Ucrânia tem dezenas de mortos em dia de ofensiva militar e confrontos

Incêndio em Odessa, na Ucrânia (Reuters)

Pessoas aguardam resgate de prédio em chamas em Odessa em mais um dia violento na Ucrânia

A sexta-feira foi marcada por muitas mortes e violência na Ucrânia em meio à ofensiva do Exército na cidade de Sloviansk, no leste do país, e aos confrontos entre apoiadores do governo e manifestantes pró-Rússia na cidade de Odessa, no sudoeste ucraniano.

Ao menos 31 pessoas morreram em um incêndio de um edifício do governo em Odessa. Segundo autoridades, algumas vítimas foram sufocadas pela fumaça enquanto outras morreram ao pular do alto do prédio.

O incêndio ocorreu no edifício do Ministério do Interior, mas ainda não se sabe como ele começou.

A sequência de eventos que levaram à tragédia ainda não está clara, mas relatos de testemunhas sugerem que os militantes pró-Rússia haviam se isolado com barricadas dentro do edifício e atiravam contra a multidão na rua quando coquetéis molotov lançados contra o prédio o puseram em chamas.

Segundo David Stern, correspondente da BBC em Kiev, o número de mortos em Odessa é o maior desde que começaram os conflitos entre manifestantes pró-União Europeia e a polícia na capital em fevreiro.

The BBC’s David Stern in Kiev says the death toll in Odessa is the highest since violence broke out between pro-EU protesters and police in the capital in February.

No leste

Rebeldes em Sloviansk (Foto AP)

Soldados ucranianos tentam retomar o controle de Sloviansk de rebeldes pró-Rússia

Hoje mais cedo, o presidente interino Oleksandr Turchynov anunciou que “muitos” rebeldes foram mortos, feridos ou presos nos embates entre soldados e rebeldes pró-Russia em Sloviansk, um bastião do movimento separatista em curso em diversas cidades do leste ucraniano.

Turchynov ainda admitiu que a retomada da cidade não será concluída de forma tão rápida quanto as autoridades esperavam porque o fato de os conflitos ocorrerem em centros urbanos “complica” o avanço das tropas.

Pela manhã, Kiev divulgou que os rebeldes haviam derrubado dois helicópteros, mas o Exército ucraniano teria conseguido o controle de pelo menos metade da cidade.

As declarações não foram confirmadas por fontes independentes.

Tensão

Em meio aos conflitos, o Conselho de Segurança da ONU está reunido em caráter de emergência a pedido da Rússia. Moscou tem dito que o uso do exército ucraniano contra seu próprio povo está “levando à Ucrânia a uma catástrofe”.

A sua forte reprimenda à ofensiva ucraniana ampliou os temores de uma invasão de Moscou. Cerca de 40 mil soldados russos estão estacionados na fronteira leste da Ucrânia.

Uma grande parcela da população da região tem o russo como primeira língua e apoiava o presidente Viktor Yanukovych, derrubado por forças pró-Ocidente em fevereiro. Após a derrocada de Yanukovych, a Rússia anexou a Crimeia – o que desatou a pior crise entre Moscou e potências ocidentais desde a Guerra Fria.

Novas sanções

O Ocidente acusa Moscou de incitar os movimentos separatistas no leste da Ucrânia.

Em um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, Barack Obama disse que novas sanções serão impostas à Rússia se o país não mudar de atitude.

O presidente americano afirmou que a ideia de que os conflitos serem espontâneos não casa com o fato dos militantes usarem mísseis.

fonte: BBC Brasil

68 Comentários

    • Em Odessa os mortos foram por causa de incendio promovido por milicias de direita pro Kiev.
      Em Sloviansk ate este momento não se tem relato de fonte oficial sobre mortos.

  1. Maior covardia.
    50 pessoas ficaram encurraladas dentro do sindicato e foram atacadas com coquetel molotov,38 morreram e outros ficarm intoxicados com a fumaça.

    • O mesmo comentárista que disse que se fosse a Rússia invadiria a Ucrânia e podo ucraniano que se dane.

