Rússia corta fornecimento de gás da Ucrânia em aumento de tensão com Kiev

Decisão não afeta imediatamente fluxo de gás à Europa, mas pode interromper o fornecimento de longo prazo para região

Em meio a confrontos que ainda acontecem no leste ucraniano, a Rússia cortou nesta segunda-feira os suprimentos de gás para a Ucrânia depois de expirar um prazo de pagamento e depois de negociadores fracassarem em alcançar um acordo sobre os preços do produto e sobre contas não pagas.

A decisão não afeta imediatamente o fluxo de gás para a Europa, mas poderia interromper o fornecimento de longo prazo para a região se a questão não for resolvida, disseram analistas.

O chefe da companhia ucraniana Naftogaz, Andriy Kobolev, disse que a Rússia cortou o fornecimento, mas que a Ucrânia pode ficar sem o gás russo até dezembro.

O porta-voz da russa Gazprom, Sergei Kupriyanov, afirmou que, como a Ucrânia não pagou nada pelo gás até esta segunda, a companhia pediria adiantamentos da Ucrânia para qualquer fornecimento futuro a partir de agora.

A Ucrânia estava pronta para aceitar um acordo em negociações em Kiev para pagar US$ 1 bilhão agora e mais posteriormente, mas a Rússia não aceitou a oferta, afirmou a Comissão Europeia em um comunicado.

A Ucrânia atrasou cronicamente os pagamentos pelo gás que necessita para aquecer as residências e como combustível para suas indústrias. O conflito do gás faz parte de uma disputa mais ampla sobre se a Ucrânia se alinha à Rússia ou à União Europeia. Ele surge em meio a uma severa crise de relações entre os dois países que se segue à anexação da Crimeia pela Rússia em março. A Ucrânia acusa a Rússia de apoiar uma insurgência separatista nas suas regiões orientais, algo que a Rússia nega.

O gasoduto para a Ucrânia também carrega gás direcionado à Europa, mas Kupriyanov afirmou que o fornecimento à Europa continuará como planejado. Segundo ele, a Ucrânia tem a obrigação de garantir que o gás chegará aos consumidos europeus.

Entretanto, a Gazprom notificou a Comissão Europeia de uma “possível interrupção no trânsito de gás” no caso de a Ucrânia decidir desviar o produto, disse a companhia.

O analista Tim Ash, do Standard Bank PLC, disse ser provável que a Rússia corte apenas o gás previsto para a Ucrânia, mas que Kiev poderia em teoria pegar o quiser já que o gás é entremeado. Isso resultaria em uma escassez nos gasodutos para a Europa que poderia prejudicar o armazenamento de gás antes do inverno, estação em que a deemanda é maior.

A Bulgária, a Eslováquia e a Hungria obtêm 80% ou mais de seu gás da Rússia, enquanto a Polônia, a Áustria e a Eslovênia recebem 60%.

Fonte: Último Segundo

68 Comentários

  1. Simples, não pode pagar, não pode ter, uma das regras mais antigas da humanidade relacionada ao comércio, e não esperem ajuda ou cooperação, até porque só se ajuda amigos, e só se coopera com parceiros, nem um nem outro a Ucrânia é, então comecem a se virar com o caríssimo gás de xisto, pois é dos EUA e UE que vcs terão que esperar algo, não da Rússia.

    • MONTEREY SHALE= 2/3 DO PETROLEO XISTO QUE ESPERAVAM OS EUA POSSUIR. Esperavam que iriram extrair 13.7 bilhoes de barris de petroleo xisto em Monterey, California. Agora foram forcados admitir que so podem extrair 600 milhoes, Esperavam que a producao de xisto iriam criar 2.8 milhoes de novos empregos e $24.6 bilhoes de dolares seriam recolhidos anualmente de imposto. Agora faz o calculo , nao sou bom de matematica.THE MONTEREY SHALE FORMATION CONTAINS ABOUT TWO-THIRD OF THE NATIONS SHALE OIL RESERVE. IT HAD BEEN SEEN AS AN ENORMOUS BONANZA, REDUCING THE NATION’S NEED FOR FOREIGN IMPORTS…THE NARRATIVE OF FRACKING IN THE MONTEREY SHALE AS NECESSARY FOR ENERGY INDEPENDENCE JUST HAD A BIG HOLE BLOWN IN IT…

    • isto sem falar nos danos ambientais..que serão piores..isso é uma coisa seria pois a tendência por contas destas coisas ai é a do extremismo de direita ganhar ainda mais terreno naquela europa..quanto mais crise e problemas mais aquela gente “de bem” ganha terreno…a terceira guerra mundial é algo certo…não é mais uma questão de “se” mas de “quando” mesmo..

    • Caro ARC

      “Simples, não pode pagar, não pode ter, uma das regras mais antigas da humanidade relacionada ao comércio, e não esperem ajuda ou cooperação”

      Essa é mesma regra que faz milhões de pessoas passarem e morrerem fome na África! eu não acho legal o povo ucraniano sofrer só pq a democracia deles escolheu um presidente que não é subornado pelos russos.
      E a ucrânia é um país autônomo, tem todo o direito de combater rebeldes e terroristas financiados por Putim, em seu território.

      Os russos são melhores do que os americanos em que?

      1)Fazem chantagem.
      2)Subornam políticos.
      3)Financiam e equipam milícias
      4)Mentem para a imprensa
      5) Proíbem a liberdade de expressão
      6) Colaboram com assassinatos.
      7) Deixam pessoas morrerem de frio.
      8) Financiam partidos facistas.
      9)Matam civis.
      10)Vendem armas para guerrilheiros do mundo inteiro.
      11) Roubam e copiam tecnologias ocidentais.
      12)Manipulam populações com propaganda política.
      13)Tentam influenciar as decisões de outros países.
      14) Bombardeiam civis.
      15)Vendem tecnologia para os inimigos do ocidente.

      Qual a moral de defender esses caras?

      Alguma vez você já me viu defendendo os erros e crimes cometidos pelos EUA? Já me viu defendendo a espionagem, ditaduras patrocinadas pelos EUA, e invasão do Iraque, apoio aos rebeles sírios, torturas contra prisioneiros de guerra?
      Eu nunca defendi essas coisas! Sempre defendi as tecnologias.

      Me parece que vocês estão trocando o diabo pelos demônios!
      A Rússia é melhor que os EUA?
      A russos só não são piores pq não tem mais poder nem capacidade de projeção d força.

      Sem ofensa, mas para mim é triste ver o povo ucraniano sofrer apenas por não apoiar o governo sujo e autoritário de Rússia.

      Fiz esse comentário a você, pois você tem mostrado racionalidade e inteligência em suas repostas. A maioria os outros, aqui no blog, são apenas torcedores que aplaudem tudo o que for contra os interesses dos EUA, recalcados por serem excluídos pela própria sociedade brasileira preconceituosa.

      Sds.

      • “eu não acho legal o povo ucraniano sofrer só pq a democracia deles escolheu um presidente que não é subornado pelos russos.”

        mas que é subordinado aos estadunidenses..e que de democracia não tem nada pois o que esta no poder lá é um grupelho neo nazista fascista que tomou o poder por golpe de estado financiado e aparelhado por “forças ocultas” que querem trazer este pais para sua influencia, poder e controle para instalar suas bases e escudos anti misseis contra a Rússia.. coisa que os Russos nunca permitirão..já já terão repostas em países como a Nicarágua ou Cuba..

