O inferno astral da classe política, e da Política do País.

 inferno
 Sugestão:

Paulo Ricardo Paiva

COMENTÁRIO 174 de 22 de julho de 2013

Assuntos:O inferno astral dos políticos,É bom saber, Queda de braço na questão indígena, Sem noção e Considerações sobre a Saúde Pública
 
 
O inferno astral da classe política, e da Política do País.
     A popularidade da Dilma desabou. Também a de Lula, cuja saúde não recomenda sua volta mesmo que queira. Ainda pior que eles estão os parlamentares em geral -(Sarney com 92% de rejeição, Renan e Henrique Alves com 89% e Aécio aproximando-se dos  50%). Marina, já  rejeitada por todos que querem produzir, ainda  sofrerá as consequências quando for conhecido seu passado de corrupção e de separatismo indígena a serviço da Inglaterra. Seria mesmo a pior opção. Até agora só escapa do desgaste o Joaquim Barbosa, que jura não ter pretensões eleitorais. Apesar disto já começa a ser atingido.
      Essa ausência de alternativas é perigosa. Faltando ainda 18 meses para Dilma terminar o mandato se acentuam os sinais de ingovernabilidade A economia ainda não está mal, mas a perspectiva que vai piorar tem o mesmo efeito.
      Não sabemos o que aconteceria se a Presidente tomasse o freio nos dentes e fizesse uma faxina completa: reduzisse os Ministérios para uns cinco, prendesse os corruptos, endurecesse com os bandidos e com o Judiciário mesmo ao arrepio da Lei e onde não houvesse administradores sérios e competentes colocasse técnicos apolíticos, como missão, sem recompensas extras.
      Com ações nesse estilo talvez conseguisse levar o nosso País a um glorioso destino, mas talvez fosse alijada do poder. Não sabemos o que acontecerá, mas sabemos que,  enfraquecida, cedendo tudo à ambição imensa de seus aliados e de seu partido, permitindo o aumento dos juros ao setor financeiro desmontara a produção, e pior, terá que tolerar as ações das ONGs e dos “movimentos sociais” como o Lula e o FHC o fizeram.
     Nessa hipótese haverá convulsão generalizada na próxima eleição ou mesmo antes e  talvez o desmembramento do nosso País.
 É bom saber
    Governo FHC – O internacionalismo globalista do Governo entregou à Booz-Allen, empresa que coordenava o trabalho de grampos da CIA, (onde trabalhava  Snowden),  a responsabilidade por estudos estratégicos, desde o “Brasil em Ação” no primeiro governo até o “Avança Brasil” no segundo, bem como os programas de privatização e de reestruturação do sistema financeiro nacional. A empresa operou até 2002, em estudos e pareceres, contratados pelo governo para abastecer uma política de alinhamento do Brasil com a economia dos EUA.
     Governo Lula – O internacionalismo esquerdista do Governo considerava que as fronteiras na deveriam ter cercas, mas sim pontes. Insistindo em não reagir às provocações, o nosso País passou a ser tratado como um grandalhão medroso que se ajoelha ao som do primeiro grito. “Devemos ser generosos com a Bolívia, é um país muito sofrido”, recitava Lula a cada insulto. Engolindo desaforos e confiscos. O mesmo acontece com a Argentina, Paraguai e Equador.
Difícil saber qual o pior.
.
    Queda de braço na questão indígena
    A pressão indigenista recrudesce, O lado nacionalista, sob pressão, dá mostras de fraquejar, mas a população está sendo esclarecida e terminará por colocar um freio nas ações apátridas da Funai.
   Apesar de a Presidente manter a decisão de rever o processo de demarcação de novas terras indígenas e de acabar com o monopólio exercido pela Funai, na atividade  incluindo outros órgãos  – Embrapa e os ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, o Ministro da Justiça  José Eduardo Cardoso, afirma que a Presidente deixou claro que não pretende esvaziar a Funai, mas fortalecer esse órgão”. Os indígenas, claro, se posicionaram contrários à inclusão desses órgãos e entregaram à Presidente um documento com 11 reivindicações e recebendo a promessa de que os seus pedidos serão atendidos.
    Enquanto isto a Funai está promovendo, à margem da Lei, a demarcação de nova Terra Indígena em Santa Catarina e funcionários da Funai estariam empenhados em ampliar a reserva Xapecó e ainda índios de diversas etnias bloqueiam a estrada de ferro de Carajás. Os casos simultâneos de SC e do MA são típicos da questão indígena. A Funai e o aparato indigenista que a apóia se concentram em demarcações de terras indígenas em áreas mineralizadas ou no mínimo produtivas e habitadas por não índios,fazendo o jogo do estrangeiro ambicioso e solerte. Torna-se evidente que no Norte da Amazônia, o objetivo é a criação de novas nações dóceis e totalmente controladas, e ao Sul da Amazônia é prejudicar a concorrência agrícola. Por esses e outros motivos, é mais que urgente uma ampla reformulação na política indígena, para que o Estado brasileiro possa assegurar plenamente os direitos reais, tanto dos índios como dos não-índios.
   Algo indica que, enfraquecida, Dilma também cederá nesse importante setor, como já o fez na questão dos juros. Caso continue cedendo, nosso País estará realmente mal. Entretanto, por enquanto, ainda resta uma esperança.
 
Sem noção
    O “Anonymous” convocou manifestantes para atos durante a Jornada da Juventude  e a visita do Papa”:…”Não se trata de um protesto contra o Papa nem a Igreja Católica’, esclarece o grupo. ‘Será mais um grito contra a corrupção e por serviços públicos mais dignos……..” Será?
     O que esperam conseguir com essa inoportuna e constrangedora  convocação?      Desmoralizar o País e a cidade do Rio de Janeiro? Desmoralizar a política brasileira já mais do que desmoralizada? Conseguir espaço na mídia internacional – abrindo caminho para que o Brasil se torne o Egito da vez? Ou, será que esperam constranger o Papa a falar mal daqueles que, oficialmente, o estão recepcionando? Deveriam  saber que o Papa não pode intervir. Roupa suja se lava em casa.
   É evidente a tentativa de aproveitamento das manifestações por um setor do PT, mas não podemos descartar totalmente o dedo estrangeiro, ou pelo menos o aproveitamento estrangeiro. Astentativas de ingerência começam exatamente com os colaboradores, colaboracionistas e, ou, ignorantes – na melhor das hipóteses – tentando  badernar, fazer manifestações etc., etc…
  Talvez até consigam nos enganar, mas se soubermos a verdade, a verdade nos libertará
Considerações sobre a Saúde Pública
    Não há dúvida que melhoramos. No início do século passado éramos ”doentes” por falta de saneamento e, principalmente, por deficiência na qualidade da alimentação. O nosso País produzia quase somente cana e café, exceto nas regiões colôniais, onde se comia bem. Os mais velhos lembram-se da dificuldade de encontrar homens saudáveis suficientes para equipar uma simples Divisão, na FEB. Melhoramos muito em alguns setores e podemos creditar à alimentação mais balanceada, o principal progresso, apesar de ainda existir, nas áreas mais pobres, a deficiência alimentar capaz de transformar uma raça de gigantes em homens gabirus.
    Outros importantes fatores para a saúde são a higiene e o saneamento básico. Sobre o saneamento básico, que melhor seria chamado de ecologia humana, avultam a água potável, as moradias saudáveis e os esgotos, que seriam vantajosamente substituídos por biodigestores. Algumas plantas, como a mamona, afastam até o mosquito da dengue, e o ato de lavar as mãos e cuidar do seu lixo evitam muitas doenças. Juntas, essas medidas fazem milagres.   A boa alimentação é fruto do progresso. O saneamento básico é assunto de Governo. Já a higiene é fruto da educação. Como complemento das medidas governamentais ainda teremos a medicina preventiva, ou seja a imunização através das vacinas.
    Mesmo com todas essas medidas ainda existirão doenças, então cabe à Medicina cumprir seu nobre e insubstituível papel de cura, ou seja a Medicina é a ultima etapa na luta pela saúde.
    Erroneamente o Ministério da Saúde trata quase somente da Medicina e assim mesmo erra nas prioridades. Com a internação de um viciado gastam-se recursos que salvariam uma centena de maláricos. Esse último dado será difícil de corrigir, devido ao bom coração da  nossa  gente, mas os médicos militares são instruídos a fazerem uma triagem para dar prioridade aos que poderão voltar ao combate.   É triste, nós sabemos, mas por vezes é necessário.
 
  Que Deus guarde a todos nós
 
 
 
Gelio Fregapani 
 
 
ADENDO
EFEITOS COLATERAIS DE LEIS ERRADAS
Extraído  de artigo de Gerhard Erich Boehme
a)      os trabalhadores rurais foram alvo de uma legislação que deveria regular a relação de trabalho no campo, viria para beneficiar o empregado. O que ocorreu é que acabou criando uma insegurança jurídica enorme, a grande maioria, a quase totalidade dos fazendeiros, optou por colocar o trabalhador para fora das chamadas vilas rurais, onde havia escola, igreja e lazer. Naturalmente  haveria eventualmente abusos, os quais infelizmente continuam, mas criou-se um contingente enorme de boias-frias, muitos sem residência definida, que sabemos leva a desestruturação familiar e os jovens a criminalidade. É fato.
b)      tivemos a lei do inquilinato, visava proteger o inquilino, mas o efeito foi devastador, criou-se nos anos 80 e 90 um apagão em termos habitacionais no Brasil. É fato. Atualmente não há incentivo para se manter as poupanças de português, como eram chamadas as inúmeras casas de aluguel. Hoje o que temos é a segregação urbana, a qual chamo de discriminação espacial e se multiplicaram as favelas no Brasil.
Só na cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana são mais de 1 mil favelas. Mas atualmente, a cidade de São Paulo concentra a maior quantia de favelas do Brasil.
c)      agora se quer dar proteção aos domésticos, leva-se a contenda para dentro de casa, muitas famílias não irão mais dar oportunidade para empregadas, caseiros, vigias, etc. O passivo trabalhista poderá ser proibitivo. E as milhões de residências em sítios, casas de campo, praia, fazendas, etc. ficarão largadas a própria sorte, próprias para serem alvo de furto, quando não roubo. É fato. Isso sem contar que mesmo em apartamentos de luxo não se constrói mais o quarto de empregada, ela terá que ficar “residindo” na favela ou em algum outro lugar sem dignidade para morar, …
As leis são importantes, mas temos que pensar melhor sobre o efeito devastador que elas produzem, os efeitos colaterais em especial, ainda mais no Brasil onde temos mais advogados que engenheiros. A realidade é que temos a lei da ação e reação e ela não está restrita a física, mas também se dá nas relações humanas. E para tal devemos entender a ação humana, muito bem explicada por Ludwig von Mises em seu “Tratado de Economia”, onde previu os efeitos de muita lei para criar o paraíso.

Mas se isto não é ensinado nas escolas de economia, imagine então nas faculdades de Direito, ainda mais na UFMG. Temos assim um dos grandes entraves no Brasil ao nosso

89 Comentários

  1. MIDIA NINJA BRAÇO DO PT

    Leiam estas duas publicações :

    Primeira Publicação 23?07/2013

    Carlos Newton

    Depois dos vândalos do Black Bloc, agora está caindo a máscara do tal Coletivo Mídia Ninja, que alega estar fazendo “jornalismo de vanguarda”, ao incentivar a baderna e a violência nas ruas, prejudicando e desvirtuando totalmente um dos movimentos político-sociais mais importantes da História do Brasil.

    O Coletivo Mídia Ninja se apresenta como se fosse uma espécie de “jornalismo de vanguarda”, uma iniciativa aparentemente interessante e viável para quebrar o monopólio das chamadas nove famílias que comandam a “grande mídia” no Brasil. Mas na verdade é apenas mais um instrumento político de baixo nível.

    O PT, chegando ao poder, traçou uma estratégia para democratizar a mídia. E se passaram 12 anos e nada. O que fez? Fortaleceu a Rede Record, está criando mais duas redes evangélicas (R.R. Soares e Waldomiro Santiago) e inundou de dinheiro uma rede de blogs amigos, que inventaram o PIG (Partido da Imprensa Golpista) e o transformaram em Partido da Imprensa Governista, defendendo tudo que o governo faz e demonizando a oposição.

    São muitos blogs e sites hoje financiados pelo governo, através do Banco do Brasil, Petrobras, Caixa Econômica etc., e a fila está aumentando, porque muito jornalista também quer entrar nessa boca rica. E o tal Mídia Ninja, quem diria, é financiado pelo PT, via ONG Fora do Eixo.

    TUDO SE SABE…

    Acontece que a liberdade/liberalidade da internet abriga também outros tipos de sites e blogs, que não são financiados pelo governo e atuam com impressionante liberdade. Agora, ao pesquisar sobre o Coletivo Mídia Ninja, me surpreendo ao encontrar uma “Tribuna da Imprensa”, alternativa, que se diz livre. E foi nesse site que encontrei a verdade sobre os “jornalistas” que agem junto com os vândalos e baderneiros.

    “O PT precisava de seus próprios mascarados. Não uma massa anônima, incontrolável e com um ideal. E sim bem identificáveis, confiáveis. Aliados e afinados. Talvez também com máscaras mas saídos das entranhas do financiamento público cultural: os “NINJAS”, diz o extenso artigo, acrescentando que o Mídia Ninja é um braço da ONG Fora do Eixo, protegida por José Dirceu.

