Venezuela: “Enfraquecido por crise, Maduro militariza sociedade”

VENEZUELA-CHAVEZ-MILITIA

Presidente venezuelano aumenta milícias, fortalece Forças Armadas e se cerca de generais

“A milícia bolivariana já participa hoje de diversas operações em todo o país, e não somente como guias turísticos no Quartel da Montanha, onde descansam os restos mortais do “comandante eterno” Hugo Chávez. Eles vigiam hospitais, cobram produtos em caixas de supermercado, controlam a venda de gasolina na fronteira ou patrulham os transportes públicos.”

 Daniel Lozano, “La Nación”

-CARACAS -À deriva, a revolução bo-livariana tem seu próprio ritmo: a marcha militar. Nicolás Maduro está apostando na militarização da sociedade e da política para aguentar a crise social e econômica mais aguda do chavismo na última década. E o faz pisando no acelerador em três frentes: o crescimento das milícias, o fortalecimento das Forças Armadas e a aposta de generais para novos altos cargos de govemo.

— A milícia bolivariana é uma força moral enorme no centro, na resposta de logística para a guerra econômica.

São as forças de dissuasão para os que têm sonhos loucos contra a pátria — afirmou Maduro, acrescentando que os homens “têm que ter uniforme, equipamentos, armas, orientação e treinamento”

Se as ordens do presidente forem cumpridas, a milícia bolivariana continuará crescendo até atingir meio milhão de membros em 2015 e um milhão em 2019. Este órgão civil e armado é composto em grande parte por militantes do chavismo. Milicianos dispostos a defender a revolução são “o sonho de Maduro” destaca a especialista em defesa Rocio San Miguel.

A milícia bolivariana já participa hoje de diversas operações em todo o país, e não somente como guias turísticos no Quartel da Montanha, onde descansam os restos mortais do “comandante eterno” Hugo Chávez. Eles vigiam hospitais, cobram produtos em caixas de supermercado, controlam a venda de gasolina na fronteira ou patrulham os transportes públicos.

Em maio, Maduro anunciou a criação da milícia operária para “resguardar” a classe trabalhadora. Alguns de seus membros já apareceram armados com fuzis do govemo. Eles têm mais participação no estado de Bolívar, sede das grandes indústrias do país, que vem assistindo a conflitos trabalhistas.

Rocio San Miguel argumenta que “há uma resistência interna no Exército, apesar de que o alto comando da milícia é todo composto por militares” Ela alerta para o perigo do controle das armas, que já abundam no país.

Maduro não apenas pretende militarizar a sociedade, mas também não hesita em se cercar de militares. Colocou o ex-comandante geral da milícia Gustavo Gonzá-lez à frente do polêmico Centro Estratégico de Proteção à Pátria com poderes plenos de censura. Outro general muito próximo de Chávez, Hebert Garcia Plaza, preside o Órgão Superior para a Defesa da Economia. Fecha o círculo o major Antonio Pérez, à frente da Fundação Povo Soberano, uma entidade integrada ao Vice-Ministério da Suprema Felicidade do Povo Venezuelano.

Todos eles se beneficiarão do milionário orçamento designado ao Ministério da Defesa: US$ 2 bilhões só para salários, o equivalente a 60 entidades públicas, segundo o jornal “El Mundo Economia e Negócios”

O Ministério da Defesa também terá outros US$ 4 bilhões para “aumentar a capacidade defensiva” do país. Maduro anunciou que vai continuar comprando armas russas.

66 Comentários

  1. Que coisa bizarra !!!!!
    Os nazistas tinham algo parecido com a Sturmabteilung que era comandada por Ernst Röhm.
    Parece que o bolivarianismo não quer largar o osso.

    • O “socialismo” bolivariano está saindo do casulo e se transformando naquilo que realmente é: DITADURA de poucos sobre muitos…

  2. Me perdoem a ignorância!
    Mas simplesmente não entendo os objetivos desses caras.
    Ninguém é inimigo da Venezuela na mérica Latina, contra os EUA eles nunca poderão nada.
    Será que estão preocupados com divergências políticas internas?

    “Maduro anunciou a criação da milícia operária para “resguardar” a classe trabalhadora.”

