China pretende lançar seu segundo Porta-Aviões antes de 2017

CHINA CARRIER HULL 1Sugestão: Red Dragon

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O periódico Qianzhan.com referiu-se em 11 de junho passado à um artigo no site do semanário Jane´s Defense do Reino Unido que indicava que primeiro porta-aviõeschinês totalmente produzido localmente está sendo construído em Dalian e é esperado para ser lançado ao mar ainda antes de 2017

Ao mesmo tempo, o Kanwa Defense Review do Canadá relatou que a china já possui a capacidade autônoma de projeto e construção de seu primeiro porta-aviões e que o projeto já está se encontra em construção em Dalian.

De acordo com Kanwa, houve finalmente uma decisão de conceder o contrato para a construção no Dalian Shipyard, pondo fim à sua concorrência de 4 anos com o Jiangnan Estaleiro de Xangai.

No entanto, o que Dalian tem obtido é o contrato principal. Como a construção é um projeto enorme, existem mais de 2.000 empresas subcontratadas, cada uma das quais é responsável por algumas partes dele enquanto Dalian Shipyard é responsável pela maior parte do projeto, incluindo o casco e a montagem final do navio.

O Estaleiro Jiangnan certamente tem alguns dos subcontratos, mas não conseguiu obter o contrato principal porque Dalian tem a experiência da transformação completa do Liaoning a partir de um navio sucateado adquirido à Ucrania, tornando-o um navio plenamente operacional.

Diz-se que quando a Ucrânia vendeu o casco para a China, devido à interferência dos EUA, diversas seções internas teriam sido desmontadas o que acarretou num reprojeto do  interior do navio. Além disso, novos sistemas elétricos tubulações e sistemas de segurança tiveram que ser projetados e dimensionados para caberem no casco. o resultado final foi que surpreendentemente em tempo record, os trabalhos do Dalian resultaram num novo navio, plenamente operacional e atualizado.

Diz-se que o novo Porta-aviões não utilizará catapultas, pois a china ainda trabalha no desenvolvimento deste tipo de sistemas e ainda. Além disso, há outros processos de construção a  serem superados como processos de soldagem de chapas grossas de aço e ligas especiais necessárias para navios desta magnitude.

Em 4 de junho,  o China Science Daily reportou em um artigo que “A produção de tarugos de aço para chapas grossas devem ser resolvidos” que a China tem o material rolante de aço para a produção, mas não pode produzir os enormes tarugos de aço para alimentar a usina de laminação para a a produção de um porta-aviões de 40.000 toneladas.

Será que este problema foi resolvido? Só a Ucrânia pode ajudar a China a resolver estes problemas, mas o país está mergulhado num caos e provavelmente perderá significativamente a sua indústria naval. Diz-se que a China tem atraído  especialistas da Ucranianos, em busca de altos salários, porém é fato que ainda persistem algumas deficiência a serem resolvidas no que se refere a construção do navio.

CHINA CARRIER HULL 12

A construção está sendo realizada na velocidade surpreendente, além da imaginação”, informou o China Science Daily “A produção de tarugos de aço para chapas de aço de larga espessura  tem de ser resolvida para que o navio seja concluído “(resumo de Chan Kai Yee com base nos relatórios, em chinês).

Fonte: Tiananmen

53 Comentários

  1. Um pequeno off, mas ainda associado a tecnologia.

    Lembram-se do post “Vídeo: NASA publica projeto de nave capaz de viajar mais rápido que a luz”, aonde se afirmava que a NASA estaria realizando estudos para contruir uma nave que se deslocaria acima da velocidade da luz?
    http://www.planobrazil.com/video-nasa-publica-projeto-de-nave-capaz-de-viajar-mais-rapido-que-a-luz/

    Pois neste post o Lucas Senna salvou o dia com um comentário esclarecedor sobre o assunto, sem permitir que o ET de Varginha dominasse odebate e citando coisas como “energia negativa”.

