História Oficial da Venezuela ao gosto do Comandante: “Livros oficiais distribuídos em escolas públicas endeusam o chavismo”

pinocchio-oilEl País

CARACAS – Da educação básica ao ensino médio, alunos de escolas públicas venezuelanas recebem os 70 livros da Coleção Bicentenário, encomendada pelo governo para oferecer uma visão chavista da história republicana do país. As publicações se valem de manipulações históricas, protagonistas desconhecidos, adoração ao líder e a satanização de tudo aquilo que não seja de seus interesses.

Com os nomes de Hugo Chávez e Nicolás Maduro na contracapa, a coleção chega a comparar os Estados Unidos ao III Reich. Os governos anteriores ao chavismo – o período de 40 anos entre 1958, quando caiu a ditadura de Marcos Pérez Jiménez, e a vitória de Hugo Chávez, em 1998 – são os principais responsáveis pela tragédia nacional, contida pelo aparecimento do comandante.

 De forma geral, os presidentes destas quatro décadas são tratados como antidemocráticos e entreguistas, num memorial dos erros cometidos e a deliberada omissão dos acertos. Toda a obra desses governos, como a nacionalização da indústria petroleira e a criação da estatal PDVSA, em 1976, é analisada sob uma perspetiva crítica que parece ser o aperitivo que prepara a entrada de cena de Hugo Chávez, cujos três primeiros anos na Presidência (1999-2002) ganharam 60 páginas de glorificação.

 “Os livros não estão adequados nem ao programa de Educação Básica de 1997, nem ao currículo chamado bolivariano. Em muitas oportunidades, as leituras, os exercícios ou os exemplos são manipulações para engrandecer o atual regime ou para fazer culto à personalidade”, afirmou o professor Mariano Herrera, coordenador de educação da opositora Mesa de Unidade Democrática, em um artigo publicado pelo diário “Tal Cual”.

 Em entrevista ao jornal estatal “Correo del Orinoco”, a professora América Bracho, coordenadora dos textos de ciências sociais da Coleção Bicentenário, assegurou que não há nada a temer nos livros.

 – Qualquer criança ou adolescente, seja qual for a posição política de sua família, pode usar os livros. Aqui é dito o que outros livros ignoram: as verdades que não lhes convêm.

 Fonte: El País via O Globo, Mundo, Página 26, Sábado, 28/12/2013

12 Comentários

  1. Pode até não ser a pura verdade, mas pode se dizer que aprenderam bastante. Todos sabem que as historias são escritas pelos vencedores sejam com nuances de verdade mas em geral a maior parte e mentira. Mas não vejo tantos contestadores históricos. Acho que antes de criticar o Chavismo deveríamos primeiro questionar a hipócrita a nossa própria historia, que nos legaram e que é consumida sem qualquer critica mesmo diante de fracassos seculares.

    • Poderíamos começar lendo sites como o http://www.midiasemmascara.org para depurar a esquerdopatia que grassa nossa fraquíssima cultura, tomada por professores barbudinhos e cabeludos… rsrsrsrsrsrsrsrs… quem sabe começaríamos a questionar a hipócrita história que nos legaram e é consumida sem qualquer critica, mesmo diante de fracassos seculares implantados por agentes internacionalistas… pau no gramscismo…

      • Para você com todo sua bagagem cultural, o Brasil só começou a existir após os últimos 10 anos, antes era o país maravilha.
        Meus pêsames pelo seu período de morto vivo, e parabéns por ter saído dos mortos e deixado sua vida de zumbi, pelos menos nisso deveria ter a gratidão ao PT já que, aparentemente, eles te trouxeram a vida.

      • O gramscismo é mais velho do que meu pai, amigo… e olha que ele é bem velhinho… então fazem mais de 70 anos que somos delapidados moralmente por essa gente a serviço da esquerdopatia… não é de agora… 10 anos nada !!!… desde 1985 que estamos nas mãos dessa gente sem pudor… então, perfazem no mínimo 27 anos… e não foi essa gentalha esquerdista nacional que inventou isso… isso vem de outras fontes… vou te dar uma dica, se quiseres entender de onde brotou a fonte de onde vc bebe… em 1978, o então presidente esquerdalha americano, Jimmy Carter, visitou o Brasil… ai começou o que conhecemos como período da “abertura”, onde toda a cachorrada esquerdalha nacional começou a voltar do exílio merecido… para que ???… para servir a interesses da esquerda fabiana que começava a tomar conta dos EUA… é a esse povo que vc serve, creio que sem saber… indignado, meu caro ???… pois pode ficar… essa é a verdade… queira vc ou não… os americanos democratas (esquerdistas fabianos) é que foram os responsáveis pelo fim do governo militar brasileiro… com toda certeza ouve uma pressão americana violenta para que isso acontecesse… então, caríssimo, toda a esquerda brasileira atual come nas mãos da esquerda americana… é ela a responsável pelas “primaveras” orientais e por toda manifestação de cunho político partidária que acontece neste país… não se iluda… saber das coisas é uma coisa… pensar que sabe é outra… porque vc acha que o pt foi criado pelo general GOLBERI DO COUTO E SILVA, homem educado nos USA e responsável pelo SNI de então ???… ou porque o apedeuta de Garanhuns foi recebido em NY por GEORGE SOROS e por ele foi condecorado por bons serviços prestados ou então porque o russo Putin baixou normas proibindo manifestações e tirando o poder de ONGs e congêneres ???… understand ???… durma bem, se puder…

      • Vou procurar responder a você em partes para dar tempo ao seu cérebro, ver se consegue fazer alguma interpretação, se desprendendo um instante, pelo menos. de sua bagagem cultural a serviço do pré-conceito.

        1)O gramscismo é mais velho… serviço da esquerdopatia…

        -O gramscismo deve ser realmente muito importante para você meu caro, que supervaloriza algo que sequer conheço e que nunca fez parte de meus interesses literários, dizer que fazem 70 anos que somos dilapidados moralmente por isso, só mostra o quanto você se prende a conceitos que lhe foram transmitidos e o quanto tem sido sua vida aparentemente de simples consumidor de heranças intelectuais, com muito pouco a contribuir para a inovação dando algo de realmente seu que não a simples repetição do que já lhe disseram. Quanto a dilapidação moral que atribui a gente a serviço da esquerdopatia, devo repetir você não parece ser brasileiro, posto que se fosse deveria ter percebido que a esquerdalha, como você curte, ignorantemente se dirigir a nova turma no poder do estado brasileiro, se formos partir para dados estatísticos verdadeiros, só estiveram a frente deste estado, de forma mais representativa nos poderes constituídos, na ultima década. Ainda assim tendo que fazer concessões a muitos dos que você certamente deve reconhecer como oligarcas. Esses sim que sempre estiveram em todos os momentos dirigindo o estado brasileiro, sempre a seus próprios serviços e causas. Portanto não procede, se não quiser ser hipócrita, sua informação.

        2)não é de agora… 10 anos nada !!!… desde 1985 …é a esse povo que vc serve, creio que sem saber… indignado, meu caro ???

        -Como já disse antes, você é muito bem informado, muito bem adestrado, mas isso te atrasa na interpretação e te torna muito menos flexível para o exercício mental.
        Atribuir ao Jimi Carter todo esse poder, ainda que de fato nele possamos vislumbrar muitas das qualidades humanas dos formadores da nação Yanke, tão atualmente deturpada por alguns de seus lideres mais radicais, inclusos certamente aí adeptos da Klã, do nazismo útil, seus prováveis ídolos, é demonstrar uma motivação muito particular para seu antagonismo raivoso, algo que chega a dar suspeição a sua brasilidade. você afirma que desde 1978 somos governados pela esquerda, então meu caro temos conceitos completamente diferentes sobre esquerda, assim como temos conceitos completamente diferentes sobre o básico para a construção de nações e parece que você ainda não se conscientizou que diversos governos yankes, certamente os de seu agrado foram os que fraudaram o ideal da construção deste estado. Pelo menos até onde eu, que me reconheço um leigo quanto a muitas coisas sobre esse país, fui levado a conhecer através da propaganda que eles impõem ao mundo, ainda de forma sutil, através de suas mensagens cinematográficas e sua inserção formal em instrumentos mundiais de regramento.
        Quanto a serem meu senhores, engano seu e pode ser também acerto, já que estarei sempre ao lado dos que pensam o mundo sob aspectos humanistas e igualitários com esses estarei alinhado.

        3)???… pois pode ficar… essa é a verdade… os americanos democratas … não se iluda… saber das coisas é uma coisa… pensar que sabe é outra…

        -Não me iludo. Sei bem que forças semelhantes se alinha para ganhar o poder, e isso como bem sabes é histórico e historia, sei também que, os militares golpistas brasileiros deram o golpe contra a evolução da cidadania nacional por afinidades culturais e com apoios materiais e até logísticos do yankes, também sei que como você bem diz foram os yankes responsáveis politicamente pela distensão, mas entendo ainda mais. Entendo que o fizeram para manter o discurso do politicamente correto enquanto útil, não me iludo quanto a isso. Entendo o jogo da politica inclusive mundial. Mas como brasileiro a interferência nos dois momentos, mas principalmente no primeiro me indigna e frustra, isso é a verdade.
        Quanto as primaveras, ainda que não sejam coisas que estejam no meu país, eu coerentemente as apoio, por que vejo nelas as consequências dos maus princípios adotados pelos governantes em causa. Assim como aqui no Brasil, mesmo durante este governo petista, sempre estive a favor das causas que entendo serem verdadeiras e necessárias para evoluir a cultura da cidadania tornando-a menos hipócrita, não existem revoluções sem causa e sem motivos pelo simples motivo de que não encontra eco no povo. Diferente de golpe, e ditaduras que o povo sequer tem escolhas a não ser a opressão pelas armas e tiranos.

        4) porque vc acha que o pt foi criado pelo general GOLBERI DO COUTO E SILVA, homem educado nos USA e responsável pelo SNI de então ???… ou porque o apedeuta de Garanhuns foi recebido em NY por GEORGE SOROS e por ele foi condecorado por bons serviços prestados ou então porque o russo Putin baixou normas… ???… understand ???… durma bem, se puder…

        -Mais uma vez você faz elucubrações, descabidas frutos de uma mente que vê algo e sem ter certeza atira intuindo estar certo, baseado apenas na própria mente imaginativa. E como diz o ditado que quem conta um conto sempre aumento um ponto. Dizer que o Golberi foi educado nos States, chega a ser uma acintosa e infantil provocação, fruto de uma mente completamente perdida no tempo do próprio preconceito e imaginação, visto que hoje qualquer visita ao Wikipédia irá mostrar de onde vem a formação do Gen. Golberi, correto seria dizer que esteve durante um curto tempo, um ano, em teu país, aprimorando curso de informação. Nada mais plausível já que são e a muito já eram os mestres do disfarce.
        Outra expressão inoportuna, mas que mostra bem a que tu serve é essa
        ” apedeuta de Garanhuns foi recebido em NY por GEORGE SOROS e por ele foi condecorado por bons serviços prestados “.

        Primeiro teu desrespeito ao cidadão que foi presidente deste País, com todos os direitos constitucionais como qualquer um de nós, coisa que muitos lutaram para conseguir sem êxito (inclusive intelectualmente mais instruídos, ainda assim menos preparados já que foram rejeitados pelo povo e pelo voto) adjetivando-o ignorantemente como apedeuta, por que ao, mais uma vez, vir repetir como papagaio algo que (nisso sim temos muitos brasileiros especialistas, o que neles fica evidente a pouca criatividade, além da própria ignorância) sequer pode ser reconhecido como verdadeiro ao pé das letras, pois se conheceres o verdadeiro sentido da palavra, a que está nos dicionários para qualquer investigação, verás o quanto é inapropriado. Por ter sido recebido por George Soros, ele, o Lula, como muitos governantes do mundo conversaram, conversam e conversarão com muitos elementos proeminentes de diversas sociedades e diversos países. Quanto a condecoração a ele passada por Soros, acredito que se tratar de duas coisas ou viagem sua ou se foi fato, o Soros apesar de sua proeminência não tenha qualquer papel no estado americano com poder para exarar condecorações, mas se o fez, foi por sua particular iniciativa já que sabemos que a relação fã ídolo existe independente de classes sociais. Mas, governos também o condecoraram, nem por isso eu me autorizo dizer que esteve, de alguma forma, a serviço desses governos. Quanto ao Putim, é um urso das estepes que defende seu território com garras e dentes, mas que quando convém também se mostra dócil e aparentemente amestrado, mas esse pelo menos é menos imprevisível para nós que outros que repartem o mundo, e cuja cultura muitos parecem apreciar, além do que fica em outro continente, sem que nos tratem como potenciais concorrentes.

      • “O gramscismo… algo que sequer conheço e que nunca fez parte de meus interesses literários…”… passa a régua e traz a conta… como quer discutir algo que vc desconhece, amiguinho, apesar de ter nascido e sido criado bebendo, comendo e respirando-o ???… é prova inconteste que VC NÃO TEM A MENOR CONDIÇÃO DE DEBATER sobre esse tema… melhor seria fazer como Jó:

        ““Eis que falei levianamente; poderei responder-te? Porei minha mão sobre a boca; Falei uma vez, não replicarei… Falei de coisas que não entendia, de maravilhas que me ultrapassam… …por isto retrato-me e faço penitência no pó e na cinza” (Jó 40, 4s; 42, 3-6).”… questão de humildade e de reconhecer seus próprio limites… isso é sabedoria, amigo… saudações…

      • Como disse, você é aferrado a conceitos ultrapassados, que te foram transmitidos sem qualquer senso critico de sua parte, você consome preconceitos, sem deduções suas, a ser fazer o papel de anel de transmissão. Gente como você não inova meu caro, mantem culturas ultrapassadas. Acreditam ter algo a contribuir mas apenas repetem como um Robo. Sds.

      • Continue tentando manter sua casa sem alicerces, de pé… talvez essa seja sua “nova visão de mundo”, sua “inovação”… criar a coisas do telhado para a fundação… como disse, tá faltando humildade em reconhecer as próprias limitações… saudações… PS: atente-se para a figura de Jó… seria mais sábio da sua parte… a não ser que considere sabedoria uma coisa antiquada e ache mais moderno a estultice (sem ofensas)…

Comentários não permitidos.