“Não vemos solução diplomática para o Irã”, diz diplomata russo

Político iraniano Saeed Jalili insiste: "O povo iraniano vai continuar a defender os seus direitos" Foto: Reuters
Político iraniano Saeed Jalili insiste: “O povo iraniano vai continuar a defender os seus direitos” Foto: Reuters

Vice-embaixador russo na ONU acredita que ações coletivas para conter programa nuclear Iraniano estão sendo minadas por sanções unilaterais.

A Rússia não vê uma alternativa diplomática para solucionar a situação em torno do programa nuclear iraniano e adiantou ser contra sanções unilaterais impostas por alguns países.

“Não vemos qualquer alternativa para chegar a uma solução política e diplomática”, disse vice-embaixador russo na ONU, Piotr Ilitchov, durante uma sessão do Conselho de Segurança da ONU na última segunda-feira (15). “Os esforços nessa área devem proceder de princípios consistentes, de reciprocidade e conforme o Tratado de Não Proliferação.”

Ilitchov acrescentou que as ações coletivas da comunidade mundial no que diz respeito à solução de problemas relacionados ao programa nuclear iraniano são prejudicadas por sanções unilaterais.

Segundo o diplomata russo, “as sanções têm um caráter extraterritorial em alguns casos, e isso é absolutamente inaceitável do ponto de vista de vista do direito internacional”.

Nesta segunda-feira, o Conselho de Segurança da ONU ouviu o depoimento do embaixador australiano Gary Quinlan, que preside o comitê de sanções contra o Irã.

Quinlan disse, entre outras coisas, que o comitê continua examinando minuciosamente os lançamentos de mísseis Shahab-1 e Shahab-3, realizados no ano passado.

Ele admitiu, porém, que os Estados-membros do comitê – do qual Rússia e China também participam – não possuem uma opinião unânime sobre os lançamentos.

Fonte: Gazeta Russa

21 Comentários

  1. O antigo demonio devorador de criancinhas é hoje a unica voz dentre o clube dos cafagestes ( CS ) a se fazer voz dos discriminados e excluidos pela hipocrisia corsaria unilateralista.
    ue magnifico é o Altissimo né mesmo,mostrando anjos como demonios e demonios como anjos.
    O que seria não so do oriente medio mas tambem da America do Sul se Russia e China não se colocassem como defensoras contra os vampiros corsarios.
    Não existe conselho de nações onde apenas seletos tem poderes sobre os demais.
    Um mundo justo e igual se faz com iguais direitos e tudo o que é permitido e o que não é permitido deve de igual ser para todos.
    Parabens a postura diplomatica Russa que se faz igual nos BRICS e no IBAS.

    • Quanta bobagem Maluquinho, Rússia e China defensora dos oprimidos??? Tá de brincadeira ou vou ter que chamar chechenos e tibetanos para depor? 😉

      Sabe porque que a Rússia apóia o Irã contra os EUA e Europa? Porque um Irã sob o tacão “Ocidental” significa um Irã que comercializa seu petróleo com a Europa; e um Irã comercializando seu Petróleo com a Europa significa uma Rússia cheia de petróleo e sem comprador.

      Quanto a meter mais gente no Conselho de Segurança da ONU, pergunte para a Rússia se ela quer a Alemanha com poder de veto. Pergunte para a China se ela aceita a Índia e o Japão terem poder de veto.

      Pergunte para qualquer deles se eles querem o Brasil com tal poder.

      Acorda amiguinho…

      • Vader, você tem muita razão no que escreveu, mas não toda a razão. Ali é um vespeiro… nem A e nem B. Não dá pra ver diferença entra eles na maioria dos níveis. Sempre, repito, sempre existirão interesses. É assim que o mundo gira desde sempre. Qualquer um dos supracitados nos engoliriam no lanche se possível fosse. Qualquer um deles. E eu digo ‘nos engoliriam’ de forma genérica. Tanto faz qual é o país ou o continente, o resumo seria o mesmo.

