Plano Brasil/Pergunta: “Monitor Externo” para a Petrobras?

chico_caruso_-_25-11-2014_a

NOTA DO PLANO BRASIL: “Monitor Externo”

para a Petrobras, a exemplo do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil em outros tempos? Caso venha a ser necessário por imposição legal do Governo Americano [Foreign Corrupt Practices Act (FCPA)], a que ponto chegamos! 

O Globo, Manchete, Primeira Página, Segunda-Feira, 24/11/2014:

– Escândalos na Petrobras: “EUA ameaçam com cadeia envolvidos em corrupção”

– Governo Americano aperta cerco a executivos ligados a esquemas ilícitos

– Procuradora (americana) que investiga casos como o da estatal (brasileira) diz que “perspectiva de prisão é muito real”

O Globo, País, Página 3, Segunda-Feira, 24/11/2014:

– Escândalos em série: “Na mira da Justiça Americana”

– Executivo (brasileiros) acusados na (Operação) Lava-Jato podem ser processados com base em lei anticorrupção nos EUA

“Os envolvidos no escândalo de corrupção da Petrobras investigado pela Operação Lava-Jato ganharam um motivo a mais para se preocupar. Em conferência na última quarta-feira, a procuradora-geral assistente do Departamento de Justiça dos EUA (DoJ), Leslie Caldwell, responsável pelos casos de corrupção fora do país, foi bastante clara sobre a intenção de prender mais pessoas corruptas, em vez de punir companhias e seus acionistas, apelando para países parceiros colaborarem na busca dos protagonistas dos crimes. A Petrobras vem sendo acompanhada pelas autoridades dos EUA, que mantêm contato com o escritório Gibson, Dunn & Crutcher LLP, contratado pela própria estatal brasileira.

Para ler toda a matéria acesse O Globo, País, Página 3, Segunda-Feira, 24/11/2014 via o link  

– “Monitores (Externos) fiscalizam empresas investigadas

Uma das iniciativas frequentes em decorrência de processos da Lei Anticorrupção dos EUA, á a instalação do “monitor externo” nas empresas investigadas. Em geral, funcionários de longa data de bancos tradicionais, entidades multilaterais ou grupos de empresas reconhecidas são instalados nas empresas condenadas para assegurar a transição para um modelo livre de corrupção.

Essa é uma maneira de o governo americano ter um controle maior das consequências de suas determinações, principalmente para empresas estrangeiras – disse Glen Kopp, ex-Procurador do Departamento de Justiça dos EUA e advogado do escritório Bracewell & Giuliani LLP de Nova York.

Assim como punição de pessoas, a adoção de “um monitor” se tornou mais comum nos últimos dois anos, afirmou Kopp. Um monitor foi imposto, por exemplo, à Siemens (da Alemanha), num caso de corrupção com maior multa da História dos EUA.” (*)

(*) “Até o final dos anos 1990, a lei alemã permitia que empresários pagassem propina a autoridades no exterior, para facilitar a aprovação de contratos. Nos anos 1980, a prática era tão comum, que as companhias podiam até mesmo descontar o valor das propinas do imposto de renda pago na Alemanha.

A reforma da legislação veio no final dos anos 1990. Na década seguinte, a Siemens passou a ser listada na bolsa de valores de Nova York, e teve que se submeter às leis americanas, como o Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), que impede práticas como o pagamento de propinas a autoridades.

Apesar de todas as mudanças no mundo do direito, a Transparência Internacional afirma que a mentalidade dos empresários alemães não havia se adaptado. O escândalo Siemens e sua imensa repercussão, com a alta multa paga pelo grupo, foram uma “virada cultural”.

Para ler toda a matéria (*) acesse a fonte:

Fonte: BBC Brasil 

23 Comentários

  1. E as poucos, vão ficando escancaradas as motivações da intensa campanha midiática contra a Petrobrás (e empreiteiras…).

    As organizações Globo, definitivamente, não tem nenhum compromisso com o Brasil. Ela
    representa e promove os interesses estadunidenses em nosso país…

    ———————————–

    GLOBO FAZ LOBBY POR EMPREITEIRAS DE FORA

    Reportagem do jornal dos Marinho, publicada neste domingo, defende a abertura do mercado brasileiro de infra-estrutura às empresas internacionais, em razão da Operação Lava Jato; segundo o jornal, empresas brasileiras, envolvidas no escândalo, deveriam ser declaradas inidôneas; abertura comercial no setor de serviços é uma antiga reivindicação dos Estados Unidos em relação ao Brasil

    30 de Novembro de 2014

    247 – O jornal O Globo, dos irmãos Marinho, decidiu pegar carona na Operação Lava Jato para defender uma antiga bandeira do governo dos Estados Unidos: a abertura do mercado brasileiro de engenharia a empresas internacionais.