        “1)Fazem chantagem.
        2)Subornam políticos.
        3)Financiam e equipam milícias
        4)Mentem para a imprensa
        5) Proíbem a liberdade de expressão
        6) Colaboram com assassinatos.
        7) Deixam pessoas morrerem de frio.
        8) Financiam partidos facistas.
        9)Matam civis.
        10)Vendem armas para guerrilheiros do mundo inteiro.
        11) Roubam e copiam tecnologias ocidentais.
        12)Manipulam populações com propaganda política.
        13)Tentam influenciar as decisões de outros países.
        14) Bombardeiam civis.
        15)Vendem tecnologia para os inimigos do ocidente.”

        vc esta falando mesmo da Rússia..ou esta se referindo ao EUA?!…porque tudo isso ai os estadunidenses praticam bem..

        isso dai é falta de marinheiro…só pode ser falta de um marinheiro…rs…

      • Para começar você diz defender os interesses de nosso país e chama o brasil lixo.

        O que eu estou criticando é a sua hipocrisia em aplaudir a Rússia cometendo todos os mesmos crimes dos EUA. Pelo contrário, são até mais covardes.

        Ainda bem que a Rússia está bem longe de nós e temos poucos negócios com eles, assim não seremos chantageados como os Ucranianos foram, nem teremos milícias invadindo nosso território o tempo todo.

        Você não tem moral para criticar ninguém, pois defende todas as injustiças que os EUA cometem só que no seu caso elas são feitas pela rússia. Não estão nem aí para vida humana e para um povo que vai sofrer.

        “sso dai é falta de marinheiro…só pode ser falta de um marinheiro…rs…”

        Depois você vem chorar que em outros blogs as pessoas não gostam e você e ridicularizam seus comentários. Aqui também não gostam de você e também ridicularizamo que você diz.

        E você só fez essa afirmação pq está escondido atrás de um computador, sei que jamais teria coragem de dizer na minha frente.

      • “Deagol
        18 de junho de 2014 at 7:13

        E você só fez essa afirmação pq está escondido atrás de um computador, sei que jamais teria coragem de dizer na minha frente.”

        que deselegaaannnteee…que deselegaaannnteee…selo Sandra Annenberg de deselegância para o senhor viu…..e eu é que sou o baixo aqui…e ainda tenta sempre me taxar de baixo nível aqui…patético..rs..um homem de sua idade se comportando como um maloqueiro ou barraqueiro..não vou me rebaixar ao seu nível aqui não ..ao contrario de vc tive boa educação…fui muito bem educado..ao contrario de ti tive boa educação..e por isso não me rebaixarei a seu nível..

        “Um Povo ignorante é o instrumento cego da sua própria destruição ”

        Simon Bolívar.

        http://www.youtube.com/watch?v=BdR2FVqTf5k

      • ‘Deagol
        18 de junho de 2014 at 7:13

        Para começar você diz defender os interesses de nosso país e chama o brasil lixo.

        O que eu estou criticando é a sua hipocrisia em aplaudir a Rússia cometendo todos os mesmos crimes dos EUA. Pelo contrário, são até mais covardes.”

        e eu estou aplaudindo mesmo a Rússia…estou aplaudindo o seu empenho, firmeza e vergonha na cara em defender seus interesses e soberania…coisa que não existe aqui…coisa que é totalmente ao contrario aqui…é só ver os comentários de alguns aqui como os do senhor..rs..aplaudo sim o povo Russo pois é um povo que se valoriza…que se respeita…que se da ao respeito e não permite que ameacem seus interesses e soberania..aplaudo porque lutam por sua soberania..por seus interesses…pelo o melhor para eles ao contrario daqui..

      • máquina troll

        “que deselegaaannnteee…que deselegaaannnteee…selo Sandra Annenberg de deselegância para o senhor viu…..e eu é que sou o baixo aqui…”

        Deselegantes foram suas ofensas e comentários sobre marinheros!

        Não se faça de vítima agora!

        “e eu é que sou o baixo aqui…e ainda tenta sempre me taxar de baixo nível aqui…patético.”

        Quem taxa você de baixo nível são os participantes dos blogs em que você se manifesta, não eu.

        E sim, fazer insinuações sobre a sexualidade dos outros à distância é um ato covarde e de baixo nível.

        Se alguém aqui foi barraqueiro e maloqueiro foi você mesmo, que começou me ofendendo de graça.

        Se você tivesse boa educação não insinuaria que os outros são homossexuais em um blog sobre geopolítica por nada. Eu não faço insinuações sobre vida pessoal de ninguém.

        E quem julga você como uma pessoa de baixo nível são os membros do cavok e do PB, não eu!

        Faça comentários e bom nível e será repeitado….
        Você colhe o que planta, se quer ser troll será tratado como um troll.

        ‘fui muito bem educado..ao contrario de ti tive boa educação..e por isso não me rebaixarei a seu nível..”

        Me mandou procurar marinheiros e ainda diz que foi educado?
        Que não baixou o nível?

      • Subordinado é melhor do que subornado!

        A democracia venceu, e os russos perderam…

        Quanto aos marinheiros,é tipo de ofensa que vem de perdedores que não tem argumentos.

        Na verdade, quanto mais os patéticos leigos me ofenderem mais feliz eu fico.

        Me importo com a opinião, do Vympel, HMS, RR, do Blue Eyes, Lamarca, Displacedjim e mais alguns outros, inclusive o ARC que sempre discorda de mim.
        Ssão pessoas inteligentes,

        Esses sim sabem discutir geopolítica, com edução e argumentos. Você, como se auto denomina é apenas um troll.
        Depois reclama que é maltratado em outros blogs. Escreve um monte de bobagens e depois reclama que as pessoas te desprezam.

        Tem gente aqui, que pesquisou muito mais do que você. você devia ouvi-las a aprender alguma coisa! Pois na área de tecnologia já provou ser um leigo completo

      • “Deagol
        18 de junho de 2014 at 12:38

        Subordinado é melhor do que subornado!”

        Nada é mais assustador que a ignorância em ação……

      • “são apenas torcedores que aplaudem tudo o que for contra os interesses dos EUA, recalcados por serem excluídos pela própria sociedade brasileira preconceituosa.”

        mas é claro que somos contra os interesses dos eua…e porque teríamos que ser a favor?!..rs..não somos estadunidenses!…somos Brasileiros e temos que seguir ou apoiar apenas aos nossos interesses….e de mais ninguém…porque ninguém esta ai para nos..ninguém esta preocupado com o melhor para nos..e sim para si mesmos…para sua própria gente..se idolatra tanto assim esta gente vai pra lá e se casa com um marinheiro de lá.. rs…

      • Para variar sua capacidade de interpretação de texto é baixíssima.

        “mas é claro que somos contra os interesses dos eua…e porque teríamos que ser a favor?!..rs..não somos estadunidenses!”

        Mas são à favor dos interesses chineses e russos que não são nossos amigos em nada! Por acaso vocês são chineses ou russos? Por acaso os russos são melhores que os EUA em alguma coisa?

        Por acaso vocês tem algum conhecimento sobre as intenções russas e chinesas em relação ao Brasil que você chama de lixo?

        E ,para você que não teve inteligência para entender meu comentário, explico de novo.

        Vocês estão aplaudindo e comemorando a morte e o sofrimento do povo ucraniano apenas pq isso contraria os interesses dos EUA e pq os rebeles pró-Rússia russos estão começando a perder espaço.

        Querem uma guerra pq sua ideologia foi contrariada, e esse fato mostra que seu conceito de geopolítica está errado.
        Putin ameaçou invadir, mas é ursino de pelúcia, e não teve coragem, pq ao contrário dos M Trolls, Putin sabe muito bem os custos de uma guerra e sabe que tem chances de perder.

        Deveriam torcer pelos interesses e bem estar do povo ucraniano e não comemorar a morte e o sofrimento dos outros.

        Quanto ao comentário sobre o marinheiro, a ideia é sua aproveite…

        Depois você não sabe pq é desprezado em todos os lugares que comenta.