    Resguardar a classe trabalhadora contra quém?

    Estão criando uma milícia para controlar o próprio povo?
    Isso só faz sentido se eles têm medo de uma guerra civil ou uma contra revolução…

    Militarizar a sociedade? Não sei, mas isso não parece nada bom!

    • Caro Deagol a intenção deles nunca foi “combater um inimigo externo” isso e só para vender o peixe socialista deles.

      A intenção sempre foi CONTROLE, usar táticas de divisão de classes, para se perpetuarem no poder. perseguindo discordantes.
      Aquis estão usando táticas parecidas, mas de forma subliminar, na moita, la eles são mais descarados mesmo

    • A finalidade da milícia e das armas é evidente. Dissuadir aventureiros que propagam o golpe, seja militar, judicial ou legislativo. Sejam nacionais ou estrangeiros. Quanto aos estadunidenses, basta ficar claro que ficará mais barato buscar petróleo em outro lugar.

      Uma população armada, bem armada, com muita arma mesmo, resolve o problema da criminalidade e impõe respeito de todos para com todos. Ninguém se mete a fazer de besta milhares de pessoas armadas.

      Então, aquele empresário espertinho, que resolveu dobrar o preço dos produtos, aproveitando um eventual monopólio do poder de importação ou produção de um determinado produto, ao invés de aumentar a importação ou produção, que coloque as barbas de molho.

      Aquele ladrãozinho de meia pataca, que gosta de roubar passageiros de ônibus, mude de profissão, pois ao declarar o assalto pode aparecer 10, 15 , 20 armas apontadas para o seu nariz.

      Nem Hitler, nem Napoleão se meterão com os Suíços, o povo mais armado e treinado do mundo.

      • “Quanto aos estadunidenses, basta ficar claro que ficará mais barato buscar petróleo em outro lugar.”

        Primeiro que o preço do petróleo não é ditado pela Venezuela.
        Segundo, quem tem interesse em vender petróleo são os próprios Venezuelanos. subir o preço só prejudicaria ainda mais a economia do país.

        “Uma população armada, bem armada, com muita arma mesmo, resolve o problema da criminalidade e impõe respeito de todos para com todos. Ninguém se mete a fazer de besta milhares de pessoas armadas.”

        Seria ridiculamente fácil para um porta-aviões americano destruir toda a infraestruturada Venezuela.

        Estão armando o povo para controlar o próprio povo.

      • Troll, os EUA só fazem guerra ou tentam o golpe quando o custo dessas ações é mais barato do que comprar petróleo em outro lugar. Não é a Venezuela que define o preço do petróleo, mas é a Venezuela que firma o custo de uma intervenção externa no país. Estando a população bem armada, não tem guerra e nem intervenção, busca-se petróleo em outro otário menos preparado.

        Um porta-aviões pode destruir a infraestrutura, mas não pode tirar o petróleo de lá. Para isso precisa que o povo do país permita. Quando se arma o povo, tira-se o comando da elite, dos ricos. Não adianta correr uma malas de dinheiro e comprar a traição de alguns generais.

        Um povo armado escolhe a sua liderança e mata os traidores.

      • Acho que Troll é você. Os EUAtem ótimas relacões com os maiores fornecedores de petróleo do Oriente Médio.

        “Um povo armado escolhe a sua liderança e mata os traidores.”

        Claro, para você ignorântes todo mundo que tem opiniào política própria é triador e merece ser morto.
        Por isso aplaudem ditadores genocidas como stalin e outros.

        Por acaso você faz ideia do número de políticos corruptos que, fazem parte desses governos esquerdistas, que traem a própria pátria.

        Vai lá ver se os lideres políticos de esquerda vivem na mesma miséria que o povo.

      • O grupo de defesa cibernética petralha intitulado walfredo é o verdadeiro troll em essência… observe as colocações em vários coments e não encontrará nenhuma assinatura de estilo entre as postagens… ou então o demente sofre de múltiplas personalidades… qual será a origem dessa defesa articulada e armada ideologicamente na net para defender os ditames do partidão… quem sabe seja essa: http://revoltadosonline.blogspot.com.br/2013/10/lula-pede-ptralhas-que-defendam.html

      • eu acredito na nação brasileira e quero ela doutrinada e armada ,
        politico corrupto , ladrão e afins , traidor da pátria araponga vendido
        ,paredão e já era !!!!!!

