Vice Primeiro Ministro Dmitri Rogozin: “Se a Rússia sofrer algum ataque externo, responderá com as suas armas nucleares”.

Em discurso proferido nesta quarta-feira, 11, na Duma (câmara baixa do parlamento russo), o Vice-Primeiro-Ministro do país, Dmitri Rogozin, afirmou que Moscou é sempre partidário de soluções diplomáticas para quaisquer divergências de ordem internacional. Ele, porém, ressaltou que se a Rússia sofrer algum ataque externo, poderá responder com as suas armas nucleares.

Segundo o vice-premier, a Rússia vê seu arsenal como elemento de dissuasão, mas espera que quaisquer tentativas de ataques contra o país levem em conta a possibilidade de uma resposta enérgica em favor da defesa nacional.

Fonte: Diário da Rússia

102 Comentários

  1. Acho bom os Americanos começarem a cortar as asas dos sauditas, porque a Rússia não vai brincar com o assunto, a ameaça de ataques nos jogos é algo real e sabemos bem quem paga o soldo dos Mujidin.
    Hoje o Cáucaso é o grande prego no pé dos russos e eles não vão passear ali como fizeram na Bósnia, o passeio vai ser menos divertido que em Grozni.
    Sacachivili, que deus o tenha!!!! deve se lembrar muito bem daqueles dias em que almoçou a própria gravata.

  2. E.M.Pinto:Acho bom os Americanos começarem a cortar as asas dos sauditas, porque a Rússia não vai brincar com o assunto, a ameaça de ataques nos jogos é algo real e sabemos bem quem paga o soldo dos Mujidin.
    Hoje o Cáucaso é o grande prego no pé dos russos e eles não vão passear ali como fizeram na Bósnia, o passeio vai ser menos divertido que em Grozni.
    Sacachivili, que deus o tenha!!!! deve se lembrar muito bem daqueles dias em que almoçou a própria gravata.=== Estão certos, arma foi criada p ser usada…fim de papo.Trágico + verdadeiro.Esse reizeco e sua familia estão pirando.Sds.

  3. Quando se fala de Bombas Atomicas tudo fica muito mais sensível Acredito que do mesmo jeito que armas atômicas podem destruir o planeta podem salva-lo.

  4. Pois é… eu to pensando o que aconteceria se os sauditas cumprissem a promessa de contratarem mercenarios para fazerem ataques terroristas nos jogos de inverno…

    seria desastroso, pois os tempos são outros e a Russia não vive mais na crise em que vivia nos anos 90

    uns 5 Topol-M riscaria a imunda familia saudi da face da terra

    • Que palhaço!

      Critica ataques terroristas e defende ataques nucleares.

      Só assim mesmo, se a Rússia tentasse uma guerra convencional contra a Arábia Saudita seria surrada, pois não tem a mínima capacidade de projeção de força além de suas fronteiras.

  5. Em 1986, com a operação Eldorado Canyon, uma potência bombardeou o palácio de um ex-ditador da Líbia, hoje finado, sob a acusação de que este apoiava terroristas, especificamente no caso do ataque na Alemanha e do Boeing 747, blá,blá,blá, sobre Lockerbie.
    Pois bem.

    • Melkor

      O caso ocorreu mesmo. O Kadafi realmente financiou aqueles atentados.
      O mais surpreendente é saber de onde veio o explosivo usado: C4 roubado por agentes da CIA dos estoques do exército dos EUA, e vendido diretamente ao Kadafi. Se não me engano foram uns 200 kilos de explosivo roubados.
      A história é contada no livro “Caçada Humana”, escrito por Peter Maas, que é repórter investigativo.

      Abs

  6. Outra coisa inventada pelos gringos é o tal “ataque preventivo”. Então?
    É só o Putin(ho) copiar e colar o discurso, mudando só a assinatura.

    Aliás, falando em ataque preventivo, se os aiatolás do Irã adotassem esse discurso também…
    Já faz anos que os gringos e israelenses estão prometendo um ataque. Quer justificativa maior?

    • E você acha que os russos ainda não tem um plano de ataque preventivo?

      “se os aiatolás do Irã adotassem esse discurso também…
      Já faz anos que os gringos e israelenses estão prometendo um ataque. Quer justificativa maior?”

      O Irã sabe muito bem que qualquer ataque “preventivo” contra Israel seria completo suicídio.
      Quer justificativa maior?

    • Não seja desonesto, nem burro. O Irã ameaçou riscar Israel do mapa. Israel apenas ameaçou impedir que o Irã obtenha os meios para tal.

  7. Arábia Saudita está brincando com coisa séria, achando que os EUA vão proteger eles em tudo. Se acontecer um ataque Russo contra Arábia Saudita os EUA não vão fazer nada.

  8. Só um louco pra achar que se a Rússia for atacada os russos nao vão revidar por medo dos EUA…

    É só verem o que a Rússia fez com a Geórgia… Ta certo que a Geórgia é fraca frente a Arabia, mas era um importante aliado americano na região…

    E tem doido abirobado trilogiense que acha que se a Colômbia derrubasse um Tupolev a Rússia nao iria revidar pq a Colômbia estaria sob o amparo do guarda chuva dos EUA…

    Ia ser da vez que esse guarda chuva ia ser furando por uma chuva de topol…

    • Rafa_Positron,

      Nem nos piores dias da Guerra Fria um abate de uma aeronave ( militar ou não ) foi motivo para uso de mísseis balísticos. Que dirá hoje…

      Se a Colômbia derrubasse o Tu-160, o que aconteceria seria um protesto dos russos… Talvez até enviassem algum submarino nuclear para demonstração de força e cortassem as relações com os colombianos, mas iria ser só… Fora isso, poderiam até dar um apoio maior aos potenciais adversários da Colômbia, mas nada mais direto… E a principal razão pra não fazerem nada além disso não é por não terem vontade. É que não poderiam… Mesmo na era soviética, os russos nunca possuíram uma grande capacidade expedicionária para além mar ( não a nível de OTAN ). Simples assim. Aliás, isso explica, em parte, a pressa em concluir os classe Mistral.