      Estranho!

      • Te falta discernimento pois nem sabe distinguir uma ação de combate militar para um ato de covardia contra civis.

      • Falta de discernimento?

        Acho que é sua, pois você defendeu uma guerra, sabendo que milhares e civis morreriam, e disse o povo que se dane.

        O povo Ucraniano pode ser massacrado pelos russos sem piedade, mas quando morre alguém pro-Rússia vocês querem bancar os seres humanos piedosos…

        Na verdade o que você quer é um pretexto para ver uma guerra e provar que o ursinho de pelúcia ainda é uma superpotência.
        Se soubesse o verdadeiro estado das FA iria torcer para o ursinho ficar em casa.

        Ou você acha que todo mundo na Rússia é Spetsnaz.

      • É isso mesmo voce tem toda razão Putin age sob minhas ordens e ja o mandei caçar todo aquele que prefere ver o Brasil subordinado a Washington do que caminhando pelas proprias pernas.

  2. Senhores,

    segue alguns vídeos do que ocorre na Ucrânia. O Primeiro vídeo é da derrubada do segundo helicóptero hoje 02/05/14 em Sloviansk leste da Ucrânia.

    http://www.youtube.com/watch?v=RoAhFaO1_vc

    Veja também as Cidades do Leste da Ucrânia controladas por forças pró-Rússia..

    http://www.veooz.com/photos/JH8xlGP.html

    E a coisa vai feder ainda mais, olhem o que começa a ocorrer, Crimeanos darão apoio armado aos irmãos no sudeste da Ucrânia. Milicianos da Crimeia apoiará milícias das regiões sul-oriental da Ucrânia. Agora eles estão indo para ajudar a seus irmãos em Slovyansk…

    http://www.youtube.com/watch?v=Z34NbtTy0Q4

    Enquanto isso em Donetsk 02/05/14 constrói barricadas

    http://www.youtube.com/watch?v=VsLBh3T7PWw

    Grato.

  3. Que queimem as baratas;
    Que queimem as trairas;
    Cadeia para os corruptos;
    Fora com Presidentes mafiosos;
    Fora com quem não aceita alternância de poder;
    Sucesso para os Ucranianos que só querem modernidade e respeito para o seu país.

    E mais uma vez… quem ama tanto a Rússia que faça as malas e se mude para lá. Afinal é perto, fica do outro lado da fronteira. O resto é só trairagem e sacanagem de ratos com a terra que lhes deu guarita.

    • ViventtBR 2 de maio de 2014 at 20:09
      Que queimem as baratas;
      ______________________________
      see fascist bastard. Remember bastard descendant of those who kill us and burn the women and children we have experienced and raised their flag over Berlin

      and Ukraine if Kiev should we take and destroy all vashistkuyu scum, if you want to come here

      • Rustan,
        você tem toda razão em se indignar com este que se intitula “ViventtBR”, contumaz odiador da Rússia…

        É repugnante a atitude dele ao regogizar-se com a queima de dezenas de seres humanos, atitude asquerosa!

        Más não é surpreendente, porque parece que a história se repete… na 2ª guerra, os nazistas gostavam de encher seus fornos crematórios com pessoas, parece que seus seguidores mantiveram o mesmo caráter corrupto e desumano…

      • I have no resentment, I vizhzhu bastard whose ancestors fled in 1945 from Germany and hiding in Latin Merike living under assumed names and names
        __

        Eu não tenho nenhum ressentimento, eu vizhzhu bastardo cujos ancestrais fugiram em 1945 da Alemanha e se escondendo em latim Merike vivendo sob nomes e nomes falsos

      • Estranho, pq quando alguns aqui se manifestam desejando e apoiando uma invasão russa, que terá milhares ucranianos mortos, o sr. não protesta.

      • Engano seu, não sou nem americanófilo e nem contra a Rússia, apenas tento interpretar a cena mundial e nacional sob a luz da racionalidade.
        Algo que passa bem ao largo de quem pende para ataques pessoais.
        Quanto a pessoas, crianças, e toda sorte de cidadãos inocentes, está bem claro no meu comentário acima que não me refiro a eles, mas a traidores da Pátria ucraniana.

