EUA e Reino Unido suspendem ajuda não letal a rebeldes no norte da Síria

rebelsMedida é tomada após islâmicos terem capturado bases que pertenciam a grupo opositor apoiado pelo Ocidente

Os EUA e o Reino Unido suspenderam todo o apoio “não letal” aos rebeldes no norte da Síria, mas não a ajuda humanitária. Um porta-voz da embaixada dos EUA em Ancara disse que a decisão foi tomada depois que rebeldes islâmicos capturaram bases que pertenciam ao Exército Livre da Síria (ELS), que tem apoio do Ocidente.

Combatentes da Frente Islâmica, uma nova aliança de grupos rebeldes, depuseram o ELS do posto de fronteira de Bab al-Hawa com a Turquia na semana passada.

O auxílio não letal inclui remédios, veículos e equipamento de comunicação. Os países dos EUA e da Europa têm relutado em fornecer armas e munição diretamente para os grupos rebeldes na Síria por causa de preocupações de que elas possam acabar nas mãos de jihadistas afiliados à Al-Qaeda. Entretanto, têm facilitado o envio secreto de carregamentos de armas.

Jornal britânico: Sírios famintos teriam comido leão de zoológico

No mês passado, sete importantes grupos rebeldes – Ahrar al-Sham, Jaysh al-Islam, Suqour al-Sham, Liwa al-Tawhid, Liwa al-Haqq, Ansar al-Sham e Frente Islâmica Curda – declararam que já formavam a maior aliança nos 33 meses de conflito, com uma estimativa de 45 mil militantes.

Eles disseram que a Frente Islâmica era uma “formação política, militar e social independente”, cujo objetivo era depor o governo do presidente Bashar al-Assad e formar um Estado islâmico.

A frente não inclui as afiliadas da Al-Qaeda, como o Estado Islâmico no Iraque Levante e a Frente al-Nusra, mas sua carta régia  celebra os mujahedin (combatentes islâmicos) como “irmãos que nos apoiam na jihad (guerra santa)” e sugere que quer cooperar com elas.

Negociação: ONU anuncia conferência de paz sobre a Síria para 22 de janeiro

Na semana passada, a Frente Islâmica anunciou que se retirava do comando do Conselho Militar Supremo (CMS) do ELS, que é alinhado com a opositora Coalizão Nacional.

Quatro dias depois, os combatentes expulsaram as forças alinhadas ao CMS de suas bases e de depósitos em Bab al-Hawa, na Província de Idlib, noroeste, que continham armas e equipamentos que haviam sido levados para dentro da Síria pela Turquia.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo ativista com base no Reino Unido, disse que dezenas de armas antiaéreas e foguetes antitaque foram capturados.

Nesta quarta, o porta-voz da embaixada dos EUA disse à Reuters que a situação em Bab al-Hawa estava sob investigação para “averiguar o status do equipamento dos EUA e dos suprimentos fornecidos ao CMS”.

A assistência humanitária dos EUA não seria afetada porque vem sendo distribuída por meio de organizações internacionais e não governamentais, disse o porta-voz. Autoridades de Washington disseram à Associated Press que o envio de material não letal para o sul da Síria continuaria via Jordânia.

Os EUA se comprometeram a fornecer US$ 250 milhões em assistência não letal para a Coalizão Nacional, conselhos locais de oposição e o CMS. As brigadas dos rebeldes recebem alimentos, remédios, equipamento de comunicações e veículos.

Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido disse à BBC que o envio de ajuda era temporário e “se devia a uma investigação”.

*Com BBC

Fonte: Último Segundo

9 Comentários

  1. A Questão é bem clara.
    Quem esta cometendo crime? Um governo que procura manter o governo, ou outra nação que interfere em sua soberania e manda armas para território a dentro?
    Onde está a tal Lei Internacional de crimes de guerra?
    Quantos civis morrem por meio destas armas?
    Os Yankes até querem interferir na Ucrania, mas afinal, qualquer movimento de rua tira as calças de um governo? É só bater panela e logo a desordem é que manda?
    Se fosse assim, dito tão “democrática” e a velha frase que são defensores da “democracia”, porque o governo americano retirou as pessoas do Movimento Ocupem Wall Street a baixo de cacete?
    Quem na história deste último século é o governo mais criminoso e que nunca vai a julgamento?
    A história ensina, no tempo de Roma também era assim…
    por isso, quem pode mais chora menos, nação que se preze faz o dever de casa.
    A qualquer momento, por meio da fraude cibernética, a opinião pública faz uma convulsão social e desestabiliza qualquer governo, assim é fácil explorar uma nação e forçar ficar de joelhos. Métodos parecidos com os de Hitler antes da II Guerra.

