Saab começa a montar o primeiro Gripen NG em regime de pré-produção

Saab

image002Paulo Henrique

Para aqueles que ainda tinham dúvidas quanto à “existência” do Gripen NG, a Saab anuncia o início da montagem da fuselagem dianteira da aeronave, que será a primeira parte a ser construída, em regime de pré-produção, do modelo de teste chamado 39-8.

A construção do Gipen NG começa com a fabricação e a montagem de todas as partes da fuselagem, a maior e mais demorada da estrutura do avião, para que em seguida sejam instalados os cabos, sistemas de suporte, a carcaça exterior e os outros equipamentos.  Atualmente, mais de mil pessoas trabalham exclusivamente no desenvolvimento e na produção do Gripen NG, na fábrica da Saab, em Linköping, Suécia.

“Estamos vivenciando um salto tecnológico tanto na Saab quanto na indústria aeronáutica mundial, à medida que trabalhamos na construção de um dos caças mais modernos, poderosos e com um custo de ciclo vida mais favorável do mundo”, disse Lennart Sindahl, responsável pela área de Aeronáutica, na Saab.

O caça de teste 39-8 será a primeira versão completa, em regime de pré-produção, do Gripen NG e será usado para demonstrar a capacidade dos novos recursos como a nova geração de sensores, novos links de comunicação, aviônicos com uma arquitetura revolucionária, maior empuxo, maior tempo de voo, mais estações de armas, maior capacidade de carga, cabine 100% digital incluindo os visores HUD (Head-Up Display), além de um sistema de guerra eletrônica totalmente novo.

As tecnologias do Gripen NG já foram comprovadas no programa de demonstração, que utilizou o Gripen E/F em mais de 250 horas de voo, acumuladas desde 2008, nos céus de países como a Suécia, Reino Unido, Índia e Suíça.

O novo caça que começa a ser construído é o resultado de um trabalho baseado nos mesmos princípios que sempre moveram a Saab: a fabricação de produtos de classe mundial, por meio do desenvolvimento e implantação de projetos inteligentes, soluções técnicas inovadoras e, principalmente, redução de custos de produção e de operação em relação às plataformas concorrentes.

“Após anos de investimentos em P&D, com o Gripen NG podemos oferecer oportunidades únicas de transferência de tecnologia e conhecimento, convidando indústrias de países clientes para trabalharmos juntos.  Além disso, o início da fabricação da aeronave vai continuar impulsionando o desenvolvimento tecnológico e a criação de empregos, tanto na Suécia como em outros países”, completou Lennart.

O início da fabricação do Gripen NG atende às encomendas feitas recentemente. Em agosto do ano passado, a FXM, a agência sueca de exportação de produtos de defesa e segurança, e sua contraparte suíça, a Armasuisse, assinaram um acordo visando a aquisição pela Suíça de 22 caças Gripen NG.  Pelo acordo, as aeronaves deverão ser entregues no período de 2018 a 2021.

Em 2013, a Saab assinou um contrato com a FMV, a agência sueca encarregada da administração de material de defesa, envolvendo o desenvolvimento e a modificação de 60 caças Gripen NG da Suécia, no período de 2013-2026, assim como um possível novo pedido de produção para a Suíça.

4 Comentários

  1. E o Brasil poderia estar dividindo esse bolo…

    A SAAB, quando da proposta do FX-2, salvo engano iria conceder ao Brasil 40% de toda a propriedade intelectual da máquina, com softwares desenvolvidos no Brasil e para as necessidades brasileiras, fora uma porcentagem significativa de itens a serem produzidos no país… Contudo, com a entrada da Suíça, creio ser muito difícil conseguir negociar com os suecos nesses termos…

    Não seria uma aeronave muito mais barata de se adquirir que um geração 4.5 atual, mas sendo monomotor, poderia se esperar um custo operacional consideravelmente menor, permitindo uma FAB com números maiores ao longo dos anos…

  2. Uma pena, se tivessem fechado com a Saab antes, quando ainda havia tempo disponível para gastarmos desenvolvendo o modelo, teríamos ganho muito conhecimento e know how, não há qualquer dúvida, a transferência Sueca era um milhão de vezes melhor que as outras. E mesmo apesar de tudo, mesmo que não sejamos escolhidos, a fuselagem tem peças made in Brasil pela Akaer, entre outras coisas. Até agora, os únicos que estão se esforçando para valer numa aproximação séria são eles. Mas fazer o que, ao que tudo indica vamos de Tampax F/A-18 futuramente pressurizado a super bonder e que a FAB fique feliz com o que tem…

  3. Qdo esse frankenstein Sueco/iankss estive pronto, garanto q a autonômia dela será país pequeno, ñ terá a capacidade de de um Su-35’S q é próprio p o BRASIL por seu tamanho territorial’..espero estar errado. Quem viver verá.

Comentários não permitidos.