        Futuramente não vou usar figuras de linguagem… baratas, fogo. Tem gente que não entende, ou pior, não quer entender.

      • And you do not like to burn people, you like to freeze. Siberia that talk.
        E vcs não gostam de queimar pessoas, vcs gostam de congelar. A Sibéria que o diga.

      • I have not spoken to children and women, and innocent people. But the bandits. They are treated in their country traitors of the motherland?

        Não falei de crianças e mulheres, e pessoas inocentes. Mas de bandidos. Como são tratados em seu país os traidores da Pátria?

        Lack of reasoning is the mark of personal attacks. You can do better than that?

      • “””Que queimem as baratas;
        Que queimem as trairas;
        Cadeia para os corruptos;
        Fora com Presidentes mafiosos;
        Fora com quem não aceita alternância de poder;
        Sucesso para os Ucranianos que só querem modernidade e respeito para o seu país”””

        Meu caro.Este teu comentario foi um comentario infeliz.

      • Entre vários comentários, porque logo o do Viventt, que coloca os fatos sem paixões, é logo agredido por aqueles que contumazmente praticam aquilo que tanto criticam… claro, o amigo Viventt não se alinhou ao pensamento russófilo padrão daqueles que, sem motivos lógicos, senão de caráter pessoal, se alinham aqueles que são historicamente propensos a escravizar seus vizinhos…

    • Pra viva clamando por democracia e liberdade se revela pró-nzista em meu caro.
      Então quando “O Clubinho” patrocina golpe de Estado para derrubar um governo eleito pelo povo e assina embaixo a covardia contra civis voce acha legal não é ! Se fosse ao contrario heim,se fosse a Russia que tivesse cometendo essas atrocidades voce certamente estaria reclamando não é !
      O mundo todo esta vendo tudo isso e o mundo quer paz e liberdade.O mundo não aceita mais que falsos moralistas posem de santos demonizando os demais.
      Escreva o que estou te dizendo,a Cobra vai fuymar e não restara nada desta hipocrisia covarde que ja fez muitos genocidios mundo afora.

  4. Barack Osama é tão repugnante que até diante desta situação ele fala em sanções, está na hora de a Rússia dar um ataque maciço contra as forças de Kiev, e acabar com a afronta.

    • Voce ainda não viu meu caro que ele quer a guerra.Ate agora o unico lado que tentar resolver pela diplomacia é a Russia.
      Então ele quer guerra,ele a tera.
      Depois dizem que é preconceito mas aquele velho ditado popular tem muito haver quando não faz na entrada faz na saida.

    • “está na hora de a Rússia dar um ataque maciço contra as forças de Kiev,”

      Amigo.
      você está defendendo uma invasão onde haverão milhares de mortos?

      A Ucrânia é soberana, quem quiser ser russo que se mude para a rússia.
      Uma coisa está bem clara, desde os primeiros dias da crise, quem começou com assassinatos e opressão militar foram os Pró-Rússia.

      • E voce defende um grupo neo-nazista que distituiu a força um governo eleito pelo povo e que buscava dialogo.
        Se massacrarem covardemente civis Ucranianos de origem Russa que sejam tambem massacrados pela Russia.

      • Confirma o que eu disse.
        Todo mundo que não concorda com vocês tem que ser morto.
        Se um grupo de civis comete um ato bárbaro não justifica uma invasão com milhares de mortos.

        Se fossem cidadãos pro-ucrânia, você mesmo estaria dizendo que eles provocaram e pediram para isso acontecer, mas como não foram você está bancando o defensor da humanidade.

        Isso se Rússia tiver coragem de invadir, coisa que parece não ter.

      • Fale por voce não preciso que fale por mim e nem perco meu tempo com pessoas como voce que se sebnte algo a mais que o outros e não passa de um assoberbado cheio de odios e paranoias.
        Não defendo covardias e nem sirvo a interesse externo nenhum.Vai procurar tua turma.