    Reportagem publicada neste domingo no jornal, com destaque na primeira página, afirma que a abertura às empreiteiras internacionais será “inevitável”.

    “Enquanto nos maiores setores da economia brasileira — bancos, telefonia, varejo, mineração e agricultura — há atores internacionais, na construção as empresas estrangeiras têm uma atuação marginal, e os negócios estão concentrados nas grandes empreiteiras locais”, diz o texto.

    De acordo com o ranking do setor, entre as 25 maiores construtoras do Brasil em 2013, apenas a vigésima, a Hochtief do Brasil, que é alemã, tem participação relevante de acionistas estrangeiros.

    Empresas inidôneas

    Um dos fatores que poderia acelerar a abertura do mercado brasileiro seria uma eventual declaração de inidoneidade das empreiteiras brasileiras. Como a Lava Jato atinge praticamente todas as construtoras nacionais, como Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão e Camargo Corrêa, além de Mendes Júnior, UTC e Engevix, uma solução radical poderia inabilitar o trabalho de praticamente todas as empreiteiras com órgãos públicos.

    A reportagem do Globo traz apenas fontes “em off”, que defendem a abertura do setor:

    “A crise da Lava-Jato vai obrigar o mercado a estruturar novos empreendedores com participação estrangeira fora desse estreito mundo das grandes construtoras”, diz uma delas.

    “O sentimento geral é que o governo quer mais estrangeiros, mas essa concentração no setor de construção é característica em muitos lugares do mundo e de rompimento gradual”.

    O Globo cita, ainda, um caminho para facilitar o ingresso de gigantes internacionais no País:

    “Uma das estratégias do governo para abrir o mercado da construção, se a Lava-Jato tornar as grandes empreiteiras locais inidôneas, seria aproximar as estrangeiras das empresas médias brasileiras, a fim de dar a estas mais fôlego financeiro.”

    • A operação lavajato é uma “campanha midiática”? É uma conspiração do PIG com os satanistas de Wall Street e os Sionistas? No mais sou amplamente a favor da abertura do mercado a empreiteiras estrangeiras. O Brasil é um país capitalista ou seja, é preciso haver concorrência, e os fatos estão mostrando o altíssimo grau de corrupção promovido pelas empreiteiras locais. Quando chegar na Odebrecht então…

      • “A operação lavajato é uma “campanha midiática”? É uma conspiração do PIG com os satanistas de Wall Street e os Sionistas?”

        ————————————————-

        Não coloque palavras em minha boca…Eu escrevi:

        “…intensa campanha midiática contra a Petrobrás”

        A “Operação lavajato” é uma necessária e bem sucedida operação da PF…O viés de sua cobertura, com fins de uso político e lobista que a mídia faz desta operação, com muitas distorçoes e vazamentos parciais e seletivos é que se constitui em ataque a Petrobrás…

      • Não existe “vazamento parcial e seletivo” ou “viés político” na cobertura. O que exite são fatos, e estes ostram um esquema de corrupção gigantesco na estatal. O PT inventou a corrupção? os esquemas na Petrobrás começaram apenas nos governos do PT? Não, mas foi o PT que promoveu a corrupção ao status de praxe administrativa.

      • Primeiro,
        corrupção foi promovida a status de “praxe administrativa” durante o regime militar (1964-1985), quando não havia transparência e nem cobrança, basta ver o estado em que se encontrava o Brasil em 1985…

        Segundo,
        você está correto quando diz que “o PT não inventou a corrupção” (é o obvio ululante:), porém errado ao dizer que a corrupção aumentou nos governos do PT, foi justamente o contrário! Foi nas administrações petistas que foram liberadas verbas e criadas as condições de independência para atuação efetiva da PF, do ministério público e foi efetivamente posta em ação a Controladoria-Geral da União (CGU).

        Descartando a panfletagem histérica da máfia midiática e analisando de forma fria e estatística, se constata:

        Não há registro na história do Brasil de outro período onde se tenha combatido tanto a corrupção como nestes últimos 12 anos. E com bons resultados! Os valores desviados pela corrupção diminuíram sensivelmente…

      • O PT não transformou a corrupção em praxe administrativa? E o que dizer do mensalão, onde o governo precisou comprar votos de parlamentares para votar matérias do seu interesse. E o Petrolão, onde está ficando comprovado que praticamente não se fazia uma contratação na Petrobrás sem ter de recorrer a propina? Se isso não é praxe administrativa meu caro…..

