Voo solo do Brasil com a UE ameaça gerar turbulência no Mercosul

dirma ue

Com conversas entre os dois blocos emperradas, possível acordo direto com europeus surge como saída para o Brasil, mas pode acirrar atritos entre sul-americanos, que há anos já convivem com desgaste político e comercial.

O atraso nas negociações para um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia – que se arrastam há mais de uma década sem perspectivas de se concretizarem – fez com que o Brasil, pela primeira vez, acenasse com a intenção de deixar de lado os parceiros sul-americanos e buscar um acordo individual com os europeus.

A intenção teria sido transmitida pelo chanceler Antonio Patriota em entrevista ao Financial Times. Segundo o jornal, o ministro disse que há expectativa de que cada país possa negociar em “velocidades distintas” com a UE. O Itamaraty atribuiu a polêmica a um erro de interpretação do diário. Mas nos círculos diplomáticos a possibilidade já é, há tempos, discutida.

Realidade ou não, a intenção brasileira reflete um enfado de longa data com as negociações entre UE e Mercosul. E pode criar novos atritos entre os parceiros sul-americanos, ameaçando fragilizar um bloco já minado por disputas comerciais – como entre Brasil e Argentina – e políticas – como a crise em torno do Paraguai.

“A conversa entre Brasil e União Europeia sinaliza que as negociações entre os blocos Mercosul e União Europeia não vão prosperar”, analisa Ana Soliz Landivar, do Instituto Alemão de Estudos Globais e Regionais (Giga), em Hamburgo. “Apesar dos esforços diplomáticos para manter essas negociações vigentes, o que é realizado de fato tem levado a necessidade de o Brasil de se abrir.”

Protecionismo como obstáculo

As conversas entre o Mercosul e UE foram lançadas em 1999, mas interrompidas em 2004. Em 2010, as negociações voltaram à pauta dos dois blocos, mas sofreram reveses devido a obstáculos criados pelos dois lados. Há anos os europeus não escondem sua discordância com as medidas adotadas em algumas economias sul-americanas, sobretudo na Argentina, e já deixaram claro que, enquanto houver protecionismo, um acordo não sairá do papel.

Segundo a reportagem do Financial Times, a intenção do governo Dilma Rousseff estaria relacionada não só ao atraso de um possível acordo entre Mercosul e UE, mas também devido ao crescimento econômico do Brasil, que poderia perder o benefício tarifário a partir de janeiro de 2014 para suas exportações ao bloco europeu.

No ano passado, a Comissao Europeia aprovou uma nova legislação que excluirá o Brasil do Sistema Geral de Preferências (SGP), já que ele foi reclassificado como país de renda média alta pelo Banco Mundial – a classificação compreende Estados com renda per capita entre 3.976 dólares e 12. 275 dólares. O Brasil é responsável por cerca de 37% do comércio entre América Latina e União Europeia.

Para economistas, a possibilidade de o Brasil realizar “voo solo” sem o Mercosul estaria de acordo com os interesses de um país que, por sua economia mais diversificada e seus interesses específicos, se difere de seus parceiros sul-americanos.

“A Argentina, por exemplo, há anos está com a sua indústria destruída e tem uma base industrial pequena e não competitiva”, diz Celso Grisi, economista da Fundação Instituto de Administração (FIA). “Tudo isso faz com que o Brasil seja um player isolado nesses interesses e leva, sem dúvida nenhuma, à necessidade de manter negociações específicas e pontuais, e não em bloco.”

Acordo, só com consenso

Além de refletir o início de uma mudança de postura Brasil, que sempre, ao menos publicamente, apostou no Mercosul, a opção de um acordo individual pode levar o bloco sul-americano a passar por sérias turbulências. As regras do Mercosul proíbem países de assinar unilateralmente, sem o consentimento dos demais parceiros sul-americanos, acordos que envolvem comércio de mercadorias.

“O modelo do Mercosul é como se fosse uma área de livre comércio imperfeita. Por isso que existe este mecanismo de consulta, que tem um peso maior do que deveria ter”, diz Virgílio Arraes, professor de História Contemporânea da UnB. “Uma questão hipotética: se o Brasil importasse remédio da Índia para vender no Mercosul, os laboratórios farmacêuticos não teriam condições de competir.”