      • ” traidor da pátria araponga vendido
        ,paredão e já era !!!!!!”

        Sim, e todo mundo que pensa diferente do governo é traidor da pátria.

        Por isso que os governos comunistas e socialistas nunca dão certo. Mais cedo ou mais tarde eles caem, exatamente o que aconteceu com a União Soviética.

      • Isso é entender de geopolítica?

        Então pq você apoia governos corruptos como o da China e da Rússia?

        São muito mais corruptos do que os americanos. Pela sua opinião quase toda a elite política, militar e econômica russa deveria ir para o paredão.
        Pelo visto você nem sabe o que está defendendo.

        Pq não diz que a esquerda brasileira, que é extremamente corrupta, também deveria ir para o paredão?

      • “politico corrupto , ladrão e afins , traidor da pátria araponga vendido
        ,paredão e já era !!!!!!”
        … então, amiguinho, vc vai ter que emparedar a CÚPULA DO PT TODINHA…

  3. ALGUEM ai viu algum daqueles fuzis municiados o cara é louco mas tambem não confia plenamente nas milicias entregou armas descaregadas aos soldados o maluco sabe que nem todos estam a seu favor TOMARA QUE O BRASIL SE AFASTE DESTE MALUCO o cara vai acabar provocando uma guerra poraqui para não sair do poder e tentar impor sua vontade QUAL PAIS A VENEZUELA TEM DIVERGENCIAS TERRITORIAIS QUE SE CUIDEM os que a tiverem.

      • Walfredo mas tu percebeu que eles parecem estar em uma arquibancada de campo de futebol eu cinceramente nunca vi ordem unida desta forma tu não achas estranho esta forma e se eles estam brincando é na minha opinião uma bricadeira preocupante o que tu penças cinseramente?

  4. Maduro não apenas pretende militarizar a sociedade, mas também não hesita em se cercar de militares. Colocou o ex-comandante geral da milícia Gustavo Gonzá-lez à frente do polêmico Centro Estratégico de Proteção à Pátria com poderes plenos de censura. Outro general muito próximo de Chávez, Hebert Garcia Plaza, preside o Órgão Superior para a Defesa da Economia. Fecha o círculo o major Antonio Pérez, à frente da Fundação Povo Soberano, uma entidade integrada ao Vice-Ministério da Suprema Felicidade do Povo Venezuelano.==== Seguro morreu de velho, está se preparando p evitar o GOLPE…Sds….

    • “Seguro morreu de velho, está se preparando p evitar o GOLPE…”

      Está se preparando para se manter no poder à força.

  5. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3039346

    Pobres venezuelanos, vítimas de uma administração de merda que não conseguiu tirá-los da bosta do mal do ouro negro.
    Os caras não sabem plantar um pé de alface, ninguém ensina nada que presta, agricultura zero, indústria zero, violência e crime 10 .
    Esse regime castristas vai se segurar de um revolução somente com esse exército que não vai titubear em executar os opositores de forma clandestina , não aplicarão os paredons do mestre fidel, mas dirão : fulano morreu num “assalto”,lamentável.

    E não se iludam o Brasil está de cabeça pra baixo, altíssima taxa de homicidios,roubos , estupros , desobediência civil, destruição de bens públicos e particulares ,assassinatos e agressões de agentes públicos , enfraquecimento da autoridade …. é aquele plano , se lembra ???

    • Em breve estarão plenamente no Mercosul. Caberá ao Brasil e a Argentina prover de tudo. Mas é evidente que um monte de empresas brasileiras e argentinas vão se instalar na Venezuela, Equador e Bolívia.

      • “Mas é evidente que um monte de empresas brasileiras e argentinas vão se instalar na Venezuela, Equador e Bolívia.”

        E qual empresa vai ser burra de se instalar na Venezuela onde o governo se apropria de tudo?

        Vocês acham que empresas irão se instalar em um país onde é proibido ter lucros?

