Ataque que matou 19 em hospital afegão será apurado, diz Obama

Ataque que matou 19 em hospital afegão será apurado, diz Obama

Departamento de Defesa americano investiga bombardeio.
Presidente americano ofereceu “profundas condolências” às vítimas.

Da France Presse

O presidente americano, Barack Obama, ofereceu neste sábado (3) suas “profundas condolências” pelo suposto bombardeio de forças dos Estados Unidos a um hospital localizado na cidade afegã de Kunduz, que matou 19 pessoas.

“Em nome do povo americano, estendo minhas profundas condolências aos profissionais da área médica e demais civis mortos e feridos no incidente trágico ocorrido em um hospital da Médicos sem Fronteiras em Kunduz”, disse Obama em um comunicado divulgado pela Casa Branca.

“O Departamento de Defesa abriu uma investigação completa, e aguardaremos seus resultados antes de fazer um julgamento definitivo das circunstâncias envolvendo esta tragédia.”

“Continuaremos trabalhando estreitamente com o presidente Ashraf Ghani, o governo afegão e nossos parceiros internacionais para apoiar a Defesa Nacional afegã em seu trabalho para garantir a segurança daquele país.”

Médicos sem Fronteiras fala em ataque com precisão
A diretora-geral dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) no Brasil, a portuguesa Susana de Deus, disse que os bombardeios que foram direcionados e precisos, em entrevista ao Jornal Nacional.

“Nós repetidamente viemos a informar as forças internacionais de coalizão sobre os locais onde estávamos a operar, não só no Afeganistão, mas em todos países em conflito”, disse a diretora-geral da organização no Brasil.

“Inclusive, durante o bombardeio conseguimos informar, tanto Washington como Kabul, sobre o que estava acontecendo”, completou.

De acordo com o MSF, foram 22 mil pessoas atendidas no hospital de Kunduz em 2014 e 6 mil cirurgias realizadas no local. “O hospital ficou destruído”, disse Susana de Deus. “O impacto sobre a população será muito grande”, afirmou.

Hospital dos Médicos Sem Fronteiras em chamas em Kunduz, no Afeganistão  (Foto: Médicos Sem Fronteiras / AP)Hospital dos Médicos Sem Fronteiras em chamas em Kunduz, no Afeganistão
(Foto: Médicos Sem Fronteiras / AP)

ONU fala em Crime de guerra
O chefe do escritório de Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra’ad al-Hussein, falou em “crime de guerra” ao comentar o bombardeio.

“Esse evento profundamente chocante deve ser rapidamente, profundamente e independentemente investigado, e seus resultados devem ser tornados públicos”, disse Zeid Ra’ad al-Hussein em um comunicado. “A seriedade do incidente é ressaltada pelo fato de que um bombardeio contra um hospital pode ser considerado um crime de guerra.”

Para ele, o incidente “extremamente trágico, sem desculpas e possivelmente até criminoso”.

“A aviação militar afegã e internacional tem a obrigação de respeitar e proteger os civis o tempo todo, e as instalações médicas e seu pessoal são objeto de proteção especial.”

O MSF disse em nota que todas as partes envolvidas no conflito no país foram informadas sobre a localização precisa de seu hospital e de outras instalações do grupo. Ainda de acordo com o MSF, o bombardeio continuou por 30 minutos mesmo após militares dos EUA e afegães terem sido informados sobre o ataque.

O estabelecimento da MSF em Kunduz é um centro hospitalar importante na região e estava funcionando além de sua capacidade durante os recentes combates entre o exército e os talibãs, que assumiram o controle da cidade durante vários dias.

“O centro de traumatologia da MSF em Kunduz foi atingido várias vezes durante um bombardeio prolongado e ficou muito danificado”, informou a ONG em um comunicado. “Confirmamos a morte de nove membros da MSF durante o bombardei (…) 37 pessoas estão gravemente feridas e se desconhece o paradeiro de muitos funcionários e pacientes”, acrescenta o texto.

No momento do bombardeio, 105 pacientes e pessoal sanitário e mais de 80 funcionários internacionais e locais se encontravam no hospital.

A organização informou na véspera que 59 crianças estavam sendo atendido no centro.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também condenou o ataque e pediu uma investigação imparcial do incidente. “Os hospitais e pessoal médico são explicitamente protegidos pela lei internacional humanitária”, disse o gabinete de imprensa de Ban em um comunicado. Ele pediu uma “investigação completa e imparcial sobre a ataque, a fim de garantir a prestação de contas”

Pessoas são vistas em hospital dos Médicos Sem Fronteiras em Kunduz, no Afeganistão, logo após bombardeio atingir o local neste sábado  (Foto: Divulgação/Médicos Sem Fronteiras )Pessoas são vistas em hospital dos Médicos Sem Fronteiras em Kunduz, no Afeganistão, logo após bombardeio atingir o local neste sábado (Foto: Divulgação/Médicos Sem Fronteiras )

Possíveis responsáveis
A Otan informou à AFP que um ataque aéreo norte-americano “pode ter” atingido o hospital da organização internacional de assistência.

“As força americanas realizavam um ataque aéreo em Kunduz contra pessoas pessoas que ameaçavam as forças da coalizão, o que pode ter provocado danos colaterais em um centro médico nas proximidades do alvo”, declarou o coronel Brian Tribus, porta-voz da missão da Otan no Afeganistão à AFP.

O chefe do Pentágono, Ashton Carter, afirmou que está em andamento uma investigação exaustiva sobre o bombardeio, apesar de não confirmar que foi realizado pelas forças americanas.