      • A verdade, Deagol, os faz ficarem irritados… basta sermos lógicos e factuais que as falácias deles caem por terra… é fácil ser vitorioso contra a mentira… basta não se alinhar a ela…

    • Existem videos meu caro que mostram radicais de direita pró-Kiev em batalha campal contra grupo pró-Russia.Os caras fugiram pra dentro do sindicato onde ficaram encurralados e os caras os queimaram vivo com coqueteis molotov.
      A midia do mundo inteiro esta la.So aqui no Brasil que nossa midia de fonte unica mostra quase nada.

      • Sendo que mídia russa, que apoia o Putin à força, é considerada uma das mais manipuladores e mentirosas do mundo!

        Quase todas as informações que vem da mídia russa passam pela aprovação do governo, que todos nós sabemos é extremamente mentiroso.

        Esse episódio lamentável, que ocorreu, em muito se deve ao fato dos cidadãos Ucranianos se sentirem ameaçados pelos “homens de verde” patrocinados pelos russos para coagir a população Ucraniana.

        Quanto mais os russos tentarem coagir o povo livre da Ucrânia mais violência haverá.

        O mais engraçado é que quando o ex-presidente ucraniano mandou assassinar quase uma centena de manifestantes você não deram tanta importância.
        Agora querem bancar os defensores dos direitos humanos.

      • Tu so abre a boca pra soltar tua ladainha retorica.A midia do mundo inteiro esta la e tudo é transmitido ao vivo menos para paises de fonte unica que não mostram nada.

  5. Interessante é a seguinte pergunta… Qual grande nação entraria numa guerra apoiando a Rússia?
    Para ganhar o quê?
    Os chineses que estão pela primeira vez na sua história conseguindo finalmente modernizar sua sociedade, iriam botar suas novas e modernas capitais, portos, ferrovias, autoestradas etc a perder?
    Índia que mal dá conta de seu vizinho irritante Paquistão, e que possuem uma forte raiz anglo-saxônica, entrariam ao lado deles então?
    Bem, acho que não sobra mais nenhuma grande nação.
    Os russos então vão enfrentar o mundo sozinhos?
    Em nome de fantasias e sonhos de poder putinianos?

    O melhor é os russos caírem na real e botarem o quanto antes suas barbas de molho já que conseguiram o que mais queriam que era Sevastopol.

    Pois o máximo que vão conseguir é um maior isolamento, e até dos orientais que passarão a lhes olharem cheios de desconfiança através de seus olhos puxados.

    Ainda há tempo de pararem de se enredarem com a Ucrânia!!

    • Os Chineses a muito sabem que são alvos da inveja Ocidental.
      Acorda camarada os Chineses estão juntos com os Russos ou voce acha que tem de haver um certidão com firma reconhecida para oficializar isso.
      Os Chineses que voce trata como uma subraça que agora começa a se resfrescar ja esta lambendo a economia Americana e os ultrapassara ainda este ano como potencia economica numero um a qual os EUA devem os olhos da cara e não tem como paga-los.
      O que Obama esta querendo é o tudo ou nada de uma hegemonia falida.Sabe que os caras estão passando-o,sabe que daqui pra frente so vão ficarem pra traz e usam da velha tatica de manipular fantoches.
      Vamos ver ate aonde a Europa bancara o suicidio Americano.Eu tenho certeza que na hora H pula todo mundo fora inclusive a UK.

  6. eu acredito que logo logo os Russos vao intervir diretamente, como na Georgia quem vive vera o argumento eles ja tem defesa do povo Russo

      • Mas China so pode enfrentar militarmente os EUA em alianca com Russia. Se Russia for desmembrada, China vai ter que continuar trabalhando, produzindo para os gringos consumirem em troca de papel, ou dinheiro virtual.

