Defesa & Geopolítica

Brasil pagou R$ 36 bi por caças que podem ser monitorados pela NSA

Posted by

fab-gripen_ng_-_br22

Escândalo na Suíça denunciou que a tecnologia de rádio dos caças Gripen, comprados pelo governo brasileiro em dezembro passado, detém “certificado de tecnologia” americana da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA).

O sistema de rádio, desenvolvido pela empresa Rockwell Collins, permite o monitoramento de toda comunicação e até das imagens capturadas pelos caças suecos.

Como o Brasil, a Suíça vai comprar os caças Gripen, da Saab, que terceirizou o sistema de comunicação à americana Rockwell Collins.

Até o ano passado, uma empresa suíça era a responsável pelo sistema de comunicação do Gripen, mas foi substituída pela Rockwell Collins.

De acordo com denúncia do jornal suíço Tages Anzeiger, a tecnologia de comunicação pode até ser desligada por completo, remotamente.

Parlamentares suíços já pediram que o Ministério da Defesa de lá explique o caso e dê “transparência total” à compra de caças Gripen.

Fonte: Diário do Poder via Defesa Aérea & Naval (DAN) 

25 Comments

  1. NovoBrazuk says:

    Depois dizem que é lenda essa história de avião chipado e desligado remotamente, mas enfim poderíamos além de ter um caça chipado ele seria velhaco,banguela e míope.
    Não duvidem que com o Dassault seria o mesmo ecom F/A-18 seria muito pior.
    Nosso gap tecnológico é gigantesco e não resolveremos isso da noite para o dia e só com muuuuuita pesquisa e desenvolvimento seremos auto suficientes em matéria de defesa.
    O Japão compra armas se sistemas ocidentais mas tudo é montado e aperfeiçoado localmente e o governo faz a parte dele comprando da indústria local e por sua vez a indústria faz a parte dela diversificando suas atividades para o mercado civil, já citei aqui diversas vezes a Mitsubishi como exemplo façam uma pesquisa preguiçosa no Wikipedia e vejam por si mesmos.Só assim conseguiremos set auto suficientes e independentes tecnologicamente.

  2. PÉ DE CÃO says:

    primeiramente o brasil não pagou nada de nada ainda e quando for pagar sera na PEDALADA e só vai começar quando o ultimo gripen chegar
    e sobre 36 bi acho que os valores não são esses!!!
    já estão querendo queimar o filme pois é época de eleição ,o problema do brasil é uma par de reserva querendo maquina do tempo para a marinha raio desintegrador para o exercito ,e roupa de invisibilidade para a aeronaltica desse jeito essa suposta direita lutaria ao lado do brasil
    de qualquer outra forma essa suposta direita fica de quatro com a calcinha arriada a comendo mac donald e engordando

  3. Lucas Senna says:

    Tem coisas que nunca mudam: jornalista não especializado só fala merda sempre que entram no assunto Ciência e Tecnologia ou defesa.

    • 1maluquinho says:

      Não é nem que falam so merdas meu caros são pagos para isso e fazem o jogo de quem lhes pagam.

  4. Carl_Carl says:

    36 bilhões de reais??? a denuncia do radio até pode ser verdadeira,
    mas esse valor é uma mentira absurda.

  5. BARCA says:

    Caramba,o cara fumou tomas,bebeu redbull por 12h,e ainda tomou um chá de alcool com querozene e 200 pílulas de viagra.36 BI, de de onde esse cara tirou isso.
    Sem comentários,o cara é louco,quanto aos sistemas da Rockwell,essa empresa é uma parceira antiga do Brasil,uma empresa de respeito,conciente de suas obrigações e responsabilidades,se a NSA quiser quebrar as comunicações terá que ter um caça próprio pra guerra eletrônica,segundo qualquer sistema pode ser quebrado,os ingleses na Segunda Guerra,não descobriram como quebra os códigos da máquina enigma Alemã,NÃO EXISTE SISTEMA FEITO NO OCIDENTE QUE NÃO SEJA 100% PASSIVEL DE SER JAMEADO,PARA REDUZIR OS RISCOS CONTRA A NSA,o Gripente teria que comprar sistemas do Homem mais Sex da Rússia e super heroi do maluquinho,o Mister Putin,poucos sabem mas em matéria de jamear,quebrar criptografia os russos estão a frente de todos,inclusive dos americanos.Eles tem grandes cientistas,matemáticos,e Hackers.

