Milícia sunita captura cidade no norte do Iraque perto da Síria

Tomada de Tal Afar, localizada ao longo de estrada que leva à Síria, solidifica presença do Estado Islâmico no norte iraquiano

Reuters

Insurgentes sunitas assumiram no domingo o controle de uma cidade no noroeste do Iraque de maioria turcomana após um pesado tiroteio, solidificando sua presença no norte do país após uma rápida ofensiva que ameaça desmembrar o Iraque.

Domingo: Milícia no Iraque divulga fotos de supostas execuções em massa de soldados

AP

Combatentes tribais xiitas levantam suas armas e gritam palavras de ordem contra sunita Exército Islâmico em Basra. Iraque

 

 

Saiba mais: Leia todas as notícias sobre o avanço da milícia sunita no Iraque

Residentes contatados por telefone em Tal Afar, cidade estratégica ao longo da estrada que leva à Síria, disseram que ela caiu perante os rebeldes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL),após uma batalha que deixou pesadas baixas em ambos os lados.

“A cidade foi invadida por militantes. Duros combates aconteceram, e muitos foram mortos. Famílias xiitas fugiram para o oeste e famílias sunitas, para o leste”, disse um representante municipal que pediu para não ser identificado.

Milícia sunita: Entenda o que é o Estado Islâmico do Iraque e do Levante

Terça: Militantes islâmicos capturam parte de Mosul, segunda maior cidade do Iraque

Tal Afar fica a pouco tempo de carro de Mosul, a principal cidade do norte iraquiano, a qual foi tomada por combatentes do EIIL na semana passada durante o início de uma ofensiva que mergulhou o Iraque em sua pior crise desde que as tropas dos EUA se retiraram do país.

O avanço alarmou os partidários xiitas do primeiro-ministro Nouri al-Maliki no Irã e também nos EUA, que ajudaram a levar Maliki ao poder após a invasão de 2003 que derrubou o ditador sunita Saddam Hussein.

Presidente: Irã está pronto para ajudar o Iraque contra milícia sunita

CNN: Irã envia forças ao Iraque contra avanço de milícia islâmica sunita

Embora tenha expressado apoio ao governo de Maliki, os EUA salientaram a necessidade de uma solução política para a crise. Os oponentes do premiê o acusam de isolar os sunitas, o que teria causado ressentimento nessa população, incentivando a insurgência.

Diante da crescente crise no Iraque, Washington ordenou, no domingo, o reforço da segurança de sua equipe diplomática em Bagdá e disse que alguns funcionárias estavam sendo retirados da embaixada à medida que o governo iraquiano batalhava para conter os insurgentes.

Sexta: Obama rejeita tropas no Iraque, mas considera opções contra insurgência islâmica

Sábado: EUA enviam porta-aviões ao Golfo caso decidam lançar ação militar no Iraque

Os EUA também estão considerando realizar conversações com o Irã sobre como conter os militantes sunitas no Iraque, disse uma autoridade no domingo, em uma ação que representaria um grande passo dos EUA em relação a seu adversário de longa data. Um representante da Casa Branca disse, no entanto, que não haviam conversas em andamento.

Após terem feito uma ofensiva relâmpago por cidades no vale do Tigre, ao norte de Bagdá, combatentes do EIIL aparentemente pararam seu avanço perto da capital e, em vez disso, vêm procurando reforçar sua presença no norte.

AP

Imagem postada em site militante em 14/6 parece mostrar membros do EIIL com soldados iraquianos à paisana capturados após tomada de base em Tikrit, Iraque

 

 

Sistani: Principal clérigo xiita no Iraque convoca fiéis a pegar em armas contra milícia

Ameaça: Milícia islâmica sunita promete marchar sobre Bagdá, capital do Iraque

A maioria dos habitantes de Tal Afar é do grupo étnico turcomano, que fala a língua turca. A Turquia expressou preocupação com a segurança dessa população. Os turcomanos e outros residentes de Tal Afar estão divididos entre sunitas e xiitas em uma região do Iraque que tem uma complexa mistura étnica e sectária.

Combatentes do EIIL buscam criar um califado — Estado islâmico — em ambos os lados da fronteira sírio-iraquiana, baseado em preceitos medievais muçulmanos sunitas. O avanço desse grupo tem sido ajudado por outros grupos armados sunitas.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que está analisando as opções militares, exceto o envio de tropas, para combater a insurgência.

O Pentágono informou em um comunicado que um pequeno número de forças “está aumentando a segurança dos ativos do Departamento de Estado em Bagdá para ajudar a garantir a segurança das instalações”.

