Geopolítica: “Chineses pressionam Governo Brasileiro para driblar lei nas linhas de Belo Monte”

sitio_belo_monteNão é de hoje que os militares alertam o Planalto para a questão de soberania nacional sobre a produção e transmissão de energia. Ou seja, a transmissão de energia da futura usina de Belo Monte está nas mãos do governo da China.

“A turma do P.T. já rasgou a C.L.T. com o programa mais médicos, outra vez não custará nada!!!”Michel Calixto, leitor do UOL

Leandro Mazzini

A usina de Belo Monte, no Pará, deve inaugurar as três primeiras turbinas daqui um ano, de acordo com as previsões oficiais, mas outra obra do PAC tão importante está emperrada: as linhas de transmissão do Norte para o Sudeste.

Sem as linhas não adianta a usina gerar energia. O consórcio vencedor do leilão das linhas, liderado pela estatal chinesa State Grid Brazil Holding (com Eletronorte e Furnas), não ergueu um poste ainda no trajeto.

Nos bastidores, os chineses pressionam o governo a burlar a lei e contratar operários em regime de Pessoa Jurídica, e não por CLT. E o pior: agora exigem que dois terços dos operários sejam chineses.

A presidente soube da pressão no meio da campanha eleitoral, e escalou Adhemar Palocci, irmão do ex-ministro da Casa Civil, para negociar com os chineses. Palocci 2 é diretor de Planejamento da Eletronorte.

Os chineses são majoritários no consórcio (51%), com Furnas e Eletronorte sócias – 24,5% para cada.

PORTUGUÊS COM MANDARIM

Palocci 2 foi encarregado pela presidente Dilma de convencer os chineses de que não haverá ‘trabalho escravo’ no Brasil – ou seja, um eufemismo para evitar contratos com trabalhadores via PJ (Pessoa Jurídica) – ainda por cima de chineses, o que tiraria mão de obra local.

O governo tenta convencer os chineses de que a legislação brasileira exige a aplicação da CLT em todas Sociedades de Propósitos Específicos (SPE), como no caso dessa obra.

Já os executivos asiáticos, em conversas com o governo, querem fazer do seu jeito – como em seu país – e alegam que aqui os custos trabalhistas seriam altíssimos, sem margem de lucro. Um detalhe: a obra envolverá nada menos que 12 mil empregos diretos.

O custo das linhas envolve compra e instalação de 28 transformadores e 25 mil quilômetros de fios e 4,5 mil torres que sustentam os cabos.

Por três dias a Coluna tentou resposta da assessoria da Eletronorte, que concentrou a demanda pelo consórcio, mas a empresa não se pronunciou. Nesta sexta à tarde, procurou por telefone Adhemar Palocci, no escritório, e não o encontrou.

SOBERANIA

Não é de hoje que os militares alertam o Planalto para a questão de soberania nacional sobre a produção e transmissão de energia. Ou seja, a transmissão de energia da futura usina de Belo Monte está nas mãos do governo da China.

As obras, orçadas em R$ 5 bilhões, deveriam ter iniciado em abril deste ano, a tempo de ligar Belo Monte às linhas da Chesf em 2 mil quilômetros, para futuramente abastecer o Sudeste.

Foto: Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Fonte: Blog Coluna Esplanada  

29 Comentários

  1. Se eles não querem cumprir o contrato por mais prejudicial que possa parecer no primeiro momento,cancele pois soberania não se negocia,já chega de abaixar a cabeça por uns trocados,só vai faltar agora os Chineses falarem e nós abaixarmos a cabeça,e tudo isso por uns trocados.

    • Nem me fale em trocados pra político que baixar a cabeça é pouco pra eles, soberania então, nem sequer faz parte do dicionário.

    • Se abrirmos esse precedente, acabou nossa soberania. Se eles não quiserem executar a obra, com certeza existem empresas interessadas na execução e no cumprimento da legislação nacional.

  2. Isso soa tão ridículo que até parece uma daquelas histórias do Claudio Humberto de vender Mirages para os norte-coreanos, o BRASIL não esta vivendo uma ditadura como alguns vem apregoando por ai,ainda temos lei e sindicatos que defenderão sem sombra de dúvida a soberania do país e os diretos conquistados com a CLT !

    Isso que a matéria diz não ocorrerá, essa notícia provém daqueles que querem desestabilizar o país,que querem a volta da ditadura militar !

  3. Mas quem são os inteligentes que contratam uma empresa estatal de uma ditadura comunista que já afirmou que vai eliminar a indústria brasileira?

    Mais uma demonstração de amizade e parceria dos nossos novos amigos chineses.

      • Qual foi o picadinho da nossa soberania que o Projeto Jari provocou? A área foi concedida a um empresário para a produção de celulose e conceder não é dar. Ademais, todos os trabalhadores estavam trabalhando de acordo com as leis brasileiras. Se o projeto Jari fez picadinho de algo, foi das finanças de Daniel Ludwig.

        Sinceramente, cada vez que vejo esse tipo de opinião eu me convenço cada vez mais que o nacionalismo de esquerda tem os dois pés bem fincados na burrice.