    Adoraria ver o Brasil comprando brinquedos russos de jameamento,se o Irã pegou um UAV RQ-170,com equipamentos russos,imagina o Brasil na posse desses equipamentos e selecionando alguns picaretas e bandidos patriotas,seriamos invencíveis…rsrs.

  6. CAPA PRETA says:

    A matéria e tão ruim, que não são 36 bi, na realidade são 4;5 bi por 36 caças.
    Segundo que sistema de comunicações pode ser trocado, desde o projeto ou ate mesmo durante a vida útil do caça.

  7. stadeu says:

    Tudo bem que qualquer sistema pode quebrado, mas esse do gripe está CERTIFICADO pela NSA , e tem mais, o do KC 390, S Tucano e outros também estão , e como disse o colega, o gripe é chipado e fracote mesmo.

    • stadeu says:

      Falar nisso kadê os pai de santo adivinhão propagandista dessa criança xipada kkkk
      só falava em sigilo pra lá não divulgado pra cá …su-35 secreto … kkkkk … aí vem esse gripe que só a NSA não acha secreto kkkk ….

  8. Isso ñ é lenda urbana e mt menos teoria da conspiração, já q o assunto está sobre investigação policial interna na Suíça, se fosse públicada aki seria uma informação plantada p reverter esse acordo…Olho vivo pq cavalo ñ sobre escada,estão avisados.Invesguem, façam testes e td essas coisa p ñ cairmos na ratoeira,p ontem..Quem viver verá.Sds.

  9. ARC says:

    Nossa que caça caro, era melhor comprar uma falange de F—35 kkkkkkkkkkkk

  10. 1maluquinho says:

    E jogaram o toucinho e os cães ja se mordem kkkkkk
    A associação que temos com Suecos vai alem de compra de equipamento e transferencia de tecnologia.
    Entra ano sai ano e a maioria de voces permanece estacionada incapaz de perceberem que adentramos UM PROGRAMA DE COMPARTILHAMENTO.
    O Gripen NG tera apenas a principio o motor-turbina GE e mais um item tolo de origem Israelense.E vem ai o motor-turbina Sueco não o aprimoramento do GE mas proprio motor-turbina.
    Que Suiços se rasguem com essa balbozeira de radio chipado.
    Não existe a menor chance de qualquer kaozada vir embassar a associação Suecia-Brasil que ja estava decidida desde 2012.
    Aguardem.teremos um caça zero bala totalmente hitec que ja é tido como o mais moderno e mais avançado 4.5G.
    Se vier a acorrer algo sobrenatural que embasse o Gripen NG no Brasil o plano B ja esta sacramentado SU35 concessionado e 5G nacional.
    Então simpatizantes de Franceses e Americanos tirem os cavalinhos da chuva pois irão ficarem com pneumonia.

  11. 1maluquinho says:

    Eu ja citei isso aqui a anos atraz e vou citar de novo.
    Levamos mais de dez anos para fecharmos a compra do SIMPAM-SIVAM houve tantas coisas.Espionagem,pressão politica,grupos e governos se chocando.
    Quando da inauguração do primeiro modulo a cerimonia era mostrada pela TV Embratel.Os reporteres todos colocados a uma distancia consideravel a qual não permitia que fosse captado nada do que se falava.Mas um microfone canhão direcional de alta sensibilidade captou conversação em baixo volume.
    O então presidente FHC perguntou ao responsavel para explicar-lhe o sistema:
    FHC – mas eles não podem ….
    Funcionario – Amanhã mesmo todos os codigos estarão trocados.
    FHC – ãn…e essas areas negras na tela?
    Funcionario – Não,isso é outra coisa.
    FHC – ãn…
    As negociações foram demoradas e complexas por envolverem não so o sistema,a tecnologia mas os codigos da mesma e ate outras coisas referentes a outras areas.Ate hoje os fornecedores respondem na justiça Americana ações impetradas pelo governo Americano pelo que nos repassaram.
    Pois bem.Agora não apenas compramos caças novos e suas tecnologias mas adentramos num programa de compartilhamento.A grana deve ser bem alta e tudo o contido extrapolar o conhecido e divulgado.
    A COMPAC é um orgão serio e minucioso.
    Hoje desenvolvemos tecnologias nas areas de monitoramento,segurança e defesa com o que adiquirimos na compra do SIPAM-SIVAM pois desenvolvemos encima o que não seria possivel se apenas tivessemos comprado material.Muitas de nossas empresas se beneficiaram com tudo isso a propria EDS não existiria hoje se não fosse o adiquirido.
    Tenham uma certeza.Se o COMPAC,os tecnicos e pilotos da FAB sinalizaram desde 2012 ser o Gripen NG o melhor pacote tecno-industrial ao brasil é porque ele é e não tem implantador de fermento Fariseu nenhum que vai nos provar o contrario.

