Defesa & Geopolítica

Advogados de Bradley Manning apresentarão suas alegações de defesa

Posted by

bradleyWashington, 12 ago (Prensa Latina) A defesa do soldado Bradley Manning, que enfrenta até 90 anos de cárcere por entregar milhares de documentos secretos ao site Wikileaks, apresentará hoje suas alegações em uma audiência em Fort Meade, estado de Maryland.

O advogado de Manning, David Coombs, reiterou na sexta-feira que a condenação do soldado estadunidense deve ser reduzida porque foi acusado de múltiplas acusações por um mesmo ato violatório de leis federais e disse que seu cliente fará uma declaração amanhã.

O Contra-Almirante Kevin Donegan destacou na mesma audiência que os textos entregues por Manning colocaram em risco às tropas estadunidenses e aos civis afegãos que cooperam com estas.

Donegan foi um das últimas testemunhas da promotoria no caso contra o jovem militar de 25 anos, e nesta segunda-feira a defesa terá a oportunidade de apresentar seus argumentos com a intervenção de algumas pessoas que se opõem à condenação solicitada contra Manning.

A corte marcial poderá anunciar em 16 de agosto sua decisão final sobre a sentença contra o réu, segundo o site bradleymanning.org, que trata de mobilizar aos que apoiam o jovem militar.
O ex-analista de sistemas é acusado de entregar mais de 700 mil documentos secretos ao site Wikileaks, e em 30 de julho passado foi declarado culpado de 20 acusações, a maioria relacionada com espionagem e roubo de material governamental secreto.

O soldado de 25 anos de idade argumenta que vazou os materiais secretos para expor os abusos das forças dos Estados Unidos no Afeganistão e Iraque e ao mesmo tempo promover a discussão dos temas militares e diplomatas entre seus colegas nas forças armadas.

Fonte: Prensa Latina

10 Comments

shared on wplocker.com