PROJETO ISOLUX-CORSÁN DE LINHAS DE TRANSMISSÕES DE 230 KV e 500 KV SOBRE A AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA

image_12 (1)

 Uma obra que impressiona pela sua grandiosidade e complexidade

Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica

 

Construções de torres, com alturas superiores a 300 metros, para transmissões de energia elétrica em alta tensão e circuito duplo de 500 Kv e 230 Kv  sobre a floresta amazônica para interligar Manaus a Macapá, e, por sua vez, ambas as cidades ao Sistema Interligado Brasileiro. As torres são mais altas que a Torre Eiffel, em Paris.

 A Isolux Corsán foi a única empresa selecionada para a para a construção de 1.191 quilómetros de linhas de alta tensão de 500 kV e 230 kV, que ligarão Manaus e Macapá (capitais dos estados brasileiros de Amazonas e Amapá, respectivamente) ao Sistema Interligado Brasileiro.

O projeto, financiado pela SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia ) e o BASA (Banco da Amazônia), é uma das obras mais complexas já desenvolvidas pela Isolux Corsán, tanto pelas suas dimensões como pelas dificuldades do território, em plena Amazônía Legal brasileira. Em sua execução participam do projeto mais de 4.000 profissionais brasileiros, em seus 14 campos da obra.

Um efeito colateral da interconexão será a redução de custo de transmissão do Kw/hora propiciando uma poupança em relação a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Além da conexão eléctrica entre Manaus e Amapa ao Sistema Interligado Brasileiro, a linha de transmissão também permitirá que ambas capitais disponham de uma rede de fibra ótica.

Entre as características especiais do projeto Isolux Corsán está a construção da travessia sobre o Rio Amazônas nos seus dois quilometros de extensão, com duas torres de 295 metros e 2.500 toneladas de peso.

Outras secções estão sendo montadas nos 70 quilometros de área pantanosa, exigindo a construção dos elementos necessários para levantar o apoio das torres das linhas de transmissões elétricas. Estas são algumas das complexas soluções, que permitirão superar as dificuldades de construção deste projeto em plena selva amazônica.

A nova infraestrutura conta com todas as licenças ambientais e também com um plano de resgate de fauna e flora que se encontram em perigo de extinção com a presenças de uma equipe de biólogos.

http://vimeo.com/32296930

PROJETO ISOLUX-CORSÁN SOBRE A AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA

Fonte: Isolux-Corsán 

4 Comentários

  1. É embora tenha demorado tanto e só chegado agora no século XXI,que seja bem vindo, como dizem alguns:”_ ANTES TARDE QUE MAIS TARDE !”
    É incrível como um país rico como o Brasil,só esteja fazendo isso agora interligando ao SIN duas capitais tão importantes tão tarde .

  2. #chupa #franceses kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Agora numa nota mais séria, já tinha visto sobre esse projeto, e confesso que é realmente algo assustador as proporções, cruzar o rio amazonas usando apenas duas torres, vai ser uma obra de engenharia e tanto para conseguir erguer as torres no local, e depois ainda por cima passar o cabo. Bem que podiam fazer um restaurante lá no topo para servir de turismo né kkkk.

  3. Esta obra está pronta, agora vem a interligação com o sistema de Venezuela, ou seja, vamos interligar todo o Mercosul.

1 Trackback / Pingback

  1. “YO NON CREO EN BRUJAS, PERO QUE LAS HAY, LAS HAY.”

Comentários não permitidos.