Oposicionistas e governo adotam tom cauteloso sobre asilo de Snowden

Governo e oposição adotaram tom cauteloso diante de um pedido de asilo político de Edward Snowden. A preocupação é o impacto da decisão sobre as relações do Brasil com os EUA, um dos maiores parceiros comerciais do país.

“Isso vai trazer muito mais desgastes ao Brasil do que qualquer benefício para combater essas ações de espionagem”, disse o líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO).

Para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a questão deve ser “muito bem ponderada” diante da própria “postura tímida” adotada até aqui pelo Executivo –Dias alega que não houve reação mais concreta às suspeitas de espionagem na Petrobras, por exemplo.

Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo no Senado, questionou: “Não sabemos até onde as informações que esse cidadão [Snowden] tem a dar são efetivamente importantes e necessárias ao Brasil”.

Já o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), defendeu o asilo. Em agosto, Ferraço ajudou no transporte do senador boliviano Roger Pinto, então asilado na embaixada brasileira em La Paz, até Brasília.

“O Brasil tem diante de si uma oportunidade que não pode ser desperdiçada”, disse Ferraço, que, ao lado de outros senadores, deverá se reunir nesta quarta-feira com o chanceler Luiz Alberto Figueiredo para defender a concessão do asilo.

Editoria de arte/editoria de arte

Crimes pelos quais Snowden é acusado — O ex-técnico da NSA pode ser processado e preso se voltar aos Estados Unidos.

Fonte: Folha

20 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    Edward Snowden,foi o cara que junto com Assage,transformaram a vaca-sagrada dos americanófilos em “vaca-de-presépio”…hahahahah…mostrou para o mundo,as presepadas do tio San..hahahahah…
    .
    O governo brasileiro,deveria fazer um acordo com os EUA,fariam troca entre si,os traíras destes,os seus respectivos 5° colunas…rsrsrsrsr
    .
    Nós receberíamos o traidor deles e o Brasil em troca,mandaria para os EUA os americanófilos e sendo assim todos sairiam ganhando,em especial os americanófilos pois,viriam os seus sonhos serem realizados,morariam em um país dos seus sonhos e deixariam de sofrem em morara em um país que eles odeiam apaixonadamente.
    .
    Para o Brasil,se veriam livre dos ratos e dos parasitas que vivem conspirando contra o Brasil.
    .
    Para os EUA,teriam em suas fileiras de frente por pessoas dedicadas(xiitas) que dariam as suas pobres vidas, para defenderem os seus ideias imperialistas;seriam como uma luva,para serem usados como bucha para canhão nas guerras expansionistas no Oriente Médio,nem os homens bombas seriam tão dedicados…hahahahah
    .

    • Só tem um problema na sua teoria meu caro Pastel de Vento: Se essas pessoas que você jocosamente chama de 5ª colunas forem deportados, o Brasil simplesmente acaba pois são essas pessoas que trabalham, produzem e pagam impostos. Sem essas pessoas vai restar no Brasil apenas petistas, o Sarney, o Collor, o Renan Calheiros e os que recebem a bolsa esmola e a bolsa trollagem para ficar aqui na internet fazendo a defesa irracional do PT e do Lula. E também ficariam os pastéis de vento como você. Ou seja: ficariam apenas os parasitas. Acontece que a conta simplesmente não fecha.

  2. Dilma diz que anunciará nesta quarta decisão sobre compra de caças
    Ministro da Defesa irá divulgar o vencedor da licitação em coletiva, às 17h.
    EUA, França e Suécia disputam reaparelhamento da Aeronáutica. NO SITE g1 DA GLOBO.

  3. Rsrsrs… essa nossa oposição é uma piada.

    Enquanto eles mantiverem Álvaro Dias e Ronaldo Caiado como porta vozes vai ser sempre esse vexame. Nada em cima de nada.

  4. O Brasil não pode ser mais porto seguro de pessoas que estão na mira de europeus e americanos, chega de Ronald Biggs, Cesare Battisti. Eles não trouxeram beneficio nenhum para o Brasil, só passaram a imagem que aqui é um país que acolhe malfeitor, e o Snowden só vai acabar de atrapalhar, melhor ele ficar lá na Russia ou ir para Alemanha.

    • Fato certo, o Snowden fudeu os EUA, melhor ele continuar lá na Rússia que é mais seguro que no Brasil, e a FAB vai de Gripen, para desespero e raiva da Boeing. No mínimo os americanos vão querer comprar a Embraer e logo em seguida fecha-la.

  5. Não somente acho que ele merece sim ter nosso asilo como acho que a ONU deveria abraça-lo e não se omitir frente as pressões Americanas.
    Snowden tem muita coisa que ainda não foi divulgada e nem pode ser pois causaria ate uma gerra mundial.
    Se o governo Brasileiro não aceita-lo demonstra apenas covardia mas tenho certeza que de alguma forma ele sera aceito e teremos muito a ganharmos com ele na formação de nossa rede de proteção CyberWar.
    Ele não podera ter uma vida normal aqui pois seria alvo facil de ser assassinado ou sequestrado.Mas temos centros e unidades onde poderiamos abriga-lo sim e nos sera muito util ja que se compromete a colaborar.

  6. Senhores, todos sabemos no que isso vai dar: o Brasil não tem colhões para peitar algo de tal envergadura. Sabemos o quanto nossa economia de commodities é dependente do “Irmão Cain do Norte”.

    Claro, o Brasil ficará como covarde.
    Eu preferia que concedessem asilo, mesmo com vários embargos que os EUA faria. Melhor viver de pé que morrer de joelhos.

    Se tivéssemos líderes de verdade, este afastamento dos EUA significaria a busca de novas oportunidade aquém e dalém mar (Ásia, África, Europa). Não há glória sem sangue e não se enriquece sem suor.

    • Falacias, tocar em gloria e sangue eh facil atras de teclados , olho no olho eque sao elas, o expresso maionese vai partir !

      • O “sangue e glória” não deve ser interpretado de forma literal.
        A julgar pelos textos que escreve, já vi que você não é pessoa com quem se deseja iniciar um debate.

  7. Estou na fila para caçal-lo ,vai ser um prazer providenciar a sua ida para o inferno, aguardemos anciosos , vem boiola cacuete , com miseros 500 reais um noiadinho de 15 anos vai mata-lo e depois passar ferias em uma pousada, anotem !!!!!

  8. Alguém anda por aí dizendo que o tal Snowden tem carta na manga, e que o tal pedido de asilo não é bem assim um pedido, mas um aviso. Que nas suas escutas ouviu e gravou alguns negócios estranhos, envolvendo um certo governo do hemisfério sul, com alguns tiranos de alguns países, inclusive um comunista do caribe, e outros da áfrica, onde rolou montões de diamantes, comissões “por fora”, etc. Meu palpite é que ele vem mesmo para cá. http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2013/12/snowden-trocaria-asilo-por-omissao.html

    • Eu já ouvi essa conversa e deve ser verdade mesmo… mas se fosse ele não confiaria… ele não deve saber dos casos do CELSO DANIEL e do TONINHO DO PT… se soubesse não dava as caras por aqui… os petistas não são confiáveis…

Comentários não permitidos.