Vítimas do conflito na Síria são tratadas em hospitais do ‘inimigo’ Israel

Kevin Connolly

Correspondente da BBC no Oriente Médio

Soldados israelenses encaminham ferido sírio a hospital em Safed | Crédito: BBCHospital no norte de Israel trata sírios feridos em conflito civil

Na maternidade do hospital Rebecca Sieff, na cidade de Safed, no norte de Israel, os partos parecem um milagre menor.

No dia que a equipe da BBC visitou o local, havia ali um recém-nascido que, entre outros bebês, terá, um dia, uma grande história para contar – isso se seus pais decidirem compartilhá-la com ele.

A identificação da criança teve de ser omitido: a publicação de qualquer informação pode lhe trazer sérios riscos quando ela voltar ao vilarejo onde mora, na Síria.

O nome de sua mãe ou qualquer outra informação pessoal que possa identificá-la também não pôde ser divulgado.

A mulher parecia cansada, mas feliz quando nós a conhecemos. Rapidamente, elogiou a bondade da equipe médica israelense que a havia tratado.

Ela já estava em trabalho de parto quando se dirigiu a uma maternidade em seu vilarejo natal na Síria, mas foi informada de que não poderia ser hospitalizada no local.

Preocupado, seu marido sabia que seria possível tratá-la em Israel. O casal, então, começou uma corrida contra o tempo em direção à fronteira entre os dois países.

Ela foi levada a um ponto dentro do território sírio onde pôde ser vista por soldados israelenses patrulhando a cerca que marca a velha linha de cessar-fogo entre os dois países.

Uma ambulância militar a levou, então, para o hospital – e ali seu parto foi feito a tempo.

Transferência

“Alguns relacionamentos floresceram entre a equipe médica e nossos pacientes. Muitos deles expressam gratidão e o desejo pela paz entre os dois países”

Oscar Embon, diretor do Hospital Rebecca Sieff

A cadeia humanitária que possibilitou o parto envolve guias na Síria, paramédicos de fronteira, médicos e enfermeiras em Safed.

Ela foi a 177ª pessoa a cumprir essa jornada, no que já se tornou uma das mais extraordinárias subtramas da agonizante guerra civil no país governado por Bashar al-Assad.

Síria e Israel são arqui-inimigos declarados. Um estado de guerra existe entre os dois países há décadas.

Apesar disso, desde que as primeiras vítimas do conflito na Síria começaram a ser tratadas em hospitais israelenses nove meses atrás, o sistema informal de transferência de pacientes se tornou tão bem-estabelecido que alguns deles já chegam com cartas de referência escritas por médicos sírios a seus homólogos do outro lado da fronteira.

Dramas humanos

Oscar Embon, diretor do Hospital Rebecca Sieff, afirmou que “alguns relacionamentos floresceram entre a equipe médica e nossos pacientes. Muitos deles expressam gratidão e o desejo pela paz entre os dois países”.

Os israelenses dizem tratar qualquer um que precise de ajuda. Isso se traduz principalmente por mulheres e crianças, mas também é possível que nesse grupo haja combatentes leais ao presidente da Síria, Bashar al-Assad, ou rebeldes jihadistas que, em outras circunstâncias, atacariam alvos em Israel.

Embon diz que a política de não discriminar entre os doentes e feridos coaduna com o que ele vê como valores de seu país e a ética de sua profissão.

“Não espero que eles se tornem fãs de Israel e embaixadores do nosso país, mas nesse ínterim espero que eles reflitam sobre a experiência deles aqui e sobre o fato de que o governo sírio diz que israelenses e sírios são inimigos”, afirmou Embon.

A ajuda de Israel a pacientes sírios esconde interesses políticos, claro – afinal, esse é o Oriente Médio.

Ainda assim, apenas algumas horas dentro do hospital em Safed já são suficientes para se ter uma ideia do tamanho dos dramas humanos que ocorrem ali.

A maioria dos pacientes, no entanto, não vai dizer uma palavra sobre o tratamento – eles têm medo do que pode acontecer caso vaze a informação de que foram tratados em Israel, um país ‘inimigo’.

Relações em formação

Hospital Sieff | Crédito: BBCTratamento em hospital israelense tem de ser mantido em sigilo

No epicentro desta cadeia humanitária está um assistente social árabe-israelense que nos pediu para ser identificado apenas por seu primeiro nome, Faris.

Uma de suas missões é acalmar os pacientes que ficam em pânico ao se dar conta de que estão sendo tratados em um Estado inimigo.

Faris organiza o que recebe de instituições de caridade, fornecendo aos pacientes artigos de higiene pessoal e escovas de dente.

E também escuta suas histórias.