    “Cria do Ministério da Cultura, o Fora do Eixo arrecadou milhões em incentivos fiscais ao longo dos anos. Uma rede política abastecida por recursos públicos, mas empenhada em algo próximo a um “marxismo cultural” do que em prestação de contas. Seria injusto eu não dizer ao menos uma ou duas boas iniciativas criadas por eles. Mas digamos que eu seja injusto. Em seus mais de 10 anos de existência nenhum artista ou grupo musical conseguiu qualquer tipo de projeção ou relevância através dos serviços do Fora do Eixo. Conseguiram sim, que associações de produtores, selos e festivais fossem fechados, dessem prejuízo ou chegassem a bancarrota.”

    “Quando o PT decidiu que deveria fazer parte das manifestações, não foi uma medida desesperada. Enxergaram um interesse político e eleitoral. Uma oportunidade. Paulo Henrique Amorim enquanto mais uma vez chamava o site Anonymous de “tucanonymous”, colocou um link ao vivo da Mídia Ninja em seu Conversa Afiada. A distinção estava clara, a dicotomia mais uma vez estabelecida”.

    “Vieram as manifestações, o cenário mudou. A Mídia Ninja, gerida pelo Fora do Eixo com simplórios porém eficazes recursos, mostra semanalmente a falta de comando da PM nos já esvaziados protestos contra o governador, contra Deus e contra tudo. E veio a glória: detenção totalmente insólita, por alguns minutos, de seus jornalistas.”

    “Com Cabral chegando aos incríveis 20% de aprovação e arrastando junto Pezão para o buraco, Lindbergh e o PT entraram no jogo novamente para a cadeira de governador.”

    O pobre Dudu Paes, cujo vice é do PT, e que ainda tem pretenções eleitorais, não foi esquecido pelos seus aliados. O PT logo arranjou com a Mídia Ninja uma exclusiva com o prefeito, garantindo de que tudo saísse bem. Entrevista com muita água e açúcar, Paes se distanciou de Cabral, criticou a polícia, elogiou os manifestantes. Se mostrou um político jovem, antenado com o digital. Paes é Ninja. E o cara-pintada Lindbergh também”.

    Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. Ninguém desconhece que a política é um jogo sujo, mas não se pode admitir grupos políticos apoiando lançamento de coquetéis molotov sobre a polícia, que pouco tem a ver com os governantes, pois exerce uma função de Estado, quem elege os governantes somos nós. A culpa é nossa, e não da Polícia. Os soldados da PM são brasileiros como nós, não merecem ser queimados vivos, em nome da baderna que favorecerá este ou aquele partido. (C.N.)

    Tribuna da Internet

    Segunda Publicação

    Carlos Newton

    Na revista Piauí que está nas bancas, há uma interessante reportagem sobre o Coletivo Mídia Ninja, assinada por Ronaldo Bressane, que confirma a informação publicada aqui na Tribuna da Imprensa sobre o patrocínio recebido da ONG Fora Do Eixo, que é mantida pelo PT. Confiram o texto:

    “Para as situações de rua, um ninja tem dois kits: o individual e o de equipe. No primeiro, um celular com internet, um laptop funcionando e outros que servem como bateria, todos levados numa mochila. O segundo consiste num carrinho rosa-choque carregado com duas câmeras, mesa de corte, microfones, gerador e caixas de som. Tudo da Apple e comprado coletivamente (menos o carrinho, apropriado de um supermercado), com o dinheiro captado pelo Fora do Eixo nos festivais de música que promove pelo Brasil – e nos editais de cultura de que participam”.

    Detalhe que a matéria não menciona: a ONG Fora do Eixo é da cota de José Dirceu no PT, e os “festivais” e “editais de cultura” que promove só servem para queimar o resto dos recursos recebidos do partido governista.

    ANARQUISTAS???

    Nesta terça-feira, estive na 9a. Delegacia Policial, no Catete, e conversei rapidamente com alguns manifestantes que haviam passado a noite em claro e estavam do lado de fora da unidade. Eles disseram que os dois que se identificaram como “cinegrafistas” do Mídia Ninja tinham sido soltos ontem mesmo.

    Perguntei o que estavam fazendo ali e eles responderam que tentavam pressionar para que a Polícia libertasse os manifestantes que foram presos em flagrante com coquetéis molotov. Disse-lhes que a Polícia não podia liberá-los porque foram presos em flagrante com arma ilegal. Quase fui vaiado. Alegaram que “fazer política não é crime”.

    Foi uma experiência interessante conversar com eles. Parecem seres de outro planeta. São alienados totais no que se refere à vida “lato sensu”, mas politicamente têm uma posição altamente radical, tipo anarquista. Podem ser facilmente manipulados por qualquer um que tenha meia dúzia de neurônios na cabeça.

    DESVIRTUAMENTO

    A matéria da Piauí também deixa patente que está havendo um desvirtuamento dos objetivos originais do grupo Ninja, sigla que para eles significa “Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação”:

    “O líder natural do Ninja é o carioca Bruno Torturra, de 34 anos, que foi repórter, colunista e diretor da revista Trip por dez anos. Seu texto inventivo, povoado de trocadilhos e imagens bizarras, fornece a alta octanagem política e conceitual que move o coletivo. Enquanto caminhava pela Paulista fechada e vazia, à espera da próxima manifestação, Torturra explicou que o ativismo não funciona se for movido pela raiva, e que por isso defende transmissões bem-humoradas. “A disputa política não pode ser feita com medo ou dedos em riste”, argumentou. “Não é assim que se fecundam mentes. Tem que ser com humor.”

    Bem, aqui no Rio de Janeiro, humor é que menos existe no trabalho desses “cinegrafistas” que, em nome do Coletivo Mídia Ninja, operam livremente no meio dos vândalos que tentam matar policiais atirando coquetéis molotov neles.

    Por fim, sobre o instigante tema, há outras informações interessantes no blog “Tribuna da Imprensa Livre”. O título da matéria é Tucanonymous, Peteninjas e os Aliados do Eixo. Basta colocar na busca do Google.

    Tribuna da Internet

    • BLACK BLOCK e uma tecnica punk anarquista de incitar conflito em protestos pacificos democráticos, em que um protesto pacifico democrático ajuda na causa nojenta anarquista ? pense ?
      A tecnica Black block consiste em pequenos grupos de lixo anarquistas(20/30 no maximo) se infiltrarem na manifestação, e incitarem o confronto atacando tanto a população, quanto a força policial, com pedras, rojões etc,e assim que conseguem disseminar o caos, se descaracterizam, e se misturam a multidão foi usada pela primeira vez em escala, por anarquistas em Seattle 1992.

      “Foi aí que a coisa começou a ficar tensa. Dentro do pátio da prefeitura, um grupo mascarado começou a soltar rojões e fogos de artifício, em local coberto e algumas vezes na direção da policia e dos manifestantes. Eu estava ali, bem na frente, e comentei: esses aí faltaram nas aulas de física e de química. Eu achava que estavam fazendo aquilo por ignorância, e não por maldade. Alguns começaram a subir nos pontos de ônibus e depredar, e aí veio à primeira bomba de efeito moral”.

      Relato de uma manifestante de Campinas nas manifestações do Mês passado

      • Veja sobre Comunismo Negro,ele é a sintese dos grupos Anarco-Punk Brasileiros.
        Aqueles que vão na frente dos confrontos empunhando uma bandeira negra incitando a violencia.
        Mas tem tambem em meio Anarco-Punks grupos neo-facistas.

    • Ou seja, estamos nas mãos de grupos mafiosos que para se manter no poder criam entidades que somente visam solapar as instituições e tomar de assalto o estado nacional…

  2. Concordo que alem da politica idiota e vendida,ONGs e o desconhecimento da maioria do povo sobre estes assuntos,existem muitas entidades internacionais que se fazem de ativistas defensores de um mundo limpo,verdinho e sem fronteiras que não passam de dissimulado instrumento de convencimento e deminação.
    A muito falo sobre isso.
    Externos usam de todos os meios e contam com tolos Brasileiros que não enchegam o que eles contem em suas entrelinhas.
    Sera que a Vaka Loka teria a coragem de chutar o pau da barraca e derramar o balde fechando o parlamento e bicando todos os politicos,fechando com o povo e com nossos soldados?
    Acho que coragem poderia ter mas o simples fato de ser chamada de traidora pela companheirada aterrorizaria sua alma eternamente.
    A coisa esta tão complicada e tem tanto filhos das putas em todos os sentidos e em todos os cantos que a unica forma de passar o Brasil a limpo seria mesmo a guerra civil.
    Nunca jamais em tempo algum ocorrera um prodigio ou milagre que faça quem mama deixar de mamar.
    Do outro lado esta a ganancia externa combalida clamando aos céus que o bicho pegue para eles de alguma forma se beneficiarem deste abençoado pais com tolo povo com nadegas com anus elasticos que resistem a qualquer bitola de avantajados supusitorios de carne.
    Pendurem os porcos em estacas salgando suas carnes e espalhem por nossa fronteira para que todos saibam que os donos do Brasil são os Brasileiros e não filhos das putas entreguistas e vendidos de passagem e muito menos bandidos.

    • Maluquinho… não trazer você também esse papo de guerra civil…

      No fim guerra civis tem um custo, e seriam os ricos a poder pagar.. e também os únicos a ganhar alguma coisa com isso!!

      Alei deve fazer deixar de mamar… só ela pode fazer isso… o judiciário precisa acabar com a impunidade, e fazer punir… isso já seria um avanço!!

      Mas o que esperar de um país onde juízes não vão presos se forem corruptos ou favoritistas … a pena pra eles é a pensão compulsória ganhando seus 20 mil por mês.. aí fica fácil ter injustiça!!

      Valeu!!

      • Tudo tem um custo meu car e sempre custam trilhões e milhares de vidas inocentes.
        A omissão e a condescendencia tambem custam milhares de vidas de Brasileiros na violencia urbana,do transito e pior ainda te todos aqueles que morrem por falta de adequado atendimento medico pagos com nossos esforços.
        Sem falarmos ate mesmo da comida de crianças e medicamentos de idosos que são desviados ou mesmo as verbas roubadas pelo corrupto sistema que não passa de uma organização criminosa contra o proprio Brasil e o povo Brasileiro.
        Os numeros de vitimas ultrapassam e muito os numeros de vitimas em conflitos belicos globais.
        Ja que pagamos para sermos roubados e mortos então que matemos todos aqueles que nos roubam e nos assassinam pois a defesa da propria vida e da vida de outros é previsto em lei tanto no Brasil quanto internacionalmente.

    • Eles não tem cu para isso… preferem cooptar e negociar… até porque os compromissos adquiridos la fora não permitiriam tal independencia… o esquema com as farcs e a disseminação do uso de drogas advindas da colombia é um exemplo disso,,, jamais combateremos o trafico de drogas enquanto essa corja estiver no poder… esse é um dos exemplos… durante o governo de fhc e do pt o uso de entorpecentes quadruplicou… vou dar um exemplo que poucos sabem… as farcs estão treinando os bolivianos para produzirem cloridrato de cocaina, muito mais puro que o que produzem hoje… irão inundar o mundo com cocaina a preços mais baratos por causa do lucro que ela dá… um kilo de cocaina pura custa dez vezes mais caro que o crack e não mata o fregues… apesar de mais cara, e barateando o custo, alcançarão os consumidores classe b e c que hoje representa a classe media que tem o pe atras com o crack mas usa cocaina… essas informações não correm na grande midia e somente quem trabalha no combate direto a mafia traficante sabe desses detalhes… então, duvido que havera uma virada de mesa no que tange a mudanças no cenario politico atual… será mais do mesmo…

  3. O coronel

    Gélio Fregapani era chefe da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN – em Roraima durante o período em que ainda não estava definida a questão da demarcação de terras indígenas na região. A Polícia Federal tem convicção da participação do coronel como orientador dos pistoleiros de Paulo César Quartiero, apontado pelo MPF como pessoa responsável por ataques a aldeias, tanto para a fabricação das bombas incendiárias, como em táticas de guerrilha e na orientação da logística do ataque ao grupo de dez indígenas. Quartiero se refere a Fregapani como seu “amigo pessoal”. Além do ensino em fabricação de bombas, teria partido também de militares a orientação para a colocação de um carro-bomba em frente à sede da Polícia Federal e as orientações para a colocação de minas explosivas na estrada que vai de Boa Vista a Surumu, onde se encastelaram com barricadas Quartiero e seus pistoleiros, contra a Polícia Federal que pretendia realizar a Operação Upatakon 3.

  4. A sensação que tenho mesmo é de não há alternativa para substituir esses lixos que estão ai, querendo manter o statu quo e o fisiologismo de sempre, viagens a nossas custas e outras mordomias, inclui-se nesse pacote Dilma, Lula, FHC e outros dentro da corte republicana!A marina com essa ingenuidade de potencia ambiental vai nos colocar no retrocesso, penso eu!E ai meus amigos, qual a alternativa progressista que nos leve pra outros mares e continue promover o desenvolvimento do Brasil e do seu povo?Vamos nós aqui escolher alguém e fazer presidente do Brasil!?Será que temos esse poder?Lanço um desafio!

    • Não existe mesmo meu caro.A propria Marina é uma vendida e simpatizante Yankee.
      O melhor seria mesmo um golpe de Estado pelos militares colocando Joaquim Barbosa como interino ate as proximas eleições e os condenados na cadeia de imediato e todas as investigações desde FHC pra ca como pauta prioritaria de justiça.
      Não é possivel mudar o Brasil apenas com paliativos.
      Uma organização criminosa se desarticula desmembrando seu financeiro.