      • Eles são BURROS o suficiente para acreditar no socialismo, logo são BURROS o suficiente para acreditar que empresas irão empregar seu suado dinheirinho em países COMUNISTAS… rsrsrsrsrsrsrs…

  6. “Em maio, Maduro anunciou a criação da milícia operária para “resguardar” a classe trabalhadora”….hahaha..Alguns campesinos armados sem balas.

    ate parece Cuba em 1960..

  7. É isso que os PETRALHAS querem para o Brasil ???… pensem bem, meus caros… QUEM COLOCOU OS BOLIVARIANOS NO PODER NA VENEZUELA FOI O PT… sem o FORO DE SÃO PAULO dando cobertura política e dinheiro a Chaves na época de sua eleição eles JAMAIS teriam alcançado o poder e levado o coitado do povo venezuelano a este estado deplorável em que se encontra em um país RICO como a Venezuela, onde petróleo brota do chão… ouçam, meus amigos, a voz da razão… se deixarmos, corremos o risco de acabarmos como eles… nunca antes na historia desse país tivemos um índice tão grande de desindustrialização como o que ocorre agora no Brasil… vamos acabar comprando até papel higiênico da China… livros já são produzidos lá… até isso… os bolivarianos brasileiros são tão incompetentes como os venezuelanos e os cubanos… acabaremos criando porcos em apartamentos para ter acesso a proteína barata… isso se não abrirmos nossos olhos… saudações…

    • Se não tivessem armado um golpe de estado na Venezuela, e não estivessem o tempo todo tramando outro golpe, se a gente da oposição tivesse pelo menos reconhecido o resultado das eleições, ao invés de fazer um périplo por outros países em busca de embargos contra o próprio país, talvez a história fosse outra.

      A Venezuela é um país sob ataque. Antes das eleições foram várias as explosões tentando derrubar o sistema de energia, sabotagens visando o desabastecimento e golpes midiáticos diários.

      O resultado, um governo de esquerda cada vez mais radical.

  8. Olha ai o futuro do MST, e o porque de nossas forças regulares estarem uma pindaiba sucateada só.
    Para que fazer uma reforma agraria séria, se pode-se manter uma massa de manobra orbitando como efetivo reserva do terror revolucionário não e mesmo ?!

  9. Nossa. Estou admirado!

    Fazia tempo que eu não entrava aqui no PB pq achava que 99% dos comentaristas tinham umas idéias meio bestas de defender esses bolivarianos e essas idéias ultrapassadas.
    Minha admiração agora que muitos que achavam que eles estavam no caminho certo agora estão entendendo o verdadeiro “golpe” aplicado por eles!
    Vou voltar mais vezes aqui, agora sim tem gente decente nesse site! Além de que as matérias estão de primeira!

    • Mentes nobres são sempre bem vindas, amigo… não deixe de comparecer com seus comentários… queremos saber o que vc tem a dizer… saudações…

      • E não ligue para os ESQUERDALHAS que se sentirem ofendidos… não há como alguém que acredite nessa ideologia ter moral… são todos amorais na essência… se bem que tem uns que são esquerdistas e nem sabem porque… muito menos o que é ser esquerda… acham que é chique e pronto… tão na crista da onda… rsrsrsrsrs… é o efeito “professor barbudinho de estórias”…

    • Caro cidadão R_Silvestro, vc está enganado totalmente com o PB, equivocado ao cubo…
      Sou frequentador, e posteriormente também comentarista, aqui já há um bom tempo.
      Comecei em uma época em que havia toda uma gama de grandes projetos idealizados pelo criador do blog, para real defesa do Brasil, ou seja, faz tempo isso, e com uma boa caminhada já percorrida por milhares de posts.
      E jamais vi frequentadores indecentes aqui. Ou uma linha ideológica majoritária (“99% dos comentaristas tinham umas idéias meio bestas de defender esses bolivarianos e essas idéias ultrapassadas.”).
      Isso que vc afirma atesta sua total cretinice pois isso jamais ocorreu neste espaço de comentários democráticos da internet brasileira, logo deixe de ser um tremendo dum cretino e de afirmar boçalidades.
      Porém, como o espaço aqui é livre, vc está convidado a provar essas suas afirmativas vergonhosas e ofensivas acima.
      Caso contrário o sem decência, na acepção da palavra, é apenas um: você.

