos são esses? Você aprendeu aonde, em algum curso de formação marxista? Fala sério!

        Por isso eu reitero que a “Pátria educadora” Lulopetista, longe de formar cidadãos aptos a lutar por uma sociedade melhor e profissionais bem preparados, apenas espalha pela nação analfabetos políticos e zumbis ideológicos….rs!

      • escória,
        vc sabe muito bem do estou falando, e por isto mesmo tenta
        tentar desqualificar como “delírios”, algo bem real.

        Não se poderia esperar outra coisa de alguém que não faz outra coisa se não conspirar em favor do seu restrito grupo…

      • Não meu caro! Não conspiro a favor de “grupinho restrito” algum. Apenas advogo pela libertação do Brasil do cancro do populismo, que escraviza o povo, especialmente as classes menos favorecidas, doutrinando-o no sentido de que o Estado seria o pai de todos. Algo que começou com o malfadado Getulismo e continua com o infame Lulopetismo, doutrinas nefandas que você defende ardorosamente…

      • hhe….Obrigado,

        com esta sua fanática doutrina anti-PT, anti-Getulismo, anti-nacionalista… Só confirmou o que eu disse sobre sua atividade conspiracionista em favor de um grupinho restrito…

      • Ih Julio! Você já foi melhor viu!? Pelo visto o consumo excessivo de pão com mortadela tá prejudicando teu cérebro…kkkkkk

  2. Esses tribunais internacionais e a ONU são uma piada…. porque também não abrem investigação sobre a Guerra do Iraque sob a falsa alegação de armas de destruição em massa, o assassinato do Saddam sem um julgamento no próprio tribunal internacional e a invasão e destruição da Libia com o também assassinato de Kaddafi sem um mínimo julgamento em si?

  3. Após sete anos, anexação da Crimeia, e agora a incursão russa na Síria aparecem com isso?
    Só faltou dizer que Judas era russo!

  4. (…)A procuradoria pretende investigar o conflito durante o qual Geórgia e Rússia se enfrentaram na região separatista georgiana da Ossétia do Sul. (…)
    .
    .
    Hahahaah .. fala sério Bruxelas sede da OTAN … que fez coisa muito pior do que se passou na Georgia ….Hahahahahah …
    .
    Será que os sionistas irão pedir uma ajudinha ao juiz Moro e seus ajudantes promotóxícos e os xerifXhies republiquitos …seria uma especie de operação “lava-pratos” para pegar o Putin … Hahahahah .. 😉
    .
    Sabemos que lá na ONU não tem TUCANALHAS más tem AMERICANALHAS .. da tudo no mesmo .. quem será o CUNHA ? … Hahahahah …O Paulinho da força Sindical ? …O Agripino Máia ? … O BOSSONÁRO quase eu tinha esquecido ? …O FHC …UFA! .. me dei conta que a alista é grande … rsrsrs
    .
    No palco do circo chamado de TPI …. onde o tio Sam nunca pissa e os valentões de Sião ( Israel ) também nunca será condenado …com certeza terá um Gilmar Mendes da vida … Hahahahah
    .
    .
    Única coisa também em comum … rsrsrsr … serão os paneleiros com seus astrólogos e seus abestados … Hahahahahahah …. a VEJA e a GLOBO terão mais notícias para deixar os retardados assinantes e ouvintes mais confusos e quem sabe ninguém fale sobre o escândalo da operação ZELOTES … rsrsrsr … essa vai deixar o operação LAVA-JATO no ostracismo …Hahahahah…provavelmente 20 mais …Hahahahah ..
    .
    Parece que o modos operante do estilo da operação “GOLPE PARAGUAIO” arquitetado pela CIA que detonou o ex-presidente do FMI Dominique Strauss-Kahn ….. a FIFA por ter cedido o direito da Rússia sediar a copa do mundo …,O Julian Assage …. vai ser usado contra o Urso … hahahah
    .
    .
    Com certeza …..a associação internacional dos coXinhas com sede em Miami vão se mobilizar com suas panelas… querendo a cabeça o Putin por ter “estourado” os pobres e incompreendidos caçadores da cabeças da ISIS e da Al-Qaeda … já estou até vendo o japinha e o Lobão puxando um “arrastão” … o bonde das maluquetes … lá na avenida paulista contra os comunistas comedores de criancinhas … HAHAHAHAHA !!!!