Na semana passada, o comissário europeu do Comércio, Karel de Gucht, se mostrou interessado por um acordo individual com o Brasil, o que faria com que as exportações europeias se beneficiassem com a queda das tarifas para entrar no mercado brasileiro – principalmente pelo fato de a demanda interna europeia estar enfraquecida por causa da crise.

Apesar das intrigas internas no Mercosul, da resistência europeia e dos sucessivos retrocessos nas negociações na última década, o discurso oficial brasileiro, como repetido por Patriota na semana passada, é de que o acordo entre os dois blocos sairá do papel em até um ano. Ao que tudo indica, no entanto, o Brasil teria outra carta na manga caso não der certo.

 

Fonte: DW.DE

18 Comentários

  1. Paraguai e Uruguai aguardam com grande expectativa essa decisão brasileira para abrir precedentes para negociarem bilateralmente com Estados Unidos.

    Mercosul é um bloco que nasceu morto e se tornou um bloco ideológico. O Brasil deveria se retirar do Mercosul e passar a fazer acordos bilaterais como faz o Chile e o Mexico que vem tendo bons resultados comerciais

  2. O Mercosul, faliu a partir do momento que deixou de ser um bloco comercial, e se tornou palanque ideológico bolivariano, ´principalmente com a entrada da “terra arrasada Venezuela, que fabrica de papel higienico se sustenta em pé.

    Mas também e verdade que a união europeia, há mais de uma decada tocada por trabalhistas demagogos birutas, também não e nem uma miss universo não.

    O correto e o brasil ser pragmatico, a era dos “blocos econômicos esta chegando ao fim, isto e mais que evidente, vamos focar em acordos bilaterais, o que for bom para o brasil ,tamo dentro, o que não for, tamos fora.

  3. O Mercosul, faliu a partir do momento que deixou de ser um bloco comercial, e se tornou palanque ideológico bolivariano, ´principalmente com a entrada da “terra arrasada Venezuela, que nem fabrica de papel higienico se sustenta em pé.

    Mas também e verdade que a união europeia, há mais de uma decada tocada por trabalhistas demagogos birutas, também não e nem uma miss universo não.

    O correto e o brasil ser pragmatico, a era dos “blocos econômicos esta chegando ao fim, isto e mais que evidente, vamos focar em acordos bilaterais, o que for bom para o brasil ,tamo dentro, o que não for, tamos fora.

  4. O protecionismo histórico dos Estados Unidos

    Começando com o “Relatório sobre Manufaturas” de seu primeiro secretário do Tesouro, Alexander Hamilton, em que ele defendia tarifas para ajudar a proteger as indústrias nascentes, incluindo prêmios (subsídios) derivados em parte dessas tarifas, os Estados Unidos foram a principal nação contrária à doutrina do “livre comércio”. Ao longo de todo o século XIX, importantes estadistas dos Estados Unidos, incluindo o senador Henry Clay, continuaram as propostas de Hamilton no Partido Whig sob o nome de “Sistema Americano.” O Partido Democrata, opositor desse programa, disputou várias eleições ao longo das décadas de 1830, 1840 e 1850, polemizando em parte sobre a questão da tarifa e da proteção à indústria. O Partido Democrata defendia tarifas moderadas e o Partido Whig, que venceu as eleições de 1840 e 1848, apoiava tarifas protecionistas mais elevadas. O principal economista dos Estados Unidos nesta época, Henry Charles Carey, tornou-se o mais importante proponente do “Sistema Americano” de política econômica, tal como desenvolvido em oposição ao sistema de ‘livre comércio’, que ele chamava de “sistema britânico”, proposto por Adam Smith e defendido pelo Império Britânico. Seu livro “Harmonia de Interesses”, juntamente com a obra erudita do economista germano-americano Friedrich List, tornou-se amplamente lido e disseminado nos Estados Unidos e na Alemanha, levando os economistas da Escola Histórica Alemã a abraçar semelhantes medidas contra o livre comércio, que foram adotadas pelo chanceler Bismarck.

