Na semana passada, funcionários da fábrica Degtiariov, na cidade de Kovrov, expuseram os protótipos de novas armas automáticas portáteis. O modelo A-545 está participando de uma licitação para compra de armas pelas Forças Armadas da Rússia. Seu concorrente é o fuzil de assalto AK-12, do Grupo Kalashnikov.
De acordo com os representantes da empresa, a precisão da nova arma durante os disparos em rajadas supera significativamente as exigências dos militares. Ela utiliza cartuchos dos dois calibres mais difundidos na Rússia – 5,45х39, da mesma forma que o AK-74, que integra o arsenal do Exército; e outra versão para cartuchos 7,62х39.
O novo design de ferrolho (conjunto de peças utilizadas para travar a culatra de algumas armas) e o mecanismo de balanceamento que reduz o impulso de recuo foram outras vantagens apontadas durante a apresentação.
Especula-se que na produção em série a nova arma receberá a denominação de “Kord”. Na família de armas fabricadas pela Degtiariov figuram também uma metralhadora de grande calibre e um fuzil de precisão com munição calibre 12,7×108 mm.
Pingback: Fábrica Degtyariov apresenta modelo de substituto para fuzil Kalashnikov | DFNS.net em Português