Reino Unido tinha arma laser pronta para uso na Guerra das Malvinas

falklands_1919013b

O Reino Unido tinha preparado uma arma laser durante o conflito com a Argentina pela soberania das ilhas Malvinas que estava planejada para “ofuscar” os pilotos argentinos que atacassem as embarcações britânicas, revelaram documentos secretos divulgados nesta quarta-feira.

Entre os relatórios confidenciais do governo do Reino Unido, expostos pelo Arquivo Nacional britânico, consta uma carta de janeiro de 1983 que revela que essas armas laser “nunca foram utilizadas” durante o conflito de 1982, apesar de terem sido desenvolvidas de maneira apressada e em segredo.

O conteúdo dos documentos classificados como “altamente secreto” foi assinado pelo então ministro da Defesa do Reino Unido, Michael Heseltine e dirigido à ex-primeira ministra Margaret Thatcher.

“Desenvolvemos, com uma grande urgência, uma arma naval a laser, projetada para ofuscar os pilotos argentinos que planejassem ataques em baixa altitude aos navios”, afirma Heseltine na carta. Ele ainda disse que “a arma não foi usada e o conhecimento de sua existência ficou muito restrito”.

Heseltine também faz referência aos programas britânicos de desenvolvimento e investigação de armas laser, chamados “Raker” e “Shingle”, que, de acordo com os documentos, eram “administrados como alta prioridade”.

No final de 1979, os interesses britânicos estavam concentrados nas medidas defensivas e no uso de armas laser de média frequência voltados para olhos e sensores ópticos.

A Guerra das Malvinas, disputada entre Reino Unido e Argentina pela soberania do arquipélago, começou depois da ocupação por parte das tropas argentinas e terminou com a morte de 255 militares britânicos e pelo menos 650 argentinos.

EFE

 

Fonte: Terra

29 Comentários

  1. E os argentinos ainda achavam que poderiam ter ganho a guerra. Ah essa infeliz esquina do mundo chamada América Latina…

    • Mas com restrições!

      Por hora preferem ficar dependentes dos ingleses do que dos argentinos ou mesmo independentes. Mas que a Inglaterra mete o sarrafo neles!.. pra ficarem em seus lugares, isto mete! Parece até a hierarquia do Palácio de… os srs. sabem de onde =b

  2. Nao vou duvidar da vericidade da noticia. Sei que durante a guerra nao foi laser que nao permitiu que os avioes da forca aerea argentina nao afundasse mais navios britanicos do os tres ou quatro que foram ao fundo do mar, mas informacoes que os britanicos estavam recebendo dos EUA, que atraves de seus satelites acompanhava as posicoes dos avioes argentinos. Franca havia passado aos governo britanico os codigos eletronicos dos exorcets. Enfim os britanicos tinham aliados que lhes ajudavam materialmente enquanto Argentina tinha aliados que lhes ofereciam apoio moral. Nao que pessoalmente eu queria que Argentina vencesse a guerra. Ao contrario, torcia pela vitoria britanica porque sabia que a gang de Guartierre seria deposto com a derrota militar argentina.

  3. Melhor se tratado como cachorro ingles doque ser tratado como um doutor pela falida argentina , os hermanos estao vendendo o almoço para comprar um paozinho velho ,KKKKK sao lixo latrino igual a imensa massa tupininquim !

    • Eu acho que o E.M Pinto deveria excluir alguns comentarios como esse
      que chama todos os Latinos Americanos Argentinos e Brasileiros de Lixo
      esse individuo que postou isso e de que Nacionalidade ?

      • Eduardo Ramos com todo o respeito ati e a todos os demais participantes NÃO CONCORDO COM VOCE EM RELAÇÃO A EXCLUIR COMENTARIOS VOU TE EXPLICAR PORQUE ATRAVES DOS COMENTARIOS DOS JESTOS DOS ATOS VOCE OBTEM INFORMAÇÕES E A PRIMEIRA ARMA QUE SE usa EM UM CONFLITO TANTO COMERCIAL OU ARMADO É A INFORMAÇÃO,SÓ TEM É QUE SABER USAR,CONCORDO PLENAMENTE QUE DEVEMOS URGENTIMENTE INVESTIRMOS NA NOSSAS FORÇAS ARMADAS TANTO É QUE SOU A FAVOR DE ARMAS NUCLEARES NUNCA ATACAMOS NINGUEM MAS JA FOMOS ATACADOS A GUERRA DO PARAGUAI PARTIU DELES O ATAQUE NA SEGUNDA GUERRA A UMA CONTROVERSIA SE FORAM OS ALEMÃES OU OS NORTE AMERICANOS USANDO A BANDEIRA ALEMÃ,mas voltando ao asunto quando o HMS TiRELESS DIZ QUE SOMOS A ESQUINA DO MUNDO EU TE PERGUNTO QUAL TERRENO TEM MAIOR VALOR O DE ESQUINA, OU O QUE FICA EM RUA SEM SAIDA penso que ele fez tal comentario por não gostar de argentinos quanto a nacionalidade do HMS suponho que seja ingles ou de horigen inglesa pois todos os meios navais de grande porte daquele pais possuem HMS. FILICIDADES A VOCE E SUA FAMILIA.