  9. A história nos mostra que de fato os russo não brincam quando precisam dar uma resposta severa a uma ameaça. O problema dos árabes, é achar que os EUA vão apoiá-los nessa empreitada, e que arrumar intriguinha com os russos não dará em nada… loucos!!! estão no quintal do Urso, basta eles darem o primeiro passo, e não tenho dúvidas que eles vão se tornar apenas um exemplo a ser seguido de, respeite a Rússia ( vale ressaltar que seria o exemplo perfeito que os russos tanto querem para demonstrar seu poder de dissuasão).

    • “( vale ressaltar que seria o exemplo perfeito que os russos tanto querem para demonstrar seu poder de dissuasão).”

      E pq não demonstraram “seu poder de dissuasão” quando tomaram aquela surra dos chechenos na década de noventa?

      Como a força aérea russa não pode nada contra a Arábia Saudita só lhes resta ameaças nucleares mesmo.
      O futuro da Rússia: Perder cada vez mais poder político e ameaçar o mundo como se ainda fosse uma superpotência.

      • Discordo totalmente, a força aérea russa não pode nada contra os árabes?! que fontes são as suas meu caro? que tipo de força e defesa tem a Arábia pra deter os Sukhoi e MIG’s russos? (além da vasta experiência dos militares russos) e se vc não acompanha o noticiário, seria uma boa ideia buscar saber que a Rússia tem crescido economicamente, alcançando melhoras no PIB e no IDH…Deagol, ter raiva dos russos não faz deles menor potência do que eles são, acredite, se eles quiserem esmagar a Arábia Saudita, eles farão seja por meio de mísseis, seja por mar, ou seja por céu.

      • ARC

        Pense um pouco, por favor.

        a força aérea russa não tem alcance para voar até a Arábia Saudita e executar as milhares de missões necessárias para ganhar uma guerra.

        Não tenho raiva dos russos, tenho raiva de pessoas que falam coisas erradas apenas por puxa saquismo como você.

        marinha rusa é equipada para enfrentar a USNavy, tem míssies de cruzeiro anti-navio e não para atacar tropas e alvos no solo!

        “que tipo de força e defesa tem a Arábia pra deter os Sukhoi e MIG’s russos?”

        Além dos 150 F-15s e Eurofighters? Só isso já basta par dar uma boa surra nos russos.

        Ainda não entendeu que os sukhois e migs não conseguem voar até a Arábia Saudita?

        Parece que falta inteligência na cabeça de vocês.

      • Deagol, vou me abster de responder sua comparação, não vale nem apena comparar a força aérea árabe com a russa, vou perder meu precioso tempo com comentários dos quais vc não está aberto a analisar .Ok, vc acha que aqui está acontecendo “puxassaquismo”, mas sei das mazelas russas como vc, talvez menos talvez mais, todavia não adiantaria me colocar como defensor da Rússia com mentiras, pois não tornaria eles melhores do que são…mas espero que vc esteja certo das capacidades das quais vc citou a respeito da AS, pois se vc estiver errado , e eles vierem a se defrontar com os russos, o mundo e pessoas como vc nunca mais vão se esquecer do poderio bélico-estrategico russo.

      • “que tipo de força e defesa tem a Arábia pra deter os Sukhoi e MIG’s russos?”

        Essa foi a pergunta mais idiota que eu já vi na internet.

      • Hauahahauahauahuahauahauhauahauahauhauahauahu

        Pois é…

        A década de 90

        2014 esta ai e as mulas trilogianas ainda estao sonhando com os anos 90

        Vai ser idiota assim no inferno

      • Rafa

        Pq será que todo mundo diz que você é chato e só fala besteiras?
        Pq Sera?

        Ao invés de ficar xingando a trilogia e o Tireless pq você não da explicações plausíveis?

        Simples, pq você não sabe de nada como todo mundo diz! Só voce que não enxerga.
        Você é uma piada!

      • O rafrutinha é só um pastel de vento… ele dever ter sido o primeiro aborto praticado pelo lucena… rsrsrsrrsrsrsrs… puxou a mãe…

  10. A Rússia faz ameaças como essa todos os anos desde a década de 50.

    Estranho que algumas pessoas aplaudam o uso de armas nucleares contra países árabes. Se fossem os americanos os comentários seriam bem diferentes.

    Mas também como a Rússia não tem grande capacidade de projetar força no Oriente Médio o único jeito de impor respeito é ameaçar com ICBMs e míssies de cruzeiro nucleares.

    • Mas falam tanta coisa ruim dessa gente da Rússia….Mas falam tanta coisa negativa desse pais…Que são imprestáveis, que tudo de lá é imprestável, que são miseráveis, que tudo de lá é sucata, que nada de lá presta ou funciona, que ninguém de lá presta, que todo mundo de lá é feio, bobo e cumedor de criancinha…..É tanta coisa que falam desta pobre gente que eu me emociono as vezes…Que eu fico emocionado as vezes…É serio…As vezes escorre lágrimas de pena e dó dessa gente….Coitadinhos….Viu…Coitadinhos dos bichinho….Nossa mas é tanta desgraça que falam dessa gente da Rússia aqui…Né?!….Mas é tanta coisa ruim e negativa que falam….Que eu to pensando em promover uma ação/campanha sabe…Tipo assim…Já que o governo daqui anda perdoando dividas dos outros…Anda doando material, coisas e equipamentos militares para os outros…Pra pais vizinho por ex…Como helicópteros, papel higiênico e o escambau mais…Já que o pais aqui anda fazendo tanta caridade e doações com os outros…Então vamos fazer aqui uma campanha pra que sejam doadas para aquela gente armas e equipamentos militares de nosso sofisticadíssimo, grande e amplo inventario….Já que tudo lá é muamba…Já que tudo de lá é muamba como aqui apregoam tanto….Vamos fazer campanha para doações de cestas básicas e papeis higiênicos para aquela pobre gente carente…Que esta passando tanta necessidade como apregoam tanto aqui……….