      • Te agradando ou não Vader a Russia e a China terminaram com o unilateralismo corsario Ocidental dos que se nutrem as custas de genocidios e pilhagens contra póvos mais fracos ou menos favorecidos.
        O tempo da piranhagem Anglo-Sionista acabou e insistir nisso é tomar muitas nukes por dentro da cara kkkkk Porque Israel que se sente melhor que os outros não investe sozinha contra o Irã heim e sempre buscam sensibilizarem o mundo Cristão para com eles unirem-se em cruzada contra os demonios Arabes.
        Quanto a Alemanha ou Japão eles foram derrotados na guerra e tem mais é que ficarem quietinhoa mesmo.
        Quanto a India e a China não seria dificil que houvesse entendimento ja que compartilham nos BRICS interesses comuns.
        Sabe porque Obama não quer guerras,não ´w porque ele é bonzinho,mas porque sabe que uma guerra em tempos de vacas magras e a qual é impossivel saber-se os envolvimentos que possa ter e o tempo que possa durar é inviavel.Então melhor é foicar dando xilikinhos para o mundo ouvir e ver no que vai dar.
        É muito melhor assad no poder para Israel do que fundamentalistas Islamicos radicais.
        Enfim esta proximo o dia do cumprimento da profecia de Jesus quando todos os profetas de Israel ressuscitarão em um enorme cogumelo cintilante.
        Sabe meu caro essa visão medieval não cola mais e aos poucos Israel e EUA vão ficando sozinhos.
        Chegara o dia que ate a Inglaterra tirara o dela fora.

    • 1maluquinho,

      Você falou a verdadeiro. CS é um conselho mafioso , onde se aprova tudo sob interesse.

      Querem negociar com Irã, porém mantém um bloqueio criminoso contra os país. Não querem que o Irã tenho o direito de se defender.

      • Eu sou 100% à favor do Irã se defender, o problema está no momento em que eles falam em sumir com Israel do mapa e com isto eu também não posso concordar. Isto gera forças que vão gerar algum resultado negativo para eles mesmo. Será que eles não levariam mesmo a cabo isto se o pudessem? E se fosse o Brasil e o nosso couro na reta?

    • Parabéns Maluquinho, mais uma vez você acerta o ponto…

      Como sempre, perfeito em suas colocações!!

      A Rússia e a China provaram muito bem isso na defesa da Síria contra o avançar dos Terroristas islâmicos e até contra a atual Alqaeda financiada pelos ocidentais… se não fossem eles a Síria hoje seria mais um país sob domínio da Sharia e o Ocidente estaria rindo pois teria o controle do Oleoduto, e o povo local que se Fod@!!

      Só igualdade de direito é a solução do mundo, mas se um país é o “Divino”, bem, assim não existem direitos e nem igualdades, os demais serão sempre menos perante os olhos de alguém que se acha “Deus”, em manifesto destino de virtudes e glorias!

      As corocas da igreja até gostam desse “Deus” que veneram, e dos seus anjinhos do mal, mas são só impulsos assanhados para que possam as corocas molharem as calcinhas enquanto adoram as virtude viris do “Macho Divino” com o seu glorioso canhão a mostra de todos… isso parece amor … parece… mas não é!!

      É somente fraqueza de espírito das corocas abandonadas ao amor por uma causa que já morreu a décadas… então, pra elas resta somente o culto aos falsos anjos divinos… assim podem pelo menos ficarem com as calcinhas molhadas!!

      Valeu maluquinho e favor, não perder o seu “estilo” que tanto nos agrada!!

      Valeu!!

      • Francoorp,

        Se um governo fundamentalista se instaurar na Síria, ninguém ganha… O país provavelmente se fecharia para o Ocidente e principalmente para a Russia, que perderá a base de Tartus. Esse, aliás, é o temor dos russos; perder o que resta de sua influência no Mediterrâneo e terminarem cada vez mais enfraquecidos e isolados…

    • Falou a verdade HMS, a frase toda, mas ainda bem que esta opinião existe, pois o que a emissora estatal BBC produz também é altamente viciado do lado de cá. Assim como outras.

      Cabe ao leitor, tendencioso ou não, filtrar o que pensa ser “verdade ou mentira”.

      • “Cabe ao leitor, tendencioso ou não, filtrar o que pensa ser “verdade ou mentira”.”

        Disse tudo. Infelizmente, a corja esquerdista que prega o “controle social da mídia” não entende assim. Acham que imprensa boa é só a que lhes convém.

        Depois, nós é que somos “fascistas”…

      • Se a mídia mentir e nisso causar dano a civis tem mais é que ser punida…

        Mas nada ou ninguém pode tirar deles o deireito de se expressar…

        E mais, tem sempre o pessoal que gosta só da imprensa que lhes convém… diz que é as outras são somente mentirosas por serem de um país ou de outro.. esses sim querem um controle de fato da imprensa!

        Valeu!!

      • Qualquer um que causar dano a outrem é obrigado a ressarcir, Francoorp, não só a
        “mídia”.

        E se você se refere à “Voz da Rússia” ela é notoriamente mentirosa e ufanista. Não tem credibilidade alguma. Mas essa, claro, é a minha opinião, que ninguém é obrigado a seguir…

        Credibilidade não se ganha por decreto. Ou se tem ou não se tem.