    Para felicidade geral da nação, uma jovem brasileira foi além. “Marcelle Soares-Santos venceu o Alvin Tollestrup Award (Prêmio Alvin Tollestrup) de Melhor Pesquisa de Pós-doutorado deste ano por suas contribuições para a pesquisa de energia escura, que vão desde a construção de instrumentos e comissionamento a análise física de alto nível.”
    http://hypescience.com/marcelle-soares-santos-brasileira-ganha-premio-alvin-tollestrup-por-sua-pesquisa-em-energia-escura/

    Para saber o que é energi escura.
    http://hypescience.com/o-que-e-materia-escura-e-energia-escura/
    http://hypescience.com/19611-energia-escura-pode-simular-a-forma-do-universo/

    Para saber o que é energia negativa citada pelo Lucas Senna. No linn abaixo aparece a palavra “antimatéria”, então me façam o favor de deixar o capitão Kirk lá aonde ele pertence: ficção. Isso aqui é fato, ciência.
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA8g8AC/antimateria

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr Roberto CH,
      .
      Muito obrigado,como um brasileiro sei e confio na capacidade dos brasileiro,isso sempre foi e é a minha bandeira aqui e isso que o senho mostra,corrobora com tudo aquilo que venho falando sobre o Brasil e ao verdadeiro brasileiros e um chute no foucinho de muitos vira-latas que adora denegrir a imagem do Brasil e dos brasileiros.
      .
      Banânia e Putênfia; é coisa de quem não tem pedigree e 5º coluna .

    • Pequeno complemento, até para justificar a fúria do Q TAU em outro post. 🙂

      Quem viu a abertura da Copa? Lembram-se do exoesqueleto do Nicolelis? Durou apenas 2 segundos a aparição, se isso.

      Nicolelis está furioso, e com toda a razão. Algo produzido por brasileiros, que pode servir de inspiração para milhões de nossas crianças, e que a FIFA exibe por 2 segundos.

      Porque você acha que nossa referência profissional são garçons e operários Q TAU? Porque nós deixamos que isto aconteça o tempo todo! E ai de quem ficar do lado da Dilma! Vai queimar no inferno. Somos guiados pela revista CARAS, não pela biblioteca da escola pois esta nem existe.

      Segue link sobre a fúria de Nicolelis e o de Dona Sueli que mostra mais dignidade do que a maioria de nós.

      http://mudamais.com/copa/nicolelis-critica-midia-e-fifa-por-ignorarem-o-chute-com-o-exoesqueleto

      http://mudamais.com/daqui-pra-melhor/e-copa-do-mundo-e-estamos-falando-de-neurociencia

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0Sq70dWIQdY

      Ou, se preferirem, chorem as pitangas por sofrerem preconceito por conta de sua origem “branco-européia” (seja lá o que for isso), como afirma a moça dona de uma cafeteria que acha injusto a crítica as elites do Brasil. Elite a qual, evidentemente, ela pertence. Segundo ela mesma.
      http://mudamais.com/ruas-e-redes/moca-do-cafe-e-falta-de-nocao-com-leite

      • o amigo RobertoCR chegou na minha frente..eu ia exatamente falar sobre o caso do exoesqueleto do Nicolelis…e minha revolta não é contra o Brasil e sim contra a mentalidade e cultura da maioria dos brasileiros..como os que defendem abertamente a nossa submissão e subserviência a nações estrangeiras e seus interesses..e eu é que sou o apátrida..rs..

        http://www.youtube.com/watch?v=zI9rDbXQJgg

      • por LUCENA
        .
        Sr. RobertoCR,
        .
        A copa está ai,antes do evento houve uma onda , por parte da imprensa, que seria um desastre,até profecias catastrófica e apocalíticas de todo tipo de matizes apareceu e ai … a copa chegou e muitos estrangeiros se surpreenderam com a copa do Brasil.
        .
        Eu sei que ainda é prematuro cantar vitória de quem ora no Brasil e torce que tudo dê certo,afinal rui ou não é a nossa casa e por isso devemos querer o melhor para o nosso chão.
        .
        A turma que conhecemos muito bem; ” o que pior para o Brasil é muito bom para gente “ estão ainda torcendo contra o Brasil e rezam para que os ” catimbozeiros ” estejam certos nos seus sortilégios para o Brasil.
        .
        Mostro u ma matéria que explica bem isso que exponho agora.
        .
        **********
        .
        Quem escolhe como seremos vistos pelo mundo e o que está sendo mostrado do Brasil lá fora
        .
        Um jornalista estrangeiro, correspondente de uma agência de notícias aqui no Brasil, assinou um artigo como Lawrence Charles no RioOnWatch.org. (É possível que se trate de um pseudônimo.) Sua reflexão sobre como as notícias são vendidas e compradas, encomendadas e publicadas, em seu trabalho de cobrir o Brasil e a Copa, joga muita luz sobre o funcionamento da mídia, inclusive a internacional. Seu artigo, The World Cup of Lazy Journalism , ou “A Copa do Mundo do Jornalismo Preguiçoso”, expõe as diferenças entre o que ele está enxergando aqui no front e o que está sendo demandado para publicação por seus editores – e que resulta no material efetivamente veiculado lá fora, em escala global.
        .
        (*) fonte : diariodocentrodomundo.com.br
        .
        .
        (…) “Quando eu respondi a meus editores que nada de relevante estava sendo incendiado [o pedido de pauta era uma busca por ‘ônibus incendiados’, por conta de uma greve dos motoristas], mas que eu poderia produzir perfis detalhados dos motoristas em greve, parei de receber e-mails. Se não tem carnificina, não tem matéria. (…)