  10. Fazendo um adendo, a Venezuela está a passos largos na direção do caos total, por enquanto a Colômbia e Brasil estão mandando alimentos , se alguém diminuir o rítmo do abastecimento o negócio vai virar. O Maduro pra segurar o regime vai ter que apresentar um inimigo a qualquer custo, desta forma, maquiando os fatos ele conseguirá manter parte da população a seu lado … mas vai cair por si próprio .
    O maduro não é o chaves, este último embalsamado hoje está.

    http://www.planobrazil.com/gulags-os-mortiferos-campos-de-trabalho-forcado-sovieticos/

    http://www.youtube.com/watch?v=Jk-P1LgJNYs

    • Agora ele conversa como o defunto podre para ver o que o pé na cova pode fazer para tira-lo da merda em que se meteu… rsrsrsrsrsrs… me lembrou a passagem de Samuel: “Samuel disse ao rei (Saul): Por que me incomodaste, fazendo-me subir aqui? – Estou em grande angústia, disse o rei. Os filisteus atacam-me e Deus se retirou de mim, não me respondendo mais, nem por profetas, nem por sonhos. Chamei-te para que me indiques o que devo fazer. – Samuel disse-lhe: Por que me consultas, uma vez que o Senhor se retirou de ti, tornando-se teu adversário? Fez o Senhor como tinha anunciado pela minha boca: ele tira a realeza de tua mão para dá-la a outro, a Davi.”… tem que avisar o Maduro que qndo Deus resolve uma coisa não adianta clamar aos mortos para enganar o povo… só o torna mais RIDÍCULO…

  11. Me estranha alguns aqui se escandalizarem com essas atitudes de Sr Maduro, pois é sabido aqui que muitos comentaristas são a favor do militarismo ,inclusive tem um que apoia as ditaduras abertamente !

    Se essa notícia for verdadeira eu temo muito pelo povo venezuelano !

  12. enquanto alguns governos entregam armas para o seu povo ,aqui no brasil eles nos tiraram o porte de armas
    na suíça o povo recebe armas e servem o seu exercito a vida inteira
    o suíço leva seu fuzil para casa é dele !!!
    mas quando um pais latino faz a mesma coisa joga poder na mao do seu povo o ze póvinho acha feio
    aqui em são Paulo esta precisando ta cheio de pcc queimando ônibus e caminhão
    daqui a pouco vao queimar as casa com as pessoas dentro
    precisamos que o governo fortaleça o povo trabalhador

    • Pé, com muito respeito…. não dá pra fazer esta comparação aí não cara… (com relação a termos ou não armas).

      Quero deixar registrado que sou contra o desarmamento da população ‘de bem’.

      Eu tenho alguns amigos na Suíça Alemã. A banda lá toca afinada… aqui é na base da rasgueira…. tudo é na base da rasgueira.

      • Engraçado, o pezito só não diz que quem está desarmando o povo é o pt… mas vamos ser justos, desde FHC eles ensaiavam isso… ou seja, a esquerda a muito queria desarmar o povo brasileiro… mas essa historia que o maduro está entregando armas a o povo, se for investigada a fundo se constatará uma falácia… procurem e verão… no máximo ele está entregando armas aos seus partidários e estão dizendo que é o povo… DUVIDO…

      • wiliam é aquel lema de minas gerais libertas que sera também ,esse papo de achar que o povo não pode ser doutrinado é aonde mora o perigo hoje o que acontece é que o criminoso ladrão de galinha ,tem mais moral que o pai de família
        aqui em são Paulo quando o povo tinha porte esses trombadinhas não sobrevivia ao sistema e sumiam ,hoje esses trombadinhas viram mostram e estão com a palavra dentro do pcc
        o que acontece ,um povo doutrinado esses políticos tem mais respeito eu acho interessante
        é que como a Venezuela é chamada de esquerda alguns criticam ,mas se a Venezuela fosse de direita esses mesmos estariam falando assim : a Venezuela esta ceta pois esta cercada de bolivarianos
        ,Mas como é o contrario a hipocrisia domina os debates
        para mim desarmar é aonde mora o perigo e não ao contrario ,quem quer o povo sem armas e sem um norte é sempre a minoria invasora que dominou nossa imprensa vendida