O secretário de Defesa americano assinalou que “as forças americanas em apoio às forças afegãs operavam perto, assim como os talibãs”.

O governo do Afeganistão afirmou que as forças americanas bombardearam o hospital, que ficou “destruído quase em sua totalidade pelo fogo causado após o bombardeio”. “Como resultado do bombardeio americano contra o hospital da MSF em Kunduz, pelo menos três pessoas morreram e 37 ficaram feridas, entre elas pessoal da MSF”, escreveu no Twitter o porta-voz do Ministério da Saúde do Afeganistão, Wahidullah Mayar.

O gabinete da presidência do Afeganistão afirmou que as forças lideradas pelos Estados Unidosofereceram condolências pelo ataque. Inicialmente, de acordo com a Reuters, o escritório tinha dito que o general do Exército John Campbell tinha pedido “desculpas” ao presidente Ashraf Ghani. A informação foi retificada logo depois. Os Estados Unidos não confirmaram o telefonema.

O hospital ficou “bastante danificado” em um bombardeio “prolongado” que aconteceu às 2h10 locais (18h40 de Brasília de sexta-feira) e a imprensa americana citou fontes militares segundo as quais este incidente poderia ser resultado de “efeitos colaterais” de um ataque da força aérea americana.

Talibãs
Os talibãs condenaram “energicamente” o bombardeio, e acusaram os Estados Unidos de “martirizar” o pessoal médico e os pacientes do centro.

“As forças americanas bombardearam um hospital civil na cidade de Kunduz, no qual médicos, enfermeiras e pacientes foram martirizados e feridos”, afirmou o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, em comunicado.

Segundo o porta-voz, “este crime” aconteceu quando não havia nenhum insurgente no interior do centro médico, “já que a situação de conflito não permite que nossos guerreiros sejam hospitalizados lá”.

Mujahid acusou a agência de inteligência do Afeganistão de oferecer informação falsa aos EUA para bombardear o hospital em Kunduz.

Cidade estratégica do norte do Afeganistão, Kunduz foi reconquistada pelo Exército afegão das mãos dos talibãs na quinta-feira passada.

Kunduz foi a primeira grande cidade afegã tomada pelos talibãs desde que foram expulsos do poder, em 2001, pela invasão americana.

Fonte: O Globo

18 Comentários

  1. Como é que é mesmo? ” Estado americano historicamente tem compromisso com a paz mundial…” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    PIADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Isso ai vai entra na listra da covardia, junto com aquele ataque de gás na Síria que matou dezenas de crianças e a derrubada do avião da malasya sobre a Ucrânia o voo MH17 .

      • E por falar em covardia ..
        .
        .
        Caças de Israel atacam Faixa de Gaza
        .
        A Força Aérea de Israel bombardeou a Faixa de Gaza na manhã de segunda-feira (5) após o lançamento de um foguete contra a parte sul de Israel que, segundo opinião do lado israelita, foi realizado pelo movimento palestino Hamas.
        .
        (*)fonte: [ br.sputniknews.com/ ]
        .
        .
        (…)”Ontem, em 4 de outubro, um foguete lançado de Gaza explodiu no sul de Israel. Em resposta ao ataque, a Força Aérea israelita atacou as cidades da infraestrutura terrorista do Hamas no norte da Faixa de Gaza.” (…)
        .
        ********************
        .
        Como já é de conhecimento mundial, o grupo Hamas é um testa de ferro criado por Israe, para contrapor a OLP

  2. Foi um crime e não pode ser negligenciado pelas autoridades internacionais os USA não podem bombardear o que bem entendem, o mundo, se quer tratar a todos com justiça precisa punir os americanos, pois eles bombardeiam a todos e quando querem, a ONU não pode deixar barato esse CRIME.

  3. “O Departamento de Defesa abriu uma investigação completa, e aguardaremos seus resultados antes de fazer um julgamento definitivo das circunstâncias envolvendo esta tragédia.”

    Quando caiu o avião na Ucrânia logo de cara foi acusando a Rússia, não esperou investigação nenhuma, agora é diferente?

  4. Mas e toda a tecnologia e precisão dos melhores do mundo pelo que vejo para se esconder dos americanos basta ficar longe de hospitais, escolas, e campos de refugiados,á e de aviões de transporte civis.sou contribuinte é pouco com que ajudo os MSF mas não desistão de ajudar estas pessoas voces são anjos e deus há de abençoalos.

  5. Qual é a vantagem estratégica de bombardear um hospital do MSF? O que o piloto tinha na cabeça? Isso me lembra em 1998, o bombardeio de uma fábrica de aspirina no Sudão pelos EUA.

  6. É para isto que servem as propagandeadas “bombas com precisão cirúrgica” do EUA, explodir hospitais!
    Seria cômico, se não fosse trágico…

  7. Bom senhores se a informação estiver correta de que o ataque foi efetuado por um AC-130, fica evidente o erro, posto que o AC-130 opera com designação de alvos em solo e não de forma autônoma, ou seja ou operador se enganou ou o hospital foi atacado de proposito.

    • pior .. eles estão chamando a ONG Médicos Sem Fronteiras ( MSF ) de acoitar terroristas … os caras são verdeiros escória .

  8. Que as almas das vítimas A S S A S S I N A D A S caiam na cabeça de Obama e de todo corpo político daquele país C O V A R D E e mentiroso, chamado EUA.

1 Trackback / Pingback

  1. Ataque que matou 19 em hospital afegão será apurado, diz Obama | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.