Envio de mísseis russos à fronteira europeia preocupa EUA

Os Estados Unidos manifestaram sua preocupação com a Rússia por seus planos de enviar mísseis com capacidade nuclear para as fronteiras com os estados vizinhos, declarou uma porta-voz do departamento de Estado americano nesta segunda-feira.

“Pedimos à Rússia que não tome passos para desestabilizar a região”, disse a porta-voz Marie Harf, acrescentando que os Estados Unidos também transmitiram a Moscou a preocupação dos países vizinhos com os planos de envio de mísseis Iskander-M à região de Kaliningrado.

A Polônia e os três países bálticos também se mostraram alarmados, nesta segunda-feira, porque os mísseis ficarão mais perto de suas fronteiras. “Sabemos que os países vizinhos expressaram sua preocupação com isso, e continuaremos falando com eles” sobre o tema, afirmou Harf.

Nesta segunda, o ministério russo da Defesa confirmou o envio de baterias de mísseis de curto alcance Iskander-M para a região ocidental, na fronteira com a Europa. O movimento da Rússia é uma resposta ao projeto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderado pelos Estados Unidos, para instalar um escudo antimísseis na Europa. A previsão é que, até 2018, pelo menos 24 mísseis interceptores SM3-IIA sejam enviados para a Polônia, e igual número para a Romênia.

A Aliança Atlântica explicou que esse escudo se destina a proteger os países europeus membros da Otan, frente a uma eventual ameaça balística do Irã. Para a Rússia, trata-se de uma ameaça à sua própria segurança.

A avançada versão dos mísseis russos tem alcance de 500 quilômetros e pode ser usado potencialmente para eliminar um radar de terra e os interceptores do novo escudo da Otan.

AFP

Fonte: Terra

27 Comentários

  1. É muita hipocrisia dos EUA e seus parceiros Europeus.
    Eles iniciaram esta confusão ao anunciarem a instalação do tal “escudo antimíssil” , e mesmo sob protestos da Rússia, estão levando a cabo esta empreitada.
    Acho que eles esperavam que a Rússia iria ficar de braços cruzados, mas isto não aconteceu.
    Agora eles se dirigem ao mundo para dizer que a Rússia “malvada” vai colocar alguns Iskander-M na porta da sala dos parceiros Europeus.
    Esta reação mostra parte do jogo de manipulação dos fatos e das informações que são lavados à cabo pelos EUA e alguns de seus afiliados.
    É mais ou menos como aconteceu com a tentativa de intervenção na Síria, que só não se concretizou devido à enérgica intervenção da Rússia.
    Quanto à Polônia, se não fosse tão submissa aos EUA, a ponto de ceder seu território para a montagem do escudo antimíssil, agora provavelmente não precisaria estar alarmada.

    • GilmarJose,

      A intervenção na Síria somente não ocorreu por um motivo: o saco cheio do povo americano… Após dez anos de Iraque e Afeganistão, os americanos já ficaram escaldados com tanta lambança… No que fosse depender dos russos, jamais poderiam impedir isso…

      Quanto a Polônia, as décadas que foram obrigado a ficar sob a esfera soviética dão a eles os motivos para sua resistência…

      • Mais uma vez você esta enganado amigo _RR_

        Os Americanos movimentaram seus navios para as proximidades da costa Síria, e anunciaram a iminência de um ataque com misseis de cruzeiro contra alvos de valor estratégicos dentro da Síria.
        Não preciso mencionar a fortíssima campanha que o Presidente Russo fez contra esta intervenção, inclusive mantendo posição firme contra a afirmação dos Americanos e Ingleses de que Assad era o responsável pelo ataque químico que seria o estopim para a intervenção dos EUA.
        A Rússia conseguiu mostrar ao mundo que tinha mais interesses dos Americanos do que somente “questão humanitária” neste plano de intervenção.
        Os Russos deixaram claro que em caso de intervenção, forneceriam armas para Assad se defender.
        O parlamento Inglês não apoiou a intervenção, e ai o Tio Sam se viu quase que sozinho nesta empreitada, com a possibilidade de enfrentar um pais que poderia ser bem armado pela Rússia.
        Aí, os Americanos “escaldados” botaram o rabo entre as pernas a rumaram para casa.
        Não preciso te lembrar disto, é só pesquisar e você vai encontrar muita coisa a respeito.

        Sds

      • “enfrentar um pais que poderia ser bem armado pela Rússia.
        Aí, os Americanos “escaldados” botaram o rabo entre as pernas a rumaram para casa.”

        Por favor né amigo, ninguém aqui é burro!
        Por mais que a rússia armasse a Síria ela nunca teria chances contra a OTAN.

        Americanos escaldados?
        Bá, essa foi forte.