    • Valeu pelos links Roberto e pelo comentário, depois vou dar uma lida neles. Sobre o exoesqueleto, prefiro nem comentar, lembrar a vergonha que foi a desatenção e desprezo dados pela FIFA ao invento me fazem ferver o sangue. A proposito, você viu o bate boca do zero a esquerda do Roger e o zero a esquerda ao quadrado daquele colunistadinho da Veja com o Nicolelis a respeito do invento?

  2. e isso porque segundo alguns aqui(RR & Cia) eles não tem expertises ainda.. imaginem quando tiveram…rs..

    • Não entendi oque você quis dizer com “(RR & Cia)”.

      E a matéria diz que é necessária a ajuda de engenheiros e técnicos ucranianos, o que pode ser interpretado como o fato de “eles não tem expertises ainda”. Ou seja, não conseguem fazer sozinhos.

      E lançar um caso ao mar, em 2017, não significa que o PA estará pronto, a parte eletrônica pode demorar ainda mais alguns anos para ser operacional.

      • Caro Deagol,

        Entre o casco e os sistemas embarcados e testes de mar, creio que seriam aproximadamente 10 anos de trabalho para um porta-aviões de umas 40000 toneladas estar plenamente operacional.

      • Caro RR

        Concordo com seu comentário, mas infelizmente para alguns colegas, construir um PA é o mesmo que fazer uma caixa de fósforos.

        Só em testes,ajustes e refinamentos da parte eletrônica já demorariam entre 6 à 10 anos.

        Saudações

  3. A construção está sendo realizada na velocidade surpreendente, além da imaginação”, informou o China Science Daily “A produção de tarugos de aço para chapas de aço de larga espessura tem de ser resolvida para que o navio seja concluído “(resumo de Chan Kai Yee com base nos relatórios, em chinês).==== São poucos os países atual/ q podem se dar ao luxo de programar Um NAE do porte deste q terá 100t de diplomacia;parabéns aos Sinos.Tem mt paíse aíh,c olhar de preocupação ali próximo ao mar amarelo. 🙂 Qto ao BRASIL…Sds. 🙁

    • O problema é o tarugo, ou é o laminador para produzir a chapa.O Brasil já produz aço Naval com espessura minima de 12,5mm.

    • Caro colega!

      “São poucos os países atual/ q podem se dar ao luxo de programar Um NAE do porte deste q terá 100t de diplomacia;parabéns aos Sinos.”

      Acho que você quis dizer 100.000 toneladas. E segundo a matéria o novo PA chinês terá 40.000 toneladas, metade de um Porta aviões americano.
      Me parece, Segundo a minha opinião que pode estar errada, que a função deste navio é dar cobertura a marinha e as tropas e não servir como base de ataque. Posso estar errado, pois não temos informação suficiente para julgar, mas com metade do volume de um classe Nimitz certamente terá menor capacidade de projeção de força.

      Não parabenizo os chineses, assim como não parabenizo os americanos, pois essas armas são feitas para matar. Ninguém merece parabéns por construir equipamentos que irão ser usados para ferir outros seres humanos.
      Santos Dumont, tinha razão!

      Adoro armas de guerra, mas odeio ver pessoas feridas e sofrendo.
      E o sofrimento humano me toca bem mais do que avanços na tecnologias militares.

      A paz e a amizade são o mais importante!