  12. _RR_ says:

    Amigos,

    Até onde sei, sistemas de comunicação seguros não são tão simples de serem grampeados… Primeiramente, porque tem que se ter a frequência específica na qual se transmite. E mesmo que se tenha a frequência da transmissão, não se pode simplesmente ouvir o que se fala sem saber a codificação exata na qual se transmite a informação. E, pelo que sei, os códigos podem ter combinações diferentes para cada dígito de informação e que podem ser alteradas a gosto, assim como a frequência, que pode ser modificada livremente pelo sistema durante a própria transmissão ( salto de frequência ). Por tanto, a coisa é mais complexa do que parece… O receptor “espião” tem que estar dotado da mesma série de frequências e da mesma codificação que são utilizadas no momento específico da transmissão para saber o que se fala. E se a transmissão contemplar dados específicos para um hardware em específico, então termina que mesmo que se consiga interceptar a informação, ela não poderá ser traduzida em algo útil…

    Ademais, a proposta do NG para o Brasil contempla desenvolvimento de software e hardware específico para a integração de sistemas, incluindo um link próprio de transmissão de dados. Na verdade, o link BR 2, de concepção nacional e que está em fase adiantada de desenvolvimento, visa justamente a troca de dados exclusiva e segura unicamente para o Brasil. E certamente o NG será dotado desse sistema. Aliás, um dos parâmetros de concepção do Gripen é justamente a capacidade de aceitar itens de diversas procedências.

    Quanto a sistemas específicos de radio, praticamente toda a frota brasileira modernizada e que se pretende por em operação nos próximos anos, utiliza/utilizará produtos da Rohde & Swarchz ( uma empresa com sede na Alemanha ). Por tanto, por questões de padronização, não faria o menor sentido o Gripen NG para o Brasil ser dotado de um sistema Rockwell…

    A rigor, qualquer aeronave pode ter o seu equipamento de comunicação e transmissão de dados customizado a gosto do cliente…

    Existem, evidentemente, meios de se interferir na transmissão direta de sinais, que ocorre em VHF/UHF. Contudo, existe a necessidade de sistemas com uma enorme potência para se fazer isso; coisa que, salvo engano, somente americanos e russos possuem hoje… E mesmo assim, ao faze-lo, correm risco de interferir em suas própria comunicações…

    • 1maluquinho says:

      sem falar do uso de banda corrida ai teria que ter a mesma sequencia e velocidade e discriptografar e decodificar.Mesmo tendo tudo isso quando obtivesse algum resultado o mesmo certamente ja não serviria de mais nada.

  13. Se, no todo que é o projeto de um caça moderno, nós não formos capazes de produzir e substituir um simples aparato de comunicação… melhor admitir que estamos fu*&dos mesmo! Por mais moderno que seja, é um Rádio… certamente nossos engenheiros militares dever ser capazes de solver este problema!

    Ainda assim, a compra e o desenvolvimento do caça vão nos capacitar para mais de “rádios”… e acho que é por isso que querem (“eles” kkk) sabotar ainda este projeto!

    Em tempo, quando na Marinha, tudo que o Ticonderoga precisava fazer para suprimir a nossa apresentação radar era alimentar seus radares… não precisava sequer irradiar! E quando colocavam os equipamentos para funcionar, poderiam suprimir qualquer setor da nossa “apresentação” com muita facilidade.