      • meu caro maluquinho, já corre boatos sobre Joaquim bar bosa, não sei até que ponto são verdades. mas o então ministro fez uma reforma no banheiro do seu gabinete por nada menos que 90,00 mil reais. a boatos de que seu filho esta em pregado na globo.
        ambos foram vista acompanhado de diretores da emissora no camarote da tv pela copa das confederações.

      • Caio o Luciano Hulk contrata quem ele quiser e nisso não ha desvio de verba publica ou corrupção.
        Quanto a reforma do banheiro desconheço.
        Twntaram incriminar tambem J.Barbosa por uso indevido de aviões mas ja foi provado que foram aviões de carreira com cotas ao que o STJ tem direito.
        Desde o acirramento das manifestações o ministro J.Barbosa esta sob a proteção do Exercito Brasileiro por ser ministro do supremo e por ser os militares guardiães da constituição.
        Ate o momento eles tem se mantido como exemplo respeitando as leis.
        A letra ja foi dada ao governo,senado e camara pela juiza ministra Carmem Lucia -“Não transgridam a constituição”.
        Se quisessem ja tiveram motivos para depo-los pois ja desrespeitaram as leis e a algumas vezes.
        É vergonhoso e humilhante vermos condenados pela pela justiça em liberdade e ocupando cargos publicos e pior ainda querendo modificarem leis e a constituição segundo suas conveniencias.
        Quase que a totalidade do povo Brasileiro 89% apoia os protestos.
        Se pensam que os protestos esvaziaram enganam-se.Vem ai a primavera Brasileira.
        2014 chegara 2014 não passara.
        Eu prefiro que os militares e as instituições serias deste pais deem um basta nesse banditismo generalisado do que vermos nosso povo se matando e nosso pais sendo destruido.
        Ainda tem gente que tem a cara de pau de vir pra internet defender bandidos.Quem defende bandidos compactua com essa Organização Criminosa a QUADRILHA DOS IRMÃOS PETRALHAS que vendem o Brasil e roubam e assassinam os Brasileiros.
        Se os milicos não fizerem faremos nós.

  5. Que inclusive faça profunda reforma do Estado, pra tirar privilégios adquiridos, tais como: foro privilegiado, estabilidade de emprego, auto promoção de aumentos salariais, (função publica é vocação e sacrifício, se não tem esse espírito nem se candidate aos cargos na administração como seu agente ) por ai vai!Introdução de um novo Poder, onde o povo não esteja representado, mas fale e decida diretamente, com inclusive poder de interferir nos outros Poderes da republica a fim de tirar eventuais privilegio de algum feudo de poder político ou econômico que emergir no meio social ou da republica!

    • Essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas deu passaportes diplomaticos a lideres religiosos evangelicos para que esses possam sairem do Brasil com malas de dinheiro adiquiridos atravez de estelionato coletivo induzido praticados em templos e aplicarem na Europa convalescente.

    • Depois de terem flagrado o macho dela vendendo o mogno da Amazonia e depois dela ter lançado sua campanha em New York e Obama ter designado seu marketeiro para lançar a campanha dela o que mais podemos esperarmos !
      Não existe nenhum politico possivel de ser presidente que seja comprometido unicamente e incondicionalmente com o Brasil e os Brasileiros.
      O meio politico e de seleta elite midialitica e privada no Brasil são um verdadeiro puteiro a serviço de uma organização criminosa a cafetizar-nos.

      • Esta seringueira “tadinha” faz conchavos com a família real britânica, real detentora de boa parte de territórios da amazônica.. vide “concessões” de todas as áreas que puder imaginar! Que sejam aplicáveis à região e que sirvam de ferramenta para os objetivos-fim! da Realeza.

        A situação é seríssima!

      • O pior é essa FDP da Marina ganhar a eleição e abrir as pernas aos Yankees e ainda retirar o Brasil do caminho BRICS o que para nós sera um enorme retrocesso.
        Mas esses FDPs do PT eu não quero nunca mais.

  6. bom pessoal .. a situação do Brasil e crítica .. e bastante seria ..hoje e cada um por si ..cada ”movimento” puxando pro lado q a ”liderança” dele realmente interessa .. ou seja o beneficio próprio e n o bem comum .. n ha união nem um consenso ..pelo q protestar .. pelo q lutar .. a mídia brasuca so ajuda a agravar mais ainda esse tipo de situ ..hoje em dia so falam dos movimentos de GLS e Médicos .. nada mais .. n da o real dimensão do q vivemos e lemos .. omite noticias ou mesmo as distorce (dividir para conquistar ?? ) .. ta bem claro isso … a nossa classe politica atual ta pouco se lixando pro q ta acontecendo .. vivem num mundo a parte fazendo o q querem e protegidos pelas leis q eles elaboraram .n vai sair nada de bom dai ….. ao meu ver a solução atual e possível .. golpe militar … n como de .64.. mais defendo a dissolução total da politica atual .. empossando o ministro do STF com um objetivo claro … nova constituição ….passar o País a limpo (punindo investigando criando moldando …organizando ..).. processo q deve levar uns 2 anos ….basta 1 dia de protesto em massa do povo .. um pedido ”direto” e ”claro” .. q e quase ctz as forças armadas vao pra rua no dia seguinte …com ou sem a participação do primeiro ”escalão” .(afinal elas tb precisam de ”reformas” ..hj infelizmente prezamos mais pela ”hierarquia nociva ” do q a ordem e pregresso .. se e q me entendem ) .. ja há zumzum e alguns ja defendem de forma aberta esse ‘golpe” .. mais podem ter ctz .. n vão deixar q o Pais entre em estado de guerra civil pra isso .. e ka pra nos .. 7 de setembro ”pode” ser esse divisor de aguas .. to torcendo e mt pra isso .. nossa crise n e econômica ( ainda ) .. territorial ou .religiosa .. e meramente política … agora se n houver mobilização do povo e houver de fato o ”pedido” .. ninguem vai fazer e nada .. e vamos continuar do jeitinho q estamos … e nada vai mudar .. pq simplesmente n vamos ter em q nos apoiar ao tomar tal atitude .. afinal a ”midia ninja” ta ai pra isso .. manipular e distorcer .. e q e fato o povo entenda q fomos pra rua a pedido dele .. e fundamental o ”povão” entender isso

  7. Calma… É só mais uma eleição que se aproxima, e a casa grande não admite perder mais 4 anos…..

    O final de semana está parecendo Dresden numa fria manhã do inverno alemão de 1945. Não pára de chover bombas! Para ajudar os leitores a organizarem as ideias, e nós aqui também do Tijolaço, vamos listar os principais fatos divulgados nas últimas horas:

    1 – Barbosa em maus lençóis. A Folha de São Paulo divulga neste domingo que Joaquim Barbosa comprou um apartamento de R$ 1 milhão em Miami. Comparado aos preços de imóveis no Rio, o apê de Barbosa até que saiu barato. O problema maior, no caso, é o artifício usado por ele para pagar menos impostos: abriu uma empresa nos EUA. Isso é correto? O último juiz famoso por um apartamento em Miami foi Nicolau dos Santos Neto, acusado pelo desvio de milhões de reais. Barbosa tentou se explicar, mas em política existe o ditado segundo qual se você precisa se explicar, já perdeu politicamente.
    Ver aqui.

    2 – Propinoduto tucano. Há um silêncio constrangedor na mídia sobre a bomba atômica da Istoé, a reportagem-capa sobre o “propinoduto tucano” em São Paulo, envolvendo desvios nas obras do metrô. É justamente o setor, transportes, que motivou as grandes manifestações país a fora. Até agora nenhum outro meio repercutiu a matéria da revista.

    3 – Outra bomba da Globo! Com exceção de uma nota publicada na Folha, com atraso de duas semanas, e cheia de buracos, a grande mídia também está abafando o escândalo fiscal da Globo. Sobre este assunto, há algumas horas estourou outra bomba publicada no blog Viomundo. Amaury Ribeiro afirma que recebeu papelada do exterior com detalhes sobre operações fiscais da Rede Globo nas Ilhas Virgens Britânicas. Ribeiro alega que está sendo perseguido por setores, digamos, pouco ortodoxos do Ministério Público, como o promotor José Robalinho Cavalcanti.

    4 – O conselheiro nacional do Ministério Público Luiz Moreira criticou a resistência do Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, em apresentar documentos de sua gestão. Os dados foram solicitados por Moreira após supostas denúncias de desvios de dinheiro feitas por servidores do MP.

    5 – Na Carta Capital, por sua vez, leia a matéria sobre um tenebroso caso de corrupão de juízes e promotores do Amapá. Ler reprodução no blog Convesa Afiada.

    6 – A matéria do Viomundo, informando que médicos e Folha participaram de uma espécie de “pegadinha” para sabotar a imagem do programa Mais Médicos, está causando grande repercussão na internet. O Diario do Centro do Mundopublica uma espécie de complemento, no qual acrescenta outras denúncias.

    Gentilmente retirado do Tijolaço

    • Tem uma diferença meu caro a Tucanalha contava com a blindagem da inteligencia Americana enquanto a Europa falida aceita esconder os desvios dos Petralhas mas suas inteligencias repassam informações a nossa inteligencia militar.
      Nem que a Dilma sente no colo do negão Obama em Outubro proporcionando-lhe ejaculações multiplas A Quadrilha dos Irmão Petralhas jamais obtera a blindagem deles.
      a diferença entre a Tucanalha e os Petralhas é esta,os entreguistas assesssorados externamente camuflaram enquanto os vendidos sem estrategia adequada apenas alimentaram a fome das lombrigas de seus rabos e o final é a inevitavel caganeira.
      Agora comem ate areia visando entupirem o entestino.
      A questão é em quem votarmos !
      Entreguistas e vendidos nunca mais e os radicais de esquerda sera retrocesso e os verdinhos fazem o jogo dos corsarios.
      Saudades de D.Pedro II o maior estadista integro nascido neste pais.

  8. eu já tinha escrito a algumas semanas atrás ,que com a eleição se aproximando essa elite iria tentar até uma guerra civil ,
    depois que saiu a pesquisa com a marina em segundo e mesmo assim sem chance nenhuma de vitória ai o desespero bateu forte
    o que fazer o governo tem que apoiar a policia militar ,e as forças armadas pois essa anarquia patrocinada pelo fakebook da cia só ira tirar a ordem do nosso pais um bando de vândalos cada um mais utópico que o outro anarquistas nazistas comunistas e direitistas fazendo parte da manifestação querendo ética mas roubando lojas
    falando em nacionalismo mas pondo fogo nas bandeiras do brasil ,dos estados e municípios
    falando em democracia ,mas atacaram outros com bandeiras partidárias
    falando em corrupção ,mas quando pode faz saques em joalherias
    resumo vao enganar o diabo
    infelizmente o governo socialista é muito bonzinho e quer ouvir até os anarquistas e convencer todos com seus argumentos ,mas o governo se esquece que as vezes temos que tomar uma atitude mais dura tanto no que se diz penal quanto de agir com firmeza
    os comerciantes que tiveram seu patrimônio depredado o governo não ira dar um real para eles
    e sobre esse fakebook esta cheio de hipócrita lá varios se dizem bons alunos bons filhos nunca passaram o sinal vermelho ,nunca andaram no corredor de ônibus ,nunca colaram na escola não cabulavam aula fazem coco cheiroso e por ai vai as mentiras ,
    como já se dizia a muito tempo atrás fala do sisco no olho do seu irmão ,mas se esquece da trave que esta na frente do seu .hipocris !!!!

  9. para completar essa historinha de fakebook ,tem um carinha que no facebook dele esta lá admiradores da ROTA se você ver o que ele escreve é tipo assim bandido bom é bandido morto e por ai vai um puxa saco dos melhores que já vi
    mas o pcc atacou a policia e esse taxista admirador da rota ,levou os vermes no seu taxi para a casa de praia dele e deu guarida até acabar o buxicho
    essa é a prova que esse fakebook é cheio de contradição esta cheio de gilete corta para os dois lados se dizem santos ,mas esta cheio de exu caveira em pele de ovelha, ele mesmo fez campanha no facebook e diz que votou no telhada ,mas da guarida para o pcc vai entender nénão !!!!!!

    • Foi essa oligarquia que desenvolveu toda uma campanha de manipulação, mais uma vez capitaneada pela família Mesquita, para incitar o povo paulista a pegar em armas para defender interesses que não eram os seus. Foi essa oligarquia que levou mais de 600 paulistas a morte, jovens que tombaram para que um punhado de fazendeiros retomassem o poder e voltassem a governar o país para si.
      Essa elite criou um falso espírito paulista, conservador, reacionário, boçal, preconceituoso, xenófobo, racista e separatista, que até hoje empolga setores consideráveis da elite branca de São Paulo.
      Não foi por acaso que o Adhemar rouba mas faz resgatou o espírito de 1932 em 1964, a ironia do destino foi que Adhemar ficou de fora do novo grupo que assaltou a poder em 1º de abril do mesmo ano, e em 1965 seria posto para fora do Palácio dos Bandeirantes. A tradicional oligarquia paulista, herdeira de Washington Luis, só voltaria ao poder em 1994, com FHC, agora com nova roupagem.
      Essa elite achou que seu reinado duraria outros trinta anos, porém seus planos foram frustrados em 2002 e 2006. Essa mesma elite que fez/ fará de tudo para retornar ao poder em 2010, 2014, etc, etc, etc…

      • Mas, como eu digo Pé de Cão, é a eleição. Lembro muito bem da última onde José Chevrom Serra e a Rede Globo (Sonegadora) quase conseguem um golpe…

        Bolinha de Papel!