      • Esse é o caso meu caro que a soberba Americana deixou passar.Tiveram tempo e oportunidade para atrairem um ou outro e deram mole.Quando resolveram fazer algo enves de afasta-los acabaram é contribuindo para aproxima-los.Ate mesmo India e Paquistão ja eram.
        Aquele que pensa que tem mais armas,mais tropas,mais tecnologias e mais poder economico pode entender de tudo na vida menos de estrategia de Estado e estrategia militar.
        Guerras não são vencidas por armas e sim por guerreiros.A propria historia ao longo dos milenios é prova disso.

  7. olha…pelo o que eu ando vendo..pelo o que eu vejo…pelo o que estou vendo não será a Ucrânia que sofrera golpe de estado não …e sim os eua do jeito como as coisas vão com essa administração pateta desse nobel da paz obama bin laden….como é que pode um sujeito desse…um sujeito assim.. ser agraciado com nobel da paz hein?!…minha tia tem razão…é o fim do mundo mesmo que esta chegando viu…..os militares estadunidenses irão acabar aplicando um golpe de estado contra esse atual governo pateta do obama bin laden viu…como quase aconteceu na guerra fria na administração Kennedy….por ser “frouxo” com os Russos na época e peitar os militares..

      • Pelo que vejo nao sera necessario um novo Reagan. Nego Obama desempenhara esse papel.Nao me surprendera se no ano que vem, um filme aparece com o titulo, Kid Obama, o homem que acabou com a Russia

      • Deagol, nos EUA quando uma pessoa de origem africana se refere a outra pessoa da mesma origem, como “negro” essa pessoa quer dizer que o outro e vendido, se vendeu, traidor da raca, Uncle Tom etc Sendo eu mesmo descendente de africanos que foram transportado para o Brasil para trabalhar como escravo, eu nao estou sendo racista quando refiro a Obama como “Nego Obama” So quero dizer que ele si vendeu para os banksters de Wall Street.

    • Obama ja comprou ano passado uma quantidade gigantesca de armamento de defesa pessoal meu caro ou seja ja estavam premeditando tudo o que estamos vendo agora e ja pessaram ate em matar o proprio povo.

  8. O projeto neoconservador de desmembrar a Russia em varios paises pequenos continua em andamento. A crise na Ucrania, intriga na Asia, jogando Japao e outros paises asiaticos contra China, o resurgimento dos ataques terroristas na Siria, esta ocorrendo no momento em que esta sendo esperado o lancamento do petro-yuan como alternativa ao petro-dollar e no momento em que as mentiras e manipulacoes sobre a economia esta sendo reveladas e o povo ja nao mais acredita na propaganda governamental transmitida pela midia. Guerra neste momento e essencial para desviar atencao do povo europeu e norte americano do impasse, e estagnacao da economia capitalista. Putin esta parecendo Chamberlain, o primeiro ministro ingles nas vesperas da Segunda Guerra Mundial. Esta com medo. Ele e o representante da oligarquia que tomou conta da Russia, apos o fim da Uniao Sovietica. E capitalista. Russia e um pais comunista. Ucrania mantem mais tracos do regime coletivista sovietico do que Russia. Essa oligarquia quer um espaco para si neste mundo dominado pelos Estados Unidos. Mas os Estados Unidos, mais propriamente dito, os neoconservadores que dominam a politica externa norte americana a servico dos financistas de Wall Street e Londres, nao querem diividir os espolios. Nao querem acomodar Russia, ou China, nem Japao, alguem ainda se lembra do Acordo de Plaza?. nem tampouco querem uma Europa Ocidental independente, que aconteceu com o Euro, a suposta moeda alternativa al dollar?.A oligarquia russa esta desesperada. como em desespero esteve of filhos de Kadafi, que apos terem vividos e estudados na Europa Ocidental, conseguiram convencer seu pai, procurar paz, entendimento com os imperialistas. Bom todo mundo sabe o que aconteceu. E o mesmo fim pode ocorreer com Putin. Os planos dos neoconservadores sobre a Russia e praticamente de conhecimento publico. Se ate eu ja li esses planos na internet e jornais, creio que como es chefe da KGB Putin esta informado desses planos. Mas nao reage. Seu pais esta sendo encirclado, que ele faz, ele protesta. O governo de Kiev esta matando ucranianos russos, ele pergunta porque a ONU nao faz nada. Se reagir e porque foi empurrado pelos militares russos.Diante da vacilacao de Putin e ate possivel que o nego palhaco Obama, venha encerrar seu periodo como presidente da republica como o homem que acabou com a Russia, como potencia mundial e com o sonho chines de estabelecer o petro-yuan.