      • “Mas falam tanta coisa ruim dessa gente da Rússia….Mas falam tanta coisa negativa desse pais…Que são imprestáveis, que tudo de lá é imprestável, que são miseráveis, que tudo de lá é sucata, que nada de lá presta ou funciona, que ninguém de lá presta, que todo mundo de lá é feio, bobo e cumedor de criancinha…..É tanta coisa que falam desta pobre gente que eu me emociono as vezes…”

        Ninguém falou nada disso! Você que não tem a menor ideia do que está falando e só escreve besteiras.

      • “Todo mundo so escreve besteira”

        Nem todo mundo escreve besteiras, Só você, o charles Dal e mais alguns outros fanáticos pela rússia.

        Mas, certamente você é o campeão!

      • o que que é isssoo….o que que é issooo… geeennntteee…que deselegante senhor Deagol…que coisa feia senhor Deagol…atirando pra todos os lados aqui…dando piti aqui….surtando aqui com todos…senhor Deagol eu não sou fanático da Rússia nesse sentido que o senhor me acusas não…Da russa sim….e de seus equipamentos,tecnologia,pragmatismo,contribuições,cultura,historia e tal …senhor Deagol os Russos são nossos amigos…todos somos amigos…todos somos da pazzzz……senhor Deagol…o senhor quer ser meu amigo?…. 🙂

        http://www.youtube.com/watch?v=IB_Nigxxzx0

    • Olha Deagol, quanto a sua declaração de “…a Rússia não tem grande capacidade de projetar a sua força no oriente médio…” vou discordar, a marinha russa pode não ser numerosa comparada a dos EUA mas ainda é um das mais temidas da Terra, e derrotar a Arábia Saudita seria algo que não exigiria muito esforço deles.

    • Nada a ver

      As tropas Aerotransportadas são tropas muito bem preparadas para funcionar como força expedicionaria ..

      alem disso, os soldados russos já estão recebendo o Ratnik, e ja estão desenvolvendo a 2ª geração de seu soldado do futuro com a França

      Além disso, o Senhor deve ter esquecido que a Russia recebeu seu primeiro mistral de um lote de 3… além de corvetas e fragatas furtivas que virão….. e a VVS esta se renovando a olhos vistos (se bem que a VVS sempre foi muito forte)

      o que acontece é que pessoas como vc ainda acham que o Urso ainda esta no anos 90 ….

      essa mentalidade de vcs só vai mudar quando a Russia agir efetivamente… ai sim vcs vão acordar pra realidade e ver que ja estamos em 2014

      .

      • Rafa

        [COMENTÁRIO EDITADO] – “Supressão de termos ofensivos”
        A aviação russa não tem a menor condição de combater a força aérea Saudita longe de suas fronteiras!

        As tropas Aerotransportadas seriam derrubadas muito antes de qualquer desembarque. E mesmo que desembarcassem não seriam suficientes para derrotar o exército e força Aérea Saudita.

      • Senhores entendo que em alguns momentos a ira nos sobe a cabeça, entretanto o Plano Brasil sempre prezou pelo bom debate e principalmente pelo respeito entre seus participantes. Peço por gentileza que evitem o uso de termos ofensivos, palavras chulas e ataques pessoais. Do contrário, os comentários que não se aterem ao BOM SENSO serão editados e/ou deletados! O Plano Brasil agradece.

      • Pois é…

        Se vc diz…

        Quem somos nos pra duvidar

        Eu acho que quando a vvs estiver equipada com su35 e PAK fa ainda assim vc vai dizer que é fraca

        Vc é o dono da verdade

      • Pois é, por isso digo que lhe falta inteligência.

        Não compreende que os sukhois e paks não tem alcance para bombardear a Arábia saudita?

        Não enxerga que o número de aviões tanques na força aérea russa é dez vezes menor do que na USAF?

        Não sabe olhar um mapa?

        Eu não disse que a Rússia era fraca, eu disse que ela não tem condições de projetar força longe de suas fronteiras.

        Parece que você tem cinco anos de idade, por isso ninguem acredita que você seja engenheiro. Nenhuma pessoa com boa formação é capaz de se expressar tão mal e escrever tantas bobagens

      • “além de corvetas e fragatas furtivas que virão”

        Nenhuma fragata ou corveta russa é furtiva. Você não sabe o significado da palvra furtiva.

        “e a VVS esta se renovando a olhos vistos (se bem que a VVS sempre foi muito forte)”

        O problema é que os caças russos não tem alcance para operar sobre o território Saudita e os russos não tem aviões tanques suficientes para mante-los operando.

        Os russos não vencem os Sauditas nem com PAK-FA, é só olhar o mapa, nem geografia básica vocês conhecem.

      • kkkkkkk, acho que vc deveria estudar um pouco mais sobre a autonomia dos caças russos meu caro, e segundo, essa sua afirmação sobre s Rússia não possuir aviões tanques não procede, vc já parou pra analisar que vc está falando sobre uma das 5 maiores potências do mundo? aliás, em questão qualitativa, a segunda, em numeros bélicos, a terceira, só atrás (e tenho dúvidas) dos EUA e China…renovo meus votos, sua raiva dos russos não fará que eles deixem de ser quem eles são, uma das maiores potências militares do globo.