    • Empresário tucano diz que “nunca se roubou tão pouco no Brasil”
      .
      “Não sendo petista, e sim tucano, sinto-me à vontade para constatar… “. O texto mais lido e comentado de hoje no meio político e econômico é o do empresário tucano que admite que os roubos de agora são ‘irrisórios’ perto do que acontecia antes e não era investigado
      .
      (*)fonte:[ pragmatismopolitico.com.br/2014/11/empresario-tucano-nunca-se-roubou-tao-pouco.html ]
      .
      .
      (…)“Agora tem gente fazendo passeata pela volta dos militares ao poder e uma elite escandalizada com os desvios na Petrobras. Santa hipocrisia”.
      .
      A observação é do empresário Ricardo Frank Semler, 55, tucano desde a fundação do PSDB, chefe-executivo (CEO) e sócio majoritário da empresa Semco S/A, empresa brasileira reconhecida, internacionalmente, pela reengenharia corporativa e a implementação dos conceitos da democracia industrial que lhe valeram o destaque ao redor do mundo. Sob sua gestão, os rendimentos da indústria cresceram de US$ 4 milhões, em 1982, para US$ 212 milhões em 2003.
      .
      Em artigo publicado na edição desta sexta-feira da Folha de S. Paulo, no qual mantém uma coluna semanal, o empresário, advogado e administrador de empresas formado pela universidade norte-americana de Harvard não poupa críticas à sociedade brasileira. (…)
      .
      *****************
      .
      .
      (**) Ricardo Semler _ é empresário, advogado e administrador de empresas, formado pela universidade norte-americana de Harvard. Na política, se diz orgulhoso de ser tucano, com ficha ‘assinada por Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC’

      • Iraquianos acusam os EUA de armar ISIS
        .
        iraquianos acusam EUA de armar ISIS depois de descobrir alegadas armas por Pára-Quedas

        .
        (*)fonte: http://undhorizontenews2.blogspot.com.br/2015/10/iraquianos-acusam-os-eua-de-armar-isis.html
        .
        .
        (…)”Estes são os pára-quedas americanos que os norte-americanos enviaram para ISIS quando eles estavam aqui em Baiji”, afirma. “Com eles mandaram armas e alimentos. De modo que ninguém pode dizer que estamos mentindo, este filme assim que você vai ver … ” (…)

      • Somos milhões de Cunhas.Chega de hipocrisia e do jogo de faz de conta!
        .
        Chega de bom mocismo, hipocrisia e do jogo do faz de conta. O vandalismo e as frases excretadas em folhetos atirados no funeral de ex-presidente da Petrobrás José Eduardo Dutra há poucos dias não me deixam mentir.
        .
        .
        (*)fonte: [ viomundo.com.br/voce-escreve/izaias-almada-chega-de-hipocrisia-e-jogo-do-faz-de-conta-somos-milhoes-de-cunhas.html ]

    • Que comentário excelente Lucena, falou tudo que eu penso, kkkkkk
      É exatamente isso, a grande diferença é que a Russia não é o Paraguai e também os imbecis idioatizados são uma raça muito pequena na terra do Urso, sem contar que lá não tem tem juiz direitopata e nem imprensa entreguista, por isso amigo, isso ai não vai dar em nada, pois o Putin vive num país de gente nacionalista que não batem panelas para entreguistas vagabundos e muito menos vivem de quatro esperando o ferro yanque.
      Esses escrotos vagabundos entreguistas só encontramos aqui na banania e em outros países da américa latrina.

      • É verdade… na mãe Rússia dos abestados que nunca tiveram lá, não tem juiz direitopata… TODOS são ESQUERDALHAS… rsrsrssrsrsrsrsssss… mais um com o selo de qualidade IDIOTA ÚTIL… 🙂

      • A aliança macabra entre PSDB e Cunha tem que ser aniquilada. Por Paulo Nogueira
        .
        O que o PSDB está fazendo em sua macabra aliança com Cunha é, simplesmente, inominável. Em nada difere do que a velha UDN fez, no passado, para derrubar Getúlio e Jango.
        .
        (*)fonte: [ diariodocentrodomundo.com.b ]
        .
        .
        (…)A intenção é a mesma: aniquilar a vontade popular expressa nas urnas.
        .
        A tentativa de assassinar a democracia não pode triunfar pela terceira vez. Ou faremos jus ao apelido de República das Bananas.
        .
        A parceria PSDB-Aécio está para o avanço social brasileiro como a Bastilha esteve para a transformação da França em 1789. (…)

  5. Isso não vai dá em anda. Somente mecanismo de pressão dos EUA para desmoralizar a Rússia. Rússia e China vão vetar isso na ONU.

