Defesa & Geopolítica

Por que os EUA, Rússia e Irã têm de se unir contra o ISIS?

Posted by

isis

GUSTAVOCHACRA

Todos os anos, acompanho os discursos da abertura dos debates gerais da Assembleia Geral das Nações Unidas. São dezenas de líderes internacionais que se revezam para supostamente discursar para o mundo. Mas o mundo presta atenção em poucos. Hoje, os presidentes dos Estados Unidos, Irã e Rússia tiveram o foco dos atenções.

Obama, Putin e Rouhani podem não concordar em uma série de temas envolvendo a segurança internacional. Mas os três deixaram claro considerar o ISIS, também conhecido como Grupo Estado Islâmico ou Daesh, a maior ameaça para a estabilidade do Oriente Médio. E os três já integram coalizões internacionais que lutam contra esta organização ultra-extremista.

A diferença, como já escrevi aqui uma série de vezes, está em apoiar ou não Bashar al Assad como arma para derrotar o ISIS. Os russos e os iranianos avaliam não haver outra alternativa ao líder sírio neste momento. Caso Assad seja deposto, o ISIS, a Frente Nusrah (Al Qaeda na Síria) ou o Jaysh al Islam (Exército do Islã) sairiam fortalecidos. A oposição armada moderada praticamente não existe mais. São todos radicais religiosos.

Os EUA também consideram as alternativas a Assad péssimas. Ao mesmo tempo, a administração Obama não tem como, domesticamente, apoiar o líder sírio depois de tê-lo acusado de crimes contra a humanidade – que, segundo a ONU, ele realmente cometeu.

A solução parece ser os EUA não imporem obstáculos ao apoio russo a Assad. Ao mesmo tempo, devem intensificar os bombardeios contra o ISIS em Raqaa (Síria) e dar suporte para o Exército do Iraque e os guerreiros Pesh Merga no território iraquiana. Quando e se houver mais estabilidade no médio e longo prazo, os americanos podem tentar influenciar uma transição na Síria que não envolva o colapso total do regime.

Na Segundo Guerra, Hitler dificilmente seria derrotado se os EUA não se aliassem aos soviéticos. Com o ISIS, o cenário é similar. Esta organização dificilmente perderá caso não haja uma parceria americana com a Rússia e o Irã.

Fonte: Estadão

 

10 Comments

shared on wplocker.com