      • correto nascimento ,essa chamada revolução em são Paulo ,para o resto do brasil tentativa de separatismo por parte de uma minoria decentente dos recém chegados ao pais
        se você ver a data é interessante perceber que é bem na época que a Alemanha nazista estava em ebulição
        essa rede esgoto de televisao é uma das coisas mais nojenta que existe no nosso pais
        sobre Washington luis dizem que ele para desocupar o bexiga que era uma antiga senzala promoveu um dos maiores extermínio de pessoas no nosso pais
        até o governador ledo falou que a culpa era da elite branca de são Paulo ,depois disso ele subiu no conceito ,mas a turminha que ele andava hoje esta virado de costas
        aqui em são Paulo se os nordestinos mineiros nortistas e sulistas nao estivessem aqui esses separatistas voltariam a tentar novamente

  10. 1maluquinho, eu entendo até sua ira!Mas defender postura de exceção, golpe militar, acho que o que estamos colhendo hoje, deve-se exatamente a ruptura da ordem política e social levado a efeito pelos militares na década de 60!É difícil depois reconstruir valores e cultura social de ordem e respeito aos costume e leis, qdo os que estão na liderança praticam a exceçao em busca de privilégios pra si e seu feudo!Não podemos defender democracia com argumentos de tirania, além de ser um paradoxo, isso equivale a ditadura do proletariado do Capital de Marx, que pregava a democracia como meio de semear as ideias do comunismo!Com intuito de lograr êxito ao final de seus ideais!Se queremos avançar, temos que partir de onde estamos com esse caldo de cultura de indignação e semear alternativas factíveis e lúcidas que melhore em favor de todos!Se for pra piorar deixe com está!Deus e gravidade vai se encarregar de tudo mais!

    • Regivaldo,

      Não existe golpe militar, o golpe é do povo, vide as passeatas espontâneas do Brasil e o recente regime do Egito, e quer saber mais, o Papa vai entrar e sair e pouco vai poder abrir o bico pra não virar isso de cabeça pra baixo de novo ,uma questão de responsabilidade .

      http://www.youtube.com/watch?v=yxHYl4D-2Hw

  11. Quando eu quero ler sobre tecnologia e geopolítica, eu procuro um blog como o Plano Brasil, mas… Se eu quiser uma análise política, então eu vou para o Blog Luis Nassif, que é infinitamente melhor neste aspecto… Agora, se o Plano Brasil quer se tornar um espelho do site do During, basta reproduzir as alucinações do Coronel…
    He-he.
    Como estou ácido…

    • Impressão sua Ilya, suas acusações, não passam de delírios, Respeito o Trabalho do editor Nelson During e você mais que ninguém sabe minha opinião sobre ele e seu site, o Defesanet, mas se isso lhe serve de justificativa para suas afirmações, vá em frente.

      • Não fiz acusação alguma;observei.
        Eu leio. O que nos dias de hoje, costuma ser algo muito feio de se fazer…

        Muito que bem… Vou aqui trazer dois exemplos de análises, equilibradas, sem alucinações, ainda que tenham viés, afinal toda pessoa que escreve tem uma opinião, que retirei do blog do Luis Nassif (que também tem lá os seu alucinados):

        http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/desdobramentos-provisorios-das-manifestacoes-de-junho

        Da Carta Maior

        A politização do cotidiano, a classe média e a esquerda

        Em certo sentido, não há como não reconhecer nas manifestações de junho um eco daquilo que, no momento mesmo de constituição da Nova República, quando a esquerda encontrava-se alijada do poder estatal, intelectuais como Eder Sader teorizavam como os “novos movimentos sociais”.

        Carlos Henrique Pissardo

        As mobilizações que tomaram conta do país nas últimas semanas – as “jornadas de junho” – caracterizaram-se, em um primeiro momento, por uma pauta tradicional da esquerda: a luta por um direito social, o transporte público. A forma de organização do movimento que impulsionou essas mobilizações (autonomista e horizontal) e sua estratégia de luta tampouco são originais: existe uma larga experiência histórica que as antecede. O mérito do Movimento Passe Livre (MPL) foi o de ter sido capaz de resgatar essa experiência em um momento no qual ela parecia ultrapassada; no qual a esquerda permanecia na confortável ilusão de que seria possível avançar na luta por direitos sociais sem mobilização popular e sem a politização do cotidiano. Não é.

        Em certo sentido, não há como não reconhecer nessas manifestações um eco daquilo que, no momento mesmo de constituição da Nova República, quando a esquerda encontrava-se alijada do poder estatal, intelectuais como Eder Sader teorizavam como os “novos movimentos sociais”. As “lutas do dia a dia”, “as queixas do cotidiano”, nas palavras de Sader, apareciam nesses movimentos não como um obstáculo à crítica do todo, como um fetichismo do parcial, mas como pautas a um só tempo particulares e universais. Sem expectativas imediatas de tomada do poder estatal, esses “novos movimentos” apostavam em uma dialética entre o particular e o sistêmico como o foco da disputa hegemônica pela sociedade. Os novos atores que então “entravam em cena” revelavam o potencial questionador da ordem que demandas aparentemente ordinárias carregavam. Nesse processo, reivindicações, por exemplo, por iluminação pública da própria rua, de caráter local, levariam a um questionamento das relações de poder no bairro, que levaria a um processo de politização da organização urbana, que, por sua vez, traria um posicionamento em relação ao poder municipal e assim por diante. Por isso, a esquerda sabia então que não deveria esquivar-se de qualquer debate particular: qualquer luta pontual por direitos sociais, do esgoto na frente de sua casa à descriminalização do aborto, da denúncia do vereador corrupto aos mutirões, tudo era palco para um questionamento progressivo de problemas sistêmicos da sociedade. Em qualquer um dos casos, eram e não eram “apenas 20 centavos”.

        A recepção que esse tipo de política teve em amplos setores da classe média foi marcante: de médicos sanitaristas a professores, de ambientalistas a estudantes universitários, passando por juristas, funcionários públicos, jornalistas e artistas, havia um reconhecimento claro da legitimidade de diversas demandas políticas pontuais, que, no entanto, eram interpretadas de forma também sistêmica. A própria natureza – e latitude – da Constituição de 1988 é tributária dessa experiência histórica, da ideia de que a garantia de direitos específicos é condição necessária para a garantia de direitos gerais.

        Como se sabe, esse modelo de política extraestatal, paralela à hegemonia cultural que a esquerda cultivava desde os anos 1950, resultou em um jogo de forças políticas peculiar: o PT, partido originário da interseção entre sindicatos, movimentos de base da igreja e intelectuais de esquerda, encontrava, nos anos 1980, um apoio mais fiel entre a classe média relativamente intelectualizada que entre os próprios trabalhadores, salvo os organizados em sindicatos e movimentos sociais. As eleições de 1989 e, especialmente, a derrota de Lula no segundo turno da eleição para presidente foram reveladoras desse desequilíbrio. Os setores não organizados da classe trabalhadora inclinaram-se para a direita durante a campanha, e o apoio da classe média foi insuficiente para evitar a eleição de Fernando Collor no segundo turno (embora Lula tenha saído vitorioso entre os eleitores com ensino médio ou superior concluído).

        Trinta anos depois, não é descabido retomar essa história: o que foi posto em jogo, com “as jornadas de junho”, é precisamente a natureza dessa relação entre a esquerda, as mobilizações populares por direitos sociais e a classe média. Comecemos pela última.

        Grande parte da sociologia produzida nos últimos anos, em larga consonância com o discurso da grande mídia e mesmo de instituições estatais como o IPEA, acostumou-se a um empobrecido conceito de classe social como idêntico à renda. Acreditou-se que bastava dividir a sociedade em quartis de salários mínimos, que a questão da distribuição das classes sociais estaria resolvida. Acontece que, se a definição de classe social por meio da renda é de fato útil para agências de publicidade e para cadernos de comportamento veiculados pela grande mídia (especialmente sobre a “nova classe C”), ela é insuficiente para a compreensão da dinâmica de poder em jogo na sociedade brasileira de hoje. Por meio do fetiche sociológico da “classe C”, abriu-se mão de uma reflexão sobre as disputas de classes e pouco se avançou na problematização política dessa dinâmica. Sabemos apenas que todas as “classes sociais”, nesse sentido estatístico fraco, tiveram uma elevação na renda nos últimos anos e que houve uma considerável migração da “classe C” para o bloco “AB” (de cerca de 15 milhões de pessoas, desde 2005) e, ainda mais visível, uma ascensão das “classes DE” para a “classe C” (de cerca de 45 milhões). Da base ao topo da pirâmide social brasileira, todos saímos ganhando e o desenvolvimentismo recente teria demonstrado que disputas políticas classistas já não estavam mais na ordem do dia. A surpreendente ida às ruas da classe média nas últimas semanas nos faz pensar que talvez não seja bem assim.

        Alguns dados elaborados, em 2011, por Celi Scalon e André Salata, na contramão da sociologia dominante, apresentam-se como um ponto de partida relevante para a problematização desse consenso. Adotando o esquema de classes EGP (elaborado originalmente por Erikson, Goldthorpe e Portocarero), eles conceituam a classe média como aquela formada por profissionais e administradores, trabalhadores não manuais de rotina e pequenos proprietários; diferenciam essa classe média da chamada “classe trabalhadora”, formada por trabalhadores manuais qualificados, trabalhadores não qualificados e trabalhadores rurais. É interessante notar que a classe média, assim definida, não se identifica, como tornou-se costume pensar, com a faixa C de renda, situada grosso modo entre os 50% mais pobres e os 10% mais ricos da pirâmide social. Segundo dados de 2009, apenas 30% dessa faixa C era ocupada pela classe média, enquanto a classe trabalhadora urbana respondia por 59,2% dela e os trabalhadores rurais, por 10,6%.

        Pois, no limite, foi essa “velha” classe média, e não a classe trabalhadora mais próxima à faixa de renda C, que saiu às ruas em junho. Segundo pesquisa do Datafolha de 20/6, 78% dos manifestantes tinham ensino superior completo. De acordo com pesquisa do IBOPE do mesmo dia, essa taxa seria de 43% (sendo que 49% teriam entre ensino médio completo e superior incompleto); da mesma forma, 49% tinham renda superior a 5 salários mínimos (e 30% de 2 a 5 salários). Na pesquisa de Scalon e Salata, com dados de 2009, apenas 7,7% dos trabalhadores manuais qualificados e 4,4% dos trabalhadores não qualificados tinham mais de 12 anos de estudo, enquanto que, para a classe média, essa taxa chegava a 71,8% para os profissionais e administradores, mais próximo do universo pesquisado pelo Datafolha e IBOPE.

        Mais ainda, adotando esse recorte, verifica-se que a tão aclamada “nova classe média” é, em certo sentido, uma quimera: de 2002 a 2009, a classe média definida pelo esquema EGP passou de 30,9% para 32% do recorte estudado segundo dados do PNAD. De 2002 a 2009, a renda média dos trabalhadores manuais qualificados e não qualificados (classe trabalhadora urbana) cresceu, respectivamente, 13,3% e 9,8% a preços constantes; a renda média dos trabalhadores rurais cresceu 15%. O contraste com a dinâmica de renda da classe média é espantoso: no mesmo período, a renda média de profissionais e administradores variou positivamente apenas 2,7%; dos trabalhadores não manuais de rotina, 1,6%; e dos pequenos proprietários, 4,2% (todos os dados, segundo Scalon e Salata). Não há nada de novo nessa classe média; o que surpreende não é o seu dinamismo, mas sua estagnação relativa. É evidente, aqui, que a política sistemática de aumento do salário mínimo – cerca de 70% de aumento real nos últimos 10 anos – e de formalização das relações trabalhistas, paralelas à política de transferência de renda e assistência social (especialmente, o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada), tiveram um impacto direto, não na classe média, mas na classe trabalhadora. Da mesma forma, foi esta última a grande beneficiada com a expansão do microcrédito e do crédito consignado, entre outras formas de financiamento popular. Grosso modo, a classe média, já bancarizada, pouco ganhou com essa expansão.

        O mesmo é válido para as políticas universalistas de investimento em educação e saúde públicas. O aumento sistemático dos gastos federais com saúde – subindo de 4,7% para 8,7% do orçamento federal nos últimos 10 anos – levou a um aumento considerável dos gastos per capita com saúde (de US$ 107,00 para US$ 466,00 de 2000 a 2010, segundo dados da OMS). Esses investimentos, no entanto, não tiveram impacto relevante para a classe média: não foram suficientes para que ela migrasse do sistema privado de saúde para o SUS, liberando assim recursos de seu orçamento para outros gastos. Pelo contrário, os beneficiários de planos privados cresceram de 31,1 milhões em 2000 para 45,3 milhões em 2010 (dados da ANS). Isso se deu, em parte, porque os investimentos na área foram insuficientes para a elevação da qualidade do serviço ao padrão procurado pela classe média e, em parte, pela existência de um discurso cotidiano e sistemático de desvalorização do serviço público de saúde. Não por acaso, 28,8% dos usuários do SUS avaliam o sistema como ruim ou muito ruim, enquanto esse taxa, entre os não usuários, sobe para 45% (dados do Ministério da Saúde). O fato é que os investimentos em saúde pública nos últimos anos – seja pelo passivo ainda existente, seja pela constante exposição pública das deficiências do sistema, que não deixa de ter fundamento – não foram suficientes para que a classe média abandonasse o sistema privado, em larga medida também financiado pelo poder público na forma de renúncia fiscal (que chegou a cerca de R$ 16 bilhões em 2011, equivalente a 22,5% do orçamento federal para a área, segundo estudo do IPEA). Seja como for, os ganhos da classe média com esses avanços nos investimentos em saúde pública não são visíveis.

