Confrontos acirram debate sobre métodos e cultura da polícia do Rio

Episódios de violência em protestos alimentam debate sobre desmilitarização da polícia
Episódios de violência em protestos alimentam debate sobre desmilitarização da polícia

Júlia Dias Carneiro

Da BBC Brasil no Rio de Janeiro

Pouco depois de o papa Francisco ter sido saudado calorosamente por autoridades no Palácio Guanabara na segunda-feira ─ e ter partido para uma noite sossegada na residência da Arquidiocese do Rio, no bairro do Sumaré ─ a situação no lado de fora desandou.

Houve fortes confrontos entre a polícia e manifestantes que protestavam na rua Pinheiro Machado contra o governador Sérgio Cabral e os gastos públicos para sediar a Jornada Mundial da Juventude.

Pelo menos oito pessoas foram feridas ─ uma atingida de perto com um tiro de bala de borracha. Policiais prenderam dois repórteres da Mídia Ninja, o grupo de ativistas que tem feito coberturas ao vivo de dentro dos protestos. Eles foram libertados poucas horas depois.

Este foi o mais recente de uma série de confrontos entre polícia e manifestantes que têm marcado os protestos no Rio. Eles têm levado defensores de direitos humanos e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a criticar forças de segurança pelo uso excessivo da força e por prisões arbitrárias.

Átila Roque, diretor da Anistia Internacional no Brasil, afirma ter testemunhado o uso “totalmente indiscriminado” de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, “orientados não contra as pessoas que estivessem oferecendo alguma ameaça, mas simplesmente para dispersar todo mundo”.

“Vimos policiais perseguindo as pessoas, encurralando-as em ruas, bares e até em um hospital, e atacando-as com gás lacrimogêneo e balas de borracha”, diz Roque. Ele próprio disse ter sido atingido por borrifadas de spray em confrontos que chegaram à Praça São Salvador, próximo ao Palácio Guanabara, onde fica a sede da Anistia.

Na semana passada, a cúpula de segurança do Rio convocou uma reunião emergencial após o protesto que acabou em atos de vandalismo no Leblon, próximo à casa do governador Sérgio Cabral. A polícia condenou a “ação de vândalos” ─ mas foi criticada pela OAB por cruzar os braços e não preveni-las.

O secretario de Segurança Pública José Mariano Beltrame afirma que as manifestações são algo novo, com “requisitos e ingredientes novos”, e que a polícia está fazendo ajustes.

“Estamos buscando um caminho intermediário, um caminho entre muitas vezes a prevaricação (crime cometido por um servidor ao não exercer sua função) e o abuso da autoridade”, diz.

Para a socióloga Julita Lemgruber, a atuação da polícia nas manifestações evidencia uma cultura de confronto que está arraigada na Polícia Militar e que moradores das favelas cariocas conhecem de longa data.

“Se você faz o policiamento das ruas com uma mentalidade de guerra, vai lidar com as pessoas nas ruas como inimigos”, diz Lemgruber, que é diretora do Centro de Estudos de Segurança e de Cidadania da Universidade Cândido Mendes.

Um estouro e um clarão

A publicitária Renata Ataíde, de 26 anos, afirma ter experimentado essa inversão de papéis em primeira mão no dia 20 de junho, quando foi à primeira manifestação de sua vida ─ e voltou gravemente ferida.

Renata foi uma das 300 mil pessoas que lotaram a avenida Presidente Vargas na caminhada em direção à prefeitura. A marcha começou pacífica. “O clima era de total euforia, parecia Copa do Mundo”, diz. Mas acabou sendo a mais violenta da onda de protestos de junho.

Grupos de vândalos deixaram uma trilha de depredação na avenida Presidente Vargas, quebrando semáforos, pontos de ônibus, vitrines e ateando fogo a pilhas de lixo.

Tropas do Batalhão de Choque usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar a multidão, que recuou de volta para a Igreja da Candelária, onde a manifestação havia começado.