A rotina de Faris requer relativa frieza para lidar com situações de descontrole emocional – imagine ter de explicar a um menino que perdeu a visão em uma explosão que ele nunca verá novamente. Mas com os pacientes sírios, diz ele, a tarefa é ainda pior, uma vez que eles retornam para casa tão logo são tratados.

E após cruzarem a fronteira para o lado sírio, todo o contato entre as partes será perdido em meio à velha inimizade que opõe os dois países e à sanguinolência da guerra civil.

Faris reconhece que não lida bem com despedidas. As partidas doem para ele tanto quanto para quem se vai, confidenciou à BBC.

Ele aparentava cansaço quando nos encontramos, mas diz que dorme bem sabendo que tem a chance de fazer algo bom.

“Quando pessoas vêm para cá por dois meses”, disse ele, “uma relação começa a se construir e ganha força com o tempo. Quando eles voltam para casa, a única parte ruim é que se perde o contato, porque a Síria vê Israel como um inimigo.”

Com a escalada da miséria da guerra civil na Síria – e a decadência do sistema de saúde no país – toda semana Faris e a equipe do hospital de Safer recebem novos pacientes e novos problemas.

Os pacientes tratados, por outro lado, não podem comentar abertamente sobre a ajuda que receberam em Israel, sob pena de correrem risco de vida.

Mas, de alguma forma, a notícia de que a ajuda do lado da fronteira existe em meio à famigerada guerra civil indica que o número de sírios em busca de ajuda deve continuar a aumentar.

Fonte: BBC Brasil

39 Comentários

    • Campo de Franco confirma tendência a superar volume de petróleo de Libra

      27 de Novembro de 2013

      Um anúncio feito pela Petrobras mostrou a razão de a diretora da ANP, Magda Chambriard ter dito que o campo de Franco, vizinho, a oeste, do de Libra, ser, possivelmente, igual ou maior que este, hoje a maior jazida de petróleo em prospecção no mundo.

      Todos os poços indicaram colunas de rochas porosas com petróleo entre 315 ( no poço descobridor) e 438 metros, no quarto poço, sempre com estruturas semelhantes.

      Nos dia 19 último, quase sem destaque na imprensa, a Petrobras fez um comunicado público dos resultados da perfuração do quinto poço do programa exploratório de Franco e revelou que neste último, a coluna de rocha impregnada de petróleo chega a 396 metros!

      Claro que não se pode fazer previsões absolutas sobre rochas que estão a mais de cinco mil metros de profundidade.

      Mas tudo está indicando que, dentro em breve, será divulgada uma nova estimativa colocando Franco num intervalo de expectativas superior aos 10 bilhões de barris atribuída a Libra. Pode ser ainda este ano, com a declaração de comercialidade do campo.

      Teremos, então, os dois maiores campos de petróleo em prospecção no planeta, hoje.

      E aí vem outro nó que terá de ser desatado no Governo Dilma.

      Como o contrato de cessão onerosa que entregou a área de Franco – e quatro outras – à Petrobras dá direito à extração de até 3 bilhões de barris neste campo – e a um total de 5 bilhões, no total, incluindo os outros reservatórios – terá de ser aplicada uma das soluções previstas no contrato.

      A União poderá vender direitos de exploração adicionais à estatal, revisando seu preço e volume. Mas não está prevista, como dizem alguns, a devolução das áreas desnecessárias para – como se imaginou – “completar” os cinco bilhões de barris. Só uma área – Peroba – colocada como reserva reverte imediatamente para a União.

      Assim, Franco poderá ser a “máquina de gerar caixa” para Petrobras, pois boa parte dos investimentos necessários para sua exploração já estão em andamento, sobretudo os quatro navios-plataforma que serão montados no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Nas áreas dos primeiros quatro poços pioneiros, estão em obras ou contratadas para começá-las no primeiro semestre de 2014, as plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77, todas com capacidade para processar e armazenar mais de um milhão de barris. Um quinta plataforma será encomendada em 2014

      Nos primeiros meses de 2014 o primeiro poço de Franco entra em testes de longa duração. Mais dois passarão por este processo em 2015 e em 2016 o campo começa a produzir até atingir 300 mil barris por dia. Em 2017, serão 600 mil barris diários. E 750 mil barris diários em 2019.

      Mais do que estará, a esta altura, saindo do campo de Libra.

      Embora a empresa negue, no próximo Governo a Petrobras terá de partir para um novo processo de capitalização.

      Porque será uma empresa, na produção, duas vezes e meia maior que hoje.

      E isso requer investimentos de centenas de bilhões de dólares.

      Para os nossos jornais, o que continua sendo notícia é um possível aumento de sete ou oito centavos no litro de gasolina.

