Arábia Saudita doa três bilhões de dólares ao Líbano para compra de armas a França

Rei Abdullah da Arábia Saudita e o presidente Hollande

A Arábia Saudita prometeu neste domingo doar US$ 3 bilhões ao Exército libanês para a compra de armas, no momento em que o presidente francês, François Hollande, anunciava sua disposição em “satisfazer” a demanda do Líbano por armamentos.

“O rei saudita decidiu conceder uma ajuda substancial ao Líbano, no valor de três bilhões de dólares, para que o Exército libanês possa se reforçar. As armas serão compradas da França”, anunciou o presidente libanês, Michel Sleiman.

“As armas serão compradas do Estado francês no mais curto prazo com base nas relações históricas que unem Líbano e França e na estreita cooperação militar entre os dois países”. Sleiman não precisou que tipo de armamento será adquirido na França.

“Isto permitirá ao Exército realizar sua missão” no momento em que a instituição militar enfrenta vários desafios na área de segurança. “Trata-se da ajuda mais importante na história do Líbano e do Exército libanês”, disse Sleimane, acrescentando que a questão “será objeto de discussão entre o rei Abdullah”, da Arábia Saudita, “e o presidente Hollande”.

Em visita à Arábia Saudita, Hollande disse que “tem relações com o presidente Sleimane (…) e se há demandas que nos dizem respeito, vamos satisfazê-las”. A ajuda é anunciada em um momento de convulsão no Líbano, dois dias após a morte em um atentado do ex-ministro libanês Mohamad Chatah, contrário ao regime sírio e ao Hezbollah.

Chatah foi enterrado neste domingo em Beirute, em um funeral que contou com um forte esquema de segurança e foi marcado por severas críticas ao partido xiita.

AFP

 

Fonte: Terra

 

28 Comentários

  1. ??????

    Mais ou menos como Kadafi?

    Um dia desses o Kadafi tirou fotos apertando a mao do Obama, do Berlusconi, do Sarkozy e de todo o resto da patiota falsa moralista…..

    …..

    Pois é…

    Mas como sempre:

    O PT o PT o PT

    O lula o lula o lula

  2. Interessante iniciativa dos sauditas. Faz-se necessário armar o exército libanês para o inevitável confronto com os terroristas dos Hezbollah, que constituíram um poder paralelo no país, em especial no sul.

  3. por LUCENA
    .

    .
    Com a saída gradual dos EUA naquela região,os sionista deverão comer nas mãos dos sauditas,…que fim trágico…hahahah

    • É mais fácil acontecer o inverso meu caro pastel de vento ressentido! Mas pode ficar sossegado que os EUA não irão sair do Oriente Médio, e continuarão armando e cooperando com Israel.

      • Enquanto Israel PuTenfia distribuir mensalão no Congresso dos EUA é isso mesmo que vai acontecer

        o negocio é que um dia, a rotatoria do mundo muda de eixo…

    • por LUCENA
      .
      .
      Arábia Saudita proíbe Ano Novo
      .
      .
      O Comitê para Promoção da Virtude e Prevenção do Vício (comumente chamado de polícia religiosa) da Arábia Saudita, emitiu um alerta aos cidadãos do reino, proibindo-os de celebrar o Ano Novo, de acordo com o calendário gregoriano.
      .
      O édito da comissão baseia-se em uma fatwa emitida pelos teólogos sauditas mais respeitáveis, que achavam possível celebrar o Ano Novo segundo hégira – o calendário lunar, cujo ponto zero foi a fuga de Maomé de Meca para Medina.
      .
      Os sauditas são proibidos de manifestar publicamente, em 31 de dezembro e 1 de janeiro, a alegria em conexão com o início do ano novo, e as lojas – de vender presentes e flores.
      .
      .
      (*)fonte:voz da russia

  4. O Libano e a casa da mãe joana, Israel e Siria fazem o que querem la, agora este tabuleiro acaba de ganhar outros dois jogadores.

    • Rindo de que? Israel adorou, esse dinheiro é p/ combater o poder paralelo do Hezbollah, que esta sendo fiel lacaio de seus donos, o Irã e a Síria.

    • Desculpe Carl mas o Rogério está coberto de razão aqui. E a julgar da boa acolhida que Hollande teve em Israel e do fato de Israelenses e sauditas estarem cada vez mais próximos, nãoduvido que seja um movimento coordenado.

    • Calma aí gente, estamos falando do Líbano não é?
      Então vão aí algumas razões porque Israel pode não gostar muito dessa doação.

      Líbano acusa Israel de violar resolução da ONU ao invadir espaço aéreo (04 de Maio de 2013)
      http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/libano-acusa-israel-de-violar-resolucao-da-onu-ao-invadir-espaco-aereo,0a6098cffb76e310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

      Líbano movimenta exército contra possível invasão israelense (27 DE FEVEREIRO DE 2013 )
      http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=206947

      Líbano atira contra aviões de Israel após invasão aérea (01 de junho de 2010)
      http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,libano-atira-contra-avioes-de-israel-apos-invasao-aerea,560072,0.htm

      Navio do Brasil grava 320 invasões aéreas de Israel no Líbano (6 de junho, 2012)
      http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120605_fragata_voos_libano_lk.shtml

      Líbano pede que ONU impeça invasão israelense de seu espaço aéreo (23/11/2005)
      http://www.reporternews.com.br/noticia/80658/L%EDbano-pede-que-ONU-impe%E7a-invas%E3o-israelense-de-seu-espa%E7o-a%E9reo

      Pessoal não vamos distorcer a realidade, isso não vai mudar nada, Israel sempre desafiou a soberania do Líbano e não é novidade. Esse pacote de ajuda é um aviso claro do governo Saudita para todos na região de que seus aliados tem muito a ganhar e para Israel de que eles não são a única potencia da região. Caso de dúvidas consultem os links.