  4. por LUCENA
    .
    .
    Feito na China … espero que não faze óleo como o nosso velhinho da MB e nem como os novinhos,a menina dos olhos da USAF e os queridinhos dos americanófilos heheheh … um trambolho bilionário chamado de “projeto F-35” .
    .
    Que D’eus abençoes os contribuintes yankes e proteja os contribuintes tupiniquins .. 😉

    • por LUCENA
      .
      .
      Quando um império declina
      .
      Nunca é fácil para um império administrar o declínio de sua presença global. Não foi para o Reino Unido, nem para a França após a 2ª Guerra Mundial, tampouco para a Rússia com a desaparição da União Soviética. A nova estratégia militar de Washington reflete uma sombria situação interna e externa nos Estados Unidos.
      .
      (*) Por Manuel E. Yepe*, no Cubadebate / vermelho.org
      .
      .
      (…)De acordo com os Estados Unidos, a prosperidade de seus aliados na Ásia depende da liberdade de acesso que Washington tenha ao Pacífico e ao Oceano Índico, condição indispensável para importar suas matérias-primas (especialmente petróleo) e exportar seus produtos manufaturados.
      (…)

      .
      .
      (**) para ler na íntegra :
      .
      [ vermelho.org.br/noticia/244312-9 ]

      • helveciofilho,

        Nesse pedaço de mundo, o país com as rotas mais vulneráveis é a China, cuja localização a coloca virtualmente cercada pelos seus vizinhos e outros países do Pacífico. Já os indianos estariam em situação melhor, com uma grande costa projetada para o Índico e estando praticamente a meio caminho dos grandes centros produtores de matérias primas…

      • China constrói monopólio de minerais de terras raras em meio a crescente concorrência

        Devido à pressão coletiva da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do retorno da concorrência estrangeira, o controle global da China sobre minerais de terras raras está vacilando. As autoridades chinesas agora procuram revidar e em 3 de janeiro aprovaram um plano para colocar toda a indústria da China de minerais nas mãos de seis empresas estatais.

        O plano foi elaborado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MITI) da China. “A aprovação do regime é apenas o começo”, informou o jornal estatal Xinhua. “O próximo passo é que os seis grupos têm de apresentar planos de reorganização detalhados ao MITI.”

        As empresas privadas já estão sendo “consolidadas” em grandes empresas estatais. A Reuters relatou em 3 de janeiro que o Baotou Steel Rare Earth Group da Mongólia Interior, que responde por 51% dos minerais de terras raras da China, adquiriu uma participação de 51% em cada uma das nove empresas de mineração locais sem qualquer custo.

        Oferta limitada

        O incidente de 2011 também começou uma onda de preocupação internacional sobre se a China seria uma fonte estável de minerais de terras raras. Os Estados Unidos e o Japão começaram a procurar outros mercados, a Rússia investiu US$ 1 bilhão numa mina de terras raras no campo de Tomtorsky, na região de Yakutia, e a Groelândia reabriu suas operações de mineração.

        Perder uma fonte de minerais de terras raras significaria o fim para a maioria dos aparelhos eletrônicos modernos. Eles são usados em quase tudo, desde telefones celulares até computadores e painéis solares. Eles também são fundamentais para os militares dos EUA, que, segundo o relatório do Government Accountability Office, usam cerca de 5% dos minerais de terras raras nos Estados Unidos.

        Um estudo de 2 de dezembro de Yale descobriu que não há substitutos para muitos dos minerais de terras raras. Pesquisadores de Yale avaliaram como todos os 62 dos metais raros e metaloides são usados em produtos de consumo, e concluíram que “nenhum metal tem um substituto ‘exemplar’ para todos os seus principais usos”.

        Os pesquisadores levantaram várias questões, especialmente sobre quanto tempo a oferta mundial de minerais de terras raras pode atender à demanda por produtos eletrônicos.

        “Todos gostamos de nossos aparelhos, todos gostamos de nossos smartphones. Mas em 20 ou 30 anos será que ainda teremos acesso a todos os elementos necessários para fornecer as funções específicas que tornam um smartphone tão bom?”, questionou a pesquisadora de Yale e coautora do estudo Barbara Reck, num comunicado de imprensa.

        “Com base em nossos resultados, é improvável que apenas a substituição possa resolver possíveis restrições de fornecimento de qualquer dos metais na tabela periódica”, disse Reck.

        Minerais de terras raras incluem 17 elementos da tabela periódica, que têm boa condutividade elétrica.

      • O pastel de vento, como todo socialista, se engana e pratica religião sem se aperceber, pois o socialismo é o evangelho da inveja, o credo da ignorância, e a filosofia do fracasso regado com pitadas e mais pitadas de ódio fundamentalista cego contra a humanidade e a cultura milenar ocidental… é cego guiando outros cegos… e já estão no buraco da ignorância e da falta de amor próprio… lamentável…

    • E pq você não explica os probelams doF-35?