  2. o mundo é um jogo de interesses, o que o vader disse é verdade é puramente isso, e é verdade tb o que o 1maluquinho disse que o CS é mafioso, mas todos que estão la são mafiosos,(sobre os russos protegerem o irã, isso é interesse total da russia assim como o vader falou, aprendam uma coisa nenhum pais do mundo principalmente os do CS fazem algo bom (uma “”bondade””), para outros paises, tudo tem seus interesses em troca(os EUA protegem a arabia saudita e preciso explicar o pq? acho que nao, acho que todos ja sabem o esquema que os EUA tem naquela regiao), outro exemplo é a siria acho uma puta burrada os americanos financiarem os rebeldes sirios mas é o jogo de “interesse” deles, a siria é a maior compradora no oriente medio de armamentos russos, e nao só de armamento russo, eles tem aliança politica na regiao, assim como os EUA tb e fazem o mesmo, e nessa tacada da siria eu estou com os russos pois os rebeldes la sera bem pior, e israel é aliado da russia e dos EUA entao sobre achar que algo acontecera com israel pq a russia deixou(ajudou) que acontecesse tal coisa é mentira, a muito desenvolvimento em diversas areas de israel e russia(a parte mais radical a ortodoxa do exercito(influenciados) israelense é toda ligada ao russos alias sao judeus – russos, o segundo pais do mundo que tem mais judeus(fora de israel) é a russia com mais de 1 milhão de judeus vivendo la, o primeiro é os EUA com mais de 5 milhões(alias acho que bem mais).
    (a verdade é que os EUA estao perdendo influencia no mundo e quem ta preenchendo a lacuna é russia e china, se isso sera bom ou ruim so o tempo dira, alias nao é bom para ninguém ser influenciado por outros países digo isso dos países grandes como o brasil que devem seguir com os próprios pés e tem que tentar influenciar os paises que estao aqui em nossa volta ou melhor a America latina)

    • Também achei muito realista… só esqueceu do Oleoduto siriano.. mas pela visão politica da região e de influencias, é por aí mesmo.

      A parte sobre Israel também é bemrealista e pouco citada…

      E o Brasil tem que fazer o dever de casa mesmo!

      Sempre bom ler um comentario racional!

      Valeu!!

  3. RR,

    resposta coment. 25 de julho de 2013 at 20:06

    Se fechariam sim para o ocidente, o regime seria radical, é verdade…

    Mas mesmo assim deixariam o controle do oleoduto com os ocidentais que financiaram a campanha de guerrilha pra conquistar o poder… eles sabem MUITO BEM QUE PARA O FUTURO PROSPERO DO NOVO GOVERNO ISLAMICO FUNDAMENTALISTA SIRIANO, pagar pela ajuda e pelas as armas RECEBIDAS é necessário… Obrigatório e até VITAL!

    O preço seria esse, mas para o povo sírio seria uma tragédia total e absoluta… mas isso é outra coisa, uma outra questão para os interesses do Ocidente nessa guerra civil da síria.

    Pra Rússia seria também ruim… a base naval já era se os rebeldes pegarem o controle do país…

    Mas veja que o transito para o escoamento do petróleo da Ásia Central deverá passar por esse oleoduto sírio, e isso traria entradas para o novo regime fundamentalista, e os rebeldes aceitariam sim de bom grado essas entradas para o seu regime, e ajudariam sim os ocidentais financiadores da “Revolução armada” no escoamento desse petróleo por esse oleoduto, alias isso seria vital pro novo chefe de estado se vencerem a guerra.

    O povo ficaria debaixo da Sharia, mas coisa muito similar vemos na Arábia Saudita, que tem todas as penas de morte que também existem no Irã e tem o apoio ocidental, só que na Síria seria bem mais radical o governo e a Sharia do que é nos outros dois… mesmo assim dinheiro é dinheiro, e ajudas militares em armas e tudo mais não são grátis!!

    Concessões devem ser feitas sempre a quem te ajuda com as armas durante a guerra civil… sempre foi assim e sempre será, mesmo que isso voltara com um numero ainda maior de fundamentalistas no mundo, e que governariam um inteiro país, e teriam suporte contra Israel e até mesmo contra a Europa… mas isso é mais coisa de “Depois”, fazer tudo isso depois da vitória no campo leva tempo e até server dinheiro, e esse Oleoduto é uma mina de ouro pro regime!!

    DEPOIS DE CONSEGUIR O PODER o novo regime ou velho caso o Assad vença, deverá reorganizar o estado, reconstruir o país e ainda implementar suas leis e impor a doutrina cultural no país, isso abriria um espaço de décadas pra poder trazer ao ocidentes ameaças com o seu fundamentalismo, caso os rebeldes vençam, uns 15-20 anos no mínimo… mas com religiosos no governo viria sim um dia o problema!