      • “Deagol
        18 de junho de 2014 at 7:36

        Quanto ao comentário sobre o marinheiro, a ideia é sua aproveite…

        Depois você não sabe pq é desprezado em todos os lugares que comenta.”

        quem afirmou que os marinheiros estadunidenses são os mais “másculos e vitaminados” aqui foi o senhor e não eu..rs..portanto reitero,reafirmo e ratifico…se idolatra ou “admira” tanto aquela gente dos eua….vá pra lá..se casa com algum marinheiro másculo e vitaminado de lá como tu deseja e tenha muitos filhos …muitos babys e sejam felizes para sempre..rs..

        http://www.youtube.com/watch?v=1eBQwPSetBk

      • M Troll

        Eu disse queles eram melhor treinados e mais bem preparados.
        E você não pode contrariar pq não sabe a situação das forças armadas russas.

        “vá pra lá..se casa com algum marinheiro másculo e vitaminado de lá como tu deseja e tenha muitos filhos …muitos babys e sejam felizes para sempre..rs..”

        Está vendo como é você quem baixa o nível e não tem educação!

        E ainda faz comentários racistas, homofóbicos e xenofóbicos.

        Tanto é verdade, que tem comentários seus pagados e censurados por ai.

        E se você insiste em ser troll e teimar em assuntos dos quais não sabe nada você continuará sendo motivo de piada.

        Depois não venha com aquela choradeira de que é perseguido por editores de blogs e colegas que não gostam e você.

        Eu avisei que você ia dar mal com suas trolagens.

        E como eu disse antes, você só faz essas ofensas pq está escondido atrás de um computador. Pessoalmente não teria coragem.

        As pessoas desprezam os trolls…

      • Caro Deagol, a Russia tem milhares de falhas assim como qualquer pais do mundo, mas realmente essa situação da Ucrania ja passou dos limites, pois a Russia estava literalmente dando gas para tal população, onde não se pagava um centavo sequer, trazendo prejuizos para a Gazprom e para a própria Russia. Eu utilizei o argumento de eles não tem direito a ter o gas por não terem dinheiro, como base na mentira que eles vivem da guarida americana apoiando sua independencia de Moscou, até hj a unica coisa que o Ocidente e a UE fizeram foi emprestar dinheiro (ou seja, afundaram a Ucrania em mais dividas) e os EUA doaram não mais do que meros 20 milhões de dólares, uma quantia insignificante perante o caos que a Ucrania se encontra ( ao contrario da Russia que doava volta e meia quantias consideraveis para Kiev se recuperar). A Ucrania se posicionou como inimiga de Moscou, pois não se importa com o real proposito dos EUA em relação a eles ( que é servir de futura base de contenção do poder russo, alem de disseminar o carissimo gas de xisto na Europa no lugar do gas russo). Vivemos em um universo onde a mecanica da causa e consequencia é imutavel, eles plantaram tempestade, irão colher vento, essa é a dura realidade, não que eu torça para a miseria dos ucranianos, mas essa foi a escolha deles, não querem ser aliados da Russia, pelo contrário, querem ser aliados do inimigo da Russia, não pagam o que devem, fazem trossa toda hora da Russia, infelizmente colherão seu infortunio, pois injusto seria a Russia pagar pelos erros dos governantes fantoches de Kiev. Sds

      • Caro ARC

        Eu discordo em um ponto.

        “não querem ser aliados da Russia, pelo contrário, querem ser aliados do inimigo da Russia”

        Ser membro da União Européia não é ser aliado dos inimigos da Rússia.
        É própria União Européia que sustenta a economia russa, comprando metade das exportações deles.

        Pq a Rússia teria o direito de ditar que a Ucrânia não pode fazer negócios com os dois lados?

        E por ser um país independente eu acredito que eles tem todo o direito e lutar pela integridade de seu território. Estão certo em enfrentar os rebeldes financiados e armados pela Rússia.

        sds.

      • “Deagol
        19 de junho de 2014 at 7:53

        Tanto é verdade, que tem comentários seus pagados e censurados por ai.”

        é apagados e não pagados seu analfabeto…e ainda quer esculhambar os outros de ignorante…rs..

      • “Deagol
        19 de junho de 2014 at 7:53

        M Troll

        Eu disse queles eram melhor treinados e mais bem preparados.
        E você não pode contrariar pq não sabe a situação das forças armadas russas.”

        não inventa..não deturpa…vc sabe muito bem o que disse..e todo mundo aqui leu/viu no dia..comete as gafes ai e agora fica com desculpas esdrúxulas…que pateta…

      • “E como eu disse antes, você só faz essas ofensas pq está escondido atrás de um computador. Pessoalmente não teria coragem.”

        vc já deve ter aparecido muito naquele programa da band o policia 24 horas né..rs..que só passa esculhambação de vizinhos, marido e mulher e brigas de bar…

        https://www.youtube.com/watch?v=JjiL4jqPROg

      • O que? você não sabe o que é um erro de digitação?

        Ofensas gratuitas vem de perdedores!
        Não vou me importar pq apertei uma tecla com pouca força.

        Na boa, quem queimou o seu filme foi você mesmo. E quanto mais xingamentos mais eu vou te desprezar.

        Faça comentários construtivos, assim será respeitado.

        Você mesmo se chama de Troll, o que espera dos outros?

        Nunca nenhum comentário meu foi censurado ou apagado e os colegas que estudam e entendem de aviação geralmente me apoiam.

        Enquanto isso, todos contrariam você.
        Sua opinião não me importa, pode xingar à vontade.
        Você não está conseguindo nem me deixar com raiva.

        E aquele seu comentário chamando o Afonso, e seu povo português, de jumentos foi extremamente ofensivo, de mal gosto, preconceituoso e de baixo nível, e foi apagado por reclamação minha!

      • Deagol, eu não quis dizer que o inimigo era a Europa, e sim os EUA, eles é que estão por detrás dessa empreitada, a Europa já deixou sinais claros de descontentamento dessa política na Ucrânia, e não querem se afastar da Rússia, e só agem como agem pois estão sendo pressionados pelos EUA, que quer ser o novo fornecedor de gás deles (gás esse caro, 3x mais que o russo). Sds

  2. Isso sim é sansão econômica… rápida, direta, e em algo que é absolutamente necessário!

    Se acham que está caro comprar o gás da Rússia, espera só até verem a conta do “Gás Ocidental”! 🙁

    Como de costume, vão pagar uma pequena fortuna apenas por este “commoditie” e a “alma” em “contratos paralelos”. 🙁

    • Segundo um jornal ingles, Metro, o gaz na Inglaterra ja teve um aumento no preco de 30%. Espera quando os russos cortarem o gaz que fornecem a Polonia, 99% do total consumido. e cortar o gaz talvez da Italia, ou outro pais do Sul da Europa.Nao creio que vao cortar o gaz fornecido a Grecia e Ciprus, mas o resto tudo e possivel. Obama so pode substituir esse gaz russo, com gaz interstinal do seu proprio corpo. Vamos ver o que acontece.

      • Como a questão aí é mais geopolítica que comercial, isso nos colocaria em crise comericial/política com os EUA, a quem devemos uma certa devoção… não é mesmo!

        De qualquer forma, jamais conseguiríamos suprir o volume fornecido atualmente àquela região através de navios, sem contar que os custos seriam astronômicos para eles… que já estão se queixando do preço do gás russo, entre outras coisas.

        É situação é muito, muito complicada mesmo!

        Mas é interessante pois mostra que países de relevância mundial têm lá seus “calcanhares de Aquiles” também!

      • Aí é que está a questão, o desenrolar desta história está longe de terminar, pois a questão não é mais a Rússia ou EUA e sim a Europa. A Rússia já deu sinais claros de quanto é capaz de aproximar o fim da hegemonia dos EUA ( fortalecendo o poderio dos chineses com diversas alianças e avançando com seu poderio pelo mundo fazendo bases no quintal norte americano, como ocorrerá em breve em Honduras ) ou seja, dificilmente os EUA moverão algum alguma peça no xadrez contra Putin, acredito que tudo está nas mãos da Europa, e acredito piamente que eles não desejam ser cobaias do caríssimo gás do tio sam, mas tentarão contornar a situação, recebendo o gás da Rússia, seja por Nord Stream ou South Stream. sds

  3. por LUCENA
    .
    .
    A salvação deles agora,é a pedra filosofal dos americanófilos, o Xisto !!!… hahhaaha

    • Se for possivel transformar pedra filosofal em petroleo tudo bem, porque xisto dos EUA bau bau, c’est fini, no more!