      • Seu energúmeno… quem assinou a lei de desarmamento civil foi o seu ídolo LULA… ou vc vive na esquerdolândia e não sabe ???…

    • “enquanto alguns governos entregam armas para o seu povo ,aqui no brasil eles nos tiraram o porte de armas”

      O que tem a ver a criacão de milícias com o porte de armas no Brasil?
      E quantos erros e crimes esses milicianos mal treinados irão cometer?

      Sorte nossa que isso nunca acontecerá no Brasil.

  13. O regime esta ruindo e não da mais para usar a democracia para se perpetuar no poder. As eleições presidenciais mostraram que o governo esta sendo contestado pelo povo. Pra se manter no poder agora usarão da força o que é de praxe dos socialistas quando se sentem ameaçado. Só tenho pena do povo mas eles merecem sofrer por ter permitido que esse sistema falido que é o bolivarianismo tomasse o país.

    • Infelizmente o povo vai pagar pela BURRICE de acreditar no bolivarianismo (comunismo) disfarçado de social-democracia …

  14. Deagol 3 de novembro de 2013 at 19:30

    O colega disse tudo… sabe-se lá qual é o objetivo desse senhor… tem que ter bola de cristal.

    • O objetivo deste senhor é simplesmente doutrinar os pobres coitados sem papel higiênico para que o mundo da fantasia chavista não caia em ruínas.

      Mas eu ainda acho que o Professor Girafales aí será o início do fim do chavismo

  15. E eu aqui na minha ignorância vou propor uma enquete para escolher quem dos comentaristas do Plano Brasil poderia ser o Ministro da SUPREMA FELICIDADE da Venezuela, também quem do natal antecipado deles poderia ser os três reis magos, o papai noel e a rena do trenó kkklkkkkkkk para combater a tristeza e amargura venezuelana kkkkkk pqp essa foi sóda .

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/10/venezuela-cria-vice-ministerio-da-suprema-felicidade-social.html

    http://oglobo.globo.com/mundo/maduro-decreta-natal-antecipado-na-venezuela-10678222

    Hora do humor , brincadeirinha.

  16. O Foro de São Paulo quer nos transformar nisto aí. Aliás, os serviços secretos de Cuba já estão muito empenhados em assediar funcionários de nossas embaixadas no exterior. Ver http://www.defesanet.com.br/inteligencia/noticia/12933/O-Assedio-Cubano/

    Neste mesmo artigo é dito, subliminarmente, porque programas tão importantes como o FX-2 ainda não saíram do papel: o preço seria o alinhamento dos nossos militares ao projeto bolivariano. Os coronéis e majores cubanos desejam mandar em nossos quartéis do mesmo modo que o fazem nos quartéis venezuelanos.

  17. Em 2012, a Venezuela chegou aos US$ 93, 6 bilhões em rendimentos petroleiros, frente às importações totais na economia – a níveis historicamente altos – de US$ 59, 3 bilhões. A conta corrente da balança de pagamentos registrava um superávit de US$ 11 bilhões. Os pagamentos de juros sobre a dívida externa pública somavam apenas US$ 3, 7 bilhões. Os dólares deste governo não vão se esgotar.

    Atualmente, o Banco Central conta com US$ 23 bilhões em reservas, e os próprios economistas da oposição estimam que existam outros US$ 15 bilhões nas mãos de outras instâncias do governo, somando, assim, um total de US$ 36,4 bilhões.

    Normalmente, reservas que podem cobrir três meses de importações são consideradas suficientes; a Venezuela conta com reservas necessárias para cobrir pelo menos oito meses, possivelmente mais. Também tem a capacidade de solicitar créditos internacionalmente.

    Certamente a Venezuela enfrenta problemas econômicos sérios. Mas ela está longe de ser uma Grécia e Espanha.