Renata Ataíde | Foto: BBCVítima de bomba policial diz que vai processar Estado após perder visão

Ali, diz Renata, a polícia não fazia distinção entre os vândalos ─ “aqueles caras escondendo os rostos, jogando pedra, bomba caseira” ─ e a maioria pacífica. Ela e um amigo ficaram sem saber para onde fugir nas ruelas do Centro, apavorados.

“Eu não conseguia acreditar que aquilo estava acontecendo. É como se eu estivesse sendo perseguida pela polícia sem entender por quê, sem saber o que fiz para ser perseguida.”

Ela diz se lembrar de ter visto dois policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar em uma ruela. Algo foi lançado em sua direção. Ela tentou desviar, mas depois de um estouro e um clarão, seu rosto estava coberto de sangue.

Desde então, Renata já foi a diversos médicos mas o diagnóstico é o mesmo: ela perdeu a vista do olho esquerdo. A publicitária está entrando com uma ação indenizatória contra o Estado para tentar recuperar os milhares de reais que vai ter que gastar com cirurgias.

“Eu me sinto realmente triste por isso ter acontecido no meu país, por a gente ainda questionar a ação de um grupo que é para nos proteger”, diz. “É algo que nunca vou poder esquecer. Vou ter que lidar com isso pelo resto da vida.”

Herança da ditadura

Cerca de 50 advogados da OAB/RJ vêm atuando durante os protestos para monitorar violações de direitos humanos e evitar prisões arbitrárias.

O advogado Gustavo Proença, da Comissão de Direitos Humanos e Acesso à Justiça da OAB-RJ, diz que os voluntários são enviados para as delegacias ou ficam à margem das manifestações para intervir caso seja necessário.

“Em algumas situações ocorrem prisões arbitrárias, ilegais, às vezes com excesso de violência por parte da policia”, diz Proença.

“Estão prendendo pessoas indiscriminadamente. Já prenderam dois moradores de rua, um cadeirante e até vendedores ambulantes que estavam seguindo as manifestações para ganhar um dinheiro.”

Julita Lemgruber afirma que a polícia brasileira tem uma cultura de violência herdada da ditadura militar (1964-1985).

Após o restabelecimento da democracia, a Constituição de 1988 manteve a estrutura de segurança pública do regime militar, com duas forças policias separadas: a Polícia Civil, responsável pelas investigações, e a Polícia Militar, que faz o policiamento das ruas.

Relatos de truculência policial e de pessoas feridas em protestos reavivaram o debate sobre uma reforma da polícia e sobre a sua desmilitarização.

“A questão central é que precisamos de uma única força policial, e que não seja militarizada”, diz Lemgruber.

“Temos a Polícia Civil fazendo as investigações, a Polícia Militar fazendo o policiamento. Elas não trabalham juntas, elas competem uma com a outra, elas escondem informações uma da outra. Isso nunca vai funcionar.”

‘Bem treinados’

Membros da Tropa de Choque da polícia do Rio | Foto: BBCCapitães do Choque convocaram reunião para avaliar conduta nas manifestações

A polícia afirma estar fazendo o seu melhor para responder a situações difíceis, buscando coibir a ação de vândalos que usam as manifestações para promover a desordem.

Juliana Barroso, subsecretária de Educação, Valorização Profissional e Prevenção da Secretaria de Segurança Pública, afirma que a polícia está constantemente reexaminando sua atuação e vem buscando se aperfeiçoar e respeitar a proporcionalidade em suas ações.

“O Batalhão de Choque é bem treinado, eles estão munidos de técnicas, estão munidos de equipamentos. O que está faltando, talvez, é essa reflexão sobre o limite. Estamos trabalhando esse processo decisório. Onde devo parar e onde devo continuar?”

Barroso destaca que a unidade policial tem participado de sessões de treinamento com forças policiais da Espanha, dos Estados Unidos e da Alemanha ─ com oficinas sobre como lidar com multidões e sobre investigação, por exemplo.

