Defesa & Geopolítica

Type 71 B a promessa chinesa?

Posted by

Chinese 071B Carrier

E.M.Pinto

Nos sites Chineses começam a circular as imagens de um suposto navio Type 71B  um LHD chinês que como sabemos está em desenvolvimento pela PLAN sobre a sigla Type 81.

O curioso e chama a atenção no trabalho gráfico provavelmente de um forista é o fato do navi demonstrar quatro modleos de aeronaves, o helicóptero pesado Z-8, o helicóptero de ataque WZ-10 e duas inusitadas figuras o caça multipropósito J 10 B e uma aeronave bastante curiosa muito semelhante ao norte americano V 22Osprey.

Questionado por alguns participantes do site esclarecemos os seguintes pontos quanto as duas últimas  referidas aeronaves, prmeiro quanto ao J 10B, não há nenhum indicativo de que a aeronave venha possuir uma variante naval embarcada e considerando-se a configuração do navio pelo apresentado na imagem, fica difícil quase impossível que este venha a operar um dia apartir de um LHD sem catapultas e sem skyjump, fora a limitação de operação no convés do navio.

Quantoa o “Ospreylee” é sabido que há estudo sobre a viabilidade deste tipo de aeronaves pelo governo chinês,  como ao caso do programa “Baleia Azul” que  ainda encontra-se em fase de conceito e que pode progredir para um projeto em 2015, tendo muitos anos ainda para o seu desenvolvimento se este de fato um dia vier ocorrer.

Chinese Blue whale Quad Rotor Vertical Takeoff And Landing Aircraft Vertical Take-Off and Landing (VTOL) export pakistan c-130 y-89 tonns 20 10 15 operational flight test prototypeAlém da Baleia Azul há programas de aeronaves UCAV Vertoisou Till Rotors em estudo por parte das indústrias de defesa chinesas que começam  a considerar as inegáveis vantagens destas aeronaves nos cenários futuros. Porém nada é sabido sobre a possibilidade de um Vertol como o V 22 Osprey que possa ser ou estar em desenvolvimento nem mesmo em sua de estudo ou avaliação.

Portanto, como nota de esclarecimento aos leitores que nos questionaram, até o fechamento desta matéria podemos afirmar o seguinte, não perspectivas de que o Type 81 navio de desembarque de doca e operações de helicópteros com 40 mil ton de deslocamento que se encontra em desenvolvimento e construção venha operar aeronaves de asa fixa. Ao que se sabe a embarcação vai operar apenas aeronaves de asas rotativas provavelmente baseadas nos modelos Z-8, Z-11 ou mesmo Z-20 ( em desenvolvimento) e WZ 10.

Chinese 071B Carrier Weapon Systems

5 Comments

shared on wplocker.com