    Enquanto isso, a taxa de pobreza caiu 20% na Venezuela no ano passado. Representa, sem dúvida, a redução mais significativa da pobreza em todo o continente americano para o ano de 2012, e uma das mais importantes – talvez a mais importante – no mundo. As cifras estão disponíveis no site do Banco Mundial, mas praticamente nenhum jornalista empreendeu a viagem muito complicada pelo ciberespaço para encontrá-las e difundi-las. Vale perguntar: por que será que o dado passou batido por eles?

    • nascimento o que falta é apenas a Venezuela pagar o fornecedor brasileiro e o brasil consegue suprir o mercado venezuelano ,e assim o mercosul se fortalece ,já estão tendo negociações nesse sentido

    • Caro Nascimento, o fato da Venezuela ter dinheiro não resolve o problema dela … NINGUÉM COME DINHEIRO e da mesma forma NINGUÉM COME ARMAS .
      A Venezuela não fez a lição de casa, a atual política deles- continuísta do chaves – investiu em ignorância ao não investir em educação, a ignorância interessa para tocar o povo como gado e massa de manobra política produto de desesperança e medo, prato cheio para ditaduras e seus ditadores.
      O mundo atual vive o que nós chamamos de Revolução das Commoditties , e a alimentar é fundamental para manter um país estável.
      Para vc ter uma idéia uma única empresa russa veio no Brasil e comprou toda a safra de soja 2013 do Estado de Roraima , se isso aconteceu não há dúvidas que os agricultores estão capacitados, as sementes dos grãos passaram por laboratórios de aperfeiçoamento genético, os solos estão adubados , irrigação , etc.

      A Venezuela tem que botar seu povo pra estudar e trabalhar , formar técnicos, engenheiros, para se auto – sustentar .

      E não pense que o Brasil está acima do bem e do mal , o Brasil formou um exército de advogados e não temos médicos e ou engenheiros em várias áreas … que sirva de lição o problema deles e que nós não venhamos a cair no mesmo erro .

      Ser socialista – de social …
      ser comunista – de comunidade …
      não é distribuir dinheiro através de bolsas ou arrumar emprego pro povo como miliciano armado e terrorista …
      ser socialista qualquer um pode ser , mas com um governo INVESTINDO EM CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA em toda sua cadeia – da escola básica , da produção , do escoamento e distribuição .

      E qualquer papinho de golpe e conspiração é conversa fiada , haja vista que os governos conspiram contra si próprios o tempo todo … eles os governos sendo de esquerda e de direita .

      Abs.

      • Mas aqui está o fato: mesmo que o sonho de uma crise do balanço de pagamentos se torne realidade, o governo Chávez tem amigos. E alguns desses amigos têm um monte de dólares. A China, que está sentada sobre mais de 3 trilhões de dólares em reservas, considera a Venezuela um aliado estratégico e emprestou ao governo Chávez 36 bilhões de dólares desde 2007.

        A maior parte foi paga de volta, e cerca de U$ 20 bilhões foram emprestados a taxas de juros extremamente baixas (1 a 3 por cento). Brasil e Rússia também estão entre os países que consideram a Venezuela um parceiro muito importante na região. Eles também controlam centenas de bilhões de dólares em reservas.

        Esses países não gostariam de ver o colapso de seu parceiro e aliado, o governo da Venezuela, por causa de alguns bilhões de dólares de divisas para pagar as importações por um tempo. Por exemplo, se os preços do petróleo caírem temporariamente, como aconteceu em 2008.

        Caro Stadeu!

        Li seu post mas, porém, todavia, entretanto, não vi os números da tragédia…

        Gostaria de ver um comparativo entre o governo “Bolivariano” e o seu antecessor….

  18. A farsa midiática do Natal na Venezuela

    Ainda era manhã quando um amigo português mandou no bate-papo da internet uma mensagem me questionando a respeito da informação publicada no jornal Público com a seguinte manchete: “Maduro decreta que o Natal na Venezuela é em Novembro”. Curioso tal fato.

    Depois, navegando pela rede, a informação estava em toda parte: Presidente da Venezuela decreta Natal para o mês de novembro (Infolatam); Maduro decreta início antecipado do Natal na Venezuela (Portal Terra); Contra amargura, Maduro antecipa as comemorações do Natal na Venezuela (Folha); Maduro decreta “Navidad temprana” en Venezuela (BBC); para citar somente alguns.