Mas os soldados e cabos com menor especialização também vêm engrossando as linhas policiais nas manifestações sem contar com o mesmo treinamento.

A BBC Brasil conversou com um grupo de PMs de plantão à margem de um protesto no Centro do Rio. Eles disseram que a rotina desde o início das manifestações tem sido exaustiva e que muitas vezes não são compreendidos pela população.

“As pessoas se revoltam, mas a culpa não é nossa. Elas esquecem que somos pessoas como qualquer outra”, disse uma jovem policial.

“Tanto os manifestantes quanto os policiais são seres humanos, então há falhas dos dois lados. Não dá para dizer que a culpa é dos manifestantes que vieram fazer baderna ou dos policiais que fizeram a coisa errada.”

Um de seus colegas disse que o Choque é treinado para lidar com multidões ─ mas eles, não.

“Nós da tropa (não especializada) não somos preparados para manifestações. Estamos aqui muitas vezes de enfeite, a verdade é essa. Porque se vier uma turba, nós vamos correr. É só para dizer que tem polícia na rua.”

Fonte: BBC Brasil

18 Comentários

  1. na verdade o governo engessou a policia ,pois os vandalos sao da classe media e elite pseudos politizados, se fosse na favela essa sociedade estaria falando para dar tiro de ĉhumbo ,como é a elite que esta destruindo vandalizando e anarquizando a policia nao pode nem atirar uma bala de borraĉha
    esta na hora da policia dar o revide tanto nos politicos na imprensa sionista como nesses vandalos mas sem mostrar as caras

    • Meu caro de onde voce tirou essa ideia de que os vandalos não passam de elitizados adolescentes esclarecidos politicamente com a unica intenção de trazerem o caos ?
      Esse é um papo enlatado de quem não esta entendendo nada e usa argumento pré-moldado para explicar alguma coisa.
      Tem de tudo o que voce pode imaginar entre os que protestam ate mesmo a direita reacionaria e influencias externas que vão desde o neo-facismo ao comunismo negro.
      Apenas uma coisa é certa,sejam o que forem e dê no que der no final vão todos de ralo.
      Não pense que Brasileiro é tolo.Se pensam que nos usam usamos da mesma forma.
      Acostumaram-se com o povo Brasileiro quietinho não foi ! Pois se apenas nos manifestamos podem começarem a borrarem-se pelas calças so de pensarem no que ocorrera quando este povo realmente se irar e tomar uma atitude radical.
      O que farão,matarão o povo ?
      Sabe meu caro e todos os demais,nossos soldados não servem a homens e mulheres de passagem e isso inclui tambem seus comandantes,muito menos servem a bandidos e a organizações criminosas que nutrem-se de escravizarem o povo.
      A muito tempo venho falando sobre isso e pelo andar da carroagem a humanidade conhecera o mais sadico e sanguinario demonio,o Brasileiro enraivecido.
      Depois nos rotulem de barbaros,mas o Brasil jamais retornara a ser esse sistema covarde que escraviza o povo para favorecer bandidos.

  2. O Estado Brasileiro precisa de inteligência em todos os sentidos ,como eu disse um tempo atrás a polícia tem que passar segurança ao cidadão e não o medo !

    ”O secretario de Segurança Pública José Mariano Beltrame afirma que as manifestações são algo novo, com “requisitos e ingredientes novos”, e que a polícia está fazendo ajustes.”

    Essa afirmação só vem a confirmar a falência da polícia como instituição oficial de segurança,pois deixa claro que todos são tratados como criminosos ,que a polícia não foi e não é preparada para lhe dar com o cidadão de bem !

    Precisamos de uma policia moderna e atuante ao contrário de duas polícias que não se completam,já passou da hora de modernizar é necessário também uma JUSTIÇA que ampare a todos tanto cidadão como policial !

