Type 71 B a promessa chinesa?

Chinese 071B Carrier

E.M.Pinto

Nos sites Chineses começam a circular as imagens de um suposto navio Type 71B  um LHD chinês que como sabemos está em desenvolvimento pela PLAN sobre a sigla Type 81.

O curioso e chama a atenção no trabalho gráfico provavelmente de um forista é o fato do navi demonstrar quatro modleos de aeronaves, o helicóptero pesado Z-8, o helicóptero de ataque WZ-10 e duas inusitadas figuras o caça multipropósito J 10 B e uma aeronave bastante curiosa muito semelhante ao norte americano V 22Osprey.

Questionado por alguns participantes do site esclarecemos os seguintes pontos quanto as duas últimas  referidas aeronaves, prmeiro quanto ao J 10B, não há nenhum indicativo de que a aeronave venha possuir uma variante naval embarcada e considerando-se a configuração do navio pelo apresentado na imagem, fica difícil quase impossível que este venha a operar um dia apartir de um LHD sem catapultas e sem skyjump, fora a limitação de operação no convés do navio.

Quantoa o “Ospreylee” é sabido que há estudo sobre a viabilidade deste tipo de aeronaves pelo governo chinês,  como ao caso do programa “Baleia Azul” que  ainda encontra-se em fase de conceito e que pode progredir para um projeto em 2015, tendo muitos anos ainda para o seu desenvolvimento se este de fato um dia vier ocorrer.

Chinese Blue whale Quad Rotor Vertical Takeoff And Landing Aircraft Vertical Take-Off and Landing (VTOL) export pakistan c-130 y-89 tonns 20 10 15 operational flight test prototypeAlém da Baleia Azul há programas de aeronaves UCAV Vertoisou Till Rotors em estudo por parte das indústrias de defesa chinesas que começam  a considerar as inegáveis vantagens destas aeronaves nos cenários futuros. Porém nada é sabido sobre a possibilidade de um Vertol como o V 22 Osprey que possa ser ou estar em desenvolvimento nem mesmo em sua de estudo ou avaliação.

Portanto, como nota de esclarecimento aos leitores que nos questionaram, até o fechamento desta matéria podemos afirmar o seguinte, não perspectivas de que o Type 81 navio de desembarque de doca e operações de helicópteros com 40 mil ton de deslocamento que se encontra em desenvolvimento e construção venha operar aeronaves de asa fixa. Ao que se sabe a embarcação vai operar apenas aeronaves de asas rotativas provavelmente baseadas nos modelos Z-8, Z-11 ou mesmo Z-20 ( em desenvolvimento) e WZ 10.

Chinese 071B Carrier Weapon Systems

5 Comentários

  1. Nos sites Chineses começam a circular as imagens de um suposto navio Type 71B um LHD chinês que como sabemos está em desenvolvimento pela PLAN sobre a sigla Type 81.

    O curioso e chama a atenção no trabalho gráfico provavelmente de um forista é o fato do navi demonstrar quatro modleos de aeronaves, o helicóptero pesado Z-8, o helicóptero de ataque WZ-10 e duas inusitadas figuras o caça multipropósito J 10 B e uma aeronave bastante curiosa muito semelhante ao norte americano V 22Osprey. ==== Os Russos compram dos Francesess os seus LHD,o Chinese fabricam os seus, e o melhor, c seus Tiltrols, os racks Sinos , conseguiram…ou foi a capaci// técnica dos Chineses…estão de parabéns. Qto ao BRASIL..Cadê os caças novos p FAB dona/congresso?Trágico.Sds

  2. Lembra muito o LHD América… Muito provavelmente teria funções similares…

    Munido de alguma aeronave de alerta aéreo antecipado e de um caça V/STOL, poderia cumprir até mesmo tarefas de defesa aérea de uma frota.

    Se se deseja uma marinha com potencial primariamente defensivo, mas com alguma capacidade de projeção de força, então um navio como esse se torna interessante dentro do aspecto que descrevi acima, podendo ter função dupla como meio de apoio a desembarque e como meio para negar o espaço aéreo sobre um pedaço contestado de mar além da própria zona marítima em si, sendo certamente mais barato de ser operado que grandes porta-aviões…

    Contudo, não contrario o que já disse: se uma marinha deseja capacidade plena de projetar-se sobre terra ou definitivamente dominar o mar, então ela necessita de um verdadeiro porta-aviões CATOBAR.

  3. Francoorp,

    De acordo com a matéria, ele é muito grande, quase o dobro do peso do Mistral.
    São 40 mil toneladas contra 21,300 toneladas do mistral.
    Acredito que a presença do J-10B não passe de especulação. Todos nós sabemos que ele não poderia decolar do convés mostrado acima.
    Uma novidade bastante interessante, seria a presença de um Vertol.
    Dado aos rápidos avanços Chineses em tecnologia militar, não duvido nada que em breve este barco esteja navegando com unidades de um Vertol made in China em seu convés.
    Interessante é que antes as pessoas não economizavam críticas aos equipamentos chineses. Hoje os comentários estão mudados, e já se olha com um certo respeito para as novas armas e novos desenvolvimentos deste povo.
    Eles tem dinheiro, e fazem bonito. Estão desenvolvendo equipamentos interessantes e montando uma marinha de projeção e respeito.

Comentários não permitidos.