  6. Aí Lucena! Sou simpatizante do PT. Vou “desapropriar” tua carteira porque tô meio ruim de grana… Sabe como é… Fui demitido da boquinha de uma terceirizada da Petrobrás, onde eu ganhava pra coçar o saco e chamar os outros de coxinhas, e tô precisando de uma graninha… Cê vai sê solidário, não é? Kkkkk
    Aí!… Esses americanos são mesmo uns FDP… Grampearam a Dilma e nem fizeram proposta para o leilão de Libra… Me fuder@m… Agora tô sem emprego, porque as vagas para roub… Ops! Trabalhar na Petrobrás estão fechadas!!!! Alguém aì sabe o telefone do Zé? Qual Zé? Ora porr@… O Zé Dirceu!!! Quero uma vaga numa estatal! Desvio quanto quizerem e só cobro 15% ” por serviços prestados”! 5% para eu comprar um triplex no guarujá, 5% para um Land Rover e 5% para pagar o advogado, por conta do FDP do Moro… Esse merd@ não deixa agente roub… Ops! Trabalhar em paz!!!
    E eu sou NACIONALISTA!!! Vou depositar toda a grana que eu desv… Ops! Ganhar em banco nacional!!!! Tem um com nome de um estado que gosto muito: Banco Espirito Santo! E vou deixar meu filho movimentar a conta, afinal ele também pode ser um “Ronaldinho dos negócios”! e ficar milionário limpando a bunda de hipopótamos!… Só falta apresentá-lo ao Fernado Baiano ou ao Bunlai… Kkkkk

    • kkkkkk…..excelente amigo lanceiro! Matou a pau não apenas o Pastel como também todos os demais exemplares do Homo Petralhiens mortadelensis aqui presentes..

    • Acho melhor estudar para um concurso público no Brasil ou ir lavar latrinas em Miami, pois trabalho no setor privado no Brasil você até vai achar, mas salário que presta só lavando latrinas em Miami, kkkkk.

    • Kkkkkkkkkk, cara, com tua criatividade pede emprego pro Reinaldo Azevedo que ele te te coloca na Folha, Ops mas você é esperto demais, ele pode te recusar tu é mais engraçado que ele. Quem sabe você não consegue com o Gentilli, dizem que esse cara é bom, quase tanto como você que ainda é um anonimo de m., mas pensando bem, gente como vocês inteligentes demais, não costuma colocar o de vocês em risco. É acho que o Gentilli vai continuar preferindo te ver aí, na m. sem correr o risco de ter empregar e você desempegrá-lo. Tem a alternativa do Olavo de Carvalho, mas esse vai de dar trabalho, terás que se deslocar para os States, por que é de lá que esse grande brasileiro, com tanto em comum contigo, faz suas criticas ao País. Mas veja são apenas algumas possibilidades e sugestões o risco é seu. Mas existe uma alternativa boa e certa para seu sucesso, procure os tucanos, diga que és um arrependido simpatizante petista e terá emprego garantido, por que esses com certeza não abandonam um irmão ferido a beira da estrada. Rsrsrsrsrs

  7. RSRSRSSRSRSSSS… o que me falta é não levar a sério esses merdas esquerdalhas… rrsrsrsrssss… parabéns, Lanceiro… espete mais as bundas vermelhas… queria não ser tão sério ao esculachar esses bostas… te invejo… 🙂

    • Viu APARADOGMA, um pouco de originalidade fica divertido. Esse Lanceiro, com um pouco de originalidade, ja te levaria pra cama. Rsrsrsrsrs

      • Quem costuma se deitar com porcarias é vc, meu caro estafeta esquerdizado… o verdadeiro mandiocus petralhis esquerdopatilis… 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. TPI pede investigação sobre guerra entre Geórgia e Rússia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.