    • O Estado Brasileiro precisa é ter vergonha na cara meu camarada e passar a ser unicamente Brasileiro ao enves de ser um Estado prostituido,covarde,que mata o Brasileiro para favorecer a estrangeiros.
      Pra mim todo aquele que destoa de uma incondicional fidelidade ao Brasil e aos Brasileiros não passa de um cão vira-lata a serviço de elites.

      • Bem como eu disse só uma real modernização do Estado poderá minimizar este estado de coisas !
        Somente isso o discurso radical só serve no primeiro momento depois precisa ser contido para que haja a democracia !

      • O que é democracia para ti meu caro ! Ela não existe e nunca existiu e nem o socialismo tambem.
        São apenas pensamentos elevados teoricos mas a pratica é a dominação de massas e condionamento da mesma por seletos.
        Ate a diversidade tido como muitos como principio de democracia não traduz a essencia da mesma.
        Democracia é acima de tudo a implementação incondicional da maioria seja qual for e isso não é praticado em nenhum lugar do planeta.
        Então façamos a diferença criemos a verdadeira democracia onde todos os temas e assuntos se resolvam sempre com a vontade da maioria.
        O Brasil é famoso por criar hits,modelos.Ou a sociedade se conscientiza e assume cortar na propria carne ou simplesmente o Brasil se degladiara por justiça social e etico sistema.
        Então não votem no Tiririca “Pior do que esta não fica” mas votem na Ximbica “Se não socar não quica”.

  3. A questão é simples… se a policia continura atirando e achando que é a gostosona no direito de matar a população…. a população mais cedo ou mais tarede vai acabar se armando também, pra se defender da policia.. e aí, vai ficar melhor ou pior a coisa??

    Sempre foi assim na história da humanidade, não existem deuses de crachá policial… o ser humano sempre achou umjeito de devovler a violencia sofrida… e a policia é arrogante e prepotente demais pra admitir que exite umproblema…

    Alias, estão falando que a PM prendeu o pessoal da mídia ninja que estava fillmando e transmitindo al vivo as manifestaões… no entendimento dos arrogantes, nem memso se pode transmitir as manifestações, segundo a desculpa esfarrapada da policia “Que se Acha”, transmitir manifestações seria apologia a violencia… eu não entendi.. mas isso aí já demonstra o estilo da mentalidade corporativa… se acham do direito de dizer o que é dentro da lei… mas o ponto é que não existe lei que enquadre transmissão de manifestação como apologia!!

    O povo deve obedecer a lei e não a policia, a policia também deve obedecer a lei… e não existe lei pra isso no Brasil, essa coisa de filmar ser apologia… dentro da caserma sim, aqui na rua não!!

    Valeu!!

    • O boçal apenas sabe morder meu camarada e assim extravasar seus traumas e seus recalques pois não lhes ensinaram outras coisas e nem mesmo capacidades tem de evoluirem.
      É todo um sistema ultrapassado gerido por ortodoxia intransigente.
      Voces lembram quando eu falava que um dia lutariamos pela nossa verdadeira abolição da escravatura e nossa verdadeira independencia ? Preparem-se o cronometro regressivo ja foi acionado.
      E então farão o que ? Vão fugirem do Brasil ou como ratos se esconderão em tocas no chão borrando-se de medo ?
      Infelizmente é necessario que um evento sangrento ocorra e que traumatize e sequele os dois lados pois so assim atinge-se humildade e se encontra consenço.
      Não apenas politicos são os culpados mas tambem tudo e todos que dão sustentação a tudo isso.
      “Oh Suzane não chores por mim,sua foto de biquine não envergou meu bingolim”.