        No mais, querer usar o aumento de operações da PF como um “suposto compromisso do PT com o combate à corrupção” é querer inverter a verdade dos fatos. A questão é que de tanto aparelhar o Estado e de ter, como eu já havia citado, transformado a corrupção em praxe administrativa, simplesmente a PF teve de atuar…

        Por fim, o velho chavão da “Panfletagem histérica da máfia midiática”. Por isso que vocês querem tanto a censura, que você marotamente chamam de “democratização dos meios de comunicação”

      • Reafirmo:
        Descartando a panfletagem histérica, da qual você parece ser discípulo:

        Não há registro na história do Brasil de outro período onde se tenha combatido tanto a corrupção como nestes últimos 12 anos. E com bons resultados! Os valores desviados pela corrupção diminuíram sensivelmente…

        Pode espernear a vontade, más são FATOS! alheios as caluniosas fantasias plantadas pelo Instituto Millenium…. Ler o texto por mim postado às 12:31.

  2. Trecho do texto da matéria:

    “Os envolvidos no escândalo de corrupção da Petrobras investigado pela Operação Lava-Jato ganharam um motivo a mais para se preocupar. Em conferência na última quarta-feira, a procuradora-geral assistente do Departamento de Justiça dos EUA (DoJ), Leslie Caldwell, responsável pelos casos de corrupção fora do país, foi bastante clara sobre a intenção de prender mais pessoas corruptas, em vez de punir companhias e seus acionistas…”
    ——————————————————-

    http://tijolaco.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/11/JETWASH.jpg

    “Abstraindo-se o fato de que a Petrobras, como qualquer companhia que negocie ações na Bolsa de Nova York, está sujeita aos controles financeiros daquele país,É CURIOSO FICAR SABENDO QUE A ENTREVISTA DA PROCURADORA NORTE-AMERICANA É SOBRE A CORRUPÇÃO PRATICADA PELA EMPRESAS DOS EUA EM OUTROS PAÍSES… Como ficamos sabendo pela reportagem do correspondente da Carta Capital nos Estados Unidos, Eduardo Graça ( http://www.cartacapital.com.br/internacional/corrupcao-nos-eua-5292.html ).

    MAIS ESPECIFICAMENTE SOBRE OS US$ 31 à 60 BILHÕES DESVIADOS DOS COFRES PÚBLICOS DO EUA,

    que estão sendo investigados em 237 processos de fraude e malversação praticados em conluio com o “complexo industrial-militar”, desde negócios na Guerra do Iraque, boa parte com empreiteiras contratadas para serviços de engenharia, até maracutaias na manutenção dos helicópteros que transportam Barack Obama.

    Evidente que não há justificativa para roubar dinheiro público, seja em reais ou em dólares.

    Mas é bom vermos, para que se evite a hipocrisia e o “complexo de vira-latas” que corrupção é própria (e imprópria) de um qualquer sistema de contratos públicos, em toda a parte do mundo.”

    (Fernando Brito)

  3. O Centro de Tarados e Pedofilos esta dizendo que A Mafia que controla 90% do comercio de Narcotico do Mundo, que controla o poder judiciario, legislativo, executivo e militar dos EUA estao em condicoes moral, legal, de investigar desinteressadamente, occrupcao ocorrendo em empresas de outros paises. Investigaram dois bancoa suissos, um alemao, e outro frances, e estao querendo adquirir controle desses bancos. Sabe-se que a verdadeira razao da qual eles querem investigar os bancos suissos e para poder adquirir controle deles e asim poder roubar o ouro que os arabes dos paises petroliferos depositaram nelles.Isto ja ocorreu. Obviamente nao disseram isso. O verdadeiro motivo para investigarem os bancos alemaes e franceses e para proibir a transacoes que esses bancos estavam fazendo para os russos, arabes e chineses: Convertendo titulos do Tesouro dos EUA em ouro. Creio que o verdadeiro motivo dessa interferencia na Petrobras, e para criar obstaculos para integracao/cooperacao do Brasil com o resto dos paises do BRICS. A presidente brasileirsa deveria dizer ao fasntoche Obamas para ele enviar seus cachoros procurar maltrapilhas nos Bancos de Weall Street, verdadeiro sindicatos de crimes, que fez um Mafioso da Cosa Nostra de Chicago sentir invejoso. Ou mandar esses cachoros investigar a comercio de narcoticos dirigido pelo Pentagono e CIA, que envolve os politicos dos dois partidos, Democratas e Republicanos, ou investigar os crimes de pedofilia, que existe no alto escalao do governo ianque, que envolvce ate a casa Branca, desde os tempos de Reagan. Babilonia/EUA esta cheia de corrupcao para os cachorros de Obama investigar. E a velha estoria, Hipocritas, primeiro retira as palhas dos proprios olhos….