        Algo similar aconteceu com os investimentos públicos em educação. Nessa área, de 2000 a 2011, os investimentos globais passaram de 4,7% para 6,1% do PIB, segundo dados do INEP. Em recente relatório da OCDE, esse avanço foi qualificado como um dos mais relevantes entre todos os países estudados. No entanto, da mesma forma que na saúde, o impacto dessa política para a classe média deve ser avaliado em separado; da mesma forma que na saúde, esses investimentos não foram suficientes para uma migração da classe média do setor privado para o setor público. Em 2003, por exemplo, dos 55,2 milhões de estudantes matriculados na educação básica (incluindo o ensino médio), 6,9 milhões estudavam no sistema privado; em 2011, enquanto o total de alunos matriculados cai para 50,9 milhões, o número de estudantes em colégios privados sobe para 7,9 milhões (dados do INEP). Longe de a classe média haver buscado o setor público, houve sim uma reafirmação do setor privado, beneficiado pelo aumento generalizado da renda. Mais ainda: enquanto na educação básica o salto de investimentos foi de 3,7% para 5%, no ensino superior estes permaneceram praticamente estáveis (entre 0,9 e 1% do PIB). Como a classe média, historicamente, recorre à educação privada nos níveis básicos e ao ensino superior público nos níveis superiores, tampouco foi palpável, para ela, qualquer avanço relevante nessa área. Não por acaso, novamente de acordo com os dados compilados por Scalon e Salata, a camada superior da classe média (profissionais e administradores) teve incremento médio de apenas 0,8 anos (de 13,4 para 14,2) de escolaridade entre 2002 e 2009, enquanto a camada superior da classe trabalhadora (trabalhadores manuais qualificados) registrou incremento de 1,3 anos (de 7,5 para 8,8). Seja no que diz respeito à política de transferência de renda, seja no que diz respeito às políticas de educação e saúde, o avanço nos investimentos públicos dos últimos anos não foi palpável para a classe média. Existe, por isso, uma base material para sua insatisfação, expressa nas ruas.

        Esses dados, no entanto, não devem ser compreendidos fora da lógica política predominante dos últimos anos, durante o governo do PT. Na verdade, eles são compreensíveis apenas por meio dessa lógica. Como bem a conceitualizou André Singer, essa política, denominada por ele de “lulismo”, está fundada na construção de “uma substantiva política de promoção do mercado interno voltado aos menos favorecidos”, isto é, o “subproletariado” (SINGER). Foi por meio dessa espécie de aliança direta com essa fração da classe trabalhadora que o PT garantiu as vitórias eleitorais de 2006 e 2010. Nesse sentido, quase todas as bandeiras políticas levantas pelo PT nos últimos 10 anos e capazes de mobilizar o apoio popular direcionaram-se à classe trabalhadora e, em especial, aos seus membros de mais baixa renda: programas de assistência social como o PBF, o “Brasil sem miséria”, o “Luz para todos”, o “Minha Casa Minha Vida”, a garantia dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos, entre outros, não tinham qualquer apelo para a classe média. Esta tornou-se secundária no interior desse arranjo. Na melhor das hipóteses, ela permaneceu indiferente às bandeiras políticas levantadas; na pior, apenas viu nesses programas uma política populista de um governo que distribuía “esmolas” e, assim, onerava indiretamente sua renda (a resistência ao PBF e aos direitos dos empregados domésticos foi sintomática dessa percepção). Apesar do histórico êxito na diminuição da miséria e da desigualdade no país, ampla parcela da classe média jamais tomou consciência do avanço civilizacional que ele representou. Daí o corte classista das últimas eleições federais (2006 e 2010), com a direitização da classe média tradicional, invisibilizada no interior de uma suposta “classe C”.

        Mas seria errôneo acreditar que o governo do PT sustenta-se apenas no apoio eleitoral das frações mais baixas da classe trabalhadora. Por certo, foram elas que garantiram as vitórias eleitorais de 2006 e 2010. Mas a governabilidade não poderia sustentar-se apenas nelas. E aqui, novamente, a sociologia da renda é empobrecedora do debate: ao dividir a sociedade brasileira em quartis de renda, perde-se completamente a especificidade de uma classe que tampouco pode ser diluída em uma faixa de renda, no caso, no bloco “AB” da pirâmide social, a saber, os grandes capitalistas. Pois, paralela às políticas direcionadas à classe trabalhadora e às suas frações mais baixas, o que marcou os dois governos Lula e, ainda mais, o governo Dilma foi um comprometimento claro – embora submetido a uma certa gramática desenvolvimentista – com os interesses de grandes grupos econômicos e com a criação de um “ambiente de negócios” a eles favoráveis. Sintomático, salta-se do microcrédito para os grandes financiamentos do BNDES em sua política de defesa e fortalecimento das chamadas “campeãs nacionais”. Da mesma forma, são garantidas as melhores condições possíveis para a expansão do agronegócio – da noite para o dia, aliado de primeira ordem – e, por meio do PAC, tenta-se superar os gargalos logísticos denunciados tão enfaticamente pelo empresariado nacional.

        Quando Lula reconhece que os bancos jamais ganharam tanto como durante o seu governo, ele não está apontando para um acaso histórico: está revelando a própria natureza do arranjo político que tem sustentado os mandatos do PT. O apoio da classe trabalhadora garantiu as vitórias do PT nas urnas e o apoio da classe capitalista, disciplinada pelo desenvolvimentismo, garante sua governabilidade. Abre-se mão da disputa pela classe média, que resta perdida para uma direita desorganizada e sem projeto depois de sucessivas derrotas eleitorais. A aposta implícita foi a de que uma parcela dessa classe média se contentaria com os ganhos indiretos do crescimento econômico (garantia do pleno emprego e aumento de renda, não tão expressivo como o da classe trabalhadora, mas real), enquanto outra não valia a pena disputar politicamente. Grande parte da esquerda acostumou-se com uma classe média alinhada com discursos quase caricaturais sobre a “vida difícil” daqueles que sustentariam o “bolsa isso, bolsa aquilo”. Discurso vazio, mas que ressurgia como uma ameaça real a cada nova eleição. Outra fração, minoritária (Psol), tentou adequar seu discurso a essa classe média por meio de uma politização do tema da corrupção, sem sucesso.

        As manifestações de rua do último mês são expressões das contradições imanentes desse arranjo político. A classe média que saiu de casa não o fez na defesa de qualquer direito que se encontrava em xeque. Tampouco porque já sente na pele os supostos limites de um modelo econômico que a grande imprensa, há anos, insiste em afirmar que se tornou insustentável. A variedade de reivindicações difusas e abstratas é, antes, correlata dessa orfandade política a que ela, a classe média, foi relegada nos últimos anos. Não é de se estranhar, portanto, que, na falta de um discurso estruturado, ela apenas repita certas palavras de ordem vazias veiculadas pela imprensa ou por setores da direita.

        Se buscarmos o denominador comum dessas reivindicações, chegamos a duas características básicas. Por um lado, são pautas consensuais no debate político brasileiro: mais investimentos em saúde e educação, combate à corrupção, gasto responsável do dinheiro público, defesa dos direitos de minorias e reforma do sistema político no sentido de uma maior participação direta dos cidadãos. Elas, por vezes, podem ser apresentadas com alguma coloração conservadora, como na defesa da redução do Estado; no entanto, são pautas, em si, progressistas. Em si, nada há de conservador na defesa de um Estado mais responsável nos seus gastos ou no combate à corrupção. Por outro lado, essas pautas são apresentadas de modo abstrato e pouco articuladas: pouco se diz sobre a forma de encaminhamento político dessas demandas. Por vezes, parecem apenas responder a anseios narcisistas de “dormir em paz com o dever cívico cumprido”.

        Pois é nessa fissura entre demandas políticas legítimas e certa incapacidade de formulação de modos concretos de encaminhamento dessas demandas que se dará o disputa política daqui para frente.

        Parte da direita e da grande mídia pretende manter o debate nesse nível abstrato, asséptico. Daí seu discurso “boa praça” que apenas projeta o narcisismo dos manifestantes: “o gigante acordou”, “a avenida Getúlio Vargas está linda”. Ela não quer ir para o particular porque isso implicaria colocar em xeque seus próprios interesses. Ela tampouco ganharia com a instabilidade institucional: ao que tudo indica, a tendência é tentar manter essa “insatisfação geral” em voga até que, nas eleições do próximo ano, um voto contra “tudo que está aí” leve, nas urnas, a uma mudança de governo.

        Isso não significa que outra parcela da direita, minoritária, porém mais oportunista, não tente jogar suas cartas. Ela sabe que essa equação entre anseios políticos legítimos, mobilização popular e despolitização da classe média (no sentido de uma inconsciência sobre os mecanismos de encaminhamento daqueles anseios) pode ser explosiva se bem manipulada. Essa direita algo alucinada parece surgir da “internet profunda” e, por meio de boatos, personalismos e propostas fáceis demonstra sua falta de compromisso com as instituições democráticas. Decerto, esses grupos são minoritários e pouco relevantes politicamente. Mas podem aproveitar-se de uma situação que é, sim, vulnerável.

        À esquerda cabe olhar para sua experiência histórica e para suas contradições presentes. A tendência é que, daqui para frente, alianças de cúpula e o êxito de políticas sociais, sem a correspondente mobilização social que envolva a classe média, não serão suficientes para garantir a hegemonia política do governo. Para que a mobilização dessa classe não signifique retrocesso, a esquerda deve urgentemente propor e sustentar pautas concretas para o encaminhamento político das demandas levantadas nas últimas semanas. É nesse espaço entre os desejos legítimos expressados nas ruas e a sua viabilização que a esquerda deve posicionar-se. A tarefa é árdua porque envolve a recuperação de uma prática abandonada pelo setor dominante da esquerda: a disputa pela hegemonia cultural e ideológica da classe média e da sociedade.

        Mas isso está longe de ser utópico. Há cerca de 20 anos, a esquerda cultivava essa hegemonia. A aposta na confluência entre o particular e o universal, como meio para o avanço nas lutas por direitos sociais, tal como teorizado por Eder Sader, foi, em larga medida, responsável por essa prevalência. E foi essa mesma dialética que sustentou as manifestações de junho. O fato de que, em um primeiro momento, tenha sido a politização de um demanda concreta – a redução da tarifa do transporte público – o que fez a classe média sair às ruas é de extrema importância e deve ser levado em consideração. Sem essa politização do dia a dia, a tendência é que a classe média permaneça, com alguma razão, indiferente aos esforços progressistas de avanço nos direitos sociais; afinal, o êxito dessas políticas nos últimos anos passou ao largo da sua realidade de classe. A vitória do Movimento Passe Livre acabou de mostrar-nos a viabilidade dessa política de “queixas do cotidiano” hoje. É preciso digerir essa experiência e reproduzi-la conscientemente.

        Carlos Henrique Pissardo é mestre em filosofia (USP) e diplomata. Este artigo reflete apenas as opiniões do autor.

        Agora um outro texto, menor, mais simples:

        http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/desdobramentos-provisorios-das-manifestacoes-de-junho

        Autor:
        Rodrigo Medeiros e Haroldo Correa Rocha

        Desdobramentos provisórios das manifestações de junho

        Ainda estão em curso os desdobramentos das manifestações de junho, porém acreditamos ser preciso avançar na sua interpretação. Existem riscos assumidos de incompreensões e incompletudes analíticas, pois estamos vivenciando fatos novos a cada dia. Como disse o primeiro-ministro chinês Chou En-lai, em Genebra, em 1953, respondendo a um jornalista francês que lhe perguntou o que pensava sobre a Revolução Francesa: “Ainda é muito cedo para dizer alguma coisa”. Embora seja cedo, não podemos deixar de buscar explicações para as manifestações sociais de junho no Brasil, incluindo alguns de seus desdobramentos. Ao fazê-lo, reconhecemos que toda história é uma história do presente.

        Estamos diante de uma crise da representação política, algo que é fenômeno mundial, mas que no Brasil assume características próprias. Segundo levantamento da Transparência Internacional, 81% dos brasileiros consideram os partidos políticos “corruptos ou muito corruptos”, acima dos 65% da média internacional de 107 países (O Estado de São Paulo, 09/07/2013). Esta pesquisa foi feita em março e, portanto, evidencia que já havia entre nós um contexto latente de insatisfações sociais com o jogo político. Tal elemento motivador se revelou nas manifestações de junho, permanecendo presente nos seus desdobramentos de julho. Ele deverá estar presente em futuras manifestações até as eleições do próximo ano. Há uma percepção generalizada de que o mundo da política descolou da sociedade, isolando-se dos problemas cotidianos da cidadania. Nesse sentido, os poderes da República não responderiam adequadamente aos anseios e demandas dos representados, ou seja, de quem carrega a pesada carga tributária de 35% do PIB.