  4. A Ucrânia está entre a cruz e caldeira (fria), e melhor fazerem uns gestos de amizade para os Rússos e ter gás, p calefação, p à indústria..e a UE ñ poderá socorrer-los..estão preocupados em receber e manter a qtdd necessária p els e suas industrias q mal saíram da recessão…vão ter um grd rerocesso sem o gá do Urso.Lementável.Sds. ;-(

    • A Ucrânia é um país autônomo edemocrático, não em tem que dar trégua a rebeldes e terroristas financiados pelos russos, tem é que lutar pela integridade de eu território. Os que quiserem ser russos que se mudem para a Rússia.

  5. jojo disse ” Obama so pode substituir esse gaz russo, com gaz interstinal do seu proprio corpo. Vamos ver o que acontece.”

    isso mesmo agora nos vamos ver se esse gas do xisto faz tudo que promete,e os Ucraniso tenho ate pena deles vao fica sem gas e ainda vao leva umas patadas bem dadas do urso

  6. Um monte de gente pode passar frio e necessidade e os colegas do blog comemoram o sofrimento dos outros! Apenas pq dispensaram aqueles russos chantagistas.

    Me lembrei da África, onde as pessoas não podem parar por comida e tem que morrer de fome.

    Como o ser humano é ruim.

    • então vá pra lá fazer ajuda humanitária..rs..cadê que os eua moveram alguma palha para derrubar alguma ditadura sanguinária de lá?!….claro..lá não tem muito petróleo como o Iraque né.. não compensaria financeiramente..o retorno não seria maior que os gastos..rs..

      • Está vendo como é você quem baixa o nível?

        Você está torcendo pela Rússia e feliz pelo sofrimento ucraniano que não baixou a cabeça para aqueles russos chantagistas, corruptos e covardes.

      • tenho pena de ti e de tua gente Rogério…não passam hoje de fantoches dos outros..rs…não passam de massa de manobra dos interesses dos outros …se os eua mandarem vcs rolarem no chão ou se fingirem de morto obedecerão como vira latas adestrados..rs…patético…que humilhante…pfff..

      • Caro Rogério!

        Sabe que eu até me divirto com esses xingamentos do M Troll, helvecio e pé de cão. Eles não tem argumentos e partem para a ofensa, não percebem que estão se rebaixando.

        É engraçado.

        Sds.

      • Mas máquina da trollagem, quem manda no país são seus ídolos socialistas !!!… porque eles não consertam tudo o que está de errado no Brasil ???… rsrsrsrsrsrsrsrss… INOCENTE !!!… 🙂

      • tenho pena de ti e de tua gente Cor Tal, Maq Troll…não passam hoje de fantoches dos outros..rs…não passam de massa de manobra dos interesses dos outros …se os Cubanos/Bolivarianos mandarem vcs rolarem no chão ou se fingirem de morto obedecerão como vira latas adestrados..rs…patético…que humilhante…pfff..

    • Olá tiosam

      Eu acho que é “mais negócio” para o Brasil promover o gás boliviano. Por dois motivos:
      1 – o fornecimento de gás pela Bolívia se daria via terminais brasileiros, o que também nos beneficiaria;
      2 – como política econômica, ajudaria a ampliar o leque comercial da Bolívia mantendo o preço do gás que compramos deles em valores abaixo do mercado.

      Este esquema tem a vantagem de manter nossas reservas de gás, ao mesmo tempo que, sob o ponto da política externa, daríamos um sinal de parceria sólida com países parceiros da América do Sul.

      Abs

  7. Já disse antes e não custa repetir: árabes e africanos agradecem… Quanto tempo até que os demais países da Europa busquem fontes alternativas de gás..? Uma retaliação por parte dos europeus pode muito bem vir na forma de restrições as importações de outras matérias primas e os produtos russos negociados no ocidente. Isso, a médio/longo prazo, pode trazer sérias consequências a economia russa. E engana-se quem pensa que os chineses estão preparados para substituir os consumidores americanos e europeus no que tange a consumo de manufaturados ( que é onde está o dinheiro e a evolução econômica de fato )…

    No campo político, isso pode ser converter em um desastre de proporções bíblicas para os russos no longo prazo. Cada atitude que possa ser interpretada como “agressiva” nessa situação afastará ainda mais o leste europeu da Russia, fazendo com que esses países eventualmente se coloquem na esfera de influência ocidental. Me arrisco a dizer: é questão de tempo para que bielorrussos, cazaques e outros comecem a questionar o lado em que estão…

    • a China e a Rússia se utiliza de entidades comerciais
      através do mundo para proteger ou avançar seus
      interesses….entidades comerciais chinesas veem construindo
      portos ao longo de todas as vias de embarque do
      Oriente Médio até a China..os chineses assinaram um contrato
      com a Somália para treinar e equipar uma guarda
      costeira somali..tais forças navais obviamente
      irão requerer instalações de manutenção e apoio,
      as quais serão construídas por suas companhias….assim eles podem estabelecer uma rede completa de instalações navais com
      navios próximos aos pontos de estreitamento das
      principais rotas marítimas…China e Rússia possuem laços econômicos e estratégicos com vários países pelo o globo como Cuba, Vietnã, Argentina, Equador, Bolívia, Cingapura, Nicarágua onde construirão bases e um análogo do canal do Panamá ou Venezuela…Possuem laços econômicos e estratégicos na África e no Oriente Médio..com a Síria, Paquistão, Iran, Angola,Nigéria, Somália e etc…

      Bilionário chinês promete ajudar americanos pobres

      O bilionário chinês Chen Guangbiao, conhecido devido ao seu comportamento excêntrico, convidou mil americanos pobres para um jantar de beneficência no Parque Central de Nova Yorque a fim de “poderem mudar sua opinião sobre os ricos da China”, informa o The South China Morning Post.

      O anúncio sobre o evento, marcado para 25 de junho, foi feito através dos periódicos norte-americanos The New York Times e The Wall Street Journal.

      Para além de petiscos deliciosos, cada convidado irá receber um envelope com 300 dólares e ouvirá a famosa canção “We Are The World”, na interpretação do generoso bilionário.

      Segundo confessou, o jantar irá custar-lhe um milhão de dólares.

      ~~

      Ilha artificial poderá ser nova fortaleza chinesa no mar do Sul da China

      A China está considerando a possibilidade de construção de uma ilha artificial enorme ao redor do recife Fiery Cross que faz parte do arquipélago Spratly, relata o jornal South China Morning Post.

      O tamanho da ilha permitirá instalar nesta área remota do mar da China do Sul, uma base militar completa com um aeródromo e outras instalações de infraestrutura, incluindo um cais para navios de até 5 mil toneladas de deslocamento. O custo é estimado como muito grande. Por exemplo, a criação em Fiery Cross de uma base militar completa com uma área de cerca de 5 quilômetros quadrados, com um aeródromo e outras instalações, pode ser comparável em custo com a construção de um porta-aviões nuclear (5 bilhões de dólares) e exigirá um esforço de 10 anos.

      No entanto, os resultados prometem ser espetaculares. A China terá uma base fiável para sua aviação e navios de guerra ligeiros numa área longe da costa. A base provavelmente terá não apenas uma pista de aterragem para caças, mas incluirá também uma completa infraestrutura para armazenamento e manutenção de aviões de combate e de apoio, bem como de armamentos de aviação.