    O Bashar continuando no poder deverá fazer o mesmo… bem ou mal pra democracia, o seu regime É LAICO e assim parece que continuará em caso de vitória… A Síria com ele no poder, e até mesmo com seu pai anteriormente, mantiveram o país unido com um regime ditatorial e estado de policia repressor, mas isso trouxe o controle estabilizador para o país, e isso sempre GARANTIU TAMBÉM uma relativa estabilidade na região, e isso até Israel já reconheceu a algum tempo atrás… os Russos também não vão querem um outro regime fundamentalista que possa alimentar as filas chechenas de guerrilha muçulmanas, ainda mais com os novos “Governantes” sírios com experiência no combate urbano, caso os rebeldes vençam!

    Faz bem o Bashar em mandar todos eles pro colo de Allah em grande quantidade, pelo menos ele é um governante laico e sempre trouxe estabilidade até pro ocidente!!

    O que a máfia do Petróleo Ocidental quer agora, é aumentar os lucros que estão perdendo com a implantação de fato de novas tecnologias verdes, o mundo ainda é um domínio do petróleo mas isso está mudando, o lucro caíra e as ações também!! Já os governos ocidentais apoiam isso pois levaria mais divisas as seus países em crise, o que aumentariam investimentos internos, mas também querem fornecimentos garantidos para que a própria indústria e economia funcionem com certa tranquilidade e previsão estatística de crescimentos.

    Com o fim da Guerra Civil na Síria por acordos, e resolvendo-se o problema no tapetão diplomático, acordos sobre o escoamento e utilização do oleoduto sírio são a chave de tudo, não se faz paz na ONU sem um acordo muito bem detalhado, com garantias reais e concordadas entre as partes, o acordo basicamente seria assinado sobre isso, o Oleoduto, só isso, nada mais. Todas as partes sabem disso! É possível que até o Bashar possa oferecer algumas garantias nesse sentido, sempre sob apadrinhamento russo, que são garantias do escoamento da produção da Ásia central, tempos, custos, ritmos de barris por dia, garantia de manutenção do oleoduto pra evitar problemas técnicos, etc… mas isso aumenta o preço pro ocidente, pois estaria sob domínio Geopolítico de Moscow, esse é o grande “X” da questão, negociar com esfera russa deixa tudo sempre mais caro do que dominar você mesmo, é assim até pra um governo fundamentalista autônomo no país, o custo do produto devera ficar mais baixo e com mais garantias do que ficar sempre renegociando contratos com os sírio e russos!!

    Mas o amigo assim como eu, sabemos que o melhor mesmo é ter laicos no poder, isso já garante mais segurança pra todos, principalmente pro ocidente!

    Valeu!!

    • Francoorp,

      Seu raciocínio é válido, mas peca em um ponto: Exército Livre da Síria, um grupo moderado que luta contra Assad. São esses que os americanos apoiam e que certamente será foco da ajuda da OTAN…

      Quase todos os demais grupos são fundamentalistas/jihadistas enviados por outros ou que lá chegaram por seus próprios meios. Em essência, são o mesmo tipo de gente que luta contra a OTAN, e que levou a cabo quase todos os atos terroristas nos últimos 20 anos, atingindo justamente europeus e americanos. Não se pode esperar que qualquer promessa feita por eles ( ou qualquer político apoiado por eles ) seja levada a cabo. E não se pode esperar que os próprios americanos e europeus cooperem com essa gente. Imagine as manchetes: “EUA, Reino Unido e França apoiam oleoduto da Al-Qaeda…” Seria impeachment; cabeças iriam rolar… Por isso, eu reafirmo: ninguém ganha com quaisquer radicais no poder… Ademais, está claro que eles tem agenda própria. Prova maior disso é que volta e meia trocam tiros até mesmo com outros grupos revoltosos…

      Contudo, verdade seja dita, é tiro no pé… Qualquer ajuda enviada a esse Exército Livre da Síria poderá eventualmente terminar em mãos erradas. Se a OTAN quisesse realmente intervir, deveriam te-lo feito antes, a dois anos atrás. Agora, a situação síria é muito mais complexa, com a chegada dos fundamentalistas/jihadistas ( o que “estragou tudo” para o ocidente no final… ), e o que leva ao ponto que temos em comum: pela salvação e estabilidade da Síria, convém que Assad resista e vença… O melhor para a OTAN seria amargar o mico diplomático e recolher-se…

1 Trackback / Pingback

  1. “Não vemos solução diplomática para o Irã”, diz … – Plano Brasil | Veja, Brasil

Comentários não permitidos.