      • ARC

        Antes de falar o que não sabe vá pesquisar quantos aviões tanques a Rússia tem.

        Os caças russos não tem autonomia para executar operções sobre a arábia Saudita pricipalmente carregando bombas pesadas, simples assim!

      • Meu caro, vc esta analisando a questão de forma muito resumida , Deagol… vc esta falando de caças russos com autonomia de até impressionantes 4k Km, vc sabe qual é a distância entre a AS e a Rússia ( e falo distancia entre civilização e não demarcação territorial )? Vai se impressionar se pesquisar e verificar que são exatos 2.750 km…não precisa ser estrategista pra perceber que os Sukhoi poderiam ir, bombardear alvos na AS, voltar a fronteira russa e receber apoio aéreo de reabastecimento ( e sinceramente, não precisariam mais do que uns 20 aviões em sincronismo de revezamento para dar esse suporte), e acredite, isso é só um das muitas estratégias que poderia ser usada pelos russos, e estou deixando de lado a questão de possível (quase certo) apoio dos inimigos da AS, que coincidentemente são aliados fortíssimos dos russos e vizinhos da AS, que com certeza ofereceriam suas pistas e bases como extensão da força de dissuasão russa.

      • ARC

        “vc esta falando de caças russos com autonomia de até impressionantes 4k Km,”

        NENHUM CAÇA RUSSO TEM AUTONOMIA DE 4K KM!!!!!

        Se chegarem perto disso é em alcance de translado sem carga nenhuma.

        O raio de combate fica próximo de um terço disso, ou menos se as cargas externas forem pesadas.

        É o que estou dizendo, vocês não sabem do que estão falando!

        Vocês argumentam com informações completamente erradas.

      • Vc ta correto, apesar de preferir mil vezes russos aos sauditas ,penso que ,em uma retalhaçao russa ao imperio dos terroristas , esta retalhaçao seria realizada por misseis balisticos carregados com cargas explosivas convencionais (ou carne de porco para tornar o pais impuro,kkkk),assim nao criaria uma sangria desatada e a russia evitaria uma comoçao mundial idiota , a logistica para um ataque convencional utilizando navios e avioes nao seria algo facil de fazer , as forças sauditas saberiam com dias de antecedencia, podendo se preparar adequadamente, as dificuldades no apoio a força aerea poderia caus

      • Teropode, tenho que concordar com seu ponto de vista que a Rússia iria preferir ataques balísticos ao invés de uma guerra envolvendo todos os meios, pois além de caro requer estratégia, e seja qual for o país a ser atacado, tendo muita ou pouca força de defesa, acontecerão perdas e custos em cima de custos. Mas alguns dizem que a Rússia não tem força pra isso, e disso eu discordo plenamente (e concordo mais ainda que jogar um bifes de carré seria melhor kkkkkk).

      • Os russos não vencem os Sauditas nem com PAK-FA, é só olhar o mapa, nem geografia básica vocês conhecem.

        Kkkkkkkkkk

        Fecha a conta e passa a régua!!

        Depois dessa…

        O caca ainda é protótipo e vc ja diz isso com tange certeza que da até medo

        Agora sim os engenheiro da Sukhoy estao preocupados

  11. Já ouviram falar da diplomacia Bulava senhores?! É uma forma de diplomacia muito eficiente e eficaz…Criada especialmente…especificamente…visada para aquela gente do ocidente…É um novo formato/linguagem de diplomacia criada pelos russos…Eles a praticaram um dia desses quando passearam pela costa estadunidenses em seus submarinos “fuleras” e “impestraveis”…..É uma nova forma de diplomacia criada por esta gente num sabem?!…Mas é pra quem PODE…..Quem não pode…SE SACODE….

    • “Já ouviram falar da diplomacia Bulava senhores?! ”
      Qual Bulava? Aquele que sempre falha?

      É a mesma forma de diplomacia de sempre, ameaça com armas nucleares.
      Fora isso isso a Rússia não pode nada no Oriente médio

      • O Bulava falha como qq outro equipamento…

        Alias, ele teve mais testes bem sucedidos do que o contrario…

        Falhas existem para serem solucionadas…

      • “O Bulava falha como qq outro equipamento…”

        Não, o Bulava falha muito mais do que qualquer outro equipamento, principalmente se comparado aos Tridents americanos.

    • “Eles a praticaram um dia desses quando passearam pela costa estadunidenses em seus submarinos “fuleras” e “imprestraveis”…..”

      Você não tem a menor ideia do que está falando, como sempre.

      • Bom Deagol, quanto a declaração do submarino na costa dos EUA é real, um submarino da classe Akula cumpriu uma missão de costear todo o golfo do México e EUA sem ser detectado, isso em resposta ao escudo anti mísseis que os EUA pretendem construir na Europa.

      • complementando: o que podemos esperar das “opiniões” deles ???… só besteirol com ares de superioridade…

      • Não tenho como base nenhum site ou blog meu caro Blue eyes, mas a analise de fatos contra os quais não há argumento. Não vou me perder na vertente de discutir aqui a capacidade bélica russa, pois acredito que ainda que neguem, no fundo todos sabem que eles são superpotência, isso é inegável, o grande cerne aqui explicitado é, os russos tem capacidade de impor sua soberania pela força militar, e poucos são os países no mundo capazes de enfrentá-los frente a frente…e dentre minhas opiniões, uma eu ressalto, a Arábia não é um desses paises.

      • “o grande cerne aqui explicitado é, os russos tem capacidade de impor sua soberania pela força militar, e poucos são os países no mundo capazes de enfrentá-los frente a frente…”

        De um jeito ou de outro a Rússia não tem capacidade de projetar força longe de seu território!

        Nem o Brasil a Rússia conseguiria vencer.