      Suas dimensões também permitirão implantar forças significativas para a defesa das tropas localizadas lá, como baterias de sistemas de mísseis antiaéreos de longo alcance (HQ-9 ou até mesmo C-400), bem como mísseis pesados antinavios YJ-62 e sistemas de mísseis mais poderosos. Na ilha também poderá ser implantado um esquadrão de helicópteros de transporte, barcos de desembarque anfíbios de grande velocidade e navios hovercraft, o que dará à China uma enorme vantagem na luta pelas ilhas disputadas na vizinhança.

      O recife de Fiery Cross é reivindicado pelas Filipinas e provavelmente construção militar aqui vai ter uma reação internacional negativa. No entanto, devido à sua extrema fraqueza militar, as Filipinas não poderão tomar medidas de retaliação na esfera militar. Os EUA, sem dúvida, estarão preocupados com o crescente potencial das forças chinesas na área. Mas eles já estão tomando possíveis medidas para aumentar a sua presença militar na Ásia Oriental, independentemente dos planos chineses para fortalecer seus grupos militares em ilhas, e irão continuar em qualquer caso. É duvidoso que o plano chinês possa influenciar fundamentalmente de alguma forma a expansão dos esforços militares dos EUA na Ásia – esses esforços dependem principalmente das capacidades dos Estados Unidos.

      As ações chinesas provavelmente causarão tentativas de outros reivindicantes de ilhas disputadas no mar da China do Sul, em particular do Vietnã, a também se ocupar de seu estabelecimento e expansão, mas aqui também a China tem uma grande vantagem.

      A China tem uma indústria de construção de primeira classe capaz de implementar projetos complexos, e os recursos de que o país dispõe são várias vezes maiores do que os recursos de todos os concorrentes juntos. Em geral, a criação de uma ilha artificial numa área disputada pode acarretar sérias complicações diplomáticas a curto prazo, mas estrategicamente parece lucrativo para a China.

      Fonte: Voz Da Rússia

      • Maquina,

        Todos esses países que citou não possuem mercados consumidores fortes. Suas populações, de uma maneira geral, não possuem a renda necessária para propiciar o consumo demandado por China e Russia, para segurar seus crescimentos econômicos. Esses países, todos juntos, não chegam ( e não chegarão no futuro previsível ) nem perto de substituir americanos e europeus nessa tarefa…

        Enfim, pouco importa ter laços com todos esses países se não se tem acordos sérios com quem tem dinheiro para pagar pelo que se produz. O escoamento dos produtos manufaturados é o que garante a verdadeira força motriz de uma economia, e não a mera compra e venda de commodities… E com o atual posicionamento, a Russia pode estar possivelmente fechando essa porta no médio/longo prazo ( ou, no mínimo, impondo sérias restrições a ela própria )…

        Interessante essa questão da ilha artificial… Militarmente falando, seria interessantíssimo para a China… Contudo, o problema básico ainda prevaleceria. A China é um país virtualmente cercado no mar, com rotas comerciais bastante vulneráveis.

      • “_RR_
        19 de junho de 2014 at 15:20”

        crítica política ideológica travestida de crítica técnica…o ocidente a cada dia mais perde áreas de influencia, poder e controle para os Brics…perde a cada dia mais mercados consumidores para os Brics..e suas ações patetas e esdrúxulas contra nós em vez de nos conter nos unem e fortalecem ainda mais..como o mega acordo/negocio entre Rússia e China para o desenvolvimento de um análogo do canal do Panamá na Nicarágua uma de suas aliadas estratégicas e como o mega acordo entre Rússia e China para o fornecimento/direcionamento do gás russo para os chineses como resposta a sanções ocidentais..será perfeito…..a China PRC..nação em ascensão massivamente industrializada precisa de gás e petróleo para manter sua indústria produzindo..e a Rússia precisa de clientes para comercializar suas abundantes riquezas naturais como gás, petróleo e minérios..a Rússia se desenvolvera ainda mais e abastecera a maquina industrial e econômica chinesa Fortalecendo ainda mais ambos..essas coisas são fatos diariamente noticiados e debatidos aqui….é só o senhor que fica aqui sempre com essas negações bisonhas e pentelhas..

      • Maquina…

        São americanos e europeus os principais mercados a serem disputados, haja visto serem eles os principais consumidores do planeta… Países quem tem relações comerciais fortes com americanos, ingleses, franceses, alemães e equivalentes, são os que mais lucram… Chineses que o digam. Não largam o osso americano por nada…

        Toda a infraestrutura que China e Russia estão criando ainda dependerá de ter quem a financie… E não serão países pobres do terceiro mundo com suas economias pequenas que o farão… O dinheiro terá que vir de algum lugar, e o financiamento estatal somente poderá vir dos lucros advindos do crescimento econômico, que, por sua vez, é sustentado em raiz pelo forte comércio com quem tem dinheiro para se pagar pelo que se produz, e através de investidores realmente motivados a tal… Em suma, sem o comércio com EUA e Europa e os investidores ocidentais para investir em suas próprias economias, China e Russia jamais poderiam crescer ao ponto que estão…

        Não se coloca uma economia baseada apenas em exportação de commodities… São produtos manufaturados que geram a verdadeira renda e desenvolvimento… Por tanto, enquanto o crescimento for baseado apenas em exportações de gás, minério e petróleo, não poderá ser considerado um verdadeiro crescimento sustentado… De nada adianta a Russia somente agir como fornecedora de commodities e manter sua industria dependente de serviços e maquinário europeu…

        Prova do raciocínio descrito acima se encontra em países como Japão e Coréia do Sul ( e a própria China ), que crescem investindo na produção de produtos manufaturados, e não na exportação pura e simples de commodities…

        Enfim, é impossível para China e Russia simplesmente dispensarem os mercados consumidores americano e europeu, pois dependem deles para manter seu próprio crescimento… E as atuais atitudes da Russia podem impor sérios problemas em sua relação com essas fontes de comércio… É isso o que estou argumentando… E nada mais que isso…

    • “Deagol
      19 de junho de 2014 at 7:53

      E ainda faz comentários racistas, homofóbicos e xenofóbicos.”

      Português é nacionalidade e não raça seu analfabeto…o ignorante nem sabe a diferença entre racismo e xenofobia…nem sabe o que são ambos…pfff…vc tem razão se tivesse diante do senhor não faria ou diria nada mesmo…Deus me livre viu…rs..não resta duvidas que tu sejas bem conhecido daquele programa policia 24 horas que só mostra baixarias de vizinhos e de brigas de bar…rs..

      https://www.youtube.com/watch?v=y3rEUnSaQCw

      ~~

      Ásia ultrapassa Europa na lista das regiões mais ricas do mundo em 2014

      A Região Asiática do Pacífico (sem o Japão) ultrapassará a Europa Ocidental quanto à nível de bem-estar ainda este ano e, dentro de quatro anos, poderá se tornar a mais rica no mundo, afastando da primeira posição a América do Norte, lê-se no relatório Global Wealth 2014, publicado pela companhia de consultadoria Boston Consulting Group (BСG).

      No ano passado, o crescimento do bem-estar pessoal dos habitantes da Região Asiática do Pacífico (exceto o Japão) foi superior a 30%, o que levou à concentração aí de 37 trilhões de dólares nas mãos de privados. O crescimento confiante do PIB e a alta norma de poupança na China e na Índia são fatores fundamentais do crescimento impressionante.

      O bem-estar dos habitantes da Europa Oriental, onde o relatório coloca a Rússia, é avaliado em cerca de 2,7 triliões de dólares em 2013. O aumento anual foi de mais de 17%, sendo o fator principal disso o aumento do bem-estar dos habitantes da Rússia em quase 22%.

      Até finais de 2018, o bem-estar dos habitantes da região aumentará até 4,5 trilhões se a situação em torno da Ucrânia for resolvida por meios pacíficos em 2014.

      Fonte: Voz Da Rússia

      • M Troll

        Quem está partindo para a baixaria é você.