Fonte: Último Segundo

10 Comentários

  1. U.S. OFFICIAIS CUT ESTIMATE OF RECOVERABLE MONTEREY SHALE OIL BY 96%. Esperavam 13.7 bilhoes de barrils de petroleo, vao conseguir extrair so 600 milhoes. Considerando que o posto de xisto de Monterey, California e o maior dos EUA, equivalente 2/3 do total estimado , nao creio que os EUA vao estar em condicoes de fornecer substituir os russos. No wonder Delenda Iraque.

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr. JOJO, veja essa matéria,achei interessante.
      .
      .
      .
      O Eixo da Esperança: de Pequim a Beirute, Via Moscou, Teerã e Damasco
      .
      (*) por André Chamy
      .
      .
      A estratégia dos EUA, idealizada por Zbigniew Brzezinski, usando o apoio ao obscurantismo islamista para lutar tanto contra políticas progressivas muçulmanas quanto contra a Rússia, deu origem a uma aliança para resisti-la.
      .
      Agora, China, Rússia, Irã, Síria e Hezbollah são forçados a ficar juntos para sobreviver. Em última análise, como observou André Chamy, a armadilha apreendeu aqueles que a armaram.

      .
      .
      ( … ) No tempo em que o “Choque de Civilizações”, de Samuel Huntington, substituiu a Guerra Fria, o Islã tornou-se para os Estados Unidos o novo inimigo útil, um “aliado” das sortes, contra a Europa. Pragmáticos e oportunistas, eles viram no movimento islâmico uma “onda” e escolheram jogar o cartão muçulmano para melhor controlar as artérias de ouro preto. Eles tinham percebido a utilidade desse perigoso aliado muito antes da implosão do comunismo. ( … )
      .
      .
      .
      OBS
      .
      (**) matéria completa :
      .
      .
      http://www.voltairenet.org/article182640.html

  2. por LUCENA
    .
    .
    Na hora do ” pega-pra-capá “,ou quando a ” porca torceu o rabo”; a vaca-sagrada foi chorar nos ombros dos barbudos ( Irã ) … e a SS com a sua agenda própria;deu uma banana para o tio Sam e já está fazendo as suas sacanagens … te cuida Petrodolar …!!! 😀 … parece que a vaca-sagrada foi pro brejo e gostou do lamaçal .. hhahah

    • por LUCENA
      .
      .
      E por falar em lamaçal,a jaca hightec F-35,parece que está atolada de novo… e no próprio óleo . 🙂 … deve ser o efeito das peças made in USA ou made in China … que coisa . 😀 😀 para os acra-de-pau,deve haver uma explicação, vamos chamar os nossos ” eXpecialistas ” peara elucidar a porra toda … heheheh
      .
      .
      Toda a frota de jatos F-35 fica impedida de voar novamente por vazamento de óleo do motor
      .
      OBS:
      .
      A fonte não é da voz da Russia e sim, do blog aereo.jor.br , espero que os americanófilos peguem leve rsrsrsr…

      • ” vamos chamar os nossos ” eXpecialistas ” peara elucidar a porra toda … heheheh”

        E pq você mesmo não elucida a p… toda com argumentos sérios e construtivos?

        Ao invés de ficar só trolando…

  3. Quem forneceu as armas para esses criminosos foram os EUA e a Arábia Saudita.Depois choram de serem vítimas de terroristas, mas são eles que financiam e treinam esses bandidos.

    Armaram esses bandidos para combater governo Sírio. Partes deles resolveram sair da Síria para causar massacre no Iraque agora.

    Tudo isso é culpa dos EUA.

  4. BobSap
    17 de junho de 2014 at 9:30

    Quem forneceu as armas para esses criminosos foram os EUA e a Arábia Saudita.Depois choram de serem vítimas de terroristas, mas são eles que financiam e treinam esses bandidos.

    Armaram esses bandidos para combater governo Sírio. Partes deles resolveram sair da Síria para causar massacre no Iraque agora.

    Tudo isso é culpa dos EUA. === Pois é isso aíh, eu torço p q deem + armas e modernas p os mesmos, e qdo derrotarem o BemAssado, se voltem p os judeuss, a grd chnace dos Palestinos p criarem os seus Estado; pois essa guerra será travada em terras dos mesmo, e a infra estrutura deles irá pra cucuias, o q eles fazem c outros páises…Deem + armas e mt grana, eis o resultado…ainda tem mt coisa p ocorrer contra os interesees iankss/judeuss na região, quem viver verá.Sds. 🙂

Comentários não permitidos.