        E ainda falando nisso, burrice mesmo, e da grossa, é permitir que o ESTADO CHINÊS seja acionista majoritário em um consórcio para construção de linhas de transmissão

  4. E vem aí o programa Mais Chineses.
    A CLT, nos seus 944 artigos, discorre sobre informações como: identificação profissional, duração (jornada) do trabalho, salário mínimo, férias anuais, segurança e medicina do trabalho, proteção ao trabalho da mulher e do menor, previdência social e regulamentações de sindicatos das classes trabalhadoras.
    Digamos que não venha nenhum chinês, algo que eu não acredito tendo em vista o que eles estão fazendo com a África, diga-se de passagem um continente rico, com abundância em emprego e elevado nível de vida, e que somente brasileiros trabalharem nestas obras. Bom, agora que ver se o voto em troca de uma bolsa valeu a pena.
    Espero que o governo Brasileiro esqueça os mimos ao Sindicato (não o sindicato dos empregados) e peite e defenda os brasileiros.

    • Melkor, desse (Des) “gúverno”, que se reelege às custas de chantangem com as camadas mais pobres, eu não espero mais nada. Se tiveram coragem de criar o embuste chamado “Mais médicos” apenas para ter uma justificativa legal para mandar um mensalão para Cuba, para criar um “mais peões” ou um “mais escravos” apenas para trazerem formiguinhas chinesas é um pulo

  5. Até acredito que os chineses estão pressionando, e pelo bem do povo brasileiro e dos cachorros que habitam a região que o governo não aceite.
    Basta por um pouco de bom senso ao ler a matéria, imagine a munição que o governo vai dar para a oposição ao aceitar uma imposição destas ainda mais para a China comunista(capitalista), melhor verificar em mais fontes antes de fazer um juízo disso.
    Pior que as mentiras são as meias verdades.

  6. Cuidado PB, os ativistas PTralhas que frequentam este fórum, vão ficar magoados com mais esta pata quada do PT! Aguentem o chorume… “Dilma foi eleita democraticamente nas urnas mais seguras do mundo”… A gasolina subindo, o desemprego aumentando… E viva o PT porque comprei meu carro novo a parcelas a perder de vista…

  7. Ja devem ter comprado os petistas a muito tempo , eles sao mercadorias de facil acesso e baixo preço ,kkkkkkkk , mas a turma bolivariana acha excitante esta promiscuidade com a china , chines pode doprmir ateh com suas esposas que eles acham tudo maravilhoso ,kkkkkkkk,se fosse os EUA iriam esbravejar e arrotar besteira a semana toda , ja se sentem cadelinhas de chineses , o empalamento estah a todo vapor e os bolivarianos excitados utilizando anestesicos e lubrificantes ideologicos,kkkkkkkkk !

  8. Eu achei esse texto um tanto tendencioso e leva um leitor menos atento a pensar que a China irá deter o controle da linha de transmissão… Negativo, uma “joint venture” cuja sócia majoritária é uma empresa chinesa é responsável pela construção da linha de transmissão, ocorre que a mesma está tentando barganhar melhores condições para que ela obtenha mais lucro com o negócio, (típico dos chineses), trazendo mão de obra mais barata da China, contratando sem os devidos direitos trabalhistas, etc… O Governo Federal tem que deixar bem claro para eles que não haverá bagunça por aqui, tem que mostrar a cartilha e fazer com que sigam, eles assinaram o contrato, assim como vão receber pelo serviço também são obrigados a entregar a obra no prazo, a coisa não é assim igual esse sensacionalista textinho afirma não…

    • Bem colocado. Eu, por desconhecer o assunto, pensei que os chineses teriam ingerência futura sobre as linhas de transmissão, o que seria MAIS UM DESCALABRO em nossa já enooooooorme lista.

  9. Isto não vai acontecer e os Chineses não possaram por cima de nossa constituição nesta parte eles perderam.

  10. A China é tudo que o nosso governo status quo precisa para se enriquecer cada vez mais. Afinal por que o nosso governo trocaria os vultuosos impostos recebidos sobre os produtos importados? Pra exportar e ser competitivo o governo tem que incentivar!!! Pra quem o governo vai colocar a mao no bolso? pra classe media empreendedora? Portanto, a china eh a galinha dos ovos de ouro do governo e de quebra ajuda a “controlar ” a inflação. ….

    Esta é a nossa triste realidade, meus caros… e quem ficar que apague a luz (e pague a conta)…

    • Eu nunca vi uma pessoa tão longe da realidade de verdade.
      Por favor, chega a ser triste ver tanta mentira e desinformação.

      • “Eu nunca vi uma pessoa tão longe da realidade de verdade.” – então nunca se olhe no espelho a não ser que queira ter um fatality…. 😀

        “Por favor, chega a ser triste ver tanta mentira e desinformação.” – não é mentira e desinformação não munino ontoligente da terra média. É fato. Se vc compra um produto fora do Brasil e o mesmo vem via correio, vc chega a pagar de imposto, o mesmo valor que pagou ao fornecedor. Produtos importados geram receitas ao governo federal que nem pensa em abrir mão do $$. Portanto, estar atrelado ao fornecedor China é um negócio da China para o governo: ele não precisa fazer reforma tributária nem trabalhista para tornar os produtos nacionais mais baratos.E o povão que pague a conta… entendeu? Claro que não…

        E comporte-se direitinho ouviu, senão o papai Noel vai lhe presentear com uma maquete do Su-24…. não vai lhe fazer bem, com certeza!

        😀

      • Amigo Deagol, penso que aqui o Warpath está correto. basta ir em qualquer camelô ou no Saara no Rio para constatar. E nem precisa ser as mercadorias compradas via internet. E a julgar pelo teor da resposta, acho que está mais para um desabafo do Warpath. Talvez ele seja um empreendedor que está, com toda razão, frustrado.

Comentários não permitidos.