      • Caro Deagol

        O “escaldado” é uma alusão ao comentário do amigo _RR_.
        Parece que você comentou sem prestar atenção no contexto do assunto, e a quem meu comentário se dirigia.

        Uma Síria armada pela Rússia ou por qualquer outro pais realmente nunca teria chance contra a OTAN.

        Mas sabemos também que estes países tem por costume e, ou estratégia, primeiro enfraquecer seus oponentes por meio de embargos e sanções para somente depois enfrenta-los.
        Agiram assim no Iraque e na Líbia, e só quando estavam convictos de que estes não teriam mais condições de reagir, foi que resolveram atacar. Também tentaram fazer o mesmo com a Síria, e só não o conseguiram completamente devido às ações da Rússia, que não aderiu.

        Uma Síria bem armada pelos Russos, fazendo uso dos seus modernos sistemas de misseis antiaéreos, radares e sistemas costeiros de misseis, seria um adversário que com certeza a OTAN não gostaria de enfrentar.

        Mesmo ganhando esta hipotética guerra, a OTAN sofreriam baixas significantes, e os cidadãos dos países membros não iriam ficar satisfeitos, e essa insatisfação significaria votos perdidos.

        “Bá”, mas você sabe disto.
        Só não pode admitir não é?

      • Isso é fantasia!
        Demora décadas para transformar um país subdesenvolvido em uma potência militar.

        Acreditar que os EUA teriam medo da síria por causa de algumas dúzias de s-400 e su-35 é muita ingenuidade.

      • Só você é que esta falando em transformar a Síria em potencia militar.
        Eu estou falando que a Russia poderia dar a ela capacidade para se defender da agressão dos EUA e OTAN, e lhes causar perdas com consequência na opinião publica de seus países.
        Você entendeu o que eu falei.

        Sds.

    • Caro Gilmarjose.

      Com todo o respeito, você poderia nos explicar como os mísseis americanos, instalados na Europa, ameaçam os ICBMs russos.
      Pergunto isso pq esses mísseis não tem capacidade para interceptar mísseis balísticos de longo alcance e mesmo que tivessem não estão posicionados em locais onde poderiam interceptar ICBMs lançados contra os EUA.

      Também é importante lembrar que não são armas de ataque e não representam grande ameaça à Rússia, e em pouca coisa desequilibrariam o poder na região, pois os russos não fabricam armas balísticas de curto ou médio alcance.

      • Deagol

        Quer dizer amigo, que estes misseis não representam nenhuma ameaça aos misseis Russos.
        O governo Russo e seus militares, não entendem nada de misseis e a preocupação deles não tem fundamento.
        Mas com todo respeito, baseado em que você afirma que estes misseis não ameaçam os misseis nucleares Russos, se os próprios Americanos se recusaram a garantir isto.
        http://www.planobrazil.com/proposta-dos-estados-unidos-sobre-escudo-antimisseis-da-europa-nao-agrada-a-russia/
        http://www.forte.jor.br/2012/05/04/russia-ameaca-ataque-preventivo-a-otan/
        A desculpam ( que não colou), é de que eles seriam para interceptar misseis Iranianos e Norte Coreanos.
        -“Também é importante lembrar que não são armas de ataque e não representam grande ameaça à Rússia…”
        Então quer dizer que se a ameaça for pequena, a Rússia deve ficar quietinha e não responder à altura?
        Mas na verdade representam sim uma grande ameaça à Rússia, pois podem neutralizar seu misseis de longo alcance fazendo com que estes não tenham mais o poder dissuasório, e impedir que os Russos respondam com eficácia a um eventual ataque.

      • “O governo Russo e seus militares, não entendem nada de misseis e a preocupação deles não tem fundamento”

        Entendem de mísseis e estão criando caso por pouco.

        “Mas na verdade representam sim uma grande ameaça à Rússia, pois podem neutralizar seu misseis de longo alcance fazendo com que estes não tenham mais o poder dissuasório, e impedir que os Russos respondam com eficácia a um eventual ataque.”

        Os mísseis instalados na Europa NÃO PODEM NEUTRALIZAR OS ICBMS RUSSOS!

        Tudo isso que você escreveu simplesmente não é verdade e demosntra um completo desconhecimento sobre os sistemas em questão.

      • Pesquise sobre os tipos de mísseis em questão e um pouco de geografia, aí verá que seu argumento está totalmente enganado.