      Aqui é um espaço democrático.Com qualquer opinião feita com argumentos sérios e bem fundamentados será levada à sério.

      Ao invés e escrever: Hahahaha,ou rsrsrsrsrs, e kkkk, você poderia estuar o assunto e dar opiniões construtivas.

      Mesmo que discordemos de vocês,uma opinião bem construída será leveda á serio. Você não é obrigado a concordar, como Blue Eyes, com o o HMS ou comigo. O importante é que seus argumentos contribuam para o conhecimento dos outros ou façam as pessoas refletirem.

      Se estudar a história dos Mig-29 , Mig-31 e Su-27 verá que eles também tiveram grandes problemas de desenvolvimento, e entaram em serviço antes mesmo de estarem prontos. Como problemas nos motores, nos radares, entradas de ar, nos mísseis e vários outros.

      Não Há nada de mal em defender os russos, mas isso tem que ser feito com argumentos e evidências. Não cobro links, pq que sei que a internet como qualquer meio de comunicação quer audiência, e os jornalistas são obrigados a escrever e pesquisar assuntos de um dia para outro.
      Eles, só podem repetir ou interpretar o que gravam nas entrevistas!
      Na verdade metade dessas notícias que lemos estão repletas de erros e exageros com o fim de vender jornais e atrair público.

      Por exemplo, se o raptor ganhar um exercício, ele não fez mais do que sua obrigação( e isso não vira notícia) mas se o raptor perder isso vira novidade e atrai leitores. É isso que a mídia quer, novidades ,exceções, coisas ou fatos que atraiam público, fatos comuns e rotineiros não atraem o público, não vendem.

      Não sabem nada sobre aerodinâmica, nada sobre NEZs e muito menos sobre eletrônica militar. Eu estudo esses assuntos há mais de 25 anos,compro livros, pesquisei na internt, conversei com especialistas (nos bons tempos do Srategypage), conversei com alguns pilotos da FAB e até diretores da EMBRAER.
      Isso não me faz dono da verdade, porém me da bases para iniciar um diálogo ou debate.

      Não sou especialista em nada, mas tenho um mínimo conhecimento para poder debater. Se reparar bem, verá que dificilmente me meto em assuntos políticos pois essa não é minha área de interesse e não sei qual dos lados é pior.

      A LM está fazendo c… com f-35.mas nós não somos engenheiros para julgar. O que podemos fazer é dar opiniões ou críticas construtivas ou úteis.

      Na boa boa, pode criticar os americanos à vontade, mas, se puder faça isso com argumentos sólidos, demonstre seu ponto de vista sem desrespeitar a opinião dos outros ou sem sarcasmo ou ironias.
      Critique sem piedade, mas Faça isso com argumentos sérios que demonstrem que você sabe do que está falando.

      Eu não sou ninguém para aconselhar os outros, até pq cometo meus próprios erros e prejudico minha credibilidade. Mas, na minha opinião,
      se você usasse mais dados reais e fosse menos sarcástico seria mais respeitado.

      Observe o exemplo do RR e do Vympel. Estão de lados opostos, mas ambos são respeitados.

      Eu te escrevo isso, pq não gosto de trocar ofensas com você!

      Aqui vão links que o ajudarão a combater os “americanófilos”, principalmente aeronaves não furtivas, que precisão de ECMs e links de dados para executar suas missões.

      http://www.ausairpower.net/APA-Warpac-Rus-PLA-ESM.html

      http://www.ausairpower.net/isr-ncw.html

      http://www.ausairpower.net/APA-S-400-Triumf.html

      https://www.cia.gov/library/center-for-the-study-of-intelligence/kent-csi/vol2no1/html/v02i1a06p_0001.htm

      São links pouco tendenciosos a favor dos ameicanos, com exeção do último

      Meu conselho é que estude as capacidade russas e ocidentais de Elint e sigint tanto terrestres como aéreas. e as páginas do koop são boas nisso. lendo elas verá que, mesmo com os melhores ECMs do mundo, caças convencionais são bastante vulneráveis às defesas modernas.

      Radioeletrônica é parte mais importante da guerra!