      Quanto a boa acolhida que Hollande teve em Israel, pois eles que experimentem maltratar um presidente europeu…

      • Patinou, patinou e não saiu do lugar, as incursões aérea visaram o Hezbollah, a Rússia tentou doar MiG-29 e o Líbano não quis, preferiu Mi-17, pq será?? A Arabia Saudita esta bancando os rebeldes na Síria e o Hezbollah esta apoioando o Bashar al-Assad. Israel é inimigo do Hezbollah q é aliado do Irã que é inimigo da Arabia Saudita.

      • Só na sua cabeça que 3 bi vai respaldar o Libano contra Israel, se eles comprarem isso de AAA Israel vai lá e tira deles, como no Vale de
        Bekaa.

      • Tente ler os links que passei… que tal? Para começar recomendo “Líbano atira contra aviões de Israel após invasão aérea” e depois “Líbano movimenta exército contra possível invasão israelense”.
        E eu não disse nada sobre “3 bi vai respaldar o Líbano de Israel” isso é coisa sua e não minha. O que eu disse e repito é que “é um aviso claro do governo Saudita para todos na região de que seus aliados tem muito a ganhar e para Israel de que eles não são a única potencia da região”.

        E se Israel está tão juntinho da Arábia Saudita e do Líbano então porque o titulo da matéria não é; Arábia Saudita doa três bilhões de dólares ao Líbano para compra de armas a “Israel”?

        Desculpe Rogério, mas a sua logica não está correspondendo ao os fatos, lamento mas o que vc disse não faz nenhum sentido.

      • “porque o titulo da matéria não é; Arábia Saudita doa três bilhões de dólares ao Líbano para compra de armas a “Israel”?”

        A França esta contra Israel então?? França, Líbano e AS contra Israel??
        Filho põe na sua cabeça, a questão unica aí são os sunitas vs xiitas, a simples existência deles ameaça a existência da família real saudita, e o Hezbollah é xiita, patrocinado pelo Irã, a AS não vai armar xiitas aliados do Irã.

      • “. A ajuda é anunciada em um momento de convulsão no Líbano, dois dias após a morte em um atentado do ex-ministro libanês Mohamad Chatah, contrário ao regime sírio e ao Hezbollah.

        Chatah foi enterrado neste domingo em Beirute, em um funeral que contou com um forte esquema de segurança e foi marcado por severas críticas ao partido xiita.”

        Ainda precisa do desenho???

  5. Claro, a Arabia Saudita, que só consegui comprar F-15SA com apoio de Israel, pq se Israel vetasse eles não conseguiriam, agora tá mandando recado contra Israel, kkkkk

    Pq não deram para os palestinos então ?? Como fez a Turquia.

    Quanto a lógica, me responda, qual os 2 países no OM que + querem um ataque contra o Irã, para obriga-lo a cessar c/ suas ambições nucleares?? Qual o país no OM financia e recrutou mercenários contra a Síria?? E qual organização/partido do Líbano luta contra os mercenários da AS ??? Qual organização/partido luta contra Israel no sul do Líbano? Se vc não entende q AS e Israel tem 2 inimigos em comum, Hezbollah e Irã, e coordenando ações contra eles, então paciência, nem desenhando vai dar.

    • Se depois de tudo que eu disse vc insiste então também posso dizer que “nem desenhando vai dar”. Mas claro que essas armas serão usadas para defender os interesses do Líbano inclusive contra a guerrilha interna, por outro lado negar que foi um regado a Israel e a outros da região, não dar pra mim.

      E um bom 2014 tb, abraços

      • “interesses do libano”? Libano nao existe. E um pais artificialmente constituido grupos religiosos que odeiam uns aos outros. Sunis, xiitas, cristao e os druzes. Historicamente, o Libano sempre foi parte da Siria, outro pais constituido por grupos religiosos que se odeiam uns aos outros. E por essa razao que esses dois paises sao faceis de serem manipulados por potencias estrangeiras. Quando se fala interesse dos Libano tem que especificar de qual faccao religiosa esta se referindo.

    • Nao se pode exagerar a capacidade de Israel influenciar os presidentes e dos Estados Unidos. E fato que o “lobby” israelita e muito forte nos EUA. Mas esse “lobby” funciona mais no poder legislativo. Muitos presidentes dos EUA ignoraram as pressoes do governo israelita quando eles julgaram que eram de interesses dos EUA venderem armas sofisticadas para Arabia Saudista. O presidente Ronald Reagan por exemplo ignorou as pressoes do entao primeiro ministro israelita Menagin Begin e decidiu vender a Arabia Saudista avioes de reconhecimentos sofisticados. Nao me surpreende que existe limites na capacidade de Israel influenciar o governo Norte Americano. A economia norte americana e quase 50 vezes maior que a economia israelitas. O presidente norte americano tem levar em consideracao acima de tudo os interesses dessa economia. Para min existe um pouco de retorica quando dizemos que Israel controla os EUA.

Comentários não permitidos.