      O jornalismo “especializado” em petróleo no Brasil, na grande mídia, perdeu completamente a visão estratégica que, mais do que a maioria dos outros, precisa ter para compreender o que está acontecendo com um país que, em uma década, se tornará a maior fonte de petróleo novo no mundo, mais que o Oriente Médio, segundo as projeções da Agência Internacional de Energia.

    • Quequeiçu , este odio contra ISRAEL beira ao bestialismo intectuoide esquerdopata , por favor SIMIO primata , olhe -se no espelho e diga oque ha refletido !

  1. Tem que ser assim mesmo, o Ocidente começou essa guerra civil, agora que trate os feridos… o Obama tinha falado em liberar mais alguns Milhões pra assistência humanitária não tinha?? então, manda pra pagar a conta dos hospitais de Israel!!

    Os donos de hospital, o estado com suas doações dos primos do norte e o sistema de fornecimentos de produtos médicos hospitalares de Israel agradecem!!

    Valeu!!

    • Francoorp, como vc é baixo… distorce tudo só para parecer que está do lado do bem qndo na verdade vc não está de lado algum, a não ser o da MENTIRA… pobre coitado, indigência moral em pessoa…

      • E antes que me esqueça, vc deve ser daquele tipo de sujeito que é pego na sauna gay e começa a gritar: eu não sou petista, eu não sou petista, eu não sou petista… rsrsrsrsrsrs… assuma a sua condição de petralha esquerdopata… vai fazer bem para seu ego…

      • por LUCENA
        .
        .
        falando por pura experiência né tiuzão…Hahahhaha…é natural,vido de um nazistazinho é natural..Hahahahah…você e a sua turma de pederastas conspirando contra o Brasil na sauna…só um pervertido fascistas como você,sua patetona azul…Hahahahah

      • Ué !!!???… esquerdista politicamente incorreto, lucena ???… não é a esquerda que vive babando falácias contra “os preconceituosos” ???… e vc vem aqui dar demonstração cabal de homofobia ???… sua turba esquerdopata não vai gostar que vc traia os ditames culturais da corja vermelhuxa… rsrsrsrsrss… TRAÍRA… rsrsrsrsrsrs… e não podemos ser fascistas se somo libertários, ao invés da turba louca petralha que quer nos impingir uma ditadura do proletariado com eles segurando o cetro, esse sim, fascista… procure o que é libertário em um dicionário… seu apedeutismo é evidente..

      • por LUCENA
        .
        ..
        “(…) procure o que é libertário em um dicionário(…) “
        .
        .
        A única coisa de libertário que um nazistinha como você entende é liberar a franga louca dentro de você ,enrustido tiuzão…Haahahhah…

      • Não são os conservadores que vivem defendendo os sodomitas, meu caro… são vcs, vermelhos trairás que querem usa-los em prol de suas novas lutas de classe, pois a antiga entre pobre e rico não cola mais… coitadinho dos bichinhas… tão sendo iludidos por essas hienas…

      • Viu aí helveciofilho,

        É só ir deixando ele falar sozinho um pouco que acaba se entregando… conta até os detalhes!!! kkkk

        Só vivendo essas coisas pra saber de tantos detalhes assim!!! kkkkkk

        E não estou nem aí… faça tudo que quiser com seu corpo Blue Eyes, não me interessa, é problema seu!! hahahahahah

        E descobrimos até mesmo hoje conspiram ardentemente!! kkkk

        Hoje valeu a visita por aqui…

      • por LUCENA
        .
        .
        .
        Nem todo pederasta é parasita nazista más,todo nazista e quinta coluna tem um grande potencial em ser um pederasta…entendeu né tiuzão..Hahahhaah..pode volta para o “clubinho” ,ou melhor,para a sauna,não esqueça de leva os “bobis” …..Hahahahahah…

      • Olha, pra quem tem o nome de “helvecio” não tem moral alguma para criticar a postura sexual de ninguém… rsrsrsrsrsrs… deve ser porque tá sempre com o “relvecio” da moeda virado pra lua… rsrsrsrsrsrsrss… figura grotesca… rsrsrsrsrsrs…

    • esta tratando dos feridos mercenários inimigos da síria ,de cada sem mercenários eles ajudam uns três sírios fora que armas e planos de terrorismo pode voltar nessas idas e vindas de supostos doentes e etc e tal

    • Concordo,o ocidente incentivou a guerra,mas com a finalidade de alcançar o Irao, enttao esta dentro das normalidades que Isreal de auxilio as vitimas deste conflito,assim como agiria toda naçao democratica e civilizada. A isteria deflagada pelos vermelhos tambem eh normal,uma vez que eles sao INCAPAZES de sequer ter um LAMPEJO de disernimento pois seus celebros estao povoados por ideias sem utilidade , ja estou acostumado com estas mazelas do humus bolchevis fexis ,kkkkkkk

    • Os antissemitas tão rasgando as calcinha pela cabeça… rsrsrsrsrsrsrs… claro, agora não tem como chama-los de “sionistas assassinos” e outras mentiras… rrsrsrsrsrs… no final a verdade dilacera os mentirosos…

    • Temos que orar para estes vermelhos, afinal, estes disturbios nao sao intencionais, isto eh obra do bolchevismo que teima em contaminar celebros propensos a inveja,odio e vandalismo !