  5. Gosto da ideia do Mercosul, mas se não está funcionando então dane-se e bola pra frente. Aliás, estando Mercosul funcionando 100% ou não, devemos ir atrás de mais mercado sempre!

  6. Mercosul com Argentina dando ordens, esta dando prejuizo para o Brasil, essa aliança deve ser desfeita para o bem do Brasil.

  7. o brasil consegue negociar com a união europeia e ao mesmo tempo manter o mercosul
    o brasil é muito grande ,para ser podado por qualquer um ,e mantendo o mercosul fortalece a américa latina.

  8. Porque essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas rende tanta homenagem a UE heim ! jA SEI,PORQUE ESCONDERAM O PRODUTO DO ROUBO LA.sE NÃO AGRADAREM OS CARAS QUE ESTÃO NA PIMDAIBA ELES DÃO A BEIÇA E ELES VÃO TEREM DE FICAREM QUIETINHOS OU VOCES ACHAM QUE RECLAMARIAM O PRODUTO DO ROUBO AO QUATRO CANTOS !
    Quanto ao Mercosul ele serve mais para dar vantagens aos caras.Basta a balança tender para o nosso lado que a Argentina reclama,so querem ganhar.
    Esse governo safado aguça a ganancia externa que ve no Brasil sempre uma forma de levar vantagem ainda mais disponibilizando o arrecadado pelos Brasileiros a externos enquanto nosso povo e nosso pais padecem.

  9. kkkkk chega a fazer cocegas o visionismo enluarado de muitos que aqui frequentam onde sempre se manifestam segundo teorias e ideologias politicas.
    Tem de ser muito otario para tirar do nosso povo que morre as portas de hospitais pagos com altos impostos para dar a vizinhos latrinos que sempre nos invejaram,sempre nos invejarão e quando precisarmos deles nos trairão e seus territorios serão bases de operações contra nós.
    Comprar narco-governos com o dinheiro do Brasileiro para combaterem ilicitos se suas rendas vem do narco-trafico,contrabando inclusive de armas e todos os tipos de ilicitos imaginaveis.
    Os EUA tem apenas o Mexico como fronteira problematica e toda cercada,murada e vigiada e guarnecida com a melhor tecnologia do mundo e são incapazes de impedirem o fluxo de drogas do Mexico para os EUA e o fluxo de dinheiro e de armas dos EUA para o Mexico.E aqui o babaca Brasileiro amante do romantismo e com as prégas frouxas acredita ser possivel conscientizar invejosos,malandros,COM BOLSISMOS as custas do sofrimento do povo Brasileiro.
    Quanto mal causa e causou essa pendenga filha da puta de traidores do Brasil que levam a vida com seus capaxismos ideologicos,uns abrindo as pernas a Americanos e outros abrindo as pernas a Bolivarianos.
    Para algo dar certo é preciso que o mesmo tenha regras e metas para ter-se o beneficio,mas fazem o contrario,proporcionam os beneficios sem regras e metas e colherão o que ? Colherão um avantajado supusitorio de carne e tirarão o furingo da reta deixando os furingos do povo como recepitaculos.
    Quando um louco abraçou a causa estrangeira e meteu a mão no proprio bolso,desenvolvendo,capacitando,fortalecendo e implantando autoestima em um povo miseravel e derrotado o mundo achou lindo e vibrou quando expulsaram os comunistas do Afeganistão.Depois quando não servia mais aos propositos da ganancia unicamente por disputa de oleodutos o transformaram no inimigo publico numero um do planeta.
    Voces acharam lindinho indios não contactados mostrados na tv no Mato-Grosso não foi e mesmo que aleguem que não querem contato com a civilização ja a conhecem e convivem aparte,mas voces desconhecem os não contactados do Acre que não conhecem a civilização nem a distancia,inclusive muitos são canibais,e vem sendo sistematicamente dezimados por grilheiros,fazendeiros e ate por paramilitares Peruanos e o mundo simplesmente se cala e se omite.
    Qual a conclusão de tudo isso ? Venda ou comprometa seu rabo com o esbudegador e teras carta branca de toda a humanidade de fazer o que bem entender que ninguem se importara.
    O Brasil tem apenas uma saida que permitira,caminhar pelas proprias pernas e interagir diretamente com seus interesses sem ter mordendo seu saco sugando sua proteina taurina os carapatos rodoleiros que insiste carregar a tiracolo em tudo na vida.

