Alemanha e EUA estudam acordo de não espionagem

 

Governo americano teria concordado em aceitar um tratado que proíbe o monitoramento mútuo de cidadãos e autoridades. No entanto, ainda não está claro se o acordo será válido também para a espionagem a chefes de Estado.

Alemanha e Estados Unidos pretendem estabelecer novas regras no que diz respeito às atividades de seus serviços de inteligência. De acordo informações veiculadas na imprensa alemã, os dois países trabalham intensivamente em um chamado “acordo de não espionagem”, que deve proibir o monitoramento mútuo sobre cidadãos e autoridades do governo.

As bases do acordo devem ser definidas até o fim do ano, segundo noticiaram os jornais alemães Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung (FAS) e o Rheinische Post, citando fontes do governo alemão. Segundo elas, o governo americano assumiu o compromisso junto a uma delegação alemã em visita a Washington na semana passada.

Os acertos poderiam ser selados em forma de um acordo bilateral entre os dois governos por meio de seus serviços de inteligência, afirma o FAS. A porta-voz do Conselho Nacional de Segurança americano, Caitlin Hayden, no entanto, negou a informação à agência de notícias DPA. Já o governo alemão preferiu não comentar o assunto.

Proibir indústria da espionagem

A revista Der Spiegel publicou ainda que os Estados Unidos estariam preparados para, em um acordo bilateral com a Alemanha, coibir a chamada indústria da espionagem. A consultora americana para assuntos de segurança, Susan Rice, no entanto, ainda não teria se posicionado sobre exigência alemã de incluir no acordo o não monitoramento dos chefes de governo dos dois países.

Ainda de acordo com a revista, o diretor da Agência americana Nacional de Segurança (NSA), Keith Alexander, teria admitido que o celular da chanceler federal alemã, Angela Merkel, foi grampeado. Durante reunião em seu gabinete com o parlamentar alemão da União Europeia Elmar Brok, Alexander teria dado a seguinte resposta à pergunta da senadora democrata Dianne Feinstein, também presente ao encontro, se Merkel teria sido espionada: “não mais”.

Espionagem europeia

Segundo publicou o jornal britânico The Guardian neste sábado (02/11), agentes de espionagem em todo o oeste da Europa estariam trabalhando juntos em uma rede de vigilância em massa sobre informações trocadas pela internet ou por telefone, executando programas comparáveis aos dos americanos, condenados publicamente pelos governos europeus. O The Guardian cita como fonte documentos vazados pelo ex-agente da NSA Edward Snowden.

Os documentos revelam uma cooperação técnica bem próxima entre Alemanha, França, Espanha e Suécia há pelo menos cinco anos, em parceria com a agência de espionagem britânica GCHQ. O monitoramente seria feito a partir de grampos instalados diretamente nos cabos de fibra óptica e pelo estabelecimento de relações obscuras com companhias telefônicas.

Segundo o The Guardian, os arquivos mostram ainda que a GCHQ desempenhara um papel fundamental em aconselhar seus parceiros europeus sobre como driblar leis nacionais que tentam restringir o poder de vigilância das agências de inteligência.

O Serviço Federal alemão de Inteligência (BND, na sigla original) confirmou que em 2008 realizou uma “troca de experiências” com o serviço britânico. A experiência teria se limitado a questões técnicas, e não legais. Segundo o BND, intercâmbios de cunho técnico ocorrem regularmente entre os serviços de inteligência europeus.

Saia-justa

A revelação de que tais países vinham trabalhando em grandes redes de escuta deixa alguns governos, como Alemanha e França, em uma saia-justa, pois eles vinham dando duras declarações sobre atos de espionagem comandados pela NSA – história que ganha capítulos cada vez mais constrangedores para a gestão do presidente Barack Obama. Os alemães mostraram extrema irritação com revelações sobre o grampo no celular de Merkel.

Na sexta-feira, Alemanha e Brasil entregaram uma minuta de resolução à 3ª Comissão da Assembleia Geral da ONU (que trata de assuntos sociais, humanitários e culturais) pedindo o fim da vigilância eletrônica excessiva, da coleta de dados e da abusiva invasão de privacidade.

De acordo com o reportagem, uma pesquisa realizada em 2008 com os países europeus parceiros da GCHQ , e que aparece nos documentos vazados por Snowden, revelam que o BND interceptou cabos de fibra óptica e obteve “enorme potencial tecnológico e bom acesso ao coração da internet”, enquanto espiões britânicos ajudavam os alemães a mudar ou contornar leis que restringiam sua habilidade de interceptar comunicações.

MSB/rtr/afp/dpa

Fonte: DW.DE

19 Comentários

  1. Só pra constar, o Brasil está fora deste acordo por que ???????
    Depois reclamam que a pauta de abertura do mercado dos EUA para nossos produtos está trancada por culpa nossa.
    Nossa relação com o tio san está cada vez mais desgastada e é por causa dele mesmo, não adianta jogar a culpa pra cima da gente que não rola.

  2. A Alemanha foi relegada ao papel da mulher traída.

    Passou anos fazendo o dever de casa (jantarzinho, arrumando a casa, trocando as roupas da cama) e não sabia que o marido saía com a secretária (hahahahahahahahahahaah).

    Agora tem dois caminhos a escolher:

    1- Perdoar o marido e torcer para que ele seja fiel a partir de agora, esquecendo que ele foi infiel mesmo jurando fidelidade;

    2- Romper com o casamento ainda que de forma amistosa.

    No caso da Alemanha só lhe resta a primeira opção. É abaixar a cabeça, fingir que não sabe de nada (fechar os olhos para próxima traição) e “torcer” para o marido (EU) não ser desmascarado novamente (falo da população comum porque seus governantes foram coniventes com a traição) caso apareça um novo Snowden.

    O problema que vejo é que a palavra do governo americano (marido) não vale nada (não tem moral nenhuma) e a Alemanha vai continuar a fazer o papel de Amélia, vai cacarejar um monte mas atitude mesmo acho difícil de tomar (Fato).

  3. Deixa eu ver se entendi ?!
    A Merkel chia, e o Obamis concorda em negociar.
    A gerentona chia, e o Obamis caga e anda.
    Estamos com uma moral internacional do caralho hem ?!

    • isso é brasil caro capa preta,

      a Alemanha é um pais muito mais importante para os EUA, é um pais serio(que tem alta tecnologias em diversas áreas e é coração da Europa) entende.
      acho que o s EUA vão fazer as pazes com o brasil só que acho que só em 2015 depois das eleições.

      • A menção das eleições é bem interessante. Em verdade, a diferença de atitude não tem nada a ver com a moral do país, mas sim com a corrente política que o governa.

        O Partido dos Trabalhadores apoiou a eleição de Obama e até sua reeleição, mas recebeu em troca várias traições.

        O resultado, os estadunidenses já perderam Libra e vão perder muito mais.

        Se o PT continuar no executivo federal, o Brasil será muito mais BRICS do que América do Norte.

  4. “Você é meu amigo e parceiro. Mas eu não confio em você.”

    Esta era a forma com que os EUA trataram seus aliados Europeus.
    Quanto a nos, nem aliados somos pois não somos “amigáveis”.
    Imagine então como eles nos tratam.
    Os EUA foram desleais com seus parceiros ao espionar chefes de estado de outras nações ( nações aliadas ), enquanto que estas nações, ao que parece, apesar de terem capacidade de vigilância não o fizeram contra alvos dentro dos EUA e nem contra o presidente dos EUA.
    Esse parece ser o maior motivo de indignação. Os Americanos demonstraram claramente que não confiam e nem respeitam a soberania de seus aliados.
    Outro fato alarmante, é a confirmação de que a Europa tem uma rede de espionagem que trabalha nos mesmos moldes da NSA, espionando tudo e todos.
    É “um Deus nos acuda e salve-se quem puder”.
    Mas daí o Brasil deve tirar algumas lições.
    Em termos de relações internacionais, não temos amigos.
    Este episódio deve amadurecer os nossos políticos, mostrando a eles que os mesmos foram incompetentes e irresponsáveis com relação à nossa defesa.
    Eu disse em um outro comentário que as nossas parcerias devem ser firmadas com qualquer pais, desde que seja respeitada a nossa soberania, e desde que obtenhamos algum ganho com esta parceria.
    A questão é que até agora em se tratando de ganhos em tecnologia, nossos acordos com os EUA não nos renderam muita coisa.
    Somos um pais soberano, e temos o direito e o dever de procurar outros parceiros como Rússia, china ou qualquer outro pais se assim acharmos conveniente. Quem sabe com outros parceiros possamos obter certas capacidades que ate agora nos foram negadas pelo Tio Sam.

      • William
        Vergonha e decepção eu tenho é por nosso governo ainda não ter aceitado a proposta de cooperação feita pelos Russos ( empréstimo do SU-35 e participação no desenvolvimento de um caça de 5ª geração ).
        Vergonha nos devemos sentir é se o nosso governo não tomar nenhuma atitude para impedir os atos de espionagem contra nos.
        Assim como nós, vários países do mundo foram vitimas dos Americanos.
        Vamos esperar para ver quais os próximos passos do nosso governo. Até agora as atitudes tomadas tem me agradado.
        Quanto aos Americanos tratarem de maneira diferente a chiadeira dos Alemães, já era esperado, pois eles nos considera apenas um povinho subdesenvolvido.

      • Calma, o governo planeja muito antes de agir. Não trabalha com perspectiva de dois ou quatro anos, mas de dez, vinte, trinta anos. As primeiras grandes colheitas começaram no ano que vem.

      • rsrsrsrsrsrsrs… colheita maldita… vamos colher é inflação e recessão ao mesmo tempo… que maravilha !!!…

  5. [ironia on] Nossa! A diplomacia do Brasil é mesma ótima! Conseguimos concessões que os Alemães não conseguiram! Afinal o Brasil é super próximo dos americanos e claro temos condições de pressioná-los através das vias militares também. [ironia off]

  6. Obama já tinha falado que estava revendo ,é apenas retorica vazia para silenciar o povo alemão
    os gringos não vao parar de espionar e a Alemanha sabe disso ,mas como viveos em uma diplomacia de caras de pau ,então um fing parar o outro finge acreditar
    a mesma coisa aqui no brasil se o governo americano falar que parou de espionar ,então o brasil tem que fingir que acreditou ,mas continuar a querer uma punição na onu´para quem comete esse crime
    os gringos estão é dando tiro no próprio pé
    porque eles ao falarem que não fazem mais ajudam a onu a poder fazer lesis e mecanismos para punir financeiramente quem faz e para quem a casa caiu uma vez cai sempre !!!!!

    • É Pé de Cão,
      mas no inicio, o Brasil queria apenas um pedido de desculpa e o compromisso de não espionar mais o nosso pais.
      E eles responderam que não iriam parar de espionar.
      Isso fez o nosso governo querer levar o caso para a ONU, que diga-se de passagem, acho que não vai tomar nenhuma atitude.
      Enquanto que com a Alemanha, foi só a Merquel começar a chiar os Americanos logo trataram de tentar resolver o imbróglio.
      Isso mostra o quanto eles são nossos amigos e nos consideram parceiros.

      • eu entendo Gilmar jose , mas o snoudew já havia falado que a europa foi espionada ,e a Alemanha ficou quieta
        mas depois do brasil se pronunciar na onu e chamar o embaixador americano a dar explicações ,depois frança depois espanha ,Alemanha ,e etc e tal
        ai os gringos tem que apagar o fogo rapidamente pois já são muitos querendo explicações e se der a mesma desculpa que deu para nos que fomos primeiros e não deu certo seria persistir no erro
        e eu concordo que eles não pensam no brasil como parceiro e sim para explorar ,mas eles exploram todos que eles tiverem condições de fazer ,não é exclusividade do brasil tanto que estão espionando todos os países que eles diziam ser unha e carne

  7. Para a Alemanha eles demosntram algum respeito, mas para o Brasil, nada nenhum respeito, era o momento desses comunistas de meia tijela (Dilma e Companhia)chutar o pau da barraca e mandar esse F-18 para o inferno, se não existe respeito compra o caça Francês ou Russo e fim de papo, amizade com os americanos só da boca pra fora.

  8. Governo americano teria concordado em aceitar um tratado que proíbe o monitoramento mútuo de cidadãos e autoridades. No entanto, ainda não está claro se o acordo será válido também para a espionagem a chefes de Estado.==== Esses animais tem tanto respeito ao BRASIL q nem cogitam tal coisa…e tem outros q kerem q compremos alguns ekipa/ militares nesses canalhas…nada dos 5 olhos.Cadê dona os caças p a n FAB?!?! Devem ser os Su-35″S” ,uns 150, + 27 subs c AIPs p a n MB e p ontem dona, p ontem…:-(Sds.

  9. O Brasil precisa urgente de criar vergonha na cara e olha que temos como prejudicalos e dentro da lei a OMC nos autoriza e eles são obrigados a respeitar,SE A AMERICA CENTRAL E SUL SE UNIREM E ISOLALOS COM CERTESA ELES RECEBERAM UMA GRANDE LIÇÃO.

Comentários não permitidos.