    “Não é possível que seja realmente isso”, pensei. E realmente não era.

    O que Maduro fez foi antecipar as comemorações natalinas. Não assinou “decreto” que antecipa o dia de Natal, como sugere o jornal português e todos os demais. O que ele disse foi “decreto esta sexta-feira [1º de novembro] como o início do natal no país”, assim, literalmente. Queria dizer: antecipo o período do natal… Mas não consta que tenha assinado qualquer papel mudando a data em que o menino Jesus teria nascido.

    Espírito natalino
    A Venezuela vive um momento difícil, com diversas tentativas de golpes, um intenso esforço de desestabilização feita por setores da direita, que buscam desabastecer o país de produtos essenciais enquanto calúnias difundidas pela mídia colocam membros do governo uns contra os outros. Além disso, diplomatas estadunidenses foram expulsos do país recentemente por envolvimento em atividades da oposição. É neste contexto que Maduro faz tal declaração.

    Suas palavras foram proferidas durante a inauguração da Feira de Natal, uma tradição no país, realizada com diversos cultores, artistas e grupos culturais. Tal feito tem como objetivo aumentar a “felicidade dos venezuelanos” e trazer paz para as pessoas, segundo sua própria definição.

    Nestas feiras, serão oferecidos serviços de medicina geral, atendimento oftalmológico, venda de alimentos a preços justos, pratos natalinos, brinquedos e, além disso, venezuelanos poderão receber assessoria jurídica, retirar células de identidade e licenças de trânsito. Também serão importadas, até o final de novembro, 400 mil toneladas de produtos alimentares e de higiene para amenizar o desabastecimento econômico levado a cabo contra o governo.

    “Que viva a felicidade suprema, que viva a música, que viva o Natal, bem-vindo Natal à Venezuela”. Assim, Maduro saudou a in início das comemorações natalinas no país. Porque é disso que ele está falando.

  19. Já sobre o Império “O Globo”

    O senador Roberto Requião encaminhou na sexta-feira (1°) dois pedidos de informações a ministros da presidente Dilma. Do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o senador quer saber a quanto montam as dívidas tributárias das “Organizações Globo” e o valor das multas aplicadas pelo fisco ao grupo. Já do ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Requião quer informações sobre pedido de empréstimos da “Globo” ao BNDES.

    Em relação ao primeiro assunto, Requião cita reportagem do “Portal R7” dando conta que as “Organizações Globo” foram multadas em um bilhão de reais, a valores de hoje, por causa de uma manobra fiscal proibida. Já quanto aos empréstimos, o senador quer saber se, apesar da elevada dívida para com União, as empresas dos Marinho seriam contempladas com novos créditos públicos.

    Segundo a mesma reportagem “A tentativa das ‘Organizações Globo’ de se livrar da multa milionária fracassou. Depois de quatro anos de processo, a Receita Federal decidiu que as empresas da família Marinho são obrigadas a pagar uma multa bilionária.”

    De acordo com aquela reportagem, “A empresa conseguiu transformar uma dívida de mais de R$ 2 bilhões em um crédito de mais de R$ 300 milhões, em apenas 30 dias. Segundo a Receita, foi uma manobra contábil, uma jogada que um dos envolvidos em julgar o caso descreveu como ‘cheia de artificialismos’. A operação que deu origem à cobrança envolveu várias empresas: Globopar, TV Globo e a Globo Rio.”

    • nascimento fechou com chave de ouro ,essa rede esgoto de televisão odeia o povo brasileiro ,e sempre procurou se esconder atrás da mascara de puritanos mais a mascara caiu e eles são o que o povo sempre soube uma podreira total

      • E isso é só a ponta do Iceberg… tem muito mais…

        Recomendo a leitura do livro “Afundação Roberto Marinho”

      • Mas a “grobo” faz tudo o que o governo PETRALHA manda ???… inclusive desmotivar e desmoralizar a sociedade brasileira… porque então essa perseguição contra a dona do plim plim ???… deve ser resquícios da esquerdopatia doentia que não deixa o canino enxergar a cores…

Comentários não permitidos.