        Eu não lhe ofendi

        Li o primeiro paragrafo e não li o resto.
        Não tenho interesse no que você pensa.
        Não estou aqui para brigar, estou para aprender. E você não tem nada para ensinar. Nem vou ler o seu texto, não perca seu tempo…

        Esquece meu, é melhor para você.

    • _RR_

      Os europeus buscam alternativas no fornecimento de energia a tempos. O problema é o custo da alternativa. A Europa, como compradora de energia, é péssimo cliente pois negocia em bloco e usa o volume de aquisição para obter preços baixos. Este é o principal motivo pela opção do gás russo, que está relativamente perto e os custos de transporte do gás são equacionados por conta disso.

      As nações árabes e africanas somente se beneficiarão deste quadro se conseguirem: equacionar os distúrbios internos; estabelecerem estrutura de produção com capacidade para atender ao mercado europeu; ficarem livres do controle das principais empresas de produção de energia que são, em sua maioria, multinacionais europeias e norte-americanas. Nenhum destes quadros pode ser resolvido a curto e médio prazo, mesmo porque nem a Europa possui estrutura adequada para receber gás através de seus portos. E isso não sou eu que afirmo. A maioria dos analistas internacionais sérios tem cantado essa bola a algum tempo, e os europeus não tem tempo e nem dinheiro para ajustar sua estrutura atual. Sem esquecer que, apesar de todo o problema com o leste europeu, o momento ainda é de solução política para este problema, coisa que claramente é da preferência dos principais dirigentes do continente, como bem vem demonstrando os políticos alemães que estão sobre forte pressão do empresariado local.

      Quanto a essa substituição dos EUA pela China como principal mercado consumidor do planeta, é ingenuidade acreditar nisso tanto quanto a acreditar que seja necessário que exista um país que consuma nos níveis que os norte-americanos praticam a muito tempo. Este é um tempo de ajustes e as previsões de longo prazo, pelo menos para os analistas políticos e econômicos mais sérios. Afirmar que a Rússia sofrerá consequências seríssimas a longo prazo requer ignorar mudanças importantes que estão ocorrendo agora como, por exemplo, as tentativas de substituição do dólar nas transações comerciais (não é só o BRICS que está realizando isso). Da mesma forma é impossível afirmar que os EUA sofrerão um colapso econômico por conta de deficits e dívida pública, por mais monstruosos que sejam os números.

      Porém, algumas coisas podem ocorrer de fato, sem que se arrisque errar muito: O destino do leste europeu está atrelado ao que ocorrer com a Rússia, tanto para o bem quanto para o mal; a União Europeia não tem capacidade política e econômica de continuar assimilando novos países, nem agora nem nos próximos 10 anos; muito do fornecimento de energia de países africanos apenas ocorrerá se as contrapartidas dos europeus for melhor do que as dos chineses, o que nesse momento parece impossível; os EUA e seus aliados mais próximos conseguiram na última década fazer nascer o equivalente a antiga noção do Leviatã (tanto o hobesiano quanto o do livro de Jó) sobre a Europa, e isto está no cerne do aumento de poder dos grupos políticos de extrema direita na Europa, o que vai contribuir para certa política de isolamento do continente frente ao resto do mundo; o norte, centro e chifre da África, mais todo Oriente Médio e leste da Europa estão em processo de convulsão que levará a conflitos de, no mínimo, média intensidade e sectários, o que permite afirmar que a segurança no fornecimento de energia é no mínimo duvidoso; os EUA não tem capacidade, neste momento, de fazer frente ao avanço econômico chinês na Ásia e Oceania sozinho e gastando fortunas em apoio econômico e militar (a votação do orçamento para o próximo ano pelo Congresso dos EUA vai mostrar isso claramente no segundo semestre: será uma armadilha política interna para Obama); a China não será um novo EUA dentro do sistema global. E nem quer.

      Sobre tudo isso é que deve ser discutida o que será estabelecida o que ainda se manterá como influência ocidental, influência chinesa, e influência russa. Na minha opinião europeus e russos chegarão a um acordo político, com ou sem a destruição da sociedade ucraniana, com ou sem atitudes idiotas como o do governo da Bulgária, para fornecimento de energia pois não há alternativa a curto prazo (o que, a princípio, pode diminuir a influência dos EUA em boa parte do mundo). Ou negociam, ou perdem dinheiro (Rússia) e pagam mais caro pela energia (União Europeia), luxo que nenhum dos envolvidos pode se dar nesse momento. E esqueçam também a intervenção do Irã no norte do Iraque. Essa informação foi criada dentro do New York Times citando o famoso Sr. Fontes (no caso, iraniano), sendo depois replicado irresponsavelmente por agências de notícias (Reuters, AFP, Spiegel, entre outras), mesmo com todo o staf do governo iraniano afirmando que, no máximo, dará apoio de inteligência. Isso é falsa bandeira para cobrir o óbvio: os EUA não irão (e nem tem recursos agora para) intervir no Iraque de maneira adequada.

      Ao fim das contas, creio que haverá apenas um perdedor: Obama. Não por ser incompetente, coisa que não é. Mas por ter se deixado levar por grupos radicais na política interna que não aceitam as mudanças que estão ocorrendo no mundo. Segue abaixo charge do site Politico, postada esta semana, que ilustra minha ideia sobre Obama.

      Abs

      http://www.politico.com/wuerker/2014/06/june-2014/001868-027080.html

      • brilhante senhor RobertoCR..comentário fantástico e imparcial…sem militâncias política ideológicas ..

      • Caro RobertoCR,

        Parabéns pelo texto. Excelentes colocações.

        E concordo absolutamente quando diz que não há meios de quem depende do gás russo se livrar dessa fonte no curto prazo…

        Mas seja como for, as atuais atitudes russas, de certa forma, inflamaram setores radicais europeus, que pressionarão as bases da política européia por uma reafirmação da Europa. E isso passa por uma reformulação do setor energético… A prioridade será diminuir a dependência do gás russo.

        Também falo dentro de um aspecto geral. As consequências existirão não somente no campo econômico, mas também no campo político. Me arrisco a dizer que todos os esforços de aproximação do ocidente com a Russia foram seriamente prejudicados por conta dos últimos eventos… Se a situação vai persistir ou não, vai depender dos russos. Creio que ainda há tempo para se reverter esse quadro. Tudo depende das atitudes que os russos tomarão daqui por diante. Se se sentarem para negociar, muito bem. Se continuarem de cabeça na questão ucraniana, então os russos poderão encontrar uma Europa politicamente cada vez menos disposta…

        Quanto a questão asiática, acredito que tudo se resume até onde os americanos estão dispostos a seguir… É notório o quanto os EUA estão levando a sério sua política para com a Asia nos últimos anos, lançando e reforçando acordos comerciais e de defesa, buscando aprofundar relações com praticamente todos os países da região.

        Saudações.

      • Maquina, _RR_
        Obrigado pela consideração

        _RR_

        “…as atuais atitudes russas, de certa forma, inflamaram setores radicais europeus, que pressionarão as bases da política européia por uma reafirmação da Europa.”

        Concordo.
        O problemas está em decifrar como (e se) esta reafirmação vai ocorrer. Se depender do quadro pintado na última eleição para o Parlamento Europeu é razoável supor que haverá endurecimento através das representações da direita política. Daí surge a primeira questão: terão estas novas forças políticas base suficiente para pressionarem a Rússia? Creio que não, principalmente porque, neste momento, está claro que a Rússia se prepara para situações de pressão muito maiores do que as que vem ocorrendo até agora. A conferir.

        Há um fator que não citei ontem porque só li sobre o tema hoje: o que o pessoal do ISIL está fazendo com o equipamento pesado (MBT, obuseiros, etc) capturado do exército iraquiano em debandada? A princípio era de se supor que estaria apontando as baterias para Bagdá. Ledo engano. Estão enviando este material para a Síria, para combater o exército local.

