A pirâmide no meio do nada construída para evitar o fim do mundo

piramide-fim-mundo-2-923x745 (1)

Por: Geoff Manaugh, 14 de abril de 2014

O Programa de Salvaguarda foi desenvolvido na década de 1960 para derrubar mísseis balísticos intercontinentais da Rússia. Construído a um custo de US$ 6 bilhões em Nekoma, Dakota do Norte, o local era um enorme complexo… com um gigante sistema de radar em forma de pirâmide, e dezenas de silos para lançar mísseis com ogivas termonucleares.

No entanto, devido ao seu custo, e a preocupações com a eficácia e com o risco de detonar uma bomba nuclear no Canadá, o programa foi encerrado. Hoje, ele é um esqueleto militar-industrial no meio do nada, ou, nas palavras de um escritor, “um monumento ao medo e à ignorância do homem”.

Uma enorme pirâmide no meio do nada tenta prevenir o fim do mundo usando um radar. Uma forma geométrica abstrata sob o céu, sem uma pessoa à vista. Poderia ser a cena de abertura em um filme apocalíptico de ficção científica, mas na verdade é uma estrutura real do Exército dos EUA.

A Biblioteca do Congresso americano tem um conjunto extraordinário de imagens que documentam o Stanley R. Mickelsen Safeguard Complex – próximo à fronteira dos EUA com o Canadá – mostrando-o em vários estados de construção e conclusão. E as fotos são impressionantes.

Elas foram tiradas pelo fotógrafo Benjamin Halpern, a serviço do governo americano, e mostram a pirâmide central – ou obelisco, monumento, megaestrutura – que servia para monitorar e abater mísseis na área. Como uma mistura de Gizé e o olho de Sauron, ela olha para todas as direções com seus círculos brancos que tudo veem, buscando objetos invisíveis no ar.

A pirâmide fazia parte do sistema antimísseis dos EUA: seu radar ficaria de olho em mísseis vindos da Rússia para derrubá-los no céu. Ela foi construída durante oito anos, porém funcionou por pouquíssimo tempo, até ser desativada.

Nos documentos, a localização da pirâmide é descrita de forma um tanto absurda: “a nordeste da Estrada Tática; a sudeste da Estrada Tática do Sul”. Como eu disse, ela fica no meio do nada.

É curioso que a pirâmide inacabada seja semelhante também à imagem presente nas notas de dólar, com o Grande Selo dos EUA e seu Olho da Providência que tudo vê.

Para ler toda a matéria acesse a fonte

 Fonte: Gizmodo Brasil 

4 Comentários

  1. “…com o risco de detonar uma bomba nuclear no Canadá, o programa foi encerrado.”

    Até hoje não deixo de me surpreender com as coisas construídas durante a guerra fria e que, ao fim das contas, afetariam muito menos a URSS e os EUA do que outros países.

  2. na verdade os estados unidos ao querer enfrentar a russia a china a coreia do norte ,a mexer no afeganistao matando civis com dorones
    na verdade os estados unidos vao mandar a humanidade para o tempo DAS PIRAMIDES rsrsrs é apenas isso ,olho que ve !!!! rsrsr chega ser jocoso !!
    o avião da malasia sumiu na NEBLINA rsrs e cade radar de qualquer nação do mundo ,cade os satélites de todas as regiões que dizem ser os melhores do universo
    nenhum pais sabe para onde foi aonde caiu e o que aconteceu ,por isso e por outras esse papo ,que se tiver uma guerra nuclear esses sistemas vao funcionar
    tanto de um lado para o outro passaria vários ,de todos os lados
    e em caso de um guerra atômica ,como foi na segunda grande guerra fomos atacados pelos dois lados tanto os alemães afundaram navios brasileiros como os gringos afundaram também ,um dia essa historia sera confirmada !!! como foi no caso da operação condor !!!!,

  3. “Como uma mistura de Gizé e o olho de Sauron, ela olha para todas as direções com seus círculos brancos que tudo veem, buscando objetos invisíveis no ar.” eu ri rsrs

  4. No entanto, devido ao seu custo, e a preocupações com a eficácia e com o risco de detonar uma bomba nuclear no Canadá, o programa foi encerrado. Hoje, ele é um esqueleto militar-industrial no meio do nada, ou, nas palavras de um escritor, “um monumento ao medo e à ignorância do homem”. ===== Perfeito, é exata/ isso.E o a grana poderia estar sendo aplicad em algo melhor p td ..Sds.

Comentários não permitidos.