General Britânico teve em vida “mais de 7 vidas”!

793px-Sir_Adrian_Carton_de_Wiart_by_Sir_William_OrpenSir Adrian Paul Ghislain Carton de Wiart: “Foi baleado no rosto, na cabeça, no estômago, no tornozelo, na perna, nos quadris e na orelha. Sobreviveu a uma queda de avião; cavou um túnel para escapar de um acampamento enquanto era prisioneiro de guerra; e arrancou com os dentes seus próprios dedos quando um médico se recusou a amputá-los.”
Cecil_Beaton_Photographs-_Political_and_Military_Personalities__Carton_de_Wiart,_Adrian_IB3449C

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: CURRICULUM VITAE DO OFICIAL DO EXÉRCITO BRITÂNICO, SIR CARTON DE WIART, QUE “APRECIOU A 1ª GM POR SER TÃO DIVERTIDA”

” CURRICULUM VITAE (CV): Sir Adrian Paul Ghislain Carton de Wiart (5 de maio de 1880 – 5 de junho de 1963), foi um oficial do Exército Britânico (British Army) de origem belga e irlandesa.

Serviu ao Império Britânico:

Guerra dos Bôers ;

1ª Guerra Mundial ; e

2ª Guerra Mundial .

Relatando a sua experiência na 1ª Guerra Mundial, ele escreveu: “Francamente, eu apreciei a guerra.” Perguntou-se também por que as pessoas perseguem tanto a paz, se a guerra é tão “divertida”.

Foi baleado no rosto, na cabeça, no estômago, no tornozelo, na perna, nos quadris e na orelha. Sobreviveu a uma queda de avião; cavou um túnel para escapar de um acampamento enquanto era prisioneiro de guerra; e arrancou com os dentes seus próprios dedos quando um médico se recusou a amputá-los.

 Em 1915, Carton de Wiart perdeu a mão esquerda após ser atingido por estilhaços — não antes de ter arrancado alguns dedos com os dentes.

 Aos 35 anos, tomou dois tiros no rosto e perdeu o olho esquerdo e uma parte da orelha, o que o obrigou a usar um tapa-olhos preto pelo resto da vida.

 Entre seus contemporâneos, especulava-se que ele pudesse ser um filho ilegítimo do rei belga Leopoldo II.

 Aos 19 anos, ele abandonou a faculdade para se juntar ao exército. Sob um nome falso e dizendo ser seis anos mais velho do que realmente era, Carton de Wiart foi enviado à África do Sul, onde foi baleado no estômago. Somente quando foi enviado de volta para casa, por invalidez, seu pai descobriu que havia largado os estudos.

 Em 1908, casou-se com uma condessa austríaca de nome: Friederike Maria Karoline Henriette Rosa Sabina Franziska Fugger von Babenhausen.

 Apesar de todos os ferimentos, confessou ter “apreciado” a guerra. Perguntou-se também por que as pessoas perseguem tanto a paz se a guerra é tão “divertida”.

 No período do entreguerras, Carton de Wiart foi incumbido de intermediar as negociações de paz entre poloneses e ucranianos. Falhou.

 Em 1939, logo antes do início da 2ª Guerra Mundial, Carton de Wiart ficou cercado por inimigos na Romênia. Conseguiu escapar com um passaporte falso.

 Em um avião a caminho da Iugoslávia, uma falha no motor fez com que a aeronave caísse no mar, a cerca de dois quilômetros da terra firme. Após ter ficado inconsciente com a queda, a água fria acordou oficial, que conseguiu nadar até a costa (ele tinha apenas um braço), mas foi capturado pelas tropas italianas na Líbia.

 Tentou cinco vezes escapar da prisão na Itália. Em uma delas, passou sete meses escavando um túnel. Conseguiu fugir por apenas oito dias, período em que ficou disfarçado de camponês italiano — fato bastante surpreendente, já que Carton de Wiart tinha 61 anos, não falava a língua, andava com um tapa-olhos, uma das mangas da camisa vazia, além de inúmeras cicatrizes.

 Em 1943, de volta ao Reino Unido, Winston Churchill o enviou à China como seu representante especial.

 Como parte de suas funções, acabou conhecendo o líder chinês Mao Tsé-Tung durante um jantar. Carton de Wiart interrompeu o discurso do chinês e passou a criticar sua atuação na 2ª Guerra Mundial. Por um breve momento Mao ficou chocado, mas depois deu risada.

 Em 1947, aposentou-se do exército.

 Após a morte da sua esposa, em 1951, casou-se novamente. Com uma mulher 23 anos mais jovem.

 Em 1963, o tenente-general aposentado Adrian Carton de Wiart morreu aos 83 anos de idade.”

CairoConferenceParticipants - Carton de Wiart à direita da foto em pé

Fonte: Wikipédia via Revista Samuel

7 Comentários

  1. o coitado dizia que a guerra é divertida ? divertida foi para quem lançou a granada e arrancou a mao dele
    divertida é para quem meteu bala na barriga dele quando esse foi na africa do sul defender o apartaid
    divertida para quem meteu bala no zoio do gringo deixando ele cego
    divertida para quem derrubou o avião do infelis e fez ele nadar até a praia
    divertida para quem deixou ele preso
    o líder chinês deve ter percebido que era apenas um sem noção ,por isso que deu risada
    mas parabéns para o marketing dos ingleses .

  2. Eu ia dizer que o ele era “O CASCA GROSSA” ! Más depois de ler que ele:

    “…arrancou com os dentes seus próprios dedos quando um médico se recusou a amputá-los.”

    “Francamente, eu apreciei a guerra.” Perguntou-se também por que as pessoas perseguem tanto a paz, se a guerra é tão “divertida”.

    Penso que além de inegável casca grossissima, ele era doido de pedra…

  3. ““Francamente, eu apreciei a guerra.” Perguntou-se também por que as pessoas perseguem tanto a paz, se a guerra é tão “divertida”.”

    Como esta máxima em suas ações comandando milhares de pessoas… deveriam mostrar a lista que coisas que fez! E não que sofreu!…

    Mas se fosse no Brasil, hoje! Mesmo se estivesse na época buscando a paz seria tachado de nazista..facista.. pq militar bom é aquele cordeirinho.
    E só a imprensa que é a paladina da democracia: Heueheueheheh (rs isto dá pra 1 hora de risos!)

  4. Isso é pra ver como tinha gente com sorte de achar só ruim de tiro na guerra. Cara, tanta gente atirando e ninguém acerta a cabeça de um bobalhão destes? Ele não tinha 7 vidas, mas nem Deus, nem o diabo estavam dispostos a ouvir as besteiras que ele dizia e foram deixando o cara por aqui como punição dos idiotas de seus contemporaneos, principalmentes os ingleses… Tinha que ser inglês. E ainda contam o fato de ter arrancado os dedos com os dentes como sendo uma façanha! Eca!! Um idiota… Provavelmente ainda estaria com a mão se não o tivesse feito.

Comentários não permitidos.