        Agora, então, surge outra questão: quem é o único elemento que está no caminho entre o Oriente Médio (ou melhor dizendo, dos fundamentalistas religiosos muçulmanos) e a Europa? Para alguns a resposta será dura de engolir: a Rússia, através do apoio a Assad, tentando manter o regime de pé. Penso eu que, se a Rússia obtiver sucesso na contenção daqueles malucos do ISIL, estará aberta definitivamente as portas para o acordo político na Ucrânia, e sem a participação de Porochenko. Aliás, este já deve ter sentido esta possibilidade pois hoje esta acenando com um cessar fogo, coisa que eu duvido que os rebeldes ucranianos aceitem nos termos em que foi apresentado.

        Então _RR_, os radicais europeus podem se revoltar o quanto quiserem pois cedo ou tarde (e inevitavelmente) terão de ir a Moscou. E aí o gás volta a mesa de negociações, junto com aquela torneira fechada na Bulgária.

        Abs

  8. Deagol disse “Um monte de gente pode passar frio e necessidade e os colegas do blog comemoram o sofrimento dos outros! Apenas pq dispensaram aqueles russos chantagistas.”
    pois e ne amigo nao sei se vc sabe mas sao os EUA OS QUE MAIS MATAM DE FOME SEM REMEDIO A POPULAÇAO COMO NA COREIA DO NORTE NO IRAQUE DE SADHAN RUSSEN, E OUTROS ESQUEMA CHANTAGISTAS SE APROVEITANDO CLARAMENTE DE SUA ECONOMIA SUPERIOR E TER O DOLAR COMO MOEDA RESERVA EM SEU PODER!!!

    • Kleslei

      “EUA OS QUE MAIS MATAM DE FOME SEM REMEDIO A POPULAÇAO COMO NA COREIA DO NORTE ‘

      E daí?
      Por acaso eu defendo os erros dos EUA?
      E a Rússia não matou milhões de pessoas por fome e assassinato?

      Pq os EUA são maus, vocês aplaudem que a Rússia faça o mesmo?
      Vocês estão bancando os torcedores e adorando o sofrimento dos outros.
      Vocês não estão sendo nem um pouco melhores que os cidadãos americanos.

    • kleslei

      E a Coréia do norte e Iraque tem dinheiro para comprar armas mas não tem dinheiro para comprar comida e remédios para o povo?

      Existe alguns embargo americanos que proíba a venda de remédios e alimentos para esses países?

      É culpa dos Estados Unidos que políticos corruptos gastem bilhões com armamentos e deixem o povo na miséria?

      Aqui no Brasil também morre um monte de gente por falta de atendimento médico, remédios e desnutrição. Vai culpar os EUA também?

  9. CARO Deagol eu nunca fui a favor de assassinato em massa e ditaduras porem seu comentario foi de modo colocando a Russia como centro de todo mal sendo que OS EUA sao ate piores nisso
    alias as sançoes sao pra estrangula a economia do pais ate de forma colocando culpa nos governantes do pais pra depois derrubalos arma americana de diplomacia, num pais que corre risco de guerra a qualquer momento como coreia do norte e claro que eles tem interesse em comprar armas, remedios eles frabricam la tambem rsrrs
    porem nem tudo da pra fabrica muito sao importados ou materias primas pra fazer isso, durante a epoca da guerra fria o odio do ocidente transformava a RUSSIA NUM GRANDE DEMONIO VERMELHO mas porem os EUA SAO PRINCIPES DA HIPOCRISIA NISSO!!!!

  10. caro amigo.

    Muitas das sanções, são tenológicas para impedir que países com Irã e Coréia do Norte adquiram tecnologias modernas que possam ser adaptadas para uso militar.
    Não sou a favor de sanções contra Cuba, por exemplo.
    Discordo um pouco de você pq a URSS era realmente inimiga dos EUA. E o ódio do ocidente contra a Rússia era reciproco.

    Eu defendo aqui as tecnologias que são minha área de interesse.
    E, amigo, um país que escraviza e asassina 40 milhões de pessoas pode sim ser considerado “RUSSIA NUM GRANDE DEMONIO VERMELHO”
    Acredito que matérias primas para remédios e alimentos estejam fora dos embargos, se a Coréia do norte tem dinheiro para fazer armas nucleares também deveria ter recursos para cuidar do bem estar de sua população.

    Concordo com você que os ” EUA SAO PRINCIPES DA HIPOCRISIA NISSO!!!!”
    Mas o que eu defendo aqui no blog sãos tecnologias, que na minha humilde opinião, são melhores no ocidente. Não tenho, e acho que a maioria aqui também não tem, conhecimento do que se passa na Rússia e china por isso não julgo qual aliança o Brasil deve ter.

    Fico chateado por saber que os ucranianos passarão fome e frio por causa do corte de fornecimento de gás da Rússia e me incomoda ver pessoas felizes com este fato.

    Temos que torcer pelo bem do povo ucraniano e não pela disputa entre EUA e Rússia.

  11. “_RR_
    19 de junho de 2014 at 21:31

    Maquina…

    São americanos e europeus os principais mercados a serem disputados, haja visto serem eles os principais consumidores do planeta… Países quem tem relações comerciais fortes com americanos, ingleses, franceses, alemães e equivalentes, são os que mais lucram… Chineses que o digam. Não largam o osso americano por nada…”

    28/05/2012 às 10h43
    China pode ser maior mercado consumidor do mundo em 2015

    A China deve tornar-se o maior mercado consumidor do mundo em 2015, comentou o ministro do Comércio do país, Chen Deming. O volume das vendas no varejo deve ultrapassar US$ 5 trilhões naquele ano, em meio à maior urbanização e ao aumento da renda pessoal.

    Durante a abertura da Feira Internacional para Comércio em Serviço, em Pequim, Chen Deming apontou que a demanda por educação e treinamento, cuidados com saúde, financiamento, tecnologia e turismo está aumentando.

    Atualmente, a China está na quarta posição no mundo em termos de volume de comércio de serviço, com US$ 419,1 bilhões em 2011 ante US$ 66 bilhões um ano antes, conforme reportagem da agência chinesa de notícias Xinhua.

    “Impulsionar o crescimento no setor de serviços é o principal caminho para a reestruturação e transformação econômica da China assim como um pedido interno para melhorar o padrão de vida da população”, declarou o premiê chinês, Wen Jiabao, presente ao evento.

    Aberta nesta segunda-feira, a Feira Internacional de Pequim para Comércio em Serviço deve atrair mais de 20 mil provedores de serviços de 82 países e regiões nos próximos cinco dias.

    Fonte: Valor Econômico

    ~~

    Brasil é 7º mercado consumidor do mundo, diz relatório

    O Brasil é o sétimo mercado consumidor do mundo, mas tem apenas 33% da sua população incluída nessa “sociedade de consumo”, segundo o relatório State of the World 2004 (Estado do Mundo 2004), elaborado pelo WorldWatch Institute, com sede em Washington.

    O “público consumidor” é definido pelo relatório com base na análise do consultor Matthew Bentley, do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, que define como “classe consumidora” as pessoas com poder de compra (renda ajustada segundo preços locais) de mais de US$ 7 mil, ou cerca de R$ 20 mil, por ano.

    O Brasil tem, segundo esse critério, 57,8 milhões de consumidores. Em primeiro lugar no ranking estão os Estados Unidos com 242,5 milhões de integrantes da “sociedade de consumo”, ou 84% da população do país. A China vem logo em seguida, com 239,8 milhões de consumidores (19% da população).

    Entre os dez maiores mercados, o Japão tem a parcela mais significativa da sua população na sociedade de consumo, 95% (ou 120,7 milhões de pessoas), o que lhe garante o quarto lugar no ranking.

    Outros maiores

    índia (3º lugar, com 121,9 milhões de consumidores, ou 12% da população), Alemanha (5º lugar, 76,3 milhões, 92%) e Rússia (6º lugar, 61,3 milhões, 43%) também têm mercados consumidores maiores do que o brasileiro.