  2. Israel poderia muito bem fechar os olhos para isso. No entanto, toma a atitude que qualquer país responsável e comprometido com a humanidade tomaria.

    Israel, aliás, tem plena consciencia de que manter um estado de beligerância em nada contribui para o seu próprio bem estar… São bilhões em recursos que são anualmente drenados em meios para a defesa. Não que Israel não precise de meios defensivos, mas se há uma razão pela qual Israel mantem forças armadas como as que possui é justamente o fato de estar com a sua existência comprometida desde sua fundação.

    Contudo, acordos de paz como os levados a cabo com Egito e Jordânia são prova maior de que os israelenses sabem ser razoáveis e desejam sim uma convivência pacifica, desde que seus direitos enquanto povo e país sejam respeitados ( como qualquer Estado sensato… ).

  3. por LUCENA
    .
    .
    Enquanto isso na Palestina,chuvas de bombas, fósforo branco,tratores derrubando casas,etc,etc,etc…só um coitado mental para cair nessa propagando sionista fascista….Heheheheh

    • Suas informações são tão confiáveis como uma nota de 3 reais meu caro empalado! Ou você já esqueceu de quando noticiou que dois F-16 israelenses haviam sido abatidos na Síria?

      • Quanta eficiência para sair em socorro de um irmão de fé anti-EUA e anti-Israel não é Francoorp? Você a acusação que a naotória tiete iraniana fez? Ele acusou Israel de estar envolvido no conflito. E se você tivesse tido o cuidado de ler a notícia do jornal israelense teria visto que a IDF denunciou o incidente por se tratar de um veículo que estava patrulhando a fronteira e foi inadivertidamente atingido. Chato né?

      • Eu só coloquei os dados aí… só isso, não julguei ou acusei ninguém como você faz…. irmão de fé é dureza, já que eu não tenho fé em ninguém além de mim!!

        Mas alguns são isso não é crime e nem mesmo um problema, as pessoas são livre pra acreditar e não acreditar… e parece que isso incomoda quem só vê um lado da verdade!

        Mas veja bem… eu li… a IDF pode falar o que quiser, SABEMOS QUE ELES SEMPRE MENTEM NÃO É MESMO… obvio que negam, vão confirmar??? hahaha

        Mas não somos ingênuos ao ponto de Acreditar em um país que está sempre bombardeando e atacando os vizinhos não dá não é mesmo??

        Tem que querer acreditar demais nisso pra se deixar enganar assim…. por mim, que se matem, resta o fato que o caso do jeep existe, e eu o trouxe aqui… e pelo visto você não conhecia, ou se conhecia fez a velha estorinha da negação… coisa feia!!

        Valeu!!

      • Vc colocou os dados e eu vou colocar o dedo, claro, na sua ferida… rsrsrsrsrssrs… porque vc sempre tenta distorcer o que está claro e límpido para adaptar as sua ideologia falida e mentirosa ???… até onde eu sei, até na bolsa de valores vc aplica, então porque defender um governo sabidamente entreguista e com um projeto de poder comunista que não leva em conta o conceito de nação brasileira ???… ou vc não sabe que eles querem acabar com o nosso país e em cima de seu cadáver criar uma nova entidade que não preservará nossa identidade soberana… já parou para pensar que vc está apoiando o fim do Brasil como nação ???… pense nisso e aos invés de falar que estou errado, procure saber se o que eu disse é de fato assim, se é que tens honestidade intelectual ou então estás a soldo do partidão…

    • Pobre de você mula do Zé das couves…quer brigar com o óbvio e ululante e quebra a cara como de costume……DEixa eu refrescar a tua memória: Israel tem as melhores Forças armadas da região, aquela que indiscutivelmente é uma das melhores forças aéreas do mundo. E ainda por cima tem armas nucleares que podem ser lançadas de aviões, submarinos e até MRBMs-ICBMS….tadinho de você, continua cagando, andando, puxando carroça e tomando chibatada de tudo quanto é lado…rs!

Comentários não permitidos.