  2. Realmente agora é TODO UM MIMIMI PRA SEPARAR OS REBELDES ENTRE ISLÂMICOS E LIBERTÁRIOS…

    Conversa fiada.. só deficiente mental pra cair nesse papo furado aí!!

    Vão suspender a ajuda de remédios, primeiros socorros e hospital de campo… pra mortos não servem curas!!

    BASHAR… CONTINUE MATANDO TODOS ESSES REBELDES FUNDAMENTALISTAS ISLÂMICOS E FAÇA-OS CONNHECER ALLAH AKBAR PESSOALMENTE!!

    O crime está sendo cometido pelo ocidente em transformar a síria em um campo de morte sem fim… todos viviam bem na Síria antes do ocidente começar essa guerra civil usando os capachos regionais pra isso… Israel tinha até mais estabilidade regional graças aos Al-Assad no poder a 40 anos… e agora qual será a estabilidade pra Israel caso os rebeldes islâmicos vençam na Síria???

    Valeu!!

  3. Um provérbio russo diz…Nunca cutuque o nariz de um urso…Se ele parecer estar dormindo….Parece que alguns foristas daqui ainda não entenderam a resposta da Rússia a questão da Síria e a presença de “urubus”/interesses do ocidente em seus quintais……..Parece que alguns foristas daqui ainda não entenderam bem o porque de SSBNs deles passear pelas águas do sul ou costa estadunidense…Parece que alguns foristas daqui ainda não prestaram atenção ainda nos vários recados e mensagens enviados/”discutidos” pela diplomacia russa….pelo método russo de se fazer diplomacia…Parece que alguns foristas daqui ainda não entenderam…não compreenderam bem como é….como funciona o método russo de se fazer diplomacia….parece que ainda não entenderam bem como é…..como funciona a diplomacia Bulava criada e desenvolvida por eles….Por isso que encontrei aqui um vídeo que explica….traduz…resumi….desenha bem como é…como funciona a diplomacia Bulava:

    youtube.com/watch?v=GpZywh0WIWc

    Viram!! é assim que funciona/é a diplomacia Bulava senhores…é assim que funciona o método russo de se fazer diplomacia senhor Celso Amorim…..é assim que se faz diplomacia com aquela gente da Europa/EUA senhor Celso Amorim….Esta é a linguagem que eles entendem….Esta é a única linguagem que essa gente entende…..é assim que se faz diplomacia senhor Celso Amorim…..Não com “esquemas” lesa pátria ou “acordãos” braZil…..Quem pode….PODE…..Quem não pode…SE SACODE…

    os eua são os mestres supremos da guerra de propaganda…mas temos que admitir que estes russos são uns verdadeiros monstros na guerra psicológica…foi como na crise dos misseis…quando os eua ameaçaram atacar os navios russos rumo a cuba os russos mandaram 2 mensagens seguidas..a primeira dizia que recuariam e negociariam…logo seguida de uma segunda mensagem que dizia que atacariam/fariam guerra total..alias o que aconteceu foi exatamente como na crise dos misseis…soltaram o papo reto e direto…se nos tirarem a síria nós tiramos de vcs a Arábia saudita…senhores quem tem mais a perder?!….os eua que tem no bolso o maior produtor de petróleo de mundo e também o maior exportador desse produto para eles além de serem um dos maiores mercados consumidores de seus produtos em geral?!..ou a russia?!numa guerra total entre eua e russia quem tem mais a perder?!os eua maior economia..maior potencia econômica,financeira,industrial,tecnológica e tal ou a russia…quem tem mais a perder?! os eua pais imerso em abundância,prosperidade,vida boa e mansa?!…pais onde o povo leva vida boa e tranquila…quem tem acesso a tudo sem preocupações..pais onde as bolsas,negócios,comércios e economias estão sempre em alta..dando resultados positivos/lucros….que estão recém saindo de uma crise financeira..ou a russia um pais precário?!..que tenta se levantar de um colapso..apesar de também serem potencia militar,industrial e tecnológica…quem perdera mais ai numa guerra total?! quem terá a economia falida,arruinada,zerada e destruída no final disso tudo?! quem sairá com mais danos financeiros ?!…quem terminara com mais danos/prejuizos na economia?!..… 🙂

    • Diplomacia bulava?

      É um bom nome, pois assim como o bulava a diplomacia russa também não funciona.
      Se diplomacia russa funcionasse os russos não teriam apenas meia dúzia de aliados rejeitados pelo mundo como Coréia do Norte, Síria e Venezuela.

      Só quem é excluído pelo ocidente se alia os russos. Veja o leste europeu, que depois de décadas vivendo na maravilhava de URSS, se aliaram à OTAN e à EU na primeira oportunidade que tiveram.
      Até a Ucrânia os russos estão perdendo, só falta agora vocês dizerem que o Brasil se aliará ao russos.

      “Parece que alguns foristas daqui ainda não entenderam bem o porque de SSBNs deles passear pelas águas do sul ou costa estadunidense…”

      Quem não entendeu foi você, pois isso sempre aconteceu, a diferença é que hoje os russos não conseguem enviar um quinto dos submarinos que enviavam durante a guerra fria. Um submarino russo espiando próximo às águas americanas não quer dizer absolutamente nada e não tem nada a ver com essa “bobagem de diplomacia Bulava”

      Quantos submarinos americanos você acha que invadem e espionam dentro dos mares russos sem serem percebidos?

      Quantos submarinos de mísseis balísticos russos estão sendo seguidos sem serem percebidos por submarinos americanos e europeus nesse exato momento?

      Pô cara, não fale sobre o que você não sabe.

      • o que que é isssoo….o que que é issooo… geeennntteee…que deselegante senhor Deagol…que coisa feia senhor Deagol…atirando pra todos os lados aqui…dando piti aqui…surtando aqui com todos mais uma vez…me atacando gratuitamente mais uma vez…ataque meus argumentos e não minha pessoa…..parece aquela gente lá da trilogia que vivem de fazerem panfletagens político ideológicas,lobbies esdrúxulos, patrulhas e ataques em bando….o senhor é de lá é?…o senhor vem de lá é?…aqui existe liberdade de expressão e opinião ao contrario de lá…onde “quem não segue a linha deles” sofre todo tipo de supressão e coação principalmente dos editores….o seu lugar é lá com eles viu…..é o lugar mais apropriado pra ti…..aquele blog deixou a muito tempo de ser um blog sobre defesa pra se torna mais um blog de panfletagem político ideológica, lobbies e guerra de propaganda…portanto é o lugar mais apropriado pro senhor já que segues o mesmo padrão comportamental….senhor Deagol eu não sou fanático da Rússia nesse sentido que o senhor me acusas não…Da russa sim….e de seus equipamentos,tecnologia,pragmatismo,contribuições,cultura,historia e tal …senhor Deagol os Russos são nossos amigos…todos somos amigos…todos somos da pazzzz……senhor Deagol…o senhor quer ser meu amigo?… 🙂

        http://www.youtube.com/watch?v=BdR2FVqTf5k

      • outra coisa…o problema do Bulava foi identificado e corrigido…foi um problema simples…nada estrutural…não foi um erro de projeto como os do f-35 ou f-22 amigo Deagol…..

  4. Estao se preparando para sair ao modo FRANCES ,cometeram uma burrada ao tentar tirar assad para satisfazer aos sauditas , agora estao saindo de fininho,bom para assad , otimo para os nao maometanos , forjarei uma faca para presentear ao PUTIN , depois de pronta postarei a foto do cutelo ,o povo livre da siria deve sua liberdade ao PUTIN, ISTO EH FATO !

  5. por LUCENA
    .
    .
    A Arabia Saudita que financia o terrorismo na Chechênia e que a Al-queda tem grande influência dos sauditas,visto posto que,os seus indegrantes na grande maioria,é saudita assim como fora o seu mentor,um e-agente da CIA; não vai deixar barato isso tudo.
    .
    A Arábia Saudita que financia o terrorismo naquela região,se associou com o que há de mais asqueroso e criminosos dos piores grupos mafiosos do planeta,os sionistas e juntos irão fazer o diabo naquela região,não mediram esforços para impor o seus “status-quo” alí !
    .
    O Sunitas não querem perder os corações dos muçulmanos para os xiitas e os Sionistas,não querem perder a gorda mesada que recebem do corruptível sistema que mantem na sua folha de pagamento muitos congressistas americano,ou seja,ninguém quer soltar o osso….os vira-latas que o diga…rsrsrsrsr

Comentários não permitidos.