    O relatório do WorldWatch Institute é um balanço das principais pesquisas divulgadas entre outubro de 2002 e outubro de 2003.

    O seu objetivo é fazer um panorama de assuntos que afetam a sociedade e o meio ambiente. Neste ano, o enfoque foi dado à “sociedade de consumo”.

    O relatório diz que mais de um quarto da população mundial, cerca de 1,7 bilhão de pessoas, agora participa da chamada “classe consumidora”.

    O crescimento da “sociedade de consumo” ocorre principalmente entre os países emergentes, que “adotam alimentação, sistemas de transporte e estilos de vida que eram limitados anteriormente às nações ricas da Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão”.

    Qualidade de vida

    O texto alerta, no entanto, que “altos níveis de obesidade e dívidas pessoais, menos tempo livre e meio ambiente danificado são sinais de que o consumo excessivo está diminuindo a qualidade de vida de muitas pessoas”.

    O instituto diz também que os Estados Unidos têm “apenas” 4,5% da população mundial, mas são o maior consumidor de petróleo do mundo.

    O Brasil, por sua vez, ocupa a sexta colocação. O relatório revela que mais e mais pessoas no Hemisfério Sul estão consumindo mais energia do que a média dos habitantes do Hemisfério Norte.

    Outro dado apresentado no relatório é em relação ao consumo anual de energia e à emissão de dióxido de carbono, segundo dados do Banco Mundial. Os Estados Unidos emitem 19,7 toneladas de dióxido de carbono anualmente por pessoa. O Brasil, por exemplo, emite 1,8 tonelada por pessoa.

    O consumo de carne bovina também é destaque na retrospectiva. O Brasil é o segundo maior consumidor do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

    Energia

    Os brasileiros são o quinto maior grupo de consumidores de energia elétrica do mundo, de acordo com dados coletados no ano 2000. O levantamento mostra que são consumidos 1.878 kilowatt/hora por pessoa.

    Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 12.331 kilowatt/hora, seguidos de Alemanha, Coréia do Sul e Ucrânia.

    O Brasil também ocupa a quinta posição no consumo de petróleo. São 10,5 barris de petróleo por dia, para cada mil pessoas. Nos Estados Unidos, o maior consumidor, são 70,2 barris/dia por cada mil americanos.

    Fonte: BBC

    ~~

    Brasil será 5º maior mercado consumidor em 2020, diz Mantega
    Em contrapartida, o ministro da Fazenda afirmou que o mercado europeu continuará estagnado nos próximos anos

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que a economia do Brasil está acelerando no segundo semestre, que vai continuar crescendo e que em 2020 o país será um dos maiores mercados consumidores do mundo.

    “Em 2020 o Brasil será o quinto maior mercado consumidor do mundo”, afirmou Mantega em entrevista coletiva em Paris ao fim de um encontro com presidentes e altos diretores de 14 transnacionais francesas interessadas no Brasil.

    O ministro deu como certo que a economia europeia vai continuar permeada pela crise do euro e que “é preciso se pensar em dois ou três anos para sair desse problema”.

    “O mercado europeu vai continuar estagnado nos próximos anos”, disse após enumerar uma série de questões que ainda estão pendentes e com prazos de ativação que os países da moeda única enfrentam, como o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e a união bancária, o que em sua opinião gera incerteza e dificulta a recuperação.

    Mantega, que ontem se reuniu com o titular de Finanças da França, Pierre Moscovici, contou que o francês havia mostrado “interesse em que as coisas avancem”, mas insistiu nas diferenças de interesses entre os europeus.

    De qualquer forma, afirmou que tinha explicado aos empresários franceses “por que o Brasil reúne as condições para continuar crescendo apesar da crise”, particularmente graças a uma “base sólida” que não existiria nem na Europa nem nos Estados Unidos, influenciados pelos problemas de déficit.

    Essa base – argumentou – dão margem para realizar programas de infraestrutura com os ajustes de custos.

    Fonte: Exame

    • Maquina,

      Texto interessante. E concordo com muitas das projeções, embora muitos dados sejam antigos. Mas ele não contradiz o que eu disse… Pelo contrário.

      No que diz respeito a China, mesmo que seu mercado interno cresça ou que ela busque novos mercados, ela ainda precisará do mercado consumidor americano e europeu para manter seu crescimento ou tentar recuperar os patamares anteriores a crise econômica.

      Num cenário econômico que se mostra cada vez mais volátil e interdependente, é virtualmente impossível para qualquer país levar seu crescimento a grandes patamares dependendo apenas de seu mercado interno e países emergentes… Se precisará contar com a segurança de investidores de todas as partes do mundo para continuar se inserindo na economia global; o que é uma verdade absoluta para praticamente todos os países ( até mesmo os EUA ), além de sempre manter exportações vigorosas para países desenvolvidos…

      É evidente que o crescimento econômico chinês é irrefreável ( nunca disse o contrário disso ). Mas eles não são invulneráveis aos soluços mundiais…
      http://www.planobrazil.com/china-esfria-e-contempla-mudancas-em-modelo-economico/

      E também, a capacidade de crescer dos demais países está igualmente presente, o que também inclui a capacidade de produzir de cada um e a captação de seus mercados internos para o produto nacional, o que termina fechando as portas para grandes importações ( enfim, a “receita” sempre é exportar mais e importar menos ). Seja como for, o fato é que outros sérios concorrentes dos chineses estão crescendo na forma dos demais países emergentes, que dependerão cada vez menos de importações e irão querer exportar cada vez mais, no que certamente acirrarão a disputa pelos mercados mais lucrativos. Afinal de contas, todos querem proteger a sua industria…

      No meu entender, uma estratégia válida seria criar mercados cativos em países em desenvolvimento ( mas cujo potencial de crescimento futuro existe ), através de acordos bilaterais de comércio. Aliás, de certa forma, isso já vem sendo feito a algum tempo e tem se mostrado válido; o que será também objeto de incessante disputa entre as grandes economias, caso esse tipo de acordo se generalize…

      http://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/acordos-bilaterais-de-livre-com%C3%A9rcio-do-chile-um-exemplo-a-ser-seguido

  12. “Rogério
    19 de junho de 2014 at 23:51

    tenho pena de ti e de tua gente Cor Tal, Maq Troll…não passam hoje de fantoches dos outros..rs…não passam de massa de manobra dos interesses dos outros …se os Cubanos/Bolivarianos mandarem vcs rolarem no chão ou se fingirem de morto obedecerão como vira latas adestrados..rs…patético…que humilhante…pfff..”

    https://www.youtube.com/watch?v=YMzw0uzKOSQ

  13. Já dizia o ditado, antiiiigo, no amor e na guerra vale tudo.
    Não vou aqui defender, nem criticar, a decisão Russa, mas apenas reconhecer seu direito a essa ação, visto que os cidadãos Ucranianos demonstram lhes devotar uma grande rejeição, mas esquecidos de sua divida de sobrevivência a esse país.
    Arrogaram seu direito a novos amores, enquanto flertavam com um tradicional adversário desse povo, ignorando tudo que foi construído durante o período em que eram associados a este. Como num casamento em que uma das partes trai e ainda quer levar todos os bens construídos no matrimonio para se novo amor. Difícil de aceitar, até para o mais manso dos cornos.
    Agora, o povo, que apoiou essa desídia irá pagar o preço. Desprezam o povo Russo mas querem viver com seus tesouros, deviam estar prontos para viver sob suas expensas após escolhido seu novo amor. Depois de tanta traição ingenuidade é esperar solidariedade e compreensão. Agora, seu novo amor que os sustentem.

  14. e Deagol coitado dos ucranianos foram confia demais nos EUA SUPER POWER QUE PODE TUDO se fuderam mesmo, tenho do so da populaçao como crianaças idosos que vao mais sofrem com isso!!!!

Comentários não permitidos.