      • Kkkkkkkkkkkk, sério agora foi péssimo Deagol, vc quer comparar a força marítima russa com a brasileira? Por mais que o mar não seja o forte dos russos , eles tem poder para esmagar nossa nação, e não teria tamoio, tupi, ou índio que fosse, pra detê-los! Vc está começando a cometer equivocos, preste mais atenção, a Rússia ainda não chegou ao ponto de ter uma marinha como eles planejam para daqui a 15 anos, mas tenha certeza, que os meios marítimos que eles dispõem são avassaladores…mas depois dessa comparação encerro minha participação nesta seção.

      • Quem falou em força marítima?

        E se você não sabe o resultado das guerras dependem dos objetivos.

        destruir nossa marinha não significa que eles ganhariam uma guerra.

      • “e poucos são os países no mundo capazes de enfrentá-los frente a frente”

        Não existe frente a frente pq a Arábia Saudita fica localizada em outro continente!

        E 100 f-15 modernizados e 70 eurofighters são mais do que uma ameaça poderosa para a força aérea russa. Isso se ela tivesse capacidade de operar na Arábia Saudita, capacidade que ela não tem.

      • Amiguinho, porque da resposta incisiva se não questionei vc ???… observe como meu comentário vem após o seu mas é em razão do comentário do Deagol, complementando o que ele disse… vc não deve estar acostumado com o esquema de sequencias de comentários do site… vou fazer de conta que não foi comigo, até porque concordo com tudo o que vc disse e bem provavelmente seu comentário ainda não havia sido postado qndo comentei… mais atenção, meu caro… saudações…

      • Caro Blue Eyes.

        Tens toda a razão! Os caras babam tanto pela rússia e mesmo assim não tem a menor noção de suas capacidades.

      • O problema russo é como o maluquete coloca: falta de grana… não quer dizer que não sejam muito capazes em certas situações mais específicas, mas qndo comparadas as suas forças convencionais com a OTAN por exemplo, ai a coisa fica feia para os russos… não vou colocar a questão nuclear porque ela nem deveria ser levantada, visto que abriria precedentes terríveis e sem volta… qnto a questão que se a Rússia for atacada responderá com armas nucleares, acho que é direito dela, se e somente se for atacada por uma força superior a mesma… não seria razoável que se algum paiseco atacasse os russos recebesse uma ogiva pela cabeça… creio que essa fanfarronice toda dos russos é mais preocupação com os acontecimentos que estão prevendo entre China e USA… é o tal discurso: não mexam comigo porque sou tranquilo mas sou grandão e sei lutar jiu-jítsu… rsrsrsrsrsrs…

  12. Pessoal, vamos nos ater aos fatos, querer ridicularizar a Rússia é querer ridicularizar uma nação que põe os EUA preocupados, é querer negar a segunda maior potência militar da Terra, é querer negar que eles detém junto com os EUA os melhores caças do mundo (e aos que dizem besteirol sobre “os caças deles não tem autonomia pra atacar a Arábia”, já foi comprovado que os caças e bombardeiros russos tem autonomia pra atacá-los…não adiante guardar raiva dos russos, querer levantar a calúnia de que estão sucateados e tals e tals, eles tem a melhor defesa anti aérea do mundo! caças como SU-35, MIG-29, SU-37, MIG-31 e breve T-50, fariam da Arábia o que foi a Argentina pros ingleses…uma caça aos perus.

    • Ninguem estava ridicularizando a Rússia!
      Só que é óbvio que os sukhoi não tem alcance para operar nos céus da AS.

      “eles tem a melhor defesa anti aérea do mundo! caças como SU-35, MIG-29, SU-37, MIG-31 e breve T-50, fariam da Arábia o que foi a Argentina pros ingleses…uma caça aos perus.”

      No meio de centenas de f-15 modernizados e eurofighters com os melhores míssies ocidentais?

      Que piada! Mais besteira fanática, só isso.

    • “(e aos que dizem besteirol sobre “os caças deles não tem autonomia pra atacar a Arábia”, já foi comprovado que os caças e bombardeiros russos tem autonomia pra atacá-los…”

      Aonde isso foi comprovado?
      Mostre para nós…

      Beisteirol é que voce está dizendo, nem sabe o que é uma guerra de verdade.

  13. A verdade ē que que queiram ou nao os Deagols da vida, a Rússia tem poder suficiente pra defender seus interesses dentro e fora de suas fronteiras

    Mas essa gente parou no tempo e ainda vive nos anos 90

    Triste

    • A dificuldade de muitos Rafael, é enxergar além das fronteiras impostas pela mídia manipulada pelos norte americanos aqui no Brasil, e ver a realidade com seus próprios olhos, a Rússia enfrentou grande crise? Sim. Eles quase faliram? Sim. Mas eles decairam como potência? Não, e ainda se erguem até hoje econômica-militarmente falando, são o segundo maior exportador de armamento do mundo! E talvez seja assim porque os armamentos deles “são obsoletos” ou ” da década de 90″. Então vamos nos atrelar ao que realmente é verdade pessoal, os EUA e Europa não temeriam a Rússia se eles não fossem quem eles são.

      • Tudo isso que você está dizendo não faz a menor diferença
        no que estamos discutindo.

        Quantos aviões tanques a Rússia tem para manter seus caças operando sobre os céus da Arábia Saudita?

        Responda.

        Quantos porta-aviões os russos têm para bombardear os árabes?

        A dificuldade que vocês tem é de raciocinar. Muito puxa saquismo e pouca inteligência.

