Polícia do Texas mata atiradores em exposição de caricaturas de Maomé

Dois homens disparam contra policiais em frente a evento em Dallas, nos EUA, promovido por grupo anti-islâmico. Autoridades ainda não identificaram suspeitos nem confirmaram relação do tiroteio com a mostra.

A polícia do estado americano do Texas matou neste domingo (03/05) dois homens que haviam disparado tiros em frente a uma mostra e competição de caricaturas do profeta Maomé. O evento, em Dallas, foi organizada por um grupo anti-islâmico e contou com a presença do controverso político holandês de extrema direita Geert Wilders.

As autoridades estão investigando a identidade dos atiradores e, de acordo com a polícia, ainda não está claro se o incidente da noite deste domingo teve relação com a exposição. Os dois homens atiraram contra um guarda, que foi atingido no tornozelo, levado a um hospital e liberado.

Como precaução, um esquadrão antibomba foi acionado para inspecionar o carro dos dois suspeitos. As imediações do Culwell Center, que abrigava a exposição, também foram evacuadas, disse o porta-voz da polícia Joe Harn. Cerca de 200 pessoas estavam no local.

Mohammed-Karikaturen/ Texas/Wilders Wilders é conhecido por sua campanha anti-islã

Apesar de a autoria do ataque no subúrbio de Dallas ainda não ter sido reivindicada, ele lembra o atentado ao jornal satírico parisienseCharlie Hebdo, que publicou caricaturas de Maomé. O incidente na capital em francesa, em janeiro, deixou 12 mortos.

A “Exposição artística e competição Maomé”, em Dallas, foi realizada pela Iniciativa Americana de Defesa à Liberdade (AFDI, na sigla em inglês), criticada por patrocinar campanhas anti-islâmicas em meios de transporte dos EUA. Segundo os organizadores, o evento tinha como objetivo promover a liberdade de expressão. Foi oferecido um prêmio de 10 mil dólares para a melhor caricatura ou obra de arte retratando o profeta – o que é considerado uma ofensa por seguidores do islã.

Conhecido por sua campanha anti-islã, o controverso Wilders – que figura em todas as listas da Al Qaeda –, discursou no evento. “Maomé lutou e aterrorizou as pessoas com espadas. Hoje lutamos contra Maomé e seus seguidores com uma caneta. A caneta e os desenhos vão provar serem mais poderosos que a espada”, declarou. Após o tiroteio, o político se disse chocado.

Os organizadores da mostra afirmaram que haviam reforçado o esquema de segurança do evento devido ao risco de ataque.

LPF/rtr/ap/afp

Fonte: DW

3 Comentários

  1. (…) Autoridades ainda não identificaram suspeitos nem confirmaram relação do tiroteio com a mostra. (…)
    .
    .
    Não ficarei surpreso se a nacionalidade deles forem americano da gema, filho e netos de genuínos americanos … 😉
    .
    .
    As emoções de muito daquele povo estão na flor da pele ….. a chapa está esquentando . 😉

  2. ,..Sputnik.: Manifestação contra o racismo e a brutalidade policial em Israel deixa dezenas de feridos
    © AP Photo/ Jack Guez
    Mundo
    19:25 03.05.2015(atualizado 15:20 04.05.2015) URL curta
    884183
    Manifestantes e forças de segurança entraram em confronto neste domingo, em Tel Aviv, durante um protesto de judeus etíopes contra o racismo e a violência policial em Israel. Dezenas de pessoas ficaram feridas e pelo menos 26 foram detidas.

    Agências de notícia estrangeiras afirmam que as autoridades teriam utilizado bombas de efeito moral, gás de pimenta e canhões d’água para dispersar a multidão, que respondeu com pedras, garrafas e cadeiras retiradas de restaurantes das proximidades.

    De acordo com o ministro de Segurança Interna, Yitzhak Aharonovitch, a falta de uma liderança entre os manifestantes dificulta qualquer tentativa de diálogo.

    Os protestos deste domingo foram motivados pela publicação de um vídeo na internet, nesta semana, mostrando um soldado de origem etíope sendo agredido por dois policiais israelenses, em mais uma demonstração de racismo e brutalidade policial, segundo os manifestantes.

    Através de um comunicado oficial, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu que irá se reunir com representantes da comunidade etíope e com o homem espancado para discutir uma solução. Mas disse que não há espaço para tumultos como esse no país.

    Em entrevistas televisivas, ativistas disseram que lugar de policial violento é na cadeia e exigiram que as autoridades tomem alguma atitude concreta antes que Baltimore chegue a Israel, fazendo referência aos distúrbios que tomaram conta da cidade norte-americana nos últimos dias, também motivados por protestos contra a violência policial e contra o racismo.

    14:53Bombardeiro pesado Tu-160 será invisível a defesas antiaéreas

    13:23Forbes: apesar das sanções, Rússia se tornou favorita dos investidores
    13:18Egito estende participação na ofensiva contra os houthis no Iêmen

    Todas as notícias
    Multimídia

    FotosVídeosInfográficos

    Soldados soviéticos em Berlim
    Maio de 1945. Tomada de Berlim
    Situação exige reforço da Frota do Báltico da Rússia
    Siga o Sputnik

    FacebookTwitter

    Notícias
    Brasil

    Mundo

    Sociedade

    Ciência e tecnologia
    Cultura
    Esportes
    Mundo insólito

    Defesa

    Opinião

    Multimídia
    Fotos

    Vídeos

    Infográficos

    Rádio
    Programas

    Entrevistas

    Onde nos ouvir

    Sputnik
    Quem somos

    Aplicativo móvel

    Termos de Uso

    © 2015 Sputnik
    A rede Sputnik foi registrada no Serviço Federal de Supervisão na área das Tecnologias de Informação e Meios de Comunicação Social (Roskomnadzor) em 17 de novembro de 2014. Certificado de registro EL № FC77-59867. O site pode incluir matérias com classificação 18+

    Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150503/923563.html#ixzz3ZCCNaLGh

1 Trackback / Pingback

  1. Polícia do Texas mata atiradores em exposição de caricaturas de Maomé | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.