    • A censura do PB tá full… nem elogiar pode mais… fico te devendo essa, caro JOJO… não deixaram… 🙂

      • O povo russo unido?E verdade que Putin e popular entre as massas russas, mas essa popularidade nao influencia as decisoes governamentais na Russia ou em qualquer outro pais. Quem realmente influenciam as decisoes governamentais na Russia sao os oligarcas e os militares.De acordo com o pouco que li, os militares russos sao os unicos que ainda mantem intacto o espirito patriotico russo. Os oligarcas sao oportunitas. Agem de acordo com seus interesses economicos, e muito desses oligarcas mantem business com os oligarcas norte americanos e europeus, e nao estao interessados em por em riscos,esses vinculos financeiros. Para esses oligarcas Russia que se fode.Mas isso nao e peculiar aos oligarcas russos. O dirigente de uma das chamadas 7 Sisters, multinacional petrolifera com vinculo com Gazpron, disse que ela age de acordo com os interesses economicos dela e nao de acordo com a politica governamental ianque.Repito Putin somente reagira se for forcados pelos militares.Se isso nao ocorrer, repito. Russia acabou e Putin sera enterrado.

      • “O povo russo unido?E verdade que Putin e popular entre as massas russas, mas essa popularidade nao influencia as decisoes governamentais na Russia ou em qualquer outro pais. Quem realmente influenciam as decisoes governamentais na Russia sao os oligarcas e os militares.

        É claro que o povo russo é unido, a imprensa de lá é completamente dominada pelo governo, não tem liberdade nenhuma. O povo russo mal sabe o que se passa fora dos interesses russos.

        “De acordo com o pouco que li, os militares russos sao os unicos que ainda mantem intacto o espirito patriotico russo.”

        Os militares russos, generais e soldados, estão entre os mais corruptos do mundo. Juntos com os políticos desviam um quarto dos recursos investidos em defesa no país.

        A Rússia é uma roubalheira, pior até que o Brasil, porém aqui nossa imprensa tem um pouco mais de liberdade para denunciar.

        Basta ver o governo Putin dando asilo ao ex-presidente da Ucrânia que era extremamente ladrão e aceitava propina par defender os interesses da Rússia.

      • Voce mede isso por graficos e estudos meu caro.O termometro que indica isso são as ruas e desde o inicio dessa crise quase que a totalidade do povo Russo se posiciona a favor de seu governo.
        kkkkk Jojo não fica zangado comigo não voce esta boiando ele não é boneco de seus generais,ele é estrategista militar e não um diplomata demagogo.

      • Maluquinho voce e um dos caras que escreve no Plano Brasil que sempre procuro ler. Nem sempre respondo, mas leio o que escreve.Nao tem porque eu ficar zangado, mas sinceramente eu creio que Putin esta buscando compromisso quando os EUA esta atras de sua cabeca.

      • Sorry Blue Eyes, meu comentario foi resposta ao Maluquinho, que disse o povo russo estar unido atras de Putin.Quanto a censura, estou com o festivo Caetano Veloso, proibido proibir.

      • “Quanto a censura, estou com o festivo Caetano Veloso, proibido proibir.”

        Não dá para entender. Está defendendo um país onde a censura é enorme e a liberdade de imprensa quase não existe.

        Vocês se contradizem o tempo todo.