      • por LUCENA
        .
        .
        (…)Mesmo que discordemos de vocês,uma opinião bem construída será leveda á serio. Você não é obrigado a concordar, como Blue Eyes, com o o HMS ou comigo. O importante é que seus argumentos contribuam para o conhecimento dos outros ou façam as pessoas refletirem. (…)
        .
        .
        Hahahahah …. fala sério ! …. hahahah … logo com os três patetas … hahahah … agora, vá pra casa chupando o dedo e reflita com isso . 😀 😀 😀

      • Nem maturidade para debater você tem, por isso estamos sempre corrigindo seus comentários e você sempre fica sem resposta.

      • Você só perde a oportunidade de aprender alguma coisa. Não comigo, mas com o Carlo kopp.

        “agora, vá pra casa chupando o dedo e reflita com isso”

        Pq eu iria refletir com ofensas de baixo nível?

        É mais fácil desprezar você. Ofensas de quem não sabe nada não me atingem. Na verdade quanto mais me ofendem mais eu rio.

        Pq argumentos você não tem. Se reparar bem eu não sinto necessidade e ficar te xingando ou ofendendo com adjetivos.

        você não conta, o que conta são seus argumentos.

      • Ele está fazendo jus a sua bolsa trollagem petista… sem ela, ele nem se manteria em pé… coitado… não esquente com ele… garanto que todos, TODOS, sem exceção não dão a mínima para o que ele diz, excetuando os deturpados de sempre, como o cãozinho, os demais bolsistas trolladores e alguns esquizofrênicos que de vez em qndo param por aqui… não esquente a cabeça amigo Deagol… é só não dar conversa para ele que ele murcha igual um maracujá de gaveta… 🙂

      • Caro Blue Eyes, Na Resistência

        Esse helecio só trola, ele não tem a menor ideia do que estamos discutindo.
        Nem devemos dar importância a ele.
        Ele nem sabe do que está falando.

        Esse cara é uma piada, deve ser mais um excluído que tenta se manifestar e só apanha.

        Temos que ter pena e não massacra-lo como fazemos sempre.

        É um coitado! no sentido que está escrito nos dicionários….

    • por LUCENA
      .
      .
      Vendo a parceria entre a Rússia e a China,me lembre da história entre a onça e o macaco,onde este não ensinou todos os seus truques para a Dona Onça … rsrsr
      .
      Muitos aqui,de uma forma inocente acham que a Russia está de guarda baixa para com os chineses … inocentes, não sabe de nada !!! … heheh
      .
      O grande erro da vaca-sagrada dos americanófilos é manter alguns pesos mortos no seu roll de parceiros estratégicos,como por exemplo Israel e a Arábia Saudita a dupla sanguinária SS .
      .
      Com novos tempos,há novas estratégicas e para barrar o impeto dos chineses,os parceiros estratégicos americanos seria a Rússia e a Índia,más como no EUA só tem pasteleiros malucos ….dá no que dá … o BRICS que o diga … hahhaha
      .
      *******************************************
      .
      ASSASSINOS DE PORTA-AVIÕES DA MARINHA RUSSA E O AMBIENTE ESTRATÉGICO
      .
      O potencial militar crescente do Japão e da China – e as contínuas disputas territoriais sobre a cadeia de ilhas Curilas e a Dorsal Ártica – tem motivado a Rússia a aumentar a despesa para sua dissuasão nuclear naval e forças oceânicas.
      .
      .
      (*) fonte : [ dinamicaglobal.wordpress.com ]
      .
      .
      (…)Se o Kremlin permanece com seus atuais planos de desenvolvimento navais, a Marinha russa terá uma força potente de submarinos alimentados por energia nuclear “assassinos de transportadores” no ano de 2020. No futuro próximo este tipo de sistemas de armas vai continuar a ser o elemento mais importante de dissuasão russa em relação ao crescimento econômico e militar dos vizinhos asiáticos com poucos recursos naturais, mas revivendo ambições imperiais. (…)
      .
      .
      (**) Para ler na Íntegra :
      .
      .
      dinamicaglobal.wordpress.com/militar/assassinos-de-porta-avioes-da-marinha-russa-e-o-ambiente-estrategico/

      • por LUCENA
        .
        .
        Rapaz eu não acredito ? …. você ainda está aqui !!! … eu não mandei você ira para casa !!! … más que menino teimoso !!! >:(

      • Desde quando você manda alguma?
        a única coisa ue você manda são mentias e comentários patéticos.

        já estamos cansados de ter que ficar corrigindo todas as bobagens que você escreve.