  4. podem falar o q quiser mais n foi a PM ou qualquer policial q iniciou nenhum confronto .. existe um limite …na maioria das x ”’acordo” de ambas as partes … Policia e manifestantes onde vai ser .. quando vai ser ..o objetivo e a trajetória …. a partir do momento e a situação sai do controle .. a policia tem q agir …restabelecer o controle .. impor a ordem na desordem . por x em menor numero .. a pergunta q faço ”’vc” teria coragem de ir sozinho no meio de 500 ”’manifestantes” pedir ”paz” ?? isso n existe.. o falar e facil (no episódio da alerj.teve um policial q tentou justamente fazer isso … so n o mataram pq deram tiro pro alto .. e ai ?? )… o policial tem, como ”armas pra esse momento o ”escudo” o ”gás” e o ”pimenta” a bala de borracha ”…..na ha solução ”paz a amor ” do politicamente correto quando o pau quebra ..quebra mesmo .. n e conto de fadas ..se a situ sair do controle .. o cara de bem tem q fazer seguinte .. se afaste .. n de uma de ”corajoso” .. querendo ”aparecer”’ …o policial n vai permitir depredações saques .. etc etc .. n adianta .. n e pq ta se manifestando q pode fazer o q quiser .. e aqui no Brasil ou em qualquer lugar .. isso n vai existir .. agora se levou bala de borracha se levou ”porrada” e pq tava no meio ..da ”bagunça” .. se ”papai” n bate .. q o policial o faça então …..seria tão bacana q os ditos ”manifestantes” denunciassem os tais ”vandalos” .. e tão facil pra eles .. mais isso n acontece .. o pq ?? n sei .. .. preferem abominar a policia .. mais na hora q e roubado no meio da manifestação vai chorando falar com o policial …e ai o q fazer ??… o policial tb e trabalhador .. tb quer mudanças no pais .. o PM carioca mais q qualquer outro em relação aos colegas de farda de outros Estados …entao n caiam em discurso barato .. do ”paz e amor” .. do politicamente correto …pq nunca condiz com a realidade do fato .. tem q estar la pra presenciar

    • Bruno meu caro não ponha sua mão no fogo pois vai sET-Rio do centro para que não houvessem provas contra eles.E que o Choque,BOPE e Força Nacional batiam e atiravam indiscriminadamente em todos que encontravam pela frente,adolescentes e mulheres.
      Tudo esta sendo observado e tudo sera cobrado.
      Eu vi com meus olhos delegado de policia dando voz de prisão a PMs.Como vi tambem muitos membros de entidades idoneas presenciando tudo.
      Veremos então se a justiça realmente existe e se a mesma é imparcial pois a manutenção da velha doutrina de um Estado segregacional e exclusivista não cabe mais em meio a nossa sociedade.
      Uma democracia não é somente a convivencia harmoniosa de diversidades mas acima de tudo a que satisfaz a vontade da maioria pois a maioria é o Brasil e não uma minoria que dita tudo segundo suas conveniencias e interesses.
      Ou o Brasil muda realmente para um pais igual e com verdadeira justiça ou morreremos todos lutando por isso.
      O final sera um so,um pais que não estara embutido em ideologias e teologias mas um novo sistema ético e profissionalizado onde a igualdade sera o alicerce da justiça.
      Ja passou mais do que da hora do surgimento de um novo sistema onde comunismo e capitalismo não existam mais e isso so é possivel se buscarmos nas essencias da democracia e do socialismo o principio.
      Essa idiotice de anarquia não possa de ferramenta a incutir no povo uma cultura sem fronteiras e sem Deus que serve apenas ao interesse dominador.
      Tudo o que vemos não passa de oportunismo externo usando os legitimos anseios de um povo que apenas clama por justiça.
      Mas não temam nem mesmo os oportunistas,como ja afirmei tudo esta sendo visto e sera cobrado.
      Nada e nem niguem jamais se nutrira de nós.
      Lutar pela propria liberdade e pela liberdade de seu pais e de seu povo é a mais honrosa gloria possivel a um ser humano.
      É o nosso direito.

  5. Antes reclamavam porque a polícia era da direita, agora a polícia é da esquerda certo ?? Ou será que não se converteram .

    • STADEU
      A policia é e sempre foi instrumento de repressão de quem estiver no poder,seja os bundas vermelhas ou seja os bundas azuis.
      E o que dizer então das cupulas militares heim ! Pois a de FHC tinha tendencia de esquerda e a dos Petralhas Manguaceiros tem tendencia de direita.
      A cupula militar de FHC preferia armamentos Russos e a dos petralhas prefere armamentos Americanos.
      Um maravilhoso pais habitado por capachos idiotas e covardes.