      • Não estou falando apenas dos “misseis SM3-IIA em questão”, estou falando de um sistema complexo que depois de instalado poderá ser alterado e dotado de vetores diferentes. E tudo indica que é esta a preocupação dos Russos pois chegaram a pedir a tal garantia de que estes não seriam usados contra seus misseis.
        Garantia esta que foi negada pelo Tio Sam. Bastava o tal documento para que a Rússia parasse de “criar caso”.
        Você pode me dizer porque os Americanos não atenderam a este pedido?
        O problema não é o sistema em questão, mas sim o que poderá ser adicionado a ele no futuro.
        Senão, porque a negativa em fornecer uma garantia de que não seriam usados contra os Russos?
        Quanto ao meu desconhecimento sobre os sistemas em questão, só não é maio do que a sua ingenuidade ao pensar que estas armas não estão direcionadas também contra a Rússia.
        No mais, os EUA colocam suas armas onde querem e ficam dando chiliques quando a Rússia se movimenta para neutralizar tais armas.
        Me desculpem, mas só consigo pensar em hipocrisia.
        Sds.

      • Os russos, ao contrário do americanos, nunca interronperam a corrida armentista.
        Nem quando recebiam ajuda finaceira e tecnolócica do ocidente.

        Se que querem competir com com uma potência cinco vezes mais que a deles é que irão perder novamente.
        Não adianta fazerem ameaças e espernear.

        A URSS acabou, não existe mais equilibrio, a OTAN é muito mais poderosa e vai continuar sendo assim por muitas décadas.

        Bancando os valentões os russos só conseguirão se isolar do mundo desenvolvido ainda mais.

  2. “Pedimos à Rússia que não tome passos para desestabilizar a região”, disse a porta-voz Marie Harf, acrescentando que os Estados Unidos também transmitiram a Moscou a preocupação dos países vizinhos com os planos de envio de mísseis Iskander-M à região de Kaliningrado.”

    Que hipocrisia! Quer dizer que instalar sistemas antimísseis norte-americanos perto da fronteira russa pode, agora, a Rússia não pode fazer o mesmo?

    • Tenho a mesma perspectiva que você caro Leandro, os EUA estão tentando suprimir as forças de ataque da Rússia criando barreiras onde seus mísseis não poderão passar, limitando ( quase extinguindo) a capacidade dos russos em responder a uma afronta, trazendo desequilíbrio entre ambas as partes, e ficam nesse discurso hipócrita e ardiloso de que os russos vão desestabilizar a região com seus mísseis, esse sempre foi o problema dos EUA, querer impor sua vontade bem como essa maldita doutrina Monroe ao mundo e fica de birra quando algum país reclama seus direitos.

      • GilmarJose

        Acho que você está extremamente mal informado. Primeiro pesquise sobre os tipos de mísseis em discussão e geografia depois você poderá dar uma opinião mais correta sobre o assunto.
        Por enquanto você está totalmente enganado.

  3. É galera…

    é o velho Xadrez Mundial…

    Cada peça tem que ser movida com muito cuidado pelos Players….

    Os jogadores desse jogo ja estão acostumados e calejados …

  4. Pedimos à Rússia que não tome passos para desestabilizar a região”, disse a porta-voz Marie Harf, acrescentando que os Estados Unidos também transmitiram a Moscou a preocupação dos países vizinhos com os planos de envio de mísseis Iskander-M à região de Kaliningrado.

    A Polônia e os três países bálticos também se mostraram alarmados, nesta segunda-feira, porque os mísseis ficarão mais perto de suas fronteiras. “Sabemos que os países vizinhos expressaram sua preocupação com isso, e continuaremos falando com eles” sobre o tema, afirmou Harf. === E um direito dos iankss e da Polonia de terem seu sistema de DAM e dos Russos de colocar seus misseis dentro de seu territorio onde acha melhor…certas ações dão medo e mostra a disposição. Um proverbio diz q o maior sábio se age como louco se acuado…Td cuidado é pouco nessas horas, antes e melhor conversar e mt sobre “consequências”Sds.

  5. Os caras se metem nos assuntos dos outros,pressionam a Ucrania chantageando-a e ficam preocupadinhos com movimentos de misseis.São muito descarados mesmo.
    Bota a cara la Obama pra tu ver o que vai arrumar.

    • Você escreve isso depois de toda a chantagem russa?
      Além da linguagem vulgar, que só mostra sua falta de educação, ainda não entende nada de geopolítica e muito menos sobre míssies.

      É uma vergonha!

  6. Na Russia segurança nacional é levada a serio la a frescurinha ambientalista é tratada como pirataria,terrorismo,sabotagem.
    Aqui se escalarem nossas plataformas e picharem com frazes ambientais nossa produção de petroleo ficara paralisada a merce desses fantoches a serviço da dominação Ocidental que se travestem de defensores da natureza para impedirem nosso progresso e minarem nossa soberania.
    O Brasil precisa aprender que em diplomacia e assuntos internacionais de interesse nacional MOSTRAR OS DENTES faz parte do jogo.
    Benevolencia,QUEM MUITO DÁ FICA LARGO.

Comentários não permitidos.