Militares criticam opiniões de ministras

Em sinalização de como os militares da reserva estão digerindo a instalação da Comissão da Verdade, presidentes dos três clubes militares publicaram um manifesto censurando a presidente Dilma Rousseff e atacaram as ministras dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e da Secretaria das Mulheres, Eleonora Menicucci, por supostas críticas dirigidas à caserna.

A carta, embora assinada por oficiais da reserva, traduz a insatisfação de militares da ativa, que são proibidos de se manifestarem. Eles se queixam de Maria do Rosário por supostamente estar questionando a Lei da Anistia e da titular da pasta das mulheres por “críticas exacerbadas aos governos militares”.

Os militares reclamam que Dilma, como comandante em chefe das Forças Armadas, deveria ter repreendido suas auxiliares, e não ter aplaudido o discurso de posse da nova ministra das mulheres, endossando suas palavras supostamente contra a categoria. “Os Clubes Militares expressam a preocupação com as manifestações de auxiliares da Presidente sem que ela, como a mandatária maior da nação, venha a público expressar desacordo”, diz a nota.

Ao se queixarem da postura da ministra Maria do Rosário, os militares citam que ela deu declarações na qual “mais uma vez asseverava a possibilidade de as partes que se considerassem ofendidas por fatos ocorridos nos governos militares pudessem ingressar com ações na Justiça, buscando a responsabilização criminal de agentes repressores, à semelhança ao que ocorre em países vizinhos”.

Na nota, os presidentes dos clubes Militar, Naval e da Aeronáutica reclamam de Maria do Rosário alegando que “mais uma vez esta autoridade da República sobrepunha sua opinião à recente decisão do STF”, que rejeitou a revisão da Lei. “A Presidente não veio a público para contradizer a subordinada”, criticaram. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: O estado de São Paulo

50 Comentários

  1. manda esses pijamas ir trocar as fraldas geriatricas.mesmo se forem julgados nao pagaram por nada pois pela idade pelo tempo que ja tem o crime ja prescreveu ,o que fica é para a historia do pais ,e tem que ser punido nos livros de historia mesmo ,serviram aos interesses dos gringos foram a geraçao de militares que menos fez bem aos interesses do pais consequiram igualar aos militares que deram um golpe na monarquia ,para falar a verdade minha geraçao nao sabe nem o nome dos presidentes daquela epoca ,eles so serao lembrados pelo seus crimes contra a patria.E hoje em dia vivem no seguro da farda que nem usam mais

  2. Engraçado, Forças Armadas (EB principalmente) falam em proteger o estado democrático de direito, mas é só falar sobre os abusos cometidos na ditadura que eles se borram todo. Quem não deve não teme.

    Além do mais a Lei da Anistia pode ser revogada se ficar comprovado que os direitos humanos foram violados. Se não fosse assim, na Segunda Guerra Mundial, quando os alemães foram julgados, era só dizer que só cumpriam com as leis do estado nazista para não serem julgados. Como isso não aconteceu e eles foram julgados pelos crimes que praticaram mesmo seguindo as leis estabelecidas pelo estado nazista justamente por ter tido violação dos direitos humanos, porque o EB não pode ser julgado também?

    E ainda tem otários que querem uma segunda ditadura no Brasil.

  3. Pe de cao, Dilma, e toda essa gente que esta ai hoje no poder, servia ou a Moscou, ou a Cuba ou a Pequin.
    .
    Era guerra fria bicho, os caras tem o direito de se manifestar, o Brasil, é deles tb.

  4. Brasil não passa de cauda, com sonhos de grandeza
    .
    Apesar da manifestação infeliz dos milicos de pijama, estas declarações são úteis quando a Rede Globo decidir fazer uma matéria falando sobre “o clima de instabilidade que ameaça o Brasil”. A fala da Maria do Rosário será interpretação como “revisionismo que ameaça as instituições democráticas e de direito”.
    .
    Rede Globo de Televisão rima com traidores da nação!
    .
    Sou a favor da revisão da lei da anistia, pois acho que os militares não defenderam o país coisa nenhuma ao perseguir e matar opositores. Se houvesse um clima de democracia verdadeira no país, quaisquer correntes políticas poderiam ser abrigadas.
    .
    Tortura e homicídio são crimes. Acho um fiasco terceiro mundista desse país pinico dar imunidade a torturadores e assassinos. Nessa hora é que vemos que o Brasil não passa de cauda, com sonhos de grandeza de vir a ser cabeça, coisa que não vai acontecer tão cedo.
    .
    Acho as forças armadas do Brasil uma piada de mau gosto. Falam em honradez, dignidade, blá-blá-blá mas acobertaram o militar sobrevivente do atentado do Rio Centro e ainda o promoveram.
    .
    -Que vexame para um país ter forças armadas que tramam atentados a bomba contra seu próprio povo e ainda promovem quem tais coisas fazem! Forças armadas no Brasil são um fiasco! Servem apenas para salvaguardar o patrimônio da classe dominante, por que se tivessem que defender o pais não conseguiriam com o pouco equipamento que possuem e com a incompetência que possuem. Relembro daquele episódio em que um submarino afundou em plena doca no Rio de Janeiro. Milhões de dólares foram para o ralo! Depois querem brinquedinhos caros para brincar de defender a nação.

  5. Por uma questão de senso político a Dilma não deveria deixar fatos de tipos políticos-emotivos ocorrerem assim através de auxiliares.

  6. A VERDADE ACIMA DE TUDO!
    .
    .
    Para mim,também os militares devem ter a sua participação nesse processo,afinal eles estão envolvido até o pescoço nisso.
    .
    Sabemos que todos os crimes que da época foram prescritos, constitucionalissimamente falando,isso sem falar da anistia para todos.
    .
    A constituição é bem clara com relação e retroagir uma lei,a não ser para beneficiar;e naquela época,a tortura infelizmente não era crime.
    .
    Porém,cabe a sociedade saber como foi e como se deu tal processo que levou este pais a um período sangrento de terro que fora a ditadura militar de 64.
    .
    O Povo brasileiro tem o direito saber a sua verdade,sem revanchismo e sem mentiras,mesmo que os patifes que ainda perambulam nas ruas,não possam ser preso más;a sociedade com certeza irá execrá-los,isso é o minimo e o máximo,infelizmente que podemos fazer.
    .
    Sabendo da verdade,fica até difícil aos sem-noções como o ignóbile,Blue Eyes e a sua tropa de anões,virem vomitar as sua nostálgica paixões sobra a ditadura de 64,aqui no Planobrasil.
    .
    Poi é,os mesmo que criticam as ditaduras da esquerda más admiram a da direita…coisa de quem não tem noção do que escreva aqui.
    .
    .

    .
    OBS:
    .
    Essa foto ai é bem sinistra…Rsrsrs…mais que as baboseiras do bolha azul…Rsrsrs

  7. Espero q essa groga de comissão da verdade só fike nisso, vamos eskecer o passado, deixar o mesmo enterrado;já ocorreu a anistia e serve p os 2 lados..Vamos aprender c esses erros e ñ + repeti-los..tá bom p td o país, o futuro está à porta. Sds.

  8. É simples passar este pais a limpo…Concurso publico para governo e congresso.Concurso publico para escalões e ministerios.Os melhores selecionados escolhidos por voto popular.Faxina geral nos tres poderes.Fim da estabilidade publica geral,ficando quem produz e é essencial e tirando sanguessugas e morcegos.Revisão das leis e constituição.Unificação das policias dissolvendo o militarismo estadual.Guardas municipais para guardarem patrimonios municipais e so policia na rua.Porte de arma em via publica somente para policiais.Cumprimento de sentença prisional na integra e fim de beneficios a presos inclusive fim de prisão especial.Preso é preso e deve trabalhar e produzir para pagar o proprio custeio prisional.Revisão geral de soldos e salarios.O mais prejudicado NESTA REPUBLICA DE RATAZANAS É QUEM TRABALHA,PRODUZ,DESENVOLVE E PAGA AS CONTAS,TODOS OS DEMAIS COSPEM NOS PRATOS QUE COMEM.Profissionalismo da sforças armadas com parcela efetiva profissionalizada e regida por CLT e parcela temporaria.Neste pais CORPORATISMOS so querem beneficios proprios e regalias e a grande maioria desta nação O POVO merece o que?Pontapés,socos e tapas na cara e tiros?Vai chegar o momento que o inevitavel acontecera.Quando o povo deste pais se revoltar e sair para cobrar O QUE FICAR NA FRENTE O ROLO COMPRESSOR PASSA POR CIMA.Ja brincaram e esculacharam demais o povo Brasileiro.Querem justiça,que façamos justiça,julguemos todos torturadores e subversivos na forma da lei e acabemos de uma vez com toda essa babaquice onde antigos bandidos querem ser reconhecidos como herois da democracia e se tivessem se feito poder hoje não estariamos aqui podendo nos expressarmos sobre isso e uma parcela antiga militar que esta se cagando de medo de ser justiçada…QUEM NÃO DEVE NÃO TEME E SE TEME É PORQUE DEVE…O povo ainda pagara indenizações para bandidos subversivos e fundiremos estatuas de bronze para essa putada…PENDUREMOS A TODOS PELOS SACOS EM PRAÇA PUBLICA POIS AMBOS TORTURADORES E SUBVERSIVOS MANCHARAM DE VERGONHA A NOSSA HISTORIA DERRAMANDO O SANGUE BRASILEIRO.

  9. Nesta M**** estes Políticos tem M**** na cabeça… Se não for as forças de defesa eles não tem poder nenhum… Então vê se deem mais consideração aos que lhe protegem! Queria que algum país ameaçasse o Brasil a Aniquilação total… Vamos ver a quem eles iam recorrer… Nestas horas meus amigos… Os únicos que estariam de pronto Atendimento sera nossas forças de defesa!

  10. Esses militares pateticos de antigamente tem q ficar calados…
    .
    Esses coitados não sabem nem do que see trata aquilo que tanto criticam…. Quantos deles leram alguma obra de algum pensador socialista ?
    .
    Essa velharada caquética, se brincar, não sabem nem ler…. foram pras academias militares norte americanas e lá colocaram na cabeça deles que eles tinham q ser anti esquerda e eles como cachorros adestrados aceitaram a ideia…
    .
    ´São tão jumentos de um jeito q se não tivesse sido o Golpe militar não teria havido luta armada…
    .
    Se o Gourlart tivesse feito as reformas de base, hj teriamos uma educação decente e não teriamos MST….
    .
    São umas verdadeiras antas mal instruidas, desprovidos de cultura e leitura…. Hoje, eles se dedicam a procurar comunistas debaixo da cama!!!
    .
    Velharada patética… tenho vergonha por causa desse povo

  11. Sem contar q eles (militares) mandaram implantar UMA BOMBA num show dedicado ao dia do trabalho, no 1º de maio, nos anos 80..
    .
    Quem são os terroristas mesmo ?
    .
    Eles mandaram cartas bombas pra varias pessoas…
    .
    Os militares são exemplo da falta de moralidade… oq eles pregam é o FALSO MORALISMO… Isso sim !

  12. Agora vejam como o mundo, de um jeito ou de outro, faz vc pagar as coisas ruins q vc faz: Hoje, eles tem q bater continencia pra uma ex presa politica…
    .
    Isso é justiça… outros chamam de destino… outros chamam de DEUS….
    .

  13. Eles se dêm por felizes por ainda estarem podendo fazer criticas. Se fossem basear nos principios deles do tempo da ditadura sequer poderiam piar. A felicidade para eles é que vivemos um regime democratico, mas de meia tigela, onde o povo, que foi roubado na sua cidadania, quer vê-los sendo julgados. Mas eles, essa minoria golpista, ainda tem poder para se sobreporem aos interesses de suas vitimas, a sociedade.

  14. Rafael disse:
    21/02/2012 às 12:29
    Agora vejam como o mundo, de um jeito ou de outro, faz vc pagar as coisas ruins q vc faz: Hoje, eles tem q bater continencia pra uma ex presa politica…
    .
    Isso é justiça… outros chamam de destino… outros chamam de DEUS….

    eu chamo de analfabetismo politico.

  15. Mais uma vez, isso prova o quanto nosso país é ingênuo é acredita na fada madrinha. Nunca a presidente vai se comporta como militar ou mandatária deles, ela viu os efeitos da guerra, mais ainda não cresceu o suficiente para administra-los ou contelos suas opniões nunca vão divergir com as dos militares por seres autroistas pensando em outros em vez de se preocupar com a segurança de nossa nação, ta ae as provas, estamos sem misseis de artilharia é baterias é pouco condigentes de soldados nas fronteiras que são imensas 17 mil KM para menos de 300 mil soldados isso juntando os 3 estados armados marinhas,aeronautica é exercito, cade os caças dona Dilma, esquece-se que que o guarda da fronteira não pode asegurar oque vem de cima, nunca se esqueça disso ou tera seus dias contados.

  16. Os militares nao tem medo da comiçao da verdade, tem medo de perder a confiança que conquistou das pessoas desde que terminou a ditadura.
    Eles perderam prestigio depois da ditadura e as pessoas passaram a odia-los agora que estam conseguindo fazer a populaçao ganhar tal confiança de novo, os politicos safados vai jogar merda no ventilador de coisas passadas, para que a populaçao volte a ficar com o pé atras com eles e que fiquem ainda grudado em politicos safados.

  17. uma pena q os amigos militares em vez de perderem tempo se metendo no gov civil, poderiam lutar para reforçar as armas das 3 forças. realmente uma pena.

    eu realmente nao sei oq as 2 ministras disseram, mas ao q parece o text dos reservas foi muito forte. eu sendo o presidente, nao diria nada para nenhum dos dois lado. pq? pq meu amigo, sendo julgados tanto militares quando os q lutaram contra a ditadura, estando nós no Brasil, ninguem vai ser preso ou perderá direitos. talvez os mais pobres entre esses. e afinal, pq mexer em casa de maribondo, quando nao se tem uma vara grande? mexemos nisso hj — que eu acho q deve sim s cutucar hj — e hj, ninguem vai ser preso, ninguem perderá seu cargo, seu salario, a nao ser q nao tenha como pagar um bom advogado.

    uma pena q meu país, que minha nação, ainda é uma criança q dorme em berço esplendido..uma pena.

  18. Esta na hora das Forças Armadas pedir desculpas a nação.Não procede uma vírgula a reclamação.Alias estes servidores da ditadura deveriam estar presos e responder pelos seus crimes.

  19. Sobre a foto acima, foi de mau gosto, mas estamos graças a Deus na democracia, onde podemos até fazer piadas com a presidenta, como de fato acontece, imagine na ditadura militar se alguém publicasse uma foto desta de alguns dos ditadores. Era preso, torturado e se tivesse muita sorte, não seria morto.

  20. temos que ver que a materia quem publicou foi a midia entreguista ,nao boto fe nesse jornal ,pois eles falam que os militares da ativa nao podem se expressar ,mas na verdade qualquer militar nao pode ser cego ao ponto de ver que o regime foi usado pelos gringos a ditatura fez tudo que foi pedido pelos americanos ,mas na hora de construirmos a bomba atomica os americanos nos embargaram,os americanos nos embargaram no acordo que tinhamos com os alemaes de fazer mais usinas nucleares naquela epoca ainda ,nos embargaram no nosso foquete vls isso tudo na propria epoca do regime militar aliado forte dos gringos na epoca atual explosao em alcantara matando todos os cientistas ongns financiadas por estrangeiros a tentar ditar regras no nosso pais ,como estamos na verdade sem forças armadas pois estao obsoletas obrigaram nossos governos a assinar que nao podemos construir foquetes que possam alcançar seus porta avioes so pode chegar a 00km de distancia fizeram assinar a lei que favorece estados indigenas dentro do nosso proprio pais . Na verdade os militares tanto os antigos quanto os mais novos já sabem que o brasil foi ludibriado pelos anglo saxiao .Essa materia na verdade é uma materia que nao serve de nada para os interesses nacionais pois já pescreveu tanto para quem foi direita ou para quem foi esquerda.Agora é hora de nos juntarmos em prol de nos equiparmos pois depois do oriente medio a america latina sera a bola da vez ,unasul e celac tem que estar afinada.

  21. Vejo que esta turma esta com saudades do passado. Compreendo, era uma época, em que todos se curvavam ou ficavam calados, devido ao medo, a arrogância dos ditadores militares.

    Sempre digo, gosta de ditadura, vai para a Venezuela, Coreá do Norte, Síria e etc.Aqui no Brasil, queremos paz, trabalho , prosperidade e liberdade.

  22. Alias esta turma não está acostumado com imprensa livre, liberdade de expressão, opiniões pessoais e a verdade. Quando se deparam com a democracia, com a luz, ficam iguais ratos, se escondem em suas tocas, esperando o anoitecer,onde podem circular, não correndo o risco de ser visto e suas mazelas expostas ao público.

  23. “GERAÇÃO 60 – UMA GERAÇÃO MENTIROSA E TRAIDORA
    Para quem acha que os Militares são os culpados.

    Começo exaltando as exceções do título deste artigo. São Poucas, mas existem. A elas o meu respeito.

    O fato é que estou cansado. Cansado e desanimado. Muito desanimado. Já não sei mais o que dizer aos meus filhos. Eles estão na casa dos 30 anos. Eu? tenho quase sessenta. Eles sempre me admiraram, e à minha geração, pelo que ela significou para as mudanças ocorridas no Brasil. E o que ela significou realmente?

    Eis uma pergunta que me faço há pelo menos uns 20 anos, tão logo comecei a me sentir traído por ela! Por me sentir assim, já escrevi o artigo.

    Carta à Minha Geração

    Eu gostaria de ter escrito este artigo ainda na década de sessenta, quando eu era voz vencida entre os estudantes de meu colégio, onde eu ocupava o perigoso cargo de Presidente do Gremio Estudantil Henrique Fontes, no Colégio Normal Gov. Celso Ramos, em Joinville, Santa Catarina. Idem, mais tarde, na faculdade. Eu queria ter escrito este artigo há época, e o teria feito, mas por outras razões, muito diversas daquelas que me levaram a escrevê-lo agora.

    Se eu tivesse escrito este artigo na década de 60, eu teria sido linchado não pelo exército, mas pelos meus pares, que me considerariam traidor da causa! Sim, porque se o exército não fez carinho nos revolucionários, estes por sua vez não eram nenhum anjinho, e os exemplos estão aí, com Celso Daniel etc…

    Quanto às torturas, prisões etc…apesar de terem sido cruéis e desnecessárias, eram previsíveis. Nenhuma guerra se faz atirando rosas no inimigo. Tanto da parte dos revolucionários quanto da parte do exército. Vide as ações armadas de nossa atual Presidente. Na verdade, quem queria trabalhar – e progredir – em paz, como eu, não foi molestado em nenhum momento pela ditadura militar. Trabalhei, estudei, casei, progredi e tive meus filhos sem nunca ter tido o menor problema com os milicos.

    Problemas sim, com a ditadura, tiveram os que não conseguiam seguir as regras do jogo da competição sadia, ou por incompetência, ou por desejo de enriquecimento rápido. E qual é o caminho mais rápido para isso? Desfazer o jogo e criar outro, com suas próprias regras – geralmente exclusivas e desonestas. É o que temos hoje! E foi aí, que, há época, o exército disse Não! Mas o fato é que, apesar de tudo, não posso morrer sem escrever este artigo, para que permaneça fiel às minhas idéias e me posicione de vez no lugar onde sempre desejei estar: Ao lado da modernidade, do progresso pessoal e intelectual, da meritocracia e dos princípios básicos da verdade.

    Porque não escrevi antes? Porque a estupidez e a imbecilidade coletiva das décadas de 60, 70 e 80, motivada por uma lavagem cerebral coletiva dos jovens de minha geração, orquestrada pelos países totalitários e lideradas por artistas “esclarecidos” e pseudo-intelectuais brasileiros, levou minha geração a uma histeria sem precedentes que a tornou cega e surda, mas não muda!

    Meus filhos, quando adolescentes, admiravam as mudanças conseguidas pela sociedade brasileira, em sua resistência ao regime militar. Como eles não tinham vivenciado o “antes” e o “durante”, deixei-os se
    mudanças conseguidas pela sociedade brasileira, em sua
    resistência ao regime militar. Como eles não tinham vivenciado o “antes” e o “durante”, deixei-os se deliciarem com o “depois”, não sem certo orgulho por ter pertencido a uma época única da história brasileira. E por que eu não me deixei contagiar por essa lavagem cerebral? Simples! Eu me lembro que eu era o único que queria aprender francês, nas aulas deste idioma – sim, porque aprendíamos francês nos dois primeiros anos do curso chamado ginasial, há época. Nos dois últimos e nos três anos do colegial, aprendíamos inglês, que tampouco ninguém, exceto eu e uns poucos, tinha interesse.

    Por que estou dizendo isto? Acreditem não é para jogar confete sobre eu mesmo, nem para parecer ter uma inteligência privilegiada, que sei que não tenho. É apenas para lhes dizer que eu queria ler em outros idiomas o que estava acontecendo fora do Brasil. E quando eu pude ler com desenvoltura o “Le Monde” e “TIME”, comecei a enxergar o outro lado do discurso popular da “resistência” brasileira. Pude ver que tudo não passava de uma fraude monumental, orquestrada por países da Cortina de Ferro interessados em abocanhar poder na então ultra sub-desenvolvida América Latina, como já haviam feito na Europa do Leste e Cuba.

    Pude ver então que o tão valente caudilho que desceu a Sierra Maestra para salvar Cuba do corrupto Fulgencio Batista, acabou por se render ao dinheiro fácil, e por quatro bilhões de dólares anuais, alugou o território cubano para que a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas instalasse seus míssseis quase no quintal dos americanos. No Brasil sempre se achou que Fidel Castro foi um herói. Bulhufas! Até seu discurso de guerrilheiro era uma farsa! Ele disse “Desenvolvemos uma guerra de movimento, de atacar e retirar-se. Surpreendê-los. Atacar e atacar. Desenvolvemos a arte de confundir as forças adversárias, para obrigá-las a fazer o que queríamos. E muita arma psicológica”, disse Fidel sobre a guerrilha.

    Isto saiu, há época nos jornais europeus e americanos, mas quem, no Brasil, há época, além dos intelectuais interessados em tomar o poder, como fez Fidel, e alguns artistas cretinos desejosos de mamar em suas tetas, sabia inglês? Ninguém! Então rezava-se pela cartilha desses hipócritas que hoje estão no poder. Ora, a técnica de guerrilha descrita por Fidel, foi uma das duas únicas e estúpidas invenções de Mao Tsé Tung, que revolucionou o que se sabia até então sobre guerra, descrita por sua máxima: “O inimigo avança, recuamos. O inimigo cansa, provocamos. O inimigo acampa, fustigamos. O inimigo se retira, perseguimos.” A outra invenção foi lançar a moda de queimar montanhas de livros em praças públicas!

    Invenções, vírgula, porque Mao, também um mentiroso retrógrado empedernido, que conseguiu fazer a China retornar à escuridão da ignorância medieval, apropriou-se deste conceito de guerrilha que foi, na verdade escrito no século IV a.C. pelo estrategista militar Sun Tzu, em seu livro famoso A Arte da Guerra, que tanto sucesso faz entre nós hoje em dia. Aliás outros déspotas famosos fizeram o mesmo, como Gengis Khan e Napoleão, só para ficarmos com dois dos mais conhecidos. Quem lia inglês, há época ficou sabendo que foi o jornalista Herbert Matthews, do “New York Times”, que apresentou fidel aos Estados Unidos e ao mundo, após entrevistá-lo em Cuba.

    E um detalhe, o ataque de Fidel aos quartéis de Moncada, na cidade de Santiago de Cuba, fracassou. Fidel foi preso, julgado e condenado a 15 anos de prisão. Quem se informava há época ficou sabendo que em 1955, Fidel foi anistiado por Batista e, clandestinamente, montou o Movimento 26 de Julho. Em 7 de julho, ele partiu em exílio para o México, onde conheceu o argentino Che Guevara e organizou o embrião da guerrilha.

    Um anistiado que se voltou contra o anistiador – uma fórmula seguida à risca pelos “revolucionários” brasileiros da geração 60, ainda que os anistiadores brasileiros nem de longe se comparem, em crueldade, a Fidel. Por que estou narrando esses fatos? Porque este homem foi – e ainda é – considerado pelos governantes brasileiros, uma espécie de “mentor revolucionário”, quando o que realmente fez foi – quem já foi a Cuba sabe – transformar seu país num enclave miserável, onde impera a prostituição e a corrupção, com padrões de pobreza próximos aos do Chade. Isto num dos locais mais bonitos do globo! Basta ver com que países o Brasil está alinhado hoje: Irã, Venezuela e Cuba, só para citar alguns. É para rir ou para chorar?

    Concordo, Fulgencio Batista não era flor que se cheirasse. Ele instaurou um regime autoritário, prendeu seus opositores e restringiu as liberdades através do controle da imprensa, da universidade e do congresso, usando métodos terroristas e fazendo fortuna para si e para seus aliados. Pergunto: Por que Fidel Castro não arrumou a bagunça deixada por Fulgêncio Batista e devolveu o poder aos civis, como fez o Exército Brasileiro? Por que ele se transformou num ditador sanguinário, talvez pior que Batista? Em seu bunker com certeza não falta papel higiênico e sabonetes, que é uma das moedas de troca de todo turista que visita a parte pobre de Cuba. Sim, porque existe uma Cuba para ricos – uma península literalmente “para inglês ver” com hotéis maravilhosos e infra-estrutura de primeiro mundo!

    Quem defende Fidel que explique por que tanta gente arrisca a vida em embarcações precárias, num mar infestado de tubarões para fugir do país? Estarão loucos? Arriscar a vida para fugir do paraíso? Já pensaram se o último dos “ditadores” brasileiros, o General Figueiredo, resolvesse permanecer no poder, como fez recentemente Ghadafi? Pergunto mais: Quais países onde o poder foi tomado por golpes militares, tiveram o poder devolvido democraticamente aos civis? Cuba? Egito? Líbia? Síria? Coréia? Chile? Bolívia? Rússia? Irã? China? Venezuela? Iraque?

    E ainda mais ridículo: qual desses países indenizou os vencidos, como faz o Brasil até hoje, quase trinta anos após o fim da ditadura, mantendo insepulto esse cadáver da “ditadura militar” apenas para continuar sugando as milionárias indenizações que até gente acima de qualquer suspeita, como Ziraldo – o do Pasquim – recebeu? O único dos políticos que não aceitou a indenização foi Mario Covas. Ele disse certa vez: “Eu lutei uma revolução. e venci. Como posso indenizar eu mesmo por uma vitória?” Infelizmente, tão logo morreu, sua esposa e filhos receberam a indenização, descontados os devidos numerários advocatícios, claro, curiosamente defendida por um advogado manjado, que um dia conseguiu retirar Lula de sua detenção no DOPS.

    Para se ter uma idéia, desde a década de 80, trinta e três regimes militares perderam o poder para regimes civis, mas mergulhados em sangue e com muitos deles caminhando para novas ditaduras. E não me venham com essa história de que foi a militância que derrubou a ditadura militar brasileira! A tão propalada militância, um movimento incipiente, acanhado e mal organizado, restrito praticamente apenas a algumas das grandes cidades brasileiras. Os militares sempre disseram que devolveriam o poder aos civis quando tivessem erradicado os comunistas de nