Plano Brasil/Recordação: Programa “Good Times” da Rádio 98 FM, Rio de Janeiro

Rio

No ano de 1982, enquanto o mundo se deparava com a Guerra das Malvinas (*), o Brasil usufruía de um dos programas musicais de rádio de maior sucesso de todos os tempos, “GOOD TIMES” da Rádio 98 FM carioca, com audiência comprovada de mais de 80% ao longo de vários anos no Rio de Janeiro, e por que não do Brasil??? Quem viveu essa fase, sabe do que eu estou falando. Leia comentário:

“Jamais houve um apresentador com o sentimento e a interpretação de uma tradução como Robson Castro fazia no Good Times 98 FM. Sendo até hoje, a maior audiência FM rádio carioca!
Wladimyr Videira
(Ouvinte, Locutor e eterno Admirador)”

A 98 FM foi criada em 1978, no lugar da Eldorado FM, popularmente conhecida como Eldo Pop, que ocupou a mesma frequência desde que foi criada nos anos de 1970. A programação popular foi imposta pelo Dentel que alegava que a rádio tinha “pouca música brasileira”. Em 1981, entrava no ar o Good Times com o radialista Robson Castro (Depois comandado por Fernando Borges) que no começo, tocava flashbacks das décadas de 1970, 1960 e algumas músicas da década de 1950. O programa saiu do ar em Março de 2008.

(*) A Guerra das Malvinas (em inglês Falklands War e em castelhano Guerra de las Malvinas) ou Guerra do Atlântico Sul ou ainda Guerra das Falklands foi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido nas Ilhas Malvinas (em inglês Falklands), Geórgia do Sul e Sandwich do Sulentre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982 pela soberania sobre estes arquipélagos austrais reivindicados em 1833 e dominados a partir de então pelo Reino Unido. Porém, a Argentina reclamou como parte integral e indivisível de seu território, considerando que elas encontram “ocupadas ilegalmente por uma potência invasora” e as incluem como partes da província da Terra do FogoAntártica e Ilhas do Atlântico Sul.

O saldo final da guerra foi a recuperação do arquipélago pelo Reino Unido e a morte de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis das ilhas. Na Argentina, a derrota no conflito fortaleceu a queda da Junta militar que governava o país e que havia sucedido as outras juntas militares instaladas através do golpe de Estado de 1976 e a restauração da democracia como forma de governo. Por outro lado, a vitória no confronto permitiu ao governo conservador de Margaret Thatcher obter a vitória nas eleições de 1983Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_das_Malvinas)

 [embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/J7j0bD” standard=”http://www.youtube.com/v/gXFn51ATUMA?fs=1″ vars=”ytid=gXFn51ATUMA&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7347″ /]

Rádio 98 FM 98,1MHz Rio de Janeiro 1982 Programa “Good Times”

 [embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/J7j3nY” standard=”http://www.youtube.com/v/rm8veRan_aE?fs=1″ vars=”ytid=rm8veRan_aE&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2159″ /]

ROBSON CASTRO TRADUZ – BARRY MANILOW – THE OLD SONGS

 [embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/J7j7UC” standard=”http://www.youtube.com/v/2Q6cDOVGyis?fs=1″ vars=”ytid=2Q6cDOVGyis&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7805″ /]

Good Times e Robson Castro – Rick James – Ebony Eyes – Tradução

8 Comentários

  1. Não entendi nada achei que pudesse ser Informações sobre a recuperação das malvinas para a Inglaterra mas nao tem nada aver

  2. Caramba! do fundo do baú!

    Porém! Quem não se lembra do Eladio Sandoval da extinta radio cidade, E pra quem gostava de rock aqui no Rio, a também extinta Radio Fluminense FM (A MALDITA).

    Magoou Gérsio Mutti!

    Bem Galera!

    Um bom Natal a Todos!

  3. Caríssimos comentaristas do Blog Plano Brasil, essa matéria não é “off topic” como alguns podem pensar, mas uma homenagem à juventude dos anos 70 e 80; e porque não dos anos 90, que inseridas na Guerra Fria, souberam aproveitar e extravasar as suas emoções de forma equilibrada e construtiva.

    Prova disso é que acessando o YouTube e escrevendo “Robson Castro + Good Times”, muitas dessas músicas com traduções perfeitas para o português do Brasil, preenchiam as noites de muitos, que chegavam das universidades e do trabalho e relaxavam ouvindo músicas que hoje são eternas.

    Embora estivéssemos na Guerra Fria, com notícias quase que diárias sobre testes nucleares diversos feitas por diversos países, havia espaço para momentos felizes. Muito diferente da juventude dos dias de hoje, que carecem até de uma ideologia.

    Em tempo: Quando a Marinha do Brasil comprou o Projeto da Fragata Classe Niterói da Vosper inglesa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Niter%C3%B3i), as Fragatas Classe Niterói estavam preparadas para enfrentar guerra nuclear, química e bacteriológica, pois na concepção do seu projeto, em oposição aos navios da época, as guarnições desses navios não se comunicavam com o meio exterior num cenário de combate real.

    Saudações a todos!

    Gérsio Mutti

  4. por LUCENA
    .
    .
    “(…)Na Argentina, a derrota no conflito fortaleceu a queda da Junta militar que governava o país e que havia sucedido as outras juntas militares instaladas através do golpe de Estado de 1976 e a restauração da democracia como forma de governo. (…)”
    .
    .
    Tai…..eu jurava que assim como no Brasil,as juntas militares que assumirão o controle da Argentina, fora através de uma revolução,nos mesmo moldes como fora no Brasil,com ajuda dos EUA através dos seus embaixadores…rsrsrsr
    .
    Afinal, é assim que alguns aloprados da direita insistem que foi ….hahahahahah

  5. Parabéns pela matéria,esse programa era muito bom,eu sempre que podia ouvia,outro programa muito bom tb era na Rádio Cidade que tinha uma Locutora chamada Adriana acho que.

Comentários não permitidos.