    Ainda assim, um certo comandante, num exercício conjunto, a lá “Rambo” ou “MacGiver”, deu cabo de vários “vazos” americanos com uma das nossas “Fragatas de Papel”, deixando-os de queixo caído.

    Ao que me consta nossos pilotos também já deixaram alguns “estrangeiros” com a bexiga solta, em alguns exercícios por aí! 🙂

    Já na minha época havia grande evasão de oficiais… eu mesmo saí quando, entre outras razões, me dei conta que um gari, ou motorista de ônibus, ganhava mais que eu, como especialista em Armas Submarinas, e sujeito aos rigores e perigos da vida militar.

    Tudo isso é um “sistema”. É preciso investir em homens, equipamentos, e uma pátria que valha a pena ser defendida… caso contrário ainda faremos o deprezível exercício de jogar pérolas aos porcos (ou dinheiro no lixo) por muitas gerações.

    Nossa maior guerra hoje é Cultural… é fazer com que patriotismo seja um batimento cardíaco, e não algo pra se dizer quando alguém fala sobre carnaval ou futebol, praia e bundas.

    Como disse o Rambo (personagem fictício mas gente muito boa): A gente só quer que ele (o país) ame a gente, tanto quanto a gente ama ele!”

    Abração galera!

    • ViventtBR says:

      Um palpite… será que o comandante da nossa fragata de papel, mandou desligarem todos os sistemas irradiantes, e ficou com uma antena receptora direcional de rádio procurando a direção das naves americanas?

      Para então fazer uma aproximação para exocet além horizonte, dispare e esqueça, colocando uma posição e direção aproximada do alvo, e sua identificação automática já a partir de 12km?
      Isso tudo com nossa fragata de papel a cerca de 50km de distância.

      Se estou totalmente errado me corrijam.

  14. Tá, + como explicar q código criptografados cai sempre em mãos de simples Hackes/crahs ?Imaginem , então td um sistema voltado p isso e c cópias do c´digo fonte…lembrem-se do Ecxot dos Argentinos…Torço p q seja mera balela minha e dos outros…Sds.

    • 1maluquinho says:

      é diferente meu caro

  15. Blue Eyes, Na Resistência says:

    rsrsrsrsrsrsrsrsrs… esse FX-2 é uma piada… mais piada são seus defensores… assim é toda “ação” PETRALHA… cagada em cima de cagada… E A PETROBRAS ???… tá fedendo… e a ogra, assim como o molusco, diz que nada sabia… 🙂

    • 1maluquinho says:

      Piada é pessoas como voce que defendem o capaxismo,a depéndencia e o condicionamento do Brasil a sugadores estrangeiros.
      Meu camarada voce não tem vergonha na cara de defender os interesses dos EUA sobre o brasil não?
      Assim como sou contra os comunalhas que tiram dos Brasileiros para darem a Narco-Latrinos eu tambem sou contra a todo aquele que se comporta como um verdadeiro espião Yankee contra os interesses do Brasil e dos Brasileiros.
      Comprometimento com o Brasil voce tem nenhum ate duvido que voce algum dia jurou bandeira e que desconhece o que é patriotismo.

      • Blue Eyes, Na Resistência says:

        Tirando suas histerias, o que tem a ver o que eu disse com “interesses dos EUA sobre o brasil” ???… comece a tomar seu remédios… tá ficando descontrolado… me mostre onde eu defendi “os interesses dos americanos” no comentário acima… ataque gratuito e desproporcional… coisa de maluco… e Brasil se escreve com B… saudações…

      • 1maluquinho says:

        Apesar de ter adaptado suas taticas retoricas continuas não passando de um colaborador de Yankees.

      • Blue Eyes, Na Resistência says:

        E vc dos russos… rsrsrsrs… tamos quites… Touché…

      • Blue Eyes, Na Resistência says:

        Em tempo: vc se doeu pela ogra ou pelo molusco, caro melancia petista ???… rsrsrsrsrs… pelo rombo praticado por eles na PETROBRAS é que não foi…

shared on wplocker.com