      • helveco

        “Muitos aqui,de uma forma inocente acham que a Russia está de guarda baixa para com os chineses … inocentes, não sabe de nada !!! … heheh’

        Até parace que você sabe alguma coisa…
        Cresce meu, deixe de motivo de piada para o blog.

  5. ”China pretende lançar seu segundo Porta-Aviões antes de 2017”

    Será possível antes de 2017? se tudo der certo será um grande feito,verdadeira prova de soberania, vontade política e do querer fazer !
    Um projeto desse aqui no BRASIL,ser for feito em 40 anos é considerado tempo recorde !

    • Caro César Pereira.

      Lançar ao mar m casco, não significa que o navio esteja pronto. a parete eletrônica é adicionada depois. Em seguida são necessários testes e mais testes para ver se o sistema funciona, depois ajustes, aperfeiçoamentos, refinamentos e treinos que demoram anos para serem finalizados, sem contar possíveis problemas de desenvolvimento que podem aparecer.
      Lançar o PA em 2017 pode significar que ele só estará pronto e operacional em 2023 ou até mais tarde.

      Muitos submarinos modernos chineses são lançados ao mar incompletos e passam a maior parte do tempo em portos, para reparos e manutenção, sem poderem ser usados como máquinas de guerra.

      A construção dessas máquinas é extremamente complexa e demora-se anos para que sejam plenamente operacionais. Ainda mais para países como a China que tem pouca experiência em construir sistemas modernos.

      • Você pode até estar certo meu caro Deagol,mas o mais importante estar no que eu disse antes, ou seja na vontade política e do querer fazer !
        Pois aqui no BRASIL há um blá,blá,blá sem fim e quando as coisas ficam prontas custaram dezenas de vezes mais caras que o normal e já nascem ultrapassadas !

  6. Parece que estão seguindo os planos que saíram em notícias de um tempo atrás…

    Até ao redor de 2020, provavelmente vão fazer dois novos porta aviões convencionais e depois com os conhecimentos adquiridos na empreitada, partirão para a construção de mais dois porta-aviões nucleares.

  7. Maquina ( 17 de junho de 2014 at 13:40 ),

    Eles possuem sim considerável expertise em construção naval. Contudo, a reportagem é clara… Os chineses ainda precisam aprimorar seus processos de fabricação de aço e construção naval para lograr verdadeiro êxito no que diz respeito a um porta-aviões.

    Pelo que eu entendi da reportagem, a dificuldade maior estaria em produzir grande lingotes com a liga metálica adequada e processos de soldagem específicos. E, pelo que eu sei, isso se traduziria em incapacidade de produzir os reforços estruturais adequados para navios desse porte. E sem esses reforços, o caso ficaria frágil demais para ser útil nessa função…

    Evidente que os chineses eventualmente irão resolver isso. Contudo, vai demandar um trabalho aplicadíssimo; principalmente na obtenção da liga metálica adequada…

    Outro ponto: sem catapultas, fica difícil um verdadeiro poderio aeronaval… Porta-aviões com Sky Jump podem ser mais baratos para serem operados, mas normalmente impõem restrições de carga as aeronaves, de modo que a capacidade ofensiva se torna consideravelmente limitada… Também são limitadas as opções para AEW nessas condições, de modo que a consciência situacional que se pode obter por esses meios é consideravelmente menor…

    • Quase tudo é possível quando se tem dedicação e habilidade….Grandes trabalhos são realizados não pela força….Mas pela perseverança…..

    • Não sei caro RR.

      Mas me parece que usar skyjumps favorece voos com armas a-ar relativamente leves. Não digo que os caças não possam decolar com mísseis anti-navios, pq não sei. Mas esses PAs, chineses e russos, tem mais jeito de ar cobertura aérea à frota e não a capacidade de bombardeio intenso como as versões americanas. Um classe Nimitz pesa cerca de 100.000 toneladas, mais que o dobro deses modelos chineses.

      Certamente um Porta aviões com metade do peso deve ter muito menos capacidade de ataque e transportará menos aeronaves em comparação com um dos porta-aviões americanos.

      Me parece que servem mais para dar cobertura aérea à marinha, e fazer defesa da frota, do que para projeção de força.
      Mesmo em 2025 os russos e chineses estarão atrás dos EUA na capacidade de ataque, que os americanos já tinham em 1980.
      Não estou afirmando que eles não podem atacar alvo em terra,mas pelo jeito são bem menos capazes que os PA americanos e franceses.

      Sds.