        Notamos existir um sentimento de que o custo do poder público é desproporcional em relação aos retornos qualificados para a cidadania. Estudo realizado pela Transparência Brasil para o ano de 2007 comparou o orçamento do Congresso Nacional brasileiro com os de Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, México e Portugal, e concluiu que o Congresso brasileiro foi o que mais pesou no bolso da população. Outro estudo divulgado mais recentemente, no dia quinze deste mês de julho na revista britânica The Economist, colocou os parlamentares brasileiros na incômoda sexta posição de um ranking de vinte e nove países que analisou os gastos com salários de parlamentares. Ficamos atrás respectivamente de Nigéria, Quênia, Gana, Indonésia e África do Sul e “à frente” em termos desse gasto em relação à renda média, por exemplo, de França, Suécia, Espanha e Noruega.

        As manifestações das ruas, desde junho, questionam esse sistema político distante da sociedade e muitas das atitudes habituais dos seus líderes. Felizmente em nosso país, a maioria das pessoas ainda confia no poder transformador do voto (cf. Data Popular, julho de 2013). O fato é que a forma de se fazer política envelheceu e a sociedade demanda novos canais de participação, além de regulação social dos poderes políticos e econômicos.

        Não acreditamos que esse sistema possa se ajustar espontaneamente para dar respostas satisfatórias ao novo tempo demandado pelas ruas. Precisamos de uma renovação em alto nível na cultura política brasileira e que as novas formas de representação sejam mais próximas da realidade cotidiana da população. Há espaço para se avançar e cortar parte do rol de privilégios exorbitantes vigentes no sistema político, algo que certamente ajudaria a tornar menos distante a relação entre representantes e representados. Sobre as manifestações de junho, a professora Yvonne Maggie foi enfática: “o povo nas ruas pedia reforma dos políticos” (Não tem pão, comam brioches! G1, 11/07/13). Segundo a professora, “aquela cena do povo em cima do Congresso brasileiro literalmente nada tem a ver com as descrições da queda da Bastilha, sobretudo porque o Congresso continua lá, firme e a Bastilha foi abaixo. A Bastilha era uma prisão que representava a iniquidade da monarquia francesa, e o edifício das duas cúpulas que compõem o Congresso é, hoje, o símbolo máximo da democracia corrompida. Há algo em comum, pelo inverso”. O que se pode pensar nesse contexto do ponto de vista político? Renovação parece ser a palavra-chave para uma sociedade que ainda acredita no poder transformador do voto.

        Questões econômicas contemporâneas também povoam as mentes dos brasileiros – baixo dinamismo econômico (“pibinho”), inflação persistentemente elevada e com alta difusão, reduzida taxa de investimentos produtivos, incluindo a incapacidade de renovar a infraestrutura econômica, desindustrialização e geração de empregos majoritariamente de baixos salários. As pessoas não foram às ruas motivadas exclusivamente por sua situação econômica, mas há desconforto social com um cenário econômico incerto e com políticas públicas percebidas como inconsistentes em diversas instâncias de poder da nossa federação. Uma eventual deterioração da situação econômica poderá muito bem complicar mais adiante o quadro de insatisfações e inquietações sociais latentes. Nesse sentido, as políticas de segurança pública brasileira precisarão se tornar mais inteligentes e eficazes para garantir o direito social de manifestação pacífica, contendo, nos termos da lei, os grupos violentos que se aproveitam desses protestos para propagar o crime.

        Grande é a insatisfação com a qualidade e o custo dos serviços públicos, incluindo aqueles sob a responsabilidade de concessionários privados. Ocorreram nos últimos anos reconhecidos progressos em alguns serviços públicos, mas ainda há grandes desafios pela frente. Um olhar mais abrangente sobre a realidade econômica brasileira nos revela que o comércio e os serviços já respondem por 70% do PIB e pela maior parte dos empregos gerados. Existe nestas atividades um grande espaço para se buscar ganhos de produtividade e de eficiência para reduzir custos e melhorar os ganhos coletivos de bem-estar. Será preciso, inevitavelmente, retomar o caminho das reformas institucionais para elevar ganhos sustentados de produtividade e modernizar as relações socioeconômicas de modo a tornar o Estado brasileiro mais eficiente e transparente.

        O Brasil ainda não venceu o seu histórico estado de subdesenvolvimento, um complexo quadro composto por elevado nível de concentração de renda e enormes desigualdades sociais. O cenário nacional de baixo crescimento econômico, com desindustrialização e inflação elevada, não indica que teremos facilidades pela frente. No plano internacional, por sua vez, persiste um momento econômico e político difícil, com tensões difusas e conflitos multifacetados espalhados por diversas regiões do planeta. A política precisará gerar respostas eficazes para os impasses atuais e, para tanto, a qualidade do seu jogo precisará melhorar muito entre nós.

        Não acreditamos que seja ainda tão cedo para se dizer algo sobre a Revolução Francesa. Quem desejar mais tempo para refletir sobre as mensagens das ruas brasileiras, pode até encontrar algum conforto no pouco tempo que se passou e no processo ainda em curso. Compreendemos, por outro lado, que o momento é de renovação política e que a frase célebre de Danton carrega certa visão provocadora: “audácia, mais audácia, sempre audácia”. Audácia sim, mas sem esquecer capacidade e competência para se enfrentar em alto nível os desafios presentes e futuros.

        Haroldo Correa Rocha é professor da Ufes

        Rodrigo Medeiros é professor do Ifes

        —–

        Pois então… São exemplos de como se fazer uma análise sem se pautar por opiniões derivadas do desejo, ou de afirmações nascidas do abstrato. Quando o blog pinça matérias de tecnologia e geopolítica seguramente está em seu ambiente, mas quando muda o seu campo para a análise política derrapa sem dó, nem piedade.
        Basta ler, e comparar.

    • Ta nervosinho por não poder pautar blog alheio esquerdista ? nem tudo e feito para ser panfletário de partido A ou B, este espaço e respeitado por sempre respeitar o saudável contraditório.
      Agora tome um anti-acido que melhora.

      • Minha resposta está acima, leia.
        Se for capaz, afinal, o ato de ler é algo que está fora de moda…
        E ao ler…Veja a diferença que há entre nós.
        Respeito o conhecimento, e tenho dúvidas, sinceras, se você também o respeita.

      • Sua resposta ? que vc copiou e colou ? não obrigado, eu penso por mim mesmo, e já tenho minhas referencias.

      • Tivesse referências válidas, não teria feito a intervenção descabida e inglória.

        A incapacidade da leitura, é o que marca alguns por aqui. Outros tentam ler, quando, então, aflora outra incapacidade: a de interpretar um texto…

      • vou facilitar para ti meu caro, você copiou e colou ( o que faz sempre) o artigo de um professor da faculdade de filosofia da USP, ligada a fefelech, pois lhe digo, ‘NADA QUE VENHA DAQUELE ANTRO VALE UMA VIRGULA COMO RESPOSTA, fefeleches não tem envergadura intelectual para avaliar nada, coisa alguma, são peso morto intelectual, e sim, eu estou generalizando.

      • falou tudo C P… ta se fazendo de morto… se deixar quer comandar… só que lhe deram um osso duro de roer… assim como outros da mesma lavra, carece de estar do lado da verdade… então partem para a tervisejação e, apoiados em pseudos-jornalistas e demais porta bandeiras querem convencer na marra… coitados… podem chorar sua lagrimas de croco… não se criarão entre quem não tem visão avermelhada das coisas, ainda que tenha uns que se pintem de abacaxi, mas não passam de melancias…

      • Costumo não lhe responder, pois considero-o um troll. Mas, ao ver sua resposta infantil, percebi que estou anos-luz em termos intelectuais da vossa pessoa.

        Além de ser um alucinado, não tem estofo algum… Tivesse se dado ao trabalho de ler os textos por mim postados, poderia caso tivesse algum brilho pessoal, fazer apoiado pelos textos uma crítica contundente ao atual governo de turno… Mas, para isso é preciso ter conhecimento, e capacidade de raciocínio..
        Como não os tens…

      • Não costumamos perder tempo com tolos e vendidos… a sua cantilena é igualzinho a de outros amestrados que veem aqui fazer macaquices… observe vc que dificilmente uso o ctrlC e ctrlV advindo de paginas que considero, ao contrario de vcs que adoram trazer mentiras distorcidas de seus inócuos menestréis esquerdistas, como o carta estatal e o anão do R7, todos piadas… parece, meu caro, que vc e mais uns cinco que costumam vomitar sandices nessas paginas foram treinados no mesmo workshop de treinamento dado pelo partidão… o discurso é o mesmo, e o salário???… será por produção???… bem, já os nomeei anteriormente… não se faz necessário novamente…

      • Eles são os reis do copia e cola, são verdadeiros esponjas, absorvem tudo que provem dos panfletos marxistas, e absorvem como verdade absoluta, e quando tentam avaliar o que leram, são prolixos e chatos paracarai, mas no geral são papagaios de gurus de esquerda, com conceitos falidos de guerras de classes, proletariado, capital, burguesia e todo este lenga lenga de quem segue o coletivismo fanático, incapaz de pensamento livre e individual.
        E pior que ver Tarcisio Meira e Gloria Menezes em reprise de novela das seis, o mesmo lenga lenga que todo mundo sabe o final.

      • rsrsrsrsrsrs… no ponto de novo, amigo… eles são chatos pacarai mas são engraçados… que seria de nossos fígados sem eles para nos distrair e servirem de chacota… são como boldo, amargos mas necessários… rsrsrsrsrsr…

    • O mais importante das “alucinações do coronel” não é o conteúdo em sí. Mas sim as chaves de problemas! Abre para as possibilidades!
      Um dos poucos motivos de eu frequentar o defesanet é justamente pelos comentário do gelio fregapani.
      O mensalão saiu na mídia porque tinha que sair!.. 95% da roubalheira e corrupção monstra fica off-topic, e comentários como o desta pessoa são como eu disse “uma chave, sem entregar a porta já destrancada”.

  12. Vou agora fazer comentários, breves, sobre os textos postados.
    Primeiro sobre o texto do Coronel Gelio Fregapani …
    O texto é fraco, parece que o autor está pressionado a escrever algo toda semana… É comum com colunistas, quando obrigados a escrever seguidamente, que a qualidade do texto caia, mas o que se vê, neste presente texto do coronel é de estarrecer:

    “Não sabemos o que aconteceria se a Presidente tomasse o freio nos dentes e fizesse uma faxina completa: reduzisse os Ministérios para uns cinco, prendesse os corruptos, endurecesse com os bandidos e com o Judiciário mesmo ao arrepio da Lei (…)”

    Vamos lá coronel… Alguém governa sem maioria no Congresso Nacional? Ministérios, por acaso, não é a moeda política exigida pelos partidos em troca de apoio político?
    O engraçado é o Coronel citar um número tão pequeno de Ministérios (5) como ideal, pois nem durante a Ditadura, regime que por definição não exige concessão política, houveram cinco Ministérios…
    Agora a piada maior se dá quando ele fala em acabar com a corrupção, endurecer com os bandidos e enfrentar o judiciário… Pois, os militares que tinham as armas, e não precisavam prestar contas à ninguém, foram incapazes de acabar com a corrupção, a Ponte Rio – Niterói, a Transamazônica que o digam… Alô, alô, Andreazza! Onde estás?
    Quanto ao endurecer com os bandidos (quem condena é o Judiciário, e não o Executivo) e “enfrentar o judiciário” (poder independente), não vou me dar o trabalho de comentar, afinal, não vou alimentar um pedido explícito de golpe…
    Seria, aliás, um ato falho do coronel?
    Vá saber…

    Pior ainda é a comparação do Coronel Gelio dos governos de Lula e de FHC…
    Do governo FHC ele lembra que houve entrega da responsabilidade do planejamento estratégico do país a uma empresa com vínculos sabidos à CIA (Booz-Allen)… Pois.
    Do governo Lula, sem nada para dizer, apela que o país não reagiu as provocações dos vizinhos, devido a afinidade ideológica. Aqui eu fico em dúvida, se Gélio é ingênuo, desinformado, ou está comprometido ideológicamente, pois, passa longe dos fatos… O Brasil investiu na prospecção de gás, construiu terminais para importação de GLP, justamente para retirar da Bolívia o poder de barganha que tinha como fornecedora de energia para um cliente dependente da mesma, posição esta, repito, colocada de forma intencional por FHC… Ou seja, Lula reverteu uma posição de dependência fomentada por FHC, mas isso não é comentado por Gélio. Por qual motivo? Desonestidade intelectual?
    Não dá para saber, não é mesmo?

    Pior, no entanto é o texto seguinte, cuja autoria é de Gerhard Erich Boehme.
    Engenheiro Químico e Adminstrador…
    Creio que o Sr Gerhard seja um talentoso Engenheiro Químico, competente e judicioso, mas… Como comentarista de fatos econômicos e históricos, um desastre.

    Teve a coragem de dizer que houve “insegurança jurídica” com a extenção aos trabalhadores rurais dos mesmos direito existentes para os trabalhadores da cidade. Que lindo! Por certo quer o nosso querido Engenheiro Químico que os trabalhadores rurais voltem a colher arroz, feijão e cana por parcos R$ 10,00 ao dia… Alguém aqui já fez colheita manual de arroz? Eu já fiz, e posso dizer que é um trabalho duríssimo, estafante e muito mal pago.