    • E quem mandou você dizer isso aqui? O Jim Wilie, o Zero Hedge ou o indefectível Paul Craig Roberts?..rs!

      Cara, essa retória de extrema direita cansa! E o pior é que está, com esse papo furado de controle do judiciário e demais poderes a cada dias mais vocês se aproximam das lamúrias da esquerda viralata latinoamericana.

      • Eu quero meu petróleo. …. fala pra eles q eu quero o meu petróleo . ….(by capital internacional )

        Tadinha desta Petrobras viu! Já afundaram uma plataforma agora é a corrupção… o jeito é fechar a empresa e proibir a exploração de petróleo no país. … ai as notícias serão outras: “país deixa de explorar suas riquezas e perde o bonde das oportunidades….”

        😀

        Caros leitores: eyes open!

  4. Imprensa gosta de matéria e quanto mais sensacionalista melhor. Ao meu ver a mesma (neste caso) nem precisou distorcer nada – já que os fatos são escandalosos por si mesmos.

    Só pra completar Alvez80: que péssima seleção de meios… Carta Capital… Brasil 247? Esse pessoal sim que gosta de uma informação seletiva de fontes duvidosas…

    Abs!

    • Talvez seja informação de fonte idônea quando até um adversário politico ( porém honesto) do governo de plantão, reconhece os fatos reais…

      E já que você parece ser adepto da velha mídia representante dos interesses do “império do norte”, segue um texto escrito por um tucano histórico e publicado na Folha de São Paulo:

      —————————————————
      Ricardo Semler

      NUNCA SE ROUBOU TÃO POUCO
      _____________________________________________
      Não sendo petista, e sim tucano, sinto-me à vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país
      _____________________________________________

      Nossa empresa deixou de vender equipamentos para a Petrobras nos anos 70. Era impossível vender diretamente sem propina. Tentamos de novo nos anos 80, 90 e até recentemente. Em 40 anos de persistentes tentativas, nada feito.

      Não há no mundo dos negócios quem não saiba disso. Nem qualquer um dos 86 mil honrados funcionários que nada ganham com a bandalheira da cúpula.

      Os porcentuais caíram, foi só isso que mudou. Até em Paris sabia-se dos “cochons des dix pour cent”, os porquinhos que cobravam 10% por fora sobre a totalidade de importação de barris de petróleo em décadas passadas.

      Agora tem gente fazendo passeata pela volta dos militares ao poder e uma elite escandalizada com os desvios na Petrobras. Santa hipocrisia. Onde estavam os envergonhados do país nas décadas em que houve evasão de R$ 1 trilhão –cem vezes mais do que o caso Petrobras– pelos empresários?

      Virou moda fugir disso tudo para Miami, mas é justamente a turma de Miami que compra lá com dinheiro sonegado daqui. Que fingimento é esse?

      Vejo as pessoas vociferarem contra os nordestinos que garantiram a vitória da presidente Dilma Rousseff. Garantir renda para quem sempre foi preterido no desenvolvimento deveria ser motivo de princípio e de orgulho para um bom brasileiro. Tanto faz o partido.

      Não sendo petista, e sim tucano, com ficha orgulhosamente assinada por Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, sinto-me à vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país.

      É ingênuo quem acha que poderia ter acontecido com qualquer presidente. Com bandalheiras vastamente maiores, nunca a Polícia Federal teria tido autonomia para prender corruptos cujos tentáculos levam ao próprio governo.

      Votei pelo fim de um longo ciclo do PT, porque Dilma e o partido dela enfiaram os pés pelas mãos em termos de postura, aceite do sistema corrupto e políticas econômicas.

      Mas Dilma agora lidera a todos nós, e preside o país num momento de muito orgulho e esperança. Deixemos de ser hipócritas e reconheçamos que estamos a andar à frente, e velozmente, neste quesito.

      A coisa não para na Petrobras. Há dezenas de outras estatais com esqueletos parecidos no armário. É raro ganhar uma concessão ou construir uma estrada sem os tentáculos sórdidos das empresas bandidas.

      O que muitos não sabem é que é igualmente difícil vender para muitas montadoras e incontáveis multinacionais sem antes dar propina para o diretor de compras.

      É lógico que a defesa desses executivos presos vão entrar novamente com habeas corpus, vários deles serão soltos, mas o susto e o passo à frente está dado. Daqui não se volta atrás como país.