  8. Falar sobre a China é algo um pouco complicado, principalmente levando em consideração fatores como, disposição, planejamento e investimento, fatores esses responsáveis pelos “milagres” da engenharia, e digo milagres, por se tratar de projetos que saem do papel em tempo e custo muito abaixo do normal, e a China é boa em realizar esses milagres.
    Se qualquer um de vcs, leitores do PB realizar uma rápida pesquisa sobre obras de infra estrutura, militares, de transporte, etc, obras diversas realizadas pela engenharia chinesa, observarão que são feitas com excelência, ótimo custo x benefício, e verão que eles tem algo que muitos países no mundo não tem…seriedade e obstinação, qualidades estas que tem levado esta nação (China) a se erguer como império em um tempo recorde. Por esse e por outros fatores não duvido que uma embarcação dessas possa vir a entrar em testes até 2017, estamos falando de um governo sério, não de uma trupe de picaretas brasileiros.

  9. Adoro ler as viagens dos pró euroasiáticos… rsrsrrsrsrsrs… não compreendo o porque, mas, idiossincrasias não se explicam… rsrsrsrsrsrs… até porque NINGUÉM daqui vai passear na China mesmo… espumam, xingam, blasfemam mas acabam sempre pegando umas férias em Miami ou Orlando e deixando uma graninha por lá… 🙂

  10. Eu da minha parte, fico na bronca de se conhecer as terras iankss e nada do BRASIL, isso e falta de um pouco de brio. 🙁 Espero q se apercebam q temos um país dentro do n país,novo, e coisa a desfrutar, e deixar grana dentro das terras de Pindorama, melhora a n vidas e a do incauto tbm..E qto aos Chineses, q eles é o iankss se entendam pra lá, e junto o Nipos…msm bosta, nem às moscas mudam, são sempre às mesmas.Essas rusgas só abre chance ao BRASIL, e deveríamos aproveitar ..Pura especulações.P ontem.Sds. 🙂

  11. Deagol ( 18 de junho de 2014 at 15:35 ),

    De fato. Não creio que haja comparação cabível com os monstros da USN… Aqueles NAe já provaram que podem lançar verdadeiros “pesos pesados” com plena carga ( ou algo próximo disso ). Contudo…

    A capacidade de projeção de força até que é razoável com os sky jumps; até mesmo porque, a precisão dos armamentos de hoje compensa muito a limitação de carga. E ainda devemos levar em consideração que 95% das marinhas do mundo não possuem os meios adequados para lidar com um NAe longe do litoral de seus países.

    Teoricamente, nada impede que o J-15 possa operar com todo o arsenal chines destinado ao Flanker, o que incluiria algum míssil ar-mar. A dúvida mesmo fica por conta de em que condições poderia opera-lo. Talvez, como no caso do Su-33, a aeronave seja obrigada a partir com uma carga de combustível reduzida se for ter que levar alguma carga mais pesada… Aliás, segundo divulgado, o próprio Su-33 nunca operou com carga plena de combustível ou de armas. De toda a sorte, isso ajuda a justificar a adoção Mig-29K pelos russos e indianos; o Mig não estaria sujeito as mesmas restrições. Só para efeito de comparação, o Su-33 estando vazio chega a pesar um Mig-29K carregado! E o acréscimo de peso em relação ao Flanker original parece ter cobrado bastante, ao ponto de limitar seu desempenho geral.

    Mas a maior dificuldade mesmo fica por conta da operação de uma aeronave AEW adequada. Isso sim é um problema… Os russos e indianos, por exemplo, tem um AEW na forma do Kamov Ka-31, mas me questiono da potencia desse sistema e sua capacidade de operar a longas distancias do NAe. Se não for possível uma cobertura que se estenda verdadeiramente com vetores a mais de 400 quilometros da frota, então haveria um risco considerável diante de aeronaves que lancem armamento a distancias maiores… Pode até se argumentar que o uso de Flankers, com seus potentes radares, pode compensar isso, mas eu particularmente não utilizaria uma aeronave de caça para essa tarefa, pois um controle de espaço aéreo normalmente requer mais que um par de olhos atentos para ser verdadeiramente eficaz, além de um campo de visão eletrônico de 360 graus ( ou o mais próximo disso possível ).

    Enfim, se for para ter um NAe, consideraria algo como o Charles de Gaulle francês. Dois navios como aquele daria uma capacidade de projeção de força e defesa aeronaval que somente seria superada pela USN…

    Saudações.

Comentários não permitidos.