      • Nao e dificil de entender. Sou anti imperialismo e anti capitalismo.Russia e um pais capitalista e imperialista, mas um imperialismo de segunda ordem, porque economicamente Russia nao e um potencia industrial e financeira.E pais exportador de produtos minerais. Nao e exportador de Capital, nao e capaz de impor o rublo como moeda internacional. nem mesmo China, o pais que economicamente ainda este ano superara os EUA como a maior potencia economica do mundo, pode ser caracterizado como pais imperialista. Pode vir a ser imperialista um dia, mas ainda nao o e.Imperialista sao os EUA, A Inglaterra, Franca, Alemanha e Japao. Mas Alemanha e Japao, sao paises imperialistas que nao podem agir independente dos EUA. Segundo, nao defendo Russia, um pais cuja populacao e mais racista contra pessoas de pele escura que os europeus do ocidente. Sei do que estou falando. Meu ponto e mostrar que as burguesias desses paises, seja Russia, seja China, seja Brasil nao e capaz de defender os interesses de seus paises. Estao por demais entrelacados economicamente com os interesses imperialistas dos EUA e Europa Ocidental. Creio que Putin e incapaz de defender os interesses de sua propria classes, os oligarcas.Pelo que li, parece-me que so os militares mantem intacto o espirito patriotico na Russia. Sao corruptos, nao nego, mas qual forca militar no mundo que nao tem corrupcao. Tem corrupcao no exercito britanico, tem corrupcao noas forcas armadas norte americana (lembro me de um livro que li sobree um mafioso de New York, que usava avioes das Forcas Aerea Norte Americana para transportar heroina de Burma para os EUA, durante a guerra do Vietnam.E tem corrupcao no exercito brasileiro. Lembro-me de um major que foi transferido para Unidade Militar onde servia, na decada de 1960, por que era corrupto e ele servia no Ministerio do Exercito. Servi numa
        unidade militar que construia uma rodovia federal e la a corrupcao campeava. Mas existia militar patriota e que nao era corrupto. Quanto imprensa sendo censurada, existe diferente formas de censura. No Ocidente, pode nao haver censura, como existe na Russia, mas a imprensa segue ordens dos poderes estabelecidos e se transformaram em orgao de propaganda. Por isso ela esta desacreditada e cresce o numero de gente que hoje procura informacao no internet, na chamada imprensa alternativa

    • “O projeto neoconservador de desmembrar a Rússia em vários países pequenos continua em andamento”

      A Ucrânia não fazia parte da Rússia.
      E não existe plano nenhum para desmembrar a Rússia em vários pequenos países.
      Ao contrário a EU estava cooperando com os russos, até eles inventarem que tinham o direito de intervir em uma nação soberana.

      • Ucrania fazia parte da Uniao Sovietica que foi desmembrada e extinta. Agora chegou a hora da Russia ser desmembrada. Nao existe plano nenhum? Porventura leu GEOSTRATEGY FOR EURASIA, escrito em 1977 por Brzezinsky que fala em dividir Russia em 3 Republicas, ou Memoirs of a Secretary of state, de Robert M Gate, que comenta sobre o plano de Dick Cheney de desmembrar Russia. Brzezinsky, que foi mentor intelectual de Obama quando este era estudante universitario e hoje o intelectual que coordena a politica externa dos EUA. Muitos dos neoconservadores que ocupam postos na administracao de Obama foram estudantes de Bzerzinsky.

  9. Ate o dia de hoje os EUA sempre fomentaram tudo e jamais haviam sido atacados so que desta vez o buraco é mais embaixo.
    A hora que os confrontos se alastrare a Russia n~]ao aguentara ver civis ainda mais de descendencia Russa serem trucidados e entrara na Ucrania.
    Ai eu quero ver se os EUA querem mesmo a guerra ou se acovardarão e farão como sempre fizeram,impondo sanções comerciais e economicas ate que o alvo esteja debilitado e sucateado para tomarem coragem e atacarem.
    Para mim não existe governo e sistema mais covarde e traiçoeiro que os Estados Unidos da America.Eles são para o mundo hoje o que foram os Nazistas nas decadas de 30,40.