  6. A policia faz parte do braco armado do Estado para controlar a populacao. e o Estado existe para defender os interesses das classes dominantes. Quem tem que se converter e a esquerda que so e permitido assumir o poder publico quando abandona seu programa politico, sua ideologia e se convertem em defensores do sistema capitalista. Em administradores do capital. Uma esquerda coerente tem que ser anti capitalista na pratica e na teoria. Portanto nao deveria assumir postos administrativos enquanto o sistema for capitalista. Poderia participar de eleicoes como propaganda, mas se eleitos nao deveriam assumir o mandato. Poder corrompe.E no sistema capitalista corrompe ainda mais. Lembro me da atitude do IRA, braco armado dos catolicos irlandeses em suas guerra contra Inglaterra. Participavam de eleicoes na Irlanda do Norte, um estado que eles queriam por fim e faze-lo unir com a Irlanda do Sul, quando eram eleitos nunca assumiram o poder. E verdade que depois do acordo assinado com o governo Britanicos eles abandonaram essa atitude de nao assumirem o mandato e hoje sao tao corruptos como qualquer outro grupo politico no poder.

  7. Para qualquer desavisado que ainda exista por aí. Pelo menos no Rio de Janeiro todos sabem que são policiais a mando dos comandantes e do governador, que não quer ter sua imagem manchada, que iniciam os problemas para o Governador vir com soluções como o decreto nazista que ele tentou empurrar goela abaixo da população do Rio. Ignorar a verdade que está aí para todos verem é no mínimo falta de bom senso.

  8. Lembram da violência policial no Complexo da Maré, durante uma operação do Bope, que deixou ao menos 10 mortos no mês passado e reforçou denúncias de infiltração de militares para tumultuar manifestações populares.

    A própria polícia (P2) jogando coquetel molotov em outros policiais para incriminar as manifestações.

    O que está acontecendo na zona sul agora é uma pequena parcela do que acontece há anos nas favelas.

    Pimenta nos olhos dos é refresco!

    • E o que dizer das cameras da CET-Rio do centro da cidade desligadas para que o BOPE,Choque e a Força Nacional massacrassem indiscriminadamente ate adolescentes e meninas.
      CRIME PREMEDITADO PRATICADO PELO ESTADO COM A CONIVENCIA DO GOVERNO FEDERAL.

  9. Tenho grande pena de todos os cariocaxsz de bem… que estão sob o governo desse verme-urubu-ratazana Cabral -apenas mais um patético pilantra político profissional.

    • Esse governador nunca me enganou reveja meus comentarios sobre ele nas materias antigas sobre a pacificação do Complexo do Alemão.
      Não passa de um mafioso que persegue o transporte alternativo para favorecer seu sogro o maior empresario de transporte urbano do Estado do RJ.
      E as UPPs,apenas paliativo eleitoreiro que realocou o crime organizado no entorno e uma infraestrutura que o Estado não conseguira manter apos 2016 e talvez ate em 2015 com a queda do atual governo.
      O Estado do RJ não tera condições de manter sozinho este projeto e simplesmente tudo voltara como antes no pais de Abrantes.
      Pacificação de merda feita nas coxas metendo-se o pé pela cabeça.
      Primeiro se faz a pacificação combatendo diretamente o problema que na verdade é uma guerra para depois entrar com a parte social.
      Acabar com o trafico de drogas e de armas na America do Sul é pura demagogia onde governos são coniventes e beneficiarios.
      Investiguem a fundo o caso Cachoeira e verão que adentra no trafico internacional e contrabando de armas e se apurarem a fundo perceberão que faltara carcereiros e juizes.Somente se importa-los,somente de templos Tibetanos e Monasterios Védicos.

Comentários não permitidos.