  10. O dirigentes do estado brasileiro devem sempre procurar atender primeiramente aos nossos interesses soberanos. O acertos para parcerias internacionais devem mirar sempre o atendimentos aos nossos interesses, quando digo nossos me refiro aos da maioria da cidadania, não acordos que beneficiam apenas a meia dúzia de beneficiários de sempre e que costumam serem tratados como de interesse nacional.
    O cidadão brasileiro deve se sentir incluído nos resultados das iniciativas comerciais do estado brasileiro, não apenas um pequeno grupo que usa o estado como trampolim para beneficiar a seus grupos. Apesar de ainda haverem muitos trouxas defendendo posições que não lhes atinge, não existem mais espaços para trouxas neste momento no mundo, nem no Brasil.

  11. Kkkkkkkk, ai, ai, ai, eu morro mas não me engano com o governo do PT, rsrsrs…

    Quer dizer que agora, depois de UMA DÉCADA PERDIDA, o Itamaralívia do PT finalmente ENXERGOU A OBVIEDADE DE QUE O MERDOSUL FALIU????

    Depois de UMA DÉCADA de bolada nas costas pelos amigos bolivarianos de Merdosul o governo do PT finalmente descobriu a pólvora? Descobriu que somos rodeados por uma camarilha de escroques egoístas e invejosos que querem mais é que o Brasil e o povo brasileiro, que invariavelmente paga a conta de suas estrepulias, se explodam? Descobriu que sem firmar bons acordos bilaterais com as maiores economias do mundo só iremos acumular atraso?

    Esse é o problema do PT: o problema de todo PeTralha é que eles são LERDOS! São BURROS!

    Sua ideologia idiota faz com que eles apenas tomem as decisões corretas após se demonstrar REPETIDAS E INÚMERAS VEZES, até a exaustão, que tais e tais posicionamentos ideológicos, que por ideológicos vão contra a lógica e os fatos, são fadados ao mais retumbante FRACASSO!

    O PeTralha típico é assim: uma mistura de ideologia rastaquera do séc. XIX, com uma burrice e uma preguiça mental para analisar os fatos com frieza MEDONHA e uma teimosia e arrogância ASTRONÔMICA!

    Como todo socialismo, o PeTismo aposta no FRACASSO, e só sai da zona de conforto de sua ideologia nefasta quando os fatos, como no caso os econômicos, o EMPURRAM na PORRADA!

    Agora, uma década depois, o PT e seus micos amestrados do Itamaralívia perceberam que sua ideologia socialista bolivariana estúpida de integração latrino-americana a qualquer preço estava levando a economia do país À BRECA.

    Isso enquanto vizinhos de economia ridícula quando comparada com a nossa, como Chile (em 2020 o primeiro país latino-americano a assumir o status de desenvolvido), Colômbia e Peru, crescem a índices próximos de dois dígitos anuais.

    Enfim, respiremos, ergamos as mãos e demos glória ao Senhor, pois antes tarde do que nunca.

    Quanto ao Itamaralívia, após a era PeTralha tem que ser extinto. Devem ser demitidos do porteiro ao Ministro, demolido seu prédio e salgado o terreno, que é para não crescer mais nem erva daninha no lugar.

    Isso para nos lembrarmos para sempre de como NÃO deve ser um serviço diplomático: subserviente a um ParTido, que por seu turno serve a forças internacionalistas (Foro de São Paulo) e a uma ideologia, e não ao Brasil.

    Saudações a todos.

    • Demorei para postar, amigo, aguardando as “pérolas” dos esquerdistas, que, afora os mais lucenáticos, até me surpreenderam… todos, inclusive eles perceberam que o navio merdosul está naufragando… para alguns o bote salva-vidas é a união do pacifico e para outros, de maior peso econômico como nós, um bote solitário… os otários dos comunas não levaram em consideração o fator china e a necessidade de contrapor a mesma economicamente… mas como sempre, nós estamos na contramão do mundo…

Comentários não permitidos.