    Depois credita a falta de habitações à lei do inquilinato. Piada. E continua a dizer que a existência e crescimento das favelas se dá por consequência. Pois… Favelas existem desde o início do século, e cresceram muito, ora, pois, na época dos generais presidentes, com milagre econômico e canções nacionalistas… Quanto a lei em si, posso dizer que eu fui inquilino estando a lei em vigor; quem precisava alugou e teve quem alugasse… E hoje temos o maior programa de construção habitacional do “hemisfério ocidental”, que ganha o nome de “Minha Casa, Minha Vida”, que é obra do… Atual governo de turno!
    Culpabilizar a década perdida que começou com Sarney e passou pelos Fernandos, nem pensar…

    Termina o Engenheiro Químico a reclamar dos direitos estendidos aos trabalhadores domésticos… O que ele quer? A existência de trabalhadores de segunda classe? Não vou me alongar, pois ao que parece o nosso querido Engenheiro Químico quer a volta do sistema escravagista, com escravos no campo, e em sua senzala particular, o quarto de empregada…
    Piada.

    Agora me digam os leitores, quiçá os editores, se estou equivocado em minhas críticas?

    Bah!

      • Aqui eu gostaria de fazer um adendo. O nosso FHC fez o gazoduto boliviano para as transnacionais poderem escoa-lo sem nada terem investido.

      • Isso é fato… como todo esquerdista caviar, vende o povo em troca de moedas… será que esse gasoduto valeu um apê em Miami???… esquerdista latino americano adora Miami… rsrsrsrsrs…

  13. Tenho visto outros blogs na net, mas esse tem diferencial, você tem mais liberdade de expressão, aqui não tem tabu com esse ou aquele tema!Vejo aqui uma grande força política, que precisa ser canalizada para um fim mais especifico no cenário nacional! Virar partido por exemplo!É apenas uma opinião!

  14. Então uma boa noticia…

    MAIS MÉDICOS VIRA O JOGO: 46% DAS CIDADES ADERIRAM
    :
    Até esta quarta-feira 24, 2.552 municípios aceitaram formalmente participar do programa coordenado pelo ministro Alexandre Padilha; adesões estão abertas até a meia-noite de hoje; tendência aponta aceitação pela maioria das cidades; maior concentração é da Região Nordeste, onde há muita carência de profissionais; enquanto isso, classe médica paralisa atividades, protesta contra o que chama de “desrespeito” do governo Dilma Rousseff e chama Padilha de “Judas”; o problema, para eles, é que os prefeitos entenderam que o programa é bom; afinal, fora dos centros confortáveis, onde estão os médicos?

  15. Apesar das nuvens negras pairando nos céus brasileiros, mencionadas acima pelos vários caros colegas, minha impressão sobre nosso país e seu futuro são ainda mais desanimadoras…

    Por exemplo, sobre as sugestões do Coronel G. F…. de Dilma tomar coragem para faxinar o judiciário, os ministérios, os corruptos etc… Nada disso resolveria, por quê?

    Porque o que verdadeiramente muda uma nação não é a força do Estado (videm a poderosa e dona plena da vida de seus cidadãos: a outrora URSS, e que por fim acabou fracassada como projeto de nação), o que muda um país é a educação.
    E, infelizmente, nossas crianças e jovens, apesar de estarem herdando um país com muitíssimas mais escolas que o de seus pais e avós, estão recebendo, como nunca neste país, uma educação de vácuo, que não presta para nada.
    Nossos próximos cidadãos serão ( e já estão aparecendo) totalmente manipuláveis. Já que a atual educação brasileira está longe de fazer seus educandos aprenderem a pensar. No máximo estão aprendendo a colar toda e qualquer disciplina, e só isso.

    Tragicamente um tal de Paulo Freire, e sua teoria patética, resumidamente: de a criança é que sabe das coisas, e com a cartilha da atual educação brasileira pautada por essa sua idéia pedagógica, tem semeado um estrago enorme na massa humana brasileira… Somá-se a isso um tal de ECA (estatuto da criança e do adolescente – no qual nem os pais podem orientar a seu modo seus filhos) e temos então um quadro futuro para o progresso do Brasil muito, mas muito, pedregoso.

    O futuro cidadão brasileiro, em geral, que está sendo formado, será um reflexo da baixa qualidade do ensino péssimo que está aí. Que contudo é solidamente defendido por pedagogos, psicólogos, e DRs. e tal.

    Nem é bom pensar nessas coisas! Pois são de imensa melancolia a respeito de nosso país. E de como sabem armar direitinho para que jamais deixemos de ser terceiro mundistas.

    • Sem reparos seu comentário… EXCELENTE… agora, tenta explicar para os esquerdopatas que o gramscismo e a tal educação socioconstrutivista vão tornar o país uma merda… eles não ligam… está no projeto de poder deles imbecilizar o povo… então, NADA MUDARÁ, enquanto a esquerda estiver no poder… para quem nomeou paulo freire como patrono da educação brasileira, o que esperar dessa gente???… com eles, não admiro que o tiririca tome postos no MEC em troca de apoio politico… rsrsrsrsrsrsrs…

      • Prezado amigo comentarista,
        Faço parte do famigerado Partido… PNB…
        “pé na bunda”
        Se vc soubesse o quanto de saliva já gastei com o bonito sexo frágil em elogios inspiradíssimos e elegantes para nada. (e que no fim serviram apenas para indicar o quanto a dita a cuja era limitada em sua sensibilidade espiritual-intelectual-cultural-emocional)
        E, igualmente, para nada, quanta conversa cultural-intelectual-informativa (tudo gratuitamente) com cidadãos comuns-vizinhos-colegas e até familiares para nada também.
        E, finalmente, depois desses fúteis e frustrantes contatos sociais, sair com a convicção de que mesmo não tendo me filiado, mas por natural atração, pertenço sim a esse dissimulado partido PNB.
        kkkkkkk!!!!!!!

      • Sabe o porque de sua frustação explicita ? Porque elas pensam com o clitóris e teem prazer com o timpano kkkkk O clitóris é o timpano kkk Diga baixinho no pé do ouvido tudo o que ela gosta de ouvir e sentira contrações multiplas nem mesmo importando a ela que tenhas um mindinho inofensivo.

      • kkkkk!!!!…! a velha estratégia de sussurros direto no ouvidinho delas…
        essa é Fatal

        Porém, como aqui é espaço de estratégia militar e não interpessoal (com elas). Vamos deixar o manual secreto do amor* (muitos anos de estudo e aprendizado carregado de sucessos e raros fracassos) fechado. kkkkkk!!!!!!

        *Como conseguir o primeiro beijo… como conseguir a primeira… tudo de graça kkkkkk!!!!!
        Quem sabe a gente escreve e publica. 1maluquinho!!… kkkkkk!!!!!!

    • ViventtBR…

      Paulo Freire é um estudioso da pedagogia, com respeito em todo o mundo acadêmico. Dos EUA à Ásia…
      Agora, não se utiliza no Brasil os seus preceitos.

      • Ilya Ehrenburg,
        FHC, também preza do respeito acadêmico em várias partes do mundo, nem por isso é livre de críticas negativas de quem discorda dos frutos de seu trabalho. Idem para Paulo Freire.
        Quanto a não utilização mais de sua teoria pedagógica, extremamente carregada de dialética acadêmica, seria muito interessante sua exposição sobre essa possível (e desejada por mim e muitos mais) realidade.
        Sds!

      • PUTZ e ainda tem o Morin Térnin de Tergal escolhido pelos gringos como a quarta sapiencia da historia universal kkkkk Eles compram simpatias com titulos e presentinhos que o digam Jobim e Saito kkkkk
        É como dar biscoitos caninos a vira-latas eles se babam,se nijam e se cagam todinhos balançando os rabinhos alegrezinhos.

      • E se receberem convite para serem professores convidados em Harvard etc, aí até a esposa é servida de sobremesa à cínica grigalhada.

      • Provavelmente vc foi educado no método pedagógico freiriano, senão não diria essa bobagem… não a toa, a educação, em sua totalidade, está uma lastima no Brasil… mas fique tranquilo, não é só aqui que temos dificuldades… a França acordou agora para o mau que teorias “psicopedagógicas” infundadas criadas por figuras como Piaget que afundaram também a educação francesa que outrora foi a melhor que o mundo viu… isso sem falar em outro falastrão, um tal de Lev Vygotsky… todos envolvidos com experiências educacionais frustrantes, pois desconsideravam o indivíduo e davam primazia para o “coletivo”, como se fora possível pensar somente em grupo… coisas de esquerdistas fanáticos… quem pensa é o indivíduo… a coletividade se beneficia do conhecimento do indivíduo e esse, da experiência passada de outro… não fujamos a lógica e a sabedoria de milhares de anos de aperfeiçoamento… o método conservador ainda é o melhor qndo se quer formar bons cidadãos e profissionais… não queiram inventar a roda…

  16. Putz os caras viajam na maionese mesmo kkkkkk O pais a ponto de entrar numa guerra civil e a maioria encherga segundo cartilhas ideologicas kkkk
    Amiguinhos ate a tão falada coesão militar que muitos falam NÃO EXISTE.
    Hoje em nossas forças armadas existe uma minoria jurassica que se caga de medo de irem para a guilhotina e por isso apoiam e apoiariam qualquer coisa que retirasse do poder aqueles que pedem suas cabeças,são conhecidos como “O Nucleo”.
    Existe uma segunda minoria que são os baba óvos da quadrilha dos irmãos petralhas que estão adorando seus cargos e previlegios.
    Mas existe uma esmagadora maioria de descontentes.Descontentes como todos os Brasileiros com tantas patifarias desse governo e de seu seleto pool privado e mais putos da vida ainda com aqueles militares que se envolveram em corrupções e desvios.
    Ainda tem uma terceira minoria,”Os Aristocratizados” que são aqueles que sentem-se Esquadrão Avançado da USAF,Flotilha avançada da Royal Navy e escritorios da CIA e do FBI.
    Jamais o povo Brasileiro e a maioria de nossos soldados permitiremos Filhos das Putas nenhum nem transformar o Brasil em garagem Americana e muito menos numa nova Cuba.
    Então tirem seus cavalinhos da chuva senão vão todos de ralo.
    Não acreditam ! Então paguem para ver.

    • Vamos entornar o caldo, ou chutar o balde, desse projeto de nação brasileira permanentemente falido?
      Claro que sim… em time que está perdendo não só a comissão técnica, e vários jogadores precisam serem trocados, mas inclusive a diretoria.
      E como fazer isso? Com rosas e panos brancos?… bem para limpar essa M toda, essa sujeirada nacional-ragional-municipal incrustada, só mesmo com ácido e muita soda cáustica (a polícia e demais forças de segurança adoram isso… pois adoram lançar gás de pimenta, porrete, tiro, coturnada nas costelas e partes baixas, espadaço, dentes de cachorro feroz etc para cima dos cidadãos inconformados e pleiteadores de direitos seus legítimos).
      Portanto, de cinismos sobre vandalismos estamos cheios. Pois a pergunta (de um pai que teve a filha violentada atrás duma parada de ônibus, dum professor primário que recebe salário escravagista etc etc) não querem calar… Quem são neste país os verdadeiros vândalos?



      Mas, caro amigo colega 1maluquinho, há também outra pergunta importante a se fazer… E depois duma revolução, e do fim dessa nossa rebordosa nacional, o que fazer? Qual a fórmula do sucesso para trilharmos finalmente o caminho do progresso imperecível?



      Educação!

      • O que adianta educação para um povo inclusive sem educação moral ?
        O principio de tudo esta no patriotismo,no amor ao irmão Brasileiro e na moralisação da maquina publica,do estado e ética imparcial.
        Sem estas coisas é impossivel dar um unico passo a diante pois ate mesmo a educação pode ser manipulada e dirigida intensionalmente.
        Concluindo,enquanto não livrarmos o nosso Brasil de todos os filhas das putas,sanguessugas,trairas e vendidos jamais seremos realmente um povo soberano,independente,justo e igual.

      • Me responda uma coisa… para educar moralmente o povo qual seria o “caminho” mais indicado???…

      • CAMINHAR PELAS PROPRIAS PERNAS é a unica forma de progredir mas ate mesmo isso choca tanto a bostericos quanto a peidabundarios pois ambos entendem que seria fechar o Brasil.Caminhar pelas proprias pernas é não estar atrelado a nada e nem a ninguem.
        Temos o mais necessario a sobrevivencia que são materias.Temos hoje o mercado mais atrativo,o porto seguro a investimentos e aplicações externas,o porto seguro deles.
        Sabermos usarmos tudo isso tanto para negociarmos diretamente com nossos interesses quanto para atrairmos nossas carencias e implementarmos nossas necessidades.
        Acontece que não so o Brasil mas o mundo é exclusivista,ganancioso e descarta o não padronizado,simplesmente o que produz,o que consome e o que contribui diretamente a quitação de contas.
        Quem domina apenas visa lucros com pouca despesa.
        Temos a oportunidade de jogarmos o jogo a nosso favor se não houver a ganancia ditando e a covardia de ousar.
        O cagão prefere submeter-se do que lutar.
        Nada em nossa curta historia de pais livre jamais foi obtido sem união e sacrificio de todos.
        Brasil ame-o ou deixe-o e vá para a puta que o pariu.

