Por que os EUA, Rússia e Irã têm de se unir contra o ISIS?

isis

GUSTAVOCHACRA

Todos os anos, acompanho os discursos da abertura dos debates gerais da Assembleia Geral das Nações Unidas. São dezenas de líderes internacionais que se revezam para supostamente discursar para o mundo. Mas o mundo presta atenção em poucos. Hoje, os presidentes dos Estados Unidos, Irã e Rússia tiveram o foco dos atenções.

Obama, Putin e Rouhani podem não concordar em uma série de temas envolvendo a segurança internacional. Mas os três deixaram claro considerar o ISIS, também conhecido como Grupo Estado Islâmico ou Daesh, a maior ameaça para a estabilidade do Oriente Médio. E os três já integram coalizões internacionais que lutam contra esta organização ultra-extremista.

A diferença, como já escrevi aqui uma série de vezes, está em apoiar ou não Bashar al Assad como arma para derrotar o ISIS. Os russos e os iranianos avaliam não haver outra alternativa ao líder sírio neste momento. Caso Assad seja deposto, o ISIS, a Frente Nusrah (Al Qaeda na Síria) ou o Jaysh al Islam (Exército do Islã) sairiam fortalecidos. A oposição armada moderada praticamente não existe mais. São todos radicais religiosos.

Os EUA também consideram as alternativas a Assad péssimas. Ao mesmo tempo, a administração Obama não tem como, domesticamente, apoiar o líder sírio depois de tê-lo acusado de crimes contra a humanidade – que, segundo a ONU, ele realmente cometeu.

A solução parece ser os EUA não imporem obstáculos ao apoio russo a Assad. Ao mesmo tempo, devem intensificar os bombardeios contra o ISIS em Raqaa (Síria) e dar suporte para o Exército do Iraque e os guerreiros Pesh Merga no território iraquiana. Quando e se houver mais estabilidade no médio e longo prazo, os americanos podem tentar influenciar uma transição na Síria que não envolva o colapso total do regime.

Na Segundo Guerra, Hitler dificilmente seria derrotado se os EUA não se aliassem aos soviéticos. Com o ISIS, o cenário é similar. Esta organização dificilmente perderá caso não haja uma parceria americana com a Rússia e o Irã.

Fonte: Estadão

 

10 Comentários

  1. Os EUA também consideram as alternativas a Assad péssimas. Ao mesmo tempo, a administração Obama não tem como, domesticamente, apoiar o líder sírio depois de tê-lo acusado de crimes contra a humanidade – que, segundo a ONU, ele realmente cometeu.
    .
    .
    Porque os “amigos da Síria” querem a saída do Assd ???? ….. assim como foi com Ghadaf e Sadan Hussei …como nós sabemos, dentre os amigos da Síria só tem assassinos implacáveis iguais ou até pior do que aqueles
    .
    Esses “amigos da Síria” não deixam a nada desejar a governos déspotas e facínoras que se dizem tanto a combater em nome da democracia americana ….. começando pelo Israel , passando pelo EUA e chegando na Arábia Saudita … tudo sionistas FDP .

    • Na Segundo Guerra, Hitler dificilmente seria derrotado se os EUA não se aliassem aos soviéticos. Com o ISIS, o cenário é similar. Esta organização dificilmente perderá caso não haja uma parceria americana com a Rússia e o Irã.
      .
      .
      Foi quando o tio Sam chamou o seu irmão tio Joe, era como os anglo-saxões chamavam Stalim; OH povo para gostar de tio pilantra ..rsrsrs .. coisa de família …Hahahah..
      .
      Naquela época os soviéticos batiam firme nos nazistas, não foi atoa que os nazistas depois da guerra foram se esconder pala o lados dos sionistas de sangue azul da Inglaterra … o resultado é a Ucrânia … lá se vê os sionismo com o nazismo em coluio; quem nem ratos de bueiro … Hahahah..

      • Quanto os EUA entraram na guerra, os alemães estavam a trinta quilômetros de Moscou…

        Haviam razões óbvias para os alemães correrem pro colo do Ocidente, a começar pela destruição, pilhagem e mortandade que os russos estavam impondo a todos os territórios conquistados, seguido pelo medo de caírem em mãos russas, haja visto o que os próprios alemães fizeram quando invadiram a Russia…

        Um objetivo do nazismo era justamente eliminar o judaísmo e tudo relacionado a ele ( o que incluí o sionismo )… Consta que, no auge da paranoia, o próprio Hitler estava convencido de que o comunismo era uma conspiração judaica, sendo esse considerado um dos motivos que o levou a invadir a Rússia…

    • Síria: Washington “num beco sem saída”
      .
      Revista da esquerda liberal norte-americana analisa: EUA e seus aliados favorecem ISIS; atitude da Rússia é positiva; Casa Branca precisa renunciar à guerra permanente
      .
      (*)fonte: [ outraspalavras.net/capa/siria-os-eua-num-beco-sem-saida/ ]
      .
      .
      (…) Negligenciada pelos jornais brasileiros, a crise síria é um acontecimento de relevância global. A onda de refugiados que ela provocou espraia-se pelo mundo. No Oriente Médio, ela já ameaça espalhar-se por Líbano, Jordânia e Turquia. É esperançoso perceber que a potência que a atiça pode ser freada; e que os resultados desastrosos desta potência já sejam pesados no interior de suas próprias fronteiras(…)

  2. Bonitinho vai ser a Russia dizer NO THANKS e de uma vez por todas varrer toda a imundice que os Neo-Nazistas introduziram no Oriente-Medio.
    Com que cara ficarão estes mentirosos covardes heim kkkkk

Comentários não permitidos.