      • TUDO, menos censura descabida… excetuando alguns casos de pornografia explicita e palavras de baixíssimo calão, discordo da censura… se admitirmos isso teremos daqui a pouco que admitir censura ideológica, apesar de que tem alguns esquerdalhas que enchem o saco… rsrsrsrss…

      • luiz anselmo pias perlin é vc tem certa razão
        vamos usar a tal chamada liberdade de expressão como nossa arma , agora se foram os Americanos ou Nazistas que afundaram nossos navios a História diz que foram os nazistas más os Americanos já tinham um plano de invadir o Brasil pelo Nordeste se não houve-se mudança
        de lado para os Americanos por parte de
        Getúlio Vargas

  4. Que numca ocorra isso pois em nosso passado já aconteceu,de um soldado de
    um exercito inimigo nos dia de hoje e nos dias de um futuro proximo caminhe em solo Brasileiro ostentando a bandeira de seu País, por isso nos Brasileiros devemos
    nos unir e buscar a defesa a soberania e a independencia total de nossa nação
    para que essa imagem não aconteça aqui .

    • Eduardo, muito pior que denominarmos tupiniquim quem por aqui nasce é sabermos que estão entregando nossa soberania em troca de uma utópica URSAL e NADA fazemos, senão ficarmos sentados aqui e rosnando contra essa camarilha petista que está a nos vender por um projeto de poder… saudações…

    • Cara nao escreva algo sobre o qual desconhece, o brasil possui sim avioes de caça modernizados , sao equipados com avionicas israelenses, possuem capacidade razoavel de combate e em exercicios como a crucex , estes caças na maos de pilitos brasileiros deu pau ate em RAFALES , netao caças temos , oque falta e´um caça pesado ,com mairo capacidade de carga e melhor raio de combate, e com uma celula adequada para existir nos proximos 35 anos , o problema mais grave do F5 e´justamente a vida util da carcaça que tem uma sobrevida de apenas mais 15 anos !

  5. o marketing inglês é muito bom mesmo ,a arma a laser que eles tinham naquela época eu tenho também
    é aqueles laser que a turma que foi se manifestar levou para ficar apontando para os helicópteros da band record
    antes das manifestaçoes quando um apontava esse laser em direção a aeronave ,o dapena e o resende só faltava ter um filho dizendo que aeronave iria cair o piloto iria ficar cego !!!
    hoje uns trinta aponta o laser na cara do piloto deles e eles ficam quietinhos não falam nada ,alias falam que os manifestantes são tudu bunhitinho que estão fazendo maior bem para o brasil ,como são discimulados
    voltando ao tema a argentina perdeu a guerra pois os militares de alta patente era tudo Fernando Henrique foram para perder e ainda teve a super ajuda da frança esse laser é um kaozada violenta de como diria o maluquinho dessa rainha careca

    • PÉ DE CÃO este laser que tu comentaste que tens é o mesmo que os ingleses tinham na epoca só cervia como guia de alvo,mas descobri que eles tambem podem derubar um avião vou te dizer como,JA QUE URUBU, POMBO,E OUTRAS AVES AO SE CHOCAREM COM AS TURBINAS DOS JATO PODEM AFETAR A AERO NAVE SÓ TINHA UMA POCIBILIDADE OS INGLESES JOGAREM AQUELE APARELINHO NOS CAÇAS ARGENTINOS E REZAR PARA ACERTAR A ENTRADA DA TURBINA É MAIS FACIL ACERTAR NA MEGA DO QUE ACONTECER TAL FATO.É SEMPRE UM IMENSO PRAZER CONVERSAR COM VOCES, FELICIDADES A TODOS.

  6. Tinham uma arma laser, e não usaram?
    Não queriam demonstrar ao mundo que detinham a mesma?
    Piada.
    Não tinham nada. Quem tem usa. Os russos dispararam o canhão laser de Shari Shagan contra uma missão shuttle que sobrevoava a então URSS…

Comentários não permitidos.