Categories
Conflitos Destaques Geopolítica Sistemas de Armas

Japão estaciona tropas e radar em Yonaguni e tensão com China cresce

Ilha de Yunaguni

Japão está enviando cem soldados e um radar a uma ilha tropical na costa de Taiwan, seu posto militar no extremo oeste.

Esta manobra pode irritar a China em um momento no qual os laços das maiores economias da Ásia já estão prejudicados por uma disputa por ilhas próximas que os dois países reclamam como suas.

O ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera, irá inaugurar no sábado uma estação de observação militar em Yonaguni, lar de 1.500 pessoas a 150 quilômetros das polêmicas ilhas.

A mini-militarização de Yonaguni – agora defendida por dois policiais – é parte de um plano de longo prazo para aprimorar a defesa e a vigilância da fronteira mais remota do Japão.

A seta verde marca a posição geográfica da ilha de Yunaguni bem ao lado da ilha de Taiwan.

A construção da base na ilha, muito mais próxima da China do que outras ilhas japonesas, pode ampliar o monitoramento do Japão do território chinês e rastrear navios e aeronaves chineses sobrevoando as ilhas em disputa, chamadas de Senkaku pelo Japão e Diaoyu pela China.

“Decidimos mobiizar uma Força de Auto-defesa de Terra na ilha Yonaguni como parte de nosso esforço para reforçar a vigilância sobre a região sudoeste”, disse Onodera esta semana. “Estamos firmemente determinados a proteger a ilha Yonaguni, parte do precioso território japonês”.

A localidade de 30 quilômetros quadrados – conhecia por seu forte licor de arroz, pelo gado, pela cana de açúcar e pelos locais de mergulho – pode parecer um lugar improvável para o primeiro-ministro Shinzo Abe mandar tropas.

REUTERS

Fonte: Terra

13 replies on “Japão estaciona tropas e radar em Yonaguni e tensão com China cresce”

Torço p q ñ eskente ainda essa escalada no mar da China, afinal, a China de hj é bem diferente da de ontem, e os japonesess ñ devem tentar descobrir isso.Vai ser extrema/ dramatico p os nipos…Sds.

PÉ DE CÃOsays:

a ilha sendo japonesa o japao tem o direito de fazer isso sim !!
Nao seria correto se fosse nas ilhas em disputa com os chineses!!!
igual aqui na ilhas malvinas que estão em disputa o correto é nao ter militarização
a china deve ter varias ilhotas mais perto do japao também
tudo que sobe desce !!!

isso é para o brasileiros aprenderem que tem gente disputando ilhas no mundo !!!! mostra a corrida por recursos minerais leva a disputas
essa disputa acontecem até em países bem preparados os que nao tiveram em pronto emprego !!! virarão países escravos

Quais brasileiros $ os iguais a vc ja se preparam para abrir as nadegas para os chineses ,kkkkkk,vc ,o cabeça de panela,rafrutinha , sao umas fanboys ,voluntarias para se sacrificar pela patria,kkkk ,ja escolheram a roupitcha ,kkkkkkk

HMS_TIRELESSsays:

Não se esqueça do Natimorto também…..rs!

Blue Eyes, Na Resistênciasays:

Vc tem razão… eu acho o cúmulo ter que dividir a existência com seres que como vc, vieram nesse mundo apenas para ocupar espaço e vomitar estultices… é duro ter que dividir meu Mac Feliz com vc… se um dia precisarmos lutar por um sanduba, a guerra vai ser total… por isso que estou me preparando para detonar tranqueiras… já comprei um moedor para caras de pau… 🙂

PÉ DE CÃOsays:

alguns estão considerendo o japao um aliado americano acorda !! não é aliado é um BOI de piranha !!!
e o moderador pediu para eu e o maluco pegar leve com esses PERRECOS rsrs eu até que fiquei na minha mas eles gostam de serem zoados !!!!
o teropodre indigente intelectual rsrs
o hms tiraleite confirmado agente sionista rsrs fraco demais precisa comprar revistinha para poder escrever sem ser zoado rsrs puxa saco de editor de revista rsrs
zoinho catarrento e catarata esse aloprou a muito tempo procura o che guevara até debaixo da cama dele

mas os três querem um interventor americano yanke governando o brasil !!
vira latas sarnentos ,são os puro REMELAS

Pra mim o Japão ganha defendendo sua costa e território marítimo e brigando por outros meios com a China, pois se entrar em confronto direto, será um alvo de uma nuvem de mísseis balísticos, e algo me diz que a China não teria misericórdia de esperar uma esquadra americana chegar pra ajudar, pelo contrário, iriam tentar esmagar o Japão antes que pudesse ter uma retaliação americana.