    • Quanta irrealidade.
      São o sistema democrático e capitalista meritocrático que permitem nós estarmos aqui criticando a todos.
      E quem defendeu justamente esse sistema de modo de vida frente as turbas de mafiosos de toda laia, travestidos de sistemas políticos: nazistas e comunistas, no século passado, foi justamente o EUA.
      Negar isso no mínimo é falta de raciocínio.

      Mas estamos abertos a um sistema melhor que o democrático e o capitalista, o problema é apenas um… já foi inventado?

      E sobre os malvadus americanos… e seu sistema capitalista malvadus… Por que eles não salvam a tradicional revista TIMES que está quebrada, já que ela percorre o mundo todo cheia de americanismo? Por que não salvaram a McDonnell Douglas tradicional fabricante de jatos?
      Porque para eles quem manda é o mercado e não a caneta do dirigente ou do partido.
      Que coisa né?

      Mas chineses e russos sabem muito de capitalismo e democracia para ensinarem aos outros. Vai esperando..

      • O mil novecentos e molequinho te serve como justificativa eterna não é mesmo kkkk Voce mesmo se mostra paralisado no seculo passado kkkk;
        Upgradezinho ai vai bem heim kkkk

    • “Ai eu quero ver se os EUA querem mesmo a guerra ou se acovardarão e farão como sempre fizeram”

      Além dos russos só terem coragem de invadir países fracos como Afeganistão, Chechênia e Geórgia ainda conseguem ser surrados.
      Quando é que a Rússia invadiu uma potência para os fãs criticarem os EUA. Nunca

      E no momento, os únicos que parecem estar se acovardando são russos, já se rebaixaram em pedir ajuda aos EUA. Pelo jeito já estão com medo de enfrentar uma guerra de verdade.

      Pode ser que vençam fácil, mas se os ucranianos adotarem uma guerra de guerrilha assimétrica os russos terão de invadir áreas urbanas e bater de porta em porta, daí todo mundo já sabe o que acontece.

      Se para os americanos, com muito mais tecnologia e treinamento, já é difícil, imaginem como seria para os adolescentes russos usando lanternas de infravermelho e blindados da década de 70.

      • Voce ve o mundo de cabeça pra baixo tal qual é apresentado aos telespectadores Americanos so que eles se tocaram e voce continua encantado kkkkkk

      • Qual exército mais poderoso que o Iraque de 1991 a Rússia enfrentou até hoje?

        Qual país mais bem armado que o Vietnam do Norte os russos enfrentaram até hoje?

        A Rússia só enfrenta poodles mortos.

        Segundo você, os russos eram guerreiros, preparados para a invadir a Ucrânia a qualquer hora. Agora, depois de toda a arrogância, estão como de costume, pedindo ajuda para os americanos! Quer humilhação maior do que essa.

        Se invadirem a Ucrânia muitos serão Spetsnaz e VDVs bem treinados que se sairão muito bem em combate, mas o resto serão adolescentes espancados e estuprados pelos comandantes sem moral nenhuma para combater.

        Na Rússia, existe até uma associação de mães tentando evitar que seus filhos cumpram serviço militar por causa dos abusos e estupros cometidos pelos comandantes.
        O mais engraçado disso é o Putin cria leis contra o homossexualismo enquanto boa parte de seus soldados sofrem abusos físicos e sexuais sendo até são estuprados dentro dos quartéis.

        E fique sabendo a imprensa americana é dez vezes mais livre que a russa e muito mais confiável. Ao contrário dos russos, jornalistas americanos não são presos por criticar o governo, e é graças a eles que a opinião pública americana cobrou a retirada do Vietnam e da guerra do Iraque.

        Você continua errado…

        Até hoje me lembro da imagem de tropas de elite russas capturadas pelos chechenos em 1992. Todos emparedados bem quietinhos.

        Você torce por uma guerra com milhares de mortes só pq eles vivem no mundo real e não concordam com você, cara.

        Estás errado como todo mundo já te disse.
        A verdade é que você conhece muito pouco sobre a Rússia e suas forças armadas.

Comentários não permitidos.