NSA capta dados de cabos submarinos entre Europa e Ásia

Reportagem da revista alemã “Spiegel” denuncia que a Agência de Segurança Nacional dos EUA obteve dados sobre as maiores redes de comunicação entre a Europa e o Oriente.

O sistema de cabos – na maior parte, submarinos – SEA-ME-WE-4 tem 18 mil quilômetros de extensão. Completado em dezembro de 2005, ele se tornou o principal meio de conexão para internet e telefonia entre a Ásia e a Europa.

De acordo com uma reportagem da revista alemã Spiegel, a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) teria conseguido obter informações sobre o gerenciamento da rede do sistema.

Segundo a reportagem, o Departamento de Operações Customizadas (Tailored Access Operations) da NSA teria conseguido penetrar no site do consórcio que opera a rede e obter dados sobre a infraestrutura técnica do sistema de cabos. Os especialistas da agência americana estariam de posse de informações sobre uma “parte significativa” do sistema, publicou o semanário em sua mais recente edição.

Apenas um passo inicial

O sistema SEA-ME-WE-4 de cabos submarinos vai da cidade portuária de Marselha, na França, através do Mediterrâneo até o norte da África, passa então pelos países do Golfo até chegar ao Paquistão, Índia, Cingapura, Malásia e Tailândia. Ao longo do percurso existem 17 pontos de conexão onde os dados associados a cada região são conectados com o continente e a informação é ao mesmo tempo transmitida e recebida das redes locais.

O nome do sistema é composto das siglas em inglês das regiões de destino e de tráfego da rede: o Sudeste Asiático (em inglês: Southeast Asia – SEA), Oriente Médio (Middle East – ME) e Europa Ocidental (Western Europe – WE). Um total de 16 operadoras de telecomunicações compõe o consórcio que administra o sistema. Entre estas, a francesa Orange, a Telecom Itália e a indiana Tata Communications.

Segundo a reportagem da Spiegel, a obtenção das informações internas sobre o sistema pela NSA é apenas o primeiro passo. “Futuras operações estão sendo planejadas para a obtenção de informações adicionais sobre este e outros sistemas de cabos”, afirmou a revista.

Tática repetida

Entre as revelações feitas pelo ex-consultor da NSA, Edward Snowden, consta uma denúncia de que a NSA compartilha informações com outras agências de inteligência – como a GCHQ do Reino Unido – obtidas de dados de conexões transatlânticas da rede de cabos SEA-ME-WE-3, de 39 mil quilômetros de extensão, que entrou em operação em 1999.

A denúncia foi divulgada na Alemanha pelo diário Süddeutsche Zeitung e pela emissora pública NDR, no final de agosto de 2013.

RC/dpa/dw

 

Fonte: DW.DE

8 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    Essa bandeira falsa da vaca-sagrada dos americanófilo de combate ao terrorismo,há muito tem se desbotou com o mofo da hipocrisia do espertalhão tio Sam !

  2. Essa bandeira falsa da vaca-sagrada dos americanófilo de combate ao terrorismo,há muito tempo se desbotou com o mofo da hipocrisia do espertalhão tio Sam !

    Responder

  3. Para quem critica o governo brasileiro e sua segurança na rede (que é fraquíssima mesmo) isso deve ser um ótimo exemplo de que de fato o governo dos EUA é criminoso e não existe forma segura de esconder informações desses bandidos. O melhor que podemos fazer é dificultar e usar da mesmas armas (roubar informações deles tb) para equilibrar o prejuízo.

  4. Quem fornece acesso ao cabo provavelmente é o governo de alguma nação que tem acesso ao mesmo… ou alguém aqui acha que eles, os yankes, foram lá e fizeram um ramal por debaixo da terra e mares e ninguém viu ou sabia ???… se fosse no Brasil da era molusco eu não duvidaria que não saberíamos mesmo… o sapo barbudo não sabe nada, não vê nada e não quer saber de nada, exceto de suas “aplicações” em gado bovino… rsrsrsrsrs… é melhor a agencia de informações brasileira procurar algum cabo que tenha sido implantado no tempo do molusco… pode ser que ele tenha sido implantado e o mesmo não tenha visto… pois como ele mesmo sempre diz: EU NÃO SEI DE NADA; EU NÃO VI NADA; TO FORA DESSA … rsrsrsrssrsrs…

  5. So mais um crime …. e dai ?? podem reclamar .. publicar e nada vai acontecer … mais nada e eterno .. os EUA pouco a pouco caminham pra um ”isolamento” …. ”’povo escolhido de Deus pra governar a Terra” … podem achar isso piada .. mais e esse tipo de ”politico” q vem ganhando espaço no EUA .. e algo perigoso .Israel de hj e os EUA de amanha .. ”meus interesses estao acima de tudo e todos.. pq sou o escolhido de deus pra governar ” … basta o Dollar deixar de ser a ”’moeda comum” no mercado q os EUA ”quebram” (n vão a falência mais vão ter q se ”enquadrar ” … o q e algo diferente _) … nada de ”’xerox” de dollar e ta tudo ok .. ta tudo certo …..o q vem ganhando força e o surgimento de uma moeda própria pro mercado financeiro (fala coragem pra nego implementar .. mas ja imaginaram q o poderia ocorrer ?? )… nada de moeda comum de algum pais ”físico” … .. q seja .nada como um dia apos o outro … se os EUA antes gozavam de um prestigio e respeito .. fatores fundamentais pro seu ”sucesso” .. como por exemplo na guerra fria .. hj .. nego se alia ao EUA ou por medo ou por falta de opção (caso da Coreia do Sul .. entre a ”cruz e espada” n e ?? ) como uma pessoal física negocia com algum ”agiota” …e o mundo se tornando mais do q ”cinza” .. quase desbotando pro ”preto” …..ta na hora do Brasil acordar né .. não há ”mocinhos’ ou aliados verdadeiro no mundo atual … tudo se resume a meros interesses ..

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. NSA capta dados de cabos submarinos entre Europa … – Plano Brasil « Media Brasil
  2. NSA capta dados de cabos submarinos entre Europa … – Plano Brasil « Mídia Global
  3. NSA capta dados de cabos submarinos entre Europa … – Plano Brasil « Mercado de Comunicações

Comentários não permitidos.