Nao se esqueça, O IMPERIO DOS QUATOS ELEMENTOS ja,digo ja ,possuem meios de realizar uma intervençao em qualquer parte do globo em apenas 2 horinhas ,o tempinho que as vedetes levariam para se maquiar e vestir as roupinhas de gueixa ,kkkkkk

Não sei não Teropode, estamos falando da segunda maior potência militar da Ásia, uma das poucas nações que possui mísseis de altíssima velocidade, entre outros, e o pior…a China ainda é um mistério, não se posicionou em nada ainda, podemos tomar um susto, pois qualquer coisa se espera de uma nação que está se armando até os dentes. Sds

Blue Eyes, Na Resistênciasays:

ARC, nessa história, a China só tem a perder… depende TOTALMENTE do ocidente… seis meses de embargo e tchau China…

Caro Blue Eyes… lanço um outro questionamento… seis meses de embargo na China e …. tchau… mundo!! rsrs
Quero ver na atualidade quem tem peito pra bater de frente com os chineses… se “doarem” os títulos da dívida pública americana quebrariam os EUA em um único dia! O mundo está (infelizmente) todo atrelado hoje e os chineses estão comprando ou se associando em tudo…. o Brasil já está caindo de pato na área de petróleo, pecuária, entre outros…..
Abraço,

Blue Eyes, Na Resistênciasays:

Meu caro, já disse aqui anteriormente: QUEM VAI SER O OFICIAL DE JUSTIÇA QUE IRÁ EXECUTAR OS USA ???… os russos ???… rsrsrsrsrssrs… se os yankes derem um cano nos chinas, eles nada poderão fazer, até porque eles possuem títulos do governo americano e esses títulos não são ao portador… são numerados… rsrsrsrsrsrsrs… os chinas tem é que rezar para que a América continue pagando ao menos o juros… os USA não precisam da China para NADA… agora, se nossos PETRALHAS estão nos vendendo aos chinas, ai é outra história… então há cabimento naquilo que os almirantes da marinha disseram, que os chinas estão se armando para cobrarem depois suas aquisições… e o tal pré-sal é deles… depois que os PETRALHAS afundaram a PETROBRAS, tamos devendo até as calcinhas para os chinas… tá na hora de aumentarmos a qntidade de misseis matadores e até desenvolvermos um para 1000 milhas náuticas… os chinas tão vindo ai… saudações…

ARC,

teropode,

O Japão não precisa esperar. Os americanos já estão lá… Salvo engano, além das bases em terra, pelo menos um NAe com suas escoltas está sempre baseado no Japão.

O país é o principal aliado dos EUA naquela parte de mundo. É certo que os japoneses estão dentro do perímetro proteção absoluta dos EUA. Se os chineses lançarem um ataque ao Japão, haverão retaliações ( e não serão somente no campo diplomático… ). Até mesmo porque, se os chineses lançarem uma ofensiva, correm o risco de acertar tropas americanas no processo…

Outro ponto: as forças chinesas ainda estão em um processo de modernização de seus meios. Em termos qualitativos, a balança ainda pende a favor dos japoneses. A força de defesa marítima do Japão é a mais bem equipada do Pacífico ( depois da USN ), e sua força de defesa aérea é bastante respeitável, sendo detentora de uns 200 Eagle e outros meios bastante avançados, e em boa quantidade.

A bem da verdade, os japoneses somente não tem armas nucleares porque os próprios se impediram de te-las. Contudo, um recrudescimento das atitudes chinesas pode muito bem desencadear um processo de nuclearização daquela região. Coréia do Sul, Taiwan e Japão já provaram que possuem as condições para tal. Basta um empurrão…

Comments are closed.