      • Meu caro, volto a repetir, aliás, acho que a dificuldade em raciocinar não está em mim, pois não faço um palco de guerra fictício montado com base em 20 aviões tanques, mas em muitos e muitos outros parâmetros que merecem ser observados, autonomia dos caças, autonomia dos mísseis disparados, possíveis bombardeios de bases aéreas por misseis de longo alcance, impossibilitando os ferrado-15 e os elefantebrancofighters de voar, uma frota monstruosa de submarinos quase indetectáveis, alias, alguns indetectáveis, que manteriam grande parte das forças marítimas da AS bastante preocupadas devido alguns submarinos possuírem mísseis de alta destruição, navios de guerra como fragatas, cruzadores, contra-torpedeiros, corvetas e etc, etc, etc de meios pelos quais a Rússia poderia atacar e criar sua imposição de força levando-os a vitória ( ressalto novamente, eles podem não ser o que pretendem ser daqui a 15 anos, mas são capazes de impôr sua força a distância sim).

    • É verdade rafrutinha, os russos são a maior brasa, mora ???… mas pare de lamber o saco dos eslavos que tá pegando mal… vc tá parecendo aquelas bonecas russas que qndo se abre uma aparece outra… qndo vc se abre para os russos sua boneca aparece… rsrsrsrsrsrs…

  14. Pra mim não disse nada.
    Qualquer país que sofra ataque externo tem o direito de se defender, fica arrotando muito e acaba fazendo como a China… estabelece uma zona de defesa aérea nas ilhas e todo mundo caga e anda pra ela … menos meu chapa , bem menos né ?

  15. Amigos,

    Não confundam Russia com União Soviética…

    A bem da verdade, essas próximas duas décadas serão provavelmente as ultimas nas quais os russos agirão como super potência… E a razão é simples: a esmagadora maioria do aparato russo herdado do final da era soviética será irremediavelmente retirado de serviço já a partir da próxima década ( notadamente a força estratégica de bombardeiros, que, apesar dos projetos, não possui ainda qualquer substituto concreto )…

    É evidente que os russos se recuperam, e é possível atingirem um patamar extremamente avançado ( certamente se manterão em paridade com europeus e mesmo com americanos em muitas áreas ). Contudo, o colapso soviético afetou sim a Russia de maneira profunda… A incapacidade a atual industria russa em manter alguns tipos vitais plenamente funcionais, como o Tu-160 ( cuja dificuldade maior está em manter a complexa motorização: http://www.cavok.com.br/blog/?p=73627 ), apenas mostra os gaps que ficaram após a hecatombe soviética. Muito do antigo parque industrial soviético também se perdeu de forma irremediável, principalmente pela perda de diversas mentes, que foram para o ocidente em busca de melhor sustento… Enfim, perdeu-se boa parcela do gênio que fora criado durante a Guerra Fria; e esse é o tipo de dano no qual a recuperação é extremamente dolorosa e demorada…

    Ocorre que, com o custo crescente dos equipamentos militares, a tendência será que os substitutos desses equipamentos sejam adquiridos em uma menor quantidade; dificilmente haverá, por exemplo, o mesmo numero de PAK FA que há de Flankers hoje, assim como não há hoje a mesma quantidade de meios que haviam na era soviética… O mesmo pode se dizer do que foi herdado da antiga marinha soviética, cujas embarcações mais antigas deverão ser desativadas em algum momento entre 2030 e 2035 e cujos substitutos serão, em geral, de tonelagem menor ( notadamente a marinha de superfície, que deverá ter uma quantidade menor de navios ). Pode até se argumentar que os navios futuros serão mais avançados e poderão ter capacidades maiores, mas considero uma inverdade afirmar que um navio fará o trabalho de dois no futuro… Mesmo o exército russo deverá se tornar algo mais enxuto. E a dissuasão russa será provavelmente baseada em forças de mobilização rápida dotadas de armas de grande precisão ( além das forças nucleares ); e não em uma mobilização massiva, como antigamente… Em outras palavras, será uma força mais “ocidental”…

    Em resumo, a Russia ainda será uma potência, mas estará longe de ser o que era como União Soviética, em um mundo que será cada vez mais multipolar, com a ascensão de outras potencias militares ( Índia, China, e por aí vai… ).

    • “Contudo, o colapso soviético afetou sim a Russia de maneira profunda”

      É claro que a russia nao tem o poder da URSS…. Mas isso nao quer dizer que o tempo paroú e que eles deixaram de estudar, de pesquisar e de se desenvolver,,,

      Amigo, a rota da economia mudou de rumo…. A russia foi afetada pq perdeu parte significativa do seu território e população… Isso tem uma serie de implicações econômicas que afetam o poder bélico….

      Mas veja: em termos de ICBM, por exemplo, a Rússia esta mais avançada que os EUA… E novos projetos estao andando… Vejam os novos submarinos, por exemplo…. O PAK FA e outros…

      – A russia tem o seu próprio sistema de posicionamento global, independente e com uma excelente precisão…. Além de ter seus próprios satélites militares pra comunicação..

      – A russia domina a tecnologia para fazer caças de 5ª geração (ainda estao no começo, mas ja estao avançando inclusive na motorização e nos radares AESA)

      – A russia tem um sistema de educação desenvolvido e solido, com grandes nomes na ciência

      – o mais importante: eles tem vastos recursos naturais, que vai fazer falta em muitos paises… A estabilização da economia após a crise dos anos 90 só tende a sedimentar a melhora da situação deles…


      Desqualificar um pais desses é loucura… Na cabeça de uns e outros, a russia esta fadada a morte, quando as mesmas pessoas nao enxergam oq acontece atualmente na combalida Europa….

      Vai entender

      • Isso que você está dizendo não tem nada a ver com o que está sendo discutido!

        O que está sendo dito é que os russos tem poucos aviões tanques e nenhum porta-aviões decente para impor respeito sobre a Arábia Saudita. O único jeito são ameaças nucleares como sempre, fora isso os russos perdem.