  17. Maluco…Esses filhos das putas da Quadrilha dos Irmãos Petralhas conseguiram quebrar a Petrobras que por mais de 20 anos esteve na ponta entre as maiores petroleiras do mundo.
    50% da malha ferroviaria Brasileira foi feita por D.Pedro II e de 2007 pra ca a China construiu no Brasil 12 mil quilometros de ferrovias.
    Em2011/2012 a China de 20 bilhões de dolares ao Brasil dos quais 12 bilhões foram para a Petrobras.
    Fora outros tantos investimentos e aplicações Chineses no Brasil nós ja devemos ate as cuecas para os Ching Lings.Ate mesmo o petroleo que ainda nem extraimos ja esta comprometido para pagar aos Chineses.
    Aluga logo essa merda aqui para um Xeique Arabe ou Milionario Russo assim salario não atraza e se aplica em infraestrutura e qualificação.
    Se tudo o que Deus fez ele fez a sua imagem e semelhança ele falhou quando criou o maravilhoso paraiso Brasil pois colocou nele um demonio chamado Brasileiro.

    • Não se preocupe… a dilmaquinista ja alugou… vai receber em quinquilharias ching ling, como vc falou… em troca se vão milhões de barris de petroleo, ouro para lastrear a moeda chinesa, nióbio a 30 mangos o kilo, ferro a 40 mangos a tonelada, soja a 30 mangos a saca e o coro do brasileiro é de graça… e por falar em ferrovias, a chinesada usou aço de baixa qualidade nas ferrovias nacionais e as mesmas não poderão levar mais da metade do que deveriam levar… rsrsrsrsrs… só no Brasil puftencia mesmo !!!…

      • corrigindo: os trilhos aguentam somente a metade do peso que deveriam aguentar sob pena de se desgastarem antes do tempo…

    • Maluquinho… De onde você tira a idéia que a Petrobrás está quebrada?
      Viste os comentários no post sobre a desistência da exploração em terra pela Petrobrás?

      A Petrobrás teve um lucro da ordem de 250 bilhões de dólares Maluquinho… É preciso ser desinformado, ou usar de má fé, para afirmar que a Petrobrás está quebrada.

      Não falar besteira, faz bem à alma.

      • É devemos a Chineses o que ainda nem extraimos e de onde a Dilminha tirara royalties para compar os gananciosos heim se o real lucro é aplicado externamente e usado para pagar emprestimos.Ah ja sei ela vai tirar royalties que não são lucros e sim compensações para quebrar Estados produtores com bolsismo comprando os demais né ! e VOCE SE ALEGRA COM NUMEROS APRESENTADOS mas demonstra desconhecer os segredos da Petrobras onde ninguem tem acesso.
        Meu caro o pré-sal apenas foi anunciado por um bebado porque vazou em jornal local da Região dos Lagos informação sobre reunião sobre a bacia de Marica que vai desdeMarica ate o começo de Araruama,isso era segredo enquanto o pré-sal ja era conhecido desde a decada de 70 e mantido em sigilo.
        Todos os governos deste pais fazem o jogo da ganancia externa inclusive teus simpaticos Bolivarianinhos que rosnam por revanche e hiprocrisia como Hugo Chavez mas abrem as pernas aos corsarios externos pois se não fizerem o jogo são por eles derrubados.
        Neste pais so tem vendidos e trairas e o pior de tudo é vermos aqueles que escolhemos como alternativa estarem sendo muito piores que aqueles que nos roubaram e nos entregaram a externos implementando uma desnacionalização a toque de caixa para deleita da ganancia privada e para satisfazerem corsarios externos.
        Deveriam é todos serem passados a fio de espada.
        E Pé de Cão bandido bom é bandido morto mesmo por lugar de bandido é dentro de uma vala cheia de merda e vermes com a cara recheada de aço.

    • maluco genial cada vez melhor, acertou na mosca, os petralhas já arrendaram o fazendão Brasil, e para a senzala, longe da casa grande sindical, sobra o bolsa esmola pra comprar calça da zoop, lamentável

  18. TERROR MIDIÁTICO NAUFRAGA DIANTE DA REALIDADE
    :
    Programas oficiais como Bolsa-família, Enem e Mais Médicos, o regime de pleno emprego e o controle da inflação já foram, um a um, dinamitados, antecipadamente, pela mídia tradicional; ao que se pode ler nos últimos meses em revistas como Veja, Exame e Época, fracasso de todas as principais iniciativas do governo Dilma, sem exceção, era líquido e certo; na vida real, porém, quadro é outro: inflação de junho foi de 0,07%, Mais Médicos bateu metas, Enem superou recordes, Bolsa-família é copiado mundialmente e estádios que Veja previu para 2038 já foram entregues e estão em uso; até aposta em que se cantaria o Hino Nacional de costas, na Copa das Confederações, deu errado, assim como a do apagão de energia; mídia vai se emendar?

    Trecho etirado do Tijolaço!

  19. ONU: OMS apóia o Mais Médicos
    24 de Jul de 2013 | 17:28

    Os organismos internacionais de Saúde, ao contrário dos conselhos de medicina (assim mesmo, em minúsculas) brasileiros apóiam o programa “Mais Médicos”, que vai levar profissionais para suprir as carências de pessoal nas unidades básicas de saúde nas periferias e no interior.

    Ontem, no site da ONU, a Organização Pan-Americana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde divulgaram o comunicado que reproduzo, abaixo:

    “A Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde no Brasil informou que está acompanhando do debates nacionais sobre como fortalecer a atenção básica e primária de saúde no Brasil. A OPAS/OMS vem trabalhando com atores nacionais para dar seus aportes e vê com entusiasmo o recente pronunciamento do Governo brasileiro sobre o Programa “Mais Médicos”.

    Segundo a OPAS/OMS, essas últimas medidas guardam coerência com resoluções e recomendações da Organizaçãosobre cobertura universal em saúde, fortalecimento da atenção básica e primária no setor saúde equidade na atenção à saúde da população. O Programa também está direcionado a construir uma maior equidade nos benefícios que toda a população recebe do Sistema Único de Saúde (SUS)

    Trecho retirado do blog Tijolaço

  20. DIRETOR DE JIRAU EM COLETIVA AFIRMA DESCONHECER “AGENTE SECRETO” QUE TREINOU TERRORISTAS E ESTÁ ESPIONANDO JORNALISTAS E AUTORIDADES QUE DENUNCIAM ATIVIDADES ILEGAIS DO CONSÓRCIO DE JIRAU.

    Na coletiva realizada pelo Governo do Estado e em conjunto com recém criado grupo de gestão de crise, o Diretor de Jirau RENATO PENTEADO muito bem treinado afirmou ao ser indagado pelo http://WWW.OCOMBATENTE.COM.BR sobre se o empreendimento de JIRAU dispõe de um sistema de segurança?

    Afirmou que sim, mas rapidamente o engenheiro (quando acuado e não respondia a pergunta esta era a resposta “está não é minha área, sou engenheiro”), relatou ainda o ENCARREGADO ENGENHEIRO que SIM JIRAU TEM SEGURANÇA mas por se tratar de iniciativa privada não dispõe de armamento (em teses esta seria resposta sutil de um militar camuflado).

    Nova pergunta: O CORONEL GELIO FREGAPANI TRABALHA PARA JIRAU?

    Não conheço, não nunca vi está pessoa, assim afirmou com ar de preocupação do “ENCARREGADO ENGENHEIRO”

    Veja o texto republicado no BLOG DO JORNALISTA LUIS NASSIF sobre o caso, o texto original é do JORNALISTA NELSON TOWNES DE CASTRO .

    “Meu nome é Fregapani, professor Gélio Fregapani”. É assim que ele costuma se apresentar, com uma empostação de voz que ele deve achar parecida com a de Sean Connery no filme “O Satânico Doutor No”, identificando-se como “Bond, James Bond.”

    A única semelhança que o personagem desta história tem com o do primeiro filme da série 007 é que ele é satânico. Ele era chefe da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN – em Roraima durante o período em que ainda não estava definida a demarcação de terras indígenas na região. Agora espiona quem critica as obras da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia;

    Gélio Fregapani está mais para Pantera Cor de Rosa do que para James Bond. Causa risos. Às vezes usa um crachá que todo mundo sabe ser de agente secreto. Mas, seu maior perigo é parecer inofensivo.

    Foi contratado pela empresa Camargo Correa para espionar os jornalistas e políticos e fazer dossiês dos que denunciam as ilegalidades, as inviabilidades técnicas, os ambientais e agora o crime contra a humanidade através do etnocídio dos índios isolados afetados pela usina e de outros povos da floresta Amazônica.

    Ele é um ex-coronel do Exército, da extrema direita, foi chefe da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Estado de Roraima, quando ainda não estavam demarcadas as terras dos indos.

    O coronel Fregapani é apontado pela Polícia Federal como orientador do terrorista Paulo César Quartiero, e seus pistoleiros, acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de fazer ataques de guerrilha contra as aldeias dos índios, a tiros e com bombas incendiárias, para tentar expulsá-los de suas terras cobiçadas por fazendeiros.

    O MPF ocusa-os também de terem planejado colocar um carro-bomba em frente à sede da Polícia Federal e de instalar minas explosivas na estrada que liga Boa Vista (Capital de Roraima) a área indígena Surumu, onde montaram barricadas para enfrentar a Polícia Federal que pretendia realizar a Operação Upatakon 3.

    Gélio Fregapani chegou a Porto Velho há cerca de 5 meses. Mora na Capital, mas diariamente vai a Jacy-Paraná e Mutum-Paraná, os núcleos urbanos próximos da hidelétrica de Jirau e se infiltra na população em busca de opositores ou críticos da usina…

    fonte: http://WWW.OCOMBATENTE.COM.BR

  21. Putz Ilya então suas fontes idoneas são o Naciff e o Carta Maior kkkkk Tudo o que é denominacional é tendencioso e não confiavel.
    Sabe meu caro hoje um dos melhores blogs de noticias gerais no Brasil é o BRASIL SOBERANO E LIVRE por utilizar fontes diversificadas levando leitores a reflexão produtiva.
    Dessa imundice azul e vermelha quero distancia pois minha unica idolatria é verde,amarela,azul e branca e estrelada.
    O resto é resto.

    • rsrsrsrsrsrsrs… mexe com quem ta quieto… mas isso todos sabemos, maluco… os cooptados chapa branca são todos mentirosos… estão vermelhinhos hoje porque adoram uma grana do GF via verbas de propaganda estatal…

  22. Nosso povo é pacifico mas não covarde como pensam.
    Quando surge iniciativa popular sempre vem manipulada ideologicamente masmo que dissimulado.
    Mas no momento que a nossa juventude militar se levantar o povo embarca junto.
    Desde o inicio A Quadrilha Dos Irmão Petralhas vem selitizando a cupula militar.
    Escolhem e padronizam dando cargos e promovendo aqueles que lhes são simpatizantes visando assim eliminarem descontentes.
    Mas nossos soldados sentem e sofrem tudo o que sentimos e sofremos pois são parte de nós e são usados como somos usados.
    Todas as iniciativas de rompimento de dominação foram suprimidas de forma severa e radical. Vide CANUDOS que não era apenas uma comunidade lunatica teocratica como tentam passar esta imagem mas aqueles que não aceitaram submeterem-se a Republica e preferiam a Monarquia Parlamentarista.
    A ordem era extermina-los e apaga-los da historia onde ate mesmo suas ruinas foram submersas nas aguas represadas para que não resta-se lembranças.
    O que dizermos então de Anita Garibalde,idolatrada no Uruguai e na Italia e esquecida no Brasil unicamente por ser do povo e por ser revolucionaria.
    Tinha ate mesmo a idolatria de seus inimigos que não ousaram toca-la e a respeitavam.
    Quando buscamos martires,herois,tendemos a estrangeiros ideologicos como Che Guevara,Fidel ou mesmo nacionais como Mariguela que não passavam de pessoas que serviam a ideologias e não as causas reais do povo.
    Osorio foi o maior heroi militar Brasileiro e porque não teve o merecido lugar em nossa historia que ele merecia ter ? Porque era sensibilizado com as causas do povo e jamais foi um déspota como muitos outros.
    Era tido como um semi-Deus.Um homem acima do estado humano pois o Espirito Santo habitava nele.
    Ja lhes falei sobre a manipulação de nossa historia e ela se dá desde a luta da colonização onde fomos manipulados a enaltecermos um traira Araribóia e a marginalizarmos o verdadeiro heroi e primeiro martir Brasileiro Cunhãmbebe.
    Alias nisso não se tocam né mesmo talvez pelo envolvimento da Compania dos Jesuitas que iludiram os Tupinambás para assinarem um armisticio de paz (Tratado de Iperoig,o primeiro tratado de paz da America) e apos estes deporem as armas e voltarem pacificos para a Guanabara foram trucidados covardemente pelos Portugueses com a conivencia da igreja.
    Um povo que desconhece sua propria historia alem de ser um povo sem cultura e identidade é um povo destinado a ser submisso capaxo.
    Ainda existe tempo de mudarmos tudo e fazermos o Brasil realmente livre.soberano e dos Brasileiros.
    Mas não nos iludamos,as flores não derrotam os canhões.

    • E nem vamos falar da roubalheira fiscal desavergonhada, em cima do povo brasileiro trabalhador, que provocaram a Inconfidência Mineira e a Revolução Farroupilha.

      “Só de pensar em toda aquela montanha de ouro suadamente produzida em Minas e em Goias que nos foi escandalosamente surrupiada já provoca um caudal de raiva”!!.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. O inferno astral da classe política, e da Política do País. – Plano Brasil | Veja, Brasil
  2. O inferno astral da classe política, e da Política do País. – Plano Brasil | Veja, Brasil
  3. O inferno astral da classe política, e da Política do País. – Plano Brasil « Veja, Brasil

Comentários não permitidos.