      A turma global que monitora a corrupção estima que 0,8% do PIB brasileiro é roubado. Esse número já foi de 3,1%, e estimam ter sido na casa de 5% há poucas décadas. O roubo está caindo, mas como a represa da Cantareira, em São Paulo, está a desnudar o volume barrento.

      Boa parte sempre foi gasta com os partidos que se alugam por dinheiro vivo, e votos que são comprados no Congresso há décadas. E são os grandes partidos que os brasileiros reconduzem desde sempre.

      Cada um de nós tem um dedão na lama. Afinal, quem de nós não aceitou um pagamento sem recibo para médico, deu uma cervejinha para um guarda ou passou escritura de casa por um valor menor?

      Deixemos de cinismo. O antídoto contra esse veneno sistêmico é homeopático. Deixemos instalar o processo de cura, que é do país, e não de um partido.

      O lodo desse veneno pode ser diluído, sim, com muita determinação e serenidade, e sem arroubos de vergonha ou repugnância cínicas. Não sejamos o volume morto, não permitamos que o barro triunfe novamente. Ninguém precisa ser alertado, cada de nós sabe o que precisa fazer em vez de resmungar.

      RICARDO SEMLER, 55, empresário, é sócio da Semco Partners. Foi professor visitante da Harvard Law School e professor de MBA no MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA)

      http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/196552-nunca-se-roubou-tao-pouco.shtml

      • Gostaria de ver este texto do Ricardo Semler, PUBLICADO COMO POST, aqui no Plano Brasil…

        ————————————-

        “Semler esclarece logo que não é petista, mas tucano, filiado ao partido por nada mais que gente como Montoro, Covas, Serra e FHC. E que votou contra Dilma.

        Tem suas convicções neoliberais, certamente, mas não é um cínico.

        E diz com todas as letras que a corrupção nunca foi tão pequena no Brasil.

        O que não é, claro, razão para tolerá-la ou para “deixar para lá” a roubalheira, mesmo que em escala menor.”

  5. Não façamos como o português traído, que vendeu a cama em vez de se livrar da esposa. Se há empresas corrompidas e mal geridas, devemos saneá-las em vez de entregar o patrimônio público ao predadores internacionais. O sucateamento do patrimônio público, eufemisticamente chamado de privatização, sempre foi precedido por argumentações falsas e falaciosas.

    • Concordo integralmente,
      sanear combatendo a corrupção implacavelmente, más não jogar fora o bebê junto com a água do banho!

      • É isso aí, Alvez. Já tomamos inúmeras vezes veneno travestido de remédio, seguindo recomendações de nossos “médicos” estrangeiros…

  6. Inacreditável. Dizer que a roubalheira do pt e agregados é culpa do … fhc e sua privataria. Pobre Brasil, onde uma quadrilha aponta o dedo para a outra e fica só nisso. E os “patriotas” de cada lado defendem a sua sigla e apontam também o dedo para a outra, como se fossem sábios, nacionalistas, e quem discordar da sua loucura é um traidor da pátria. Tristeza. Que venham logo as próximas gerações e eleições.

  7. Me provoca arrepios e ansia apenas aventar a pssibilidade da Petrobras vir a ter alguma forma, qualquer forma de ingerência externa, seria ma pratica o completo reconhecimento nacional do nosso primarismo e da nossa incompetencia, o que não é verdade, nem um nem outro caso. Na verdade essa exposição que fazem da Petrobras se deve ao duplo beneficio pretendido por aqueles que desde o inicio tiveram a pretensão de passá-la a iniciativa privada com o interesse primordial de passá-la a troco de bananas e moedas podres a países estrangeiros. Dupla finalidade por que ao mesmo temo que largou suas bombas de efeito retardado na empresa colhe os frutos de uma campanha Brutal de desmoralização que em outro caso sequer estariamos discutindo esse tipo de ação. Essa turma é maquiavélica e seus beneficios por enfraquecer o país não são claramente viziveis, por que sabem ocultar, mas que eles existem não tenho duvidas.

    • Eu vejo com desconfiança até mesmo os inúmeros “vazamentos” de petróleo, supostamente causados pela Petrobras no passado. Lembram o movimento que tentaram emplacar aqui, quando se pretendia rebatizá-la “Petrobrax”? talvez eu até esteja sendo meio paranóico, mas acredito tratar-se de um ardil com aplicação da neurolinguistica. Esse nome ridículo contribuiria em diminuir nosso apreço pela empresa, facilitando sua entrega a terceiros.

1 Trackback / Pingback

  1. Plano Brasil/Pergunta: “Monitor Externo” para a Petrobras? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.