        Não se está desqualificando a Rússia, inteligência! Estou dizendo que eles não tem poder para vencer guerras em outro continente pq não tem como enviar e suprir suas forças até lá.

        Nunca ouviu falar em logística? Você não é engenheiro coisa nenhuma.

      • É…

        A vvs é pior que a FAB

        tem menos aviões que a FAB

        vc nao sabia?

        Estamos em 1991 e os russos ainda choram o fracasso da Perestroika e da Glasnost

        É a treva!!!!!!

      • :”A vvs é pior que a FAB

        tem menos aviões que a FAB

        vc nao sabia?”

        Mais uma prova de que você não raciocina e só diz besteiras.

        De que adianta a VVS ser melhor que a FAB se eles não tem condições de voar até aqui?

        Mandar meia dúzia de aviões é fácil, agora executar milhares de missões do outro lado do mundo é impossível para a Rússia.

        Realmente você se supera na falta de cérebro.

      • Vc ta correto, apesar de preferir mil vezes russos aos sauditas ,penso que ,em uma retalhaçao russa ao imperio dos terroristas , esta retalhaçao seria realizada por misseis balisticos carregados com cargas explosivas convencionais (ou carne de porco para tornar o pais impuro,kkkk),assim nao criaria uma sangria desatada e a russia evitaria uma comoçao mundial idiota , a logistica para um ataque convencional utilizando navios e avioes nao seria algo facil de fazer , as forças sauditas saberiam com dias de antecedencia, podendo se preparar adequadamente, as dificuldades no apoio a força aerea poderia causar uma derrota humilhante (neste caso especifico),por isto eu aposto na retalhaçao VIA MISSEL BALISTICO COM OGIVAS CONVENCIONAIS , ja tenho informaçoes que comprovam que o rafa-positron eh um teleguiado da esquerdalha , portanto o CARA eh um fezes intencional ,nao eh burro mas se faz parecer para criar confussao e impedir debates claros com qualidade , o hotel de ascaris na realidade ganha para patrulhar e avacalhar blogs que ntam assuntar sem ser tendencioso ,!

      • Russófilozinho nervoso e desinformado… não adianta espernear, franga d’água… dias se foram com o fim da URSS e espero que fiquem no passado da humanidade… só aqui alguns idiotas querem ressuscita-la com outra denominação e outras estratégias… vão acabar criando uma cópia barata e mal feita de algo que já não prestava em seu modelo original… imagina-se o que vai aparecer: uma mistura de lobisomem, Frankenstein, mula sem cabeça e curupira… srsrsrsrsrsrsrsss… a Rússia hoje tem outros problemas a enfrentar e não quer nem saber de medir forças com ninguém mais potente que a Ucrânia… pode morder o rabo de raiva que a verdade não vai mudar por causa de suas idiossincrasias, franguinha…

      • Ninguém quer medir forças com ninguém!

        Isso é meio obvio vc nao acha?

        Além da França, que invadiu o poderoso Mali, qual outro pais esta preocupado em invadir hj em dia?

      • Vc deveria ter vergonha ao aceitar dinheiro publico escuso para ficar patrulhando e avacalhando blogs que tentam ser isentos ,portanto a TURMA que frequenta o PB ja sabe que vc nao se interessa por debates , vc simplesmente eh PAGO para avacalhar ! que coisa feia , e eu achando que vc nao passava de uma vitima de lavagem celebral !

      • Rafa_Positron…

        Não desqualifiquei a Russia… Pelo contrário. Eu mesmo disse acima que ela ainda será uma potencia avançada… Também não disse que o tempo parou para os russos e que eles estão nos anos 90… Mas é extremamente improvável que no futuro previsível ela volte a ter o poderio bélico convencional da extinta URSS…

        Tanto quanto a perda de território e população, houve uma perda progressiva de potencial humano na forma de cientistas extremamente qualificados que saíram da Russia no imediato pós-URSS; e isso é o pior. Salvo engano, cerca de 1,5 milhão de cientistas e pessoal extremamente habilitado deixaram a Russia nos anos 90. Esse é tipo de coisa da qual não se recupera fácil ( e muitas vezes os danos são permanentes )…

        No que diz respeito a ICBMs, não há nenhuma diferença clara de potencial… O fato dos russos poderem deslocar seus ICBMs em unidades móveis pode se constituir em vantagem, mas tecnologicamente não há qualquer diferença cabal ( exceto pela especulação de que os ICBM de nova geração teriam ogivas direcionáveis )… Ademais, entre ICBMs, mísseis de cruzeiro nucleares e outros meios, somados ao tamanho dos arsenais entre os potenciais adversários da Russia, não se pode dizer que haja alguma vantagem prática, nesse caso… Por fim, sistemas de defesa como o THAAD e laser anti-mísseis logo serão realidade nos EUA.

  16. Ridículos são alguns membros citarem a guerra da chechenia como parâmetro pra julgar a Rússia no ano de 2014…

    E ainda tem coragem de dizer que os outros falam besteiras….

    Pffffff

    Autocrítica é coisa que nem todo mundo tem, viu….

  17. ARC, Deagol, amigos,

    A capacidade de reabastecer em voo é justamente o que irá garantir que as aeronaves cheguem ao seu destino… E essa capacidade limita sobremaneira a quantidade de aeronaves que podem ser postas em ação para um ataque a longas distâncias em determinado tempo, limitando assim a capacidade de ataque pelo ar a longo alcance…

    Outro ponto, é que para fazer um ataque unicamente pelo ar, os russos seriam obrigados a passar sobre espaço aéreo de outros países que não são necessariamente amigos, não importando por onde se vá… A rota mais curta seria cruzando o espaço aéreo da Turquia, que é um aliado da OTAN e oposto aos interesses russos desde as épocas do Império Otomano… Em suma, um ataque aéreo é virtualmente irrealizável…

    Um ataque convencional por mar seria realmente uma alternativa… Contudo, ao deslocar unidades de superfície, a movimentação seria prontamente percebida por qualquer observador ao longo das rotas marítimas, de modo que os árabes poderiam ser avisados a tempo… Restariam os submarinos, mas esses meios não são propriamente os melhores para ataques convencionais, pois não dispõem da variedade de armas necessárias para tanto…

    De toda a sorte, os submarinos armados com mísseis convencionais seriam as únicas opções dos russos sem ter que utilizar armas nucleares, haja visto possuírem uma limitadíssima capacidade expedicionária… Resta saber se os russos tem mesmo a capacidade de lançar um ataque de saturação com esses dispositivos ( que eu creio que devam possuir, no final das contas ). Caso contrário, é perda de tempo…

    Um submarino é um meio extremamente difícil de se detectar, mas ele não é invulnerável. A menos que os russos não se importem em ver seus mísseis de cruzeiro passando sobre espaço aéreo alheio, terão que lança-los do Mar Vermelho ou, pior, do Golfo Pérsico… E os sauditas possuem uma capacidade ASW respeitável, além do fato da USN sempre se fazer presente por aquelas águas… Mesmo que os submarinos passem sem serem percebidos pelas redes de defesa até a distancia segura para disparo, no momento em que dispararem, a sua presença ficará evidente, pois os mísseis poderiam ser localizados por radares em terra e dos navios; o que iria gerar uma reação das forças aeronavais na região…

    Mas verdade seja dita: não creio que os russos levariam isso adiante… Um ataque a Arábia Saudita despertaria a fúria do mundo árabe. Seria loucura…

    • NAO SERIA LOUCURA, os beduinos so se sentem folgados por causa da permisividade de um ocidente decadente ,egoista e imediatista, o mundo beduino pode ser jogado na latrina em um piscar de olhos, fanatismo e coragem pra fazer barbaries nao eh exclusividade de uma subraça semitoide, o ocidente padece porque se ACOVARDA , HEIL FUHER !!!!!!

  18. Putin: Rússia não permitirá supremacia militar sobre ela

    “Ninguém deve ter ilusões relativamente à possibilidade de conseguir supremacia militar sobre a Rússia. Jamais permitiremos isso”, declarou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na mensagem à Assembleia Federal.

    Segundo o presidente, a Rússia acompanha atentamente o aumento do potencial militar dos outros países e poderá responder a quaisquer desafios, sejam políticos ou tecnológicos.

    Ele declarou também que, atualmente, a Rússia está criando um sistema espacial global de espionagem e segmentação de alvos.

    A Rússia está pronta para utilizar armas nucleares repelindo ataques de agressores, para defender os interesses estatais, declarou o vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozin, no quadro da “Hora Governamental” na Duma de Estado. O vice-premiê comunicou que o Fundo de Pesquisas Perspectivas irá dedicar-se à elaboração de uma resposta militar-técnica à estratégia de “ação global relâmpago” dos Estados Unidos.

    A Doutrina Militar da Rússia admite o emprego de armas nucleares, fez lembrar Dmitri Rogozin. Em suas palavras, tal constitui o principal fator de dissuasão de atos agressivos contra o país.

    “As nossas forças nucleares estratégicas são um grande nivelador de chances. É possível experimentar quanto quiser, instalando armas não nucleares em portadores estratégicos. Mas é necessário ter em conta que, enquanto formos atacados, iremos recorrer sem dúvida, em conformidade com a Doutrina que aprovamos, armas nucleares, para defender o nosso território e os nossos próprios interesses estatais. Qualquer agressor ou grupo de agressores devem dar-se claramente conta dessa possibilidade.”

    Os EUA estão elaborando agora uma concepção de “ação global relâmpago” que consiste em desenvolver novos meios de derrota, capazes de desferir golpes de alta precisão contra estruturas inimigas em qualquer ponto do mundo, utilizando tipos não nucleares de armamentos. No quadro desta concepção, Washington está desenvolvendo vários projetos de armas hipersônicas, o que permitirá alcançar primazia em relação a outras potências nucleares. Trata-se, em particular, de aparelhos voadores e de foguetes, capazes de voar com uma velocidade em 20 vezes superior à velocidade do som.

    O Fundo de Pesquisas Perspectivas irá elaborar uma resposta militar-técnica à estratégia americana de “ação relâmpago”, declarou Dmitri Rogozin, sem entrar em detalhes. Ao mesmo tempo, ao apresentar aos parlamentares o novo programa estatal de armamentos, o vice-primeiro-ministro apontou que a robotécnica será um de seus vetores principais.

    “Atualmente, países estrangeiros estão realizando uma concepção de guerra tecnológica, voltada para ver o inimigo antes de ele ver o adversário e ter um “braço longo” para poder derrotá-lo. Um exemplo disso é a guerra na Iugoslávia em 1999, quando forças da OTAN atiravam como que com dardos contra as forças armadas tradicionais da Iugoslávia, que não eram piores na Europa. Mas, sem ter possibilidades de responder a essas ataques com armas de alta precisão deste “braço longo”, aquelas forças armadas ficaram incapazes de proteger o seu próprio território. Por isso, hoje, o novo programa de armamentos prevê desenvolver máquinas robotizadas e meios de comando automatizado de equipamentos, que permitem ao nosso soldado combater contra cinco.”

    Dmitri Rogozin prometeu aos deputados que já em 2015, equipamentos militares altamente tecnológicos russos, em particular, veículos blindados Bumerang e tanques “Armata”, irão participar da Parada da Vitória na Praça Vermelha.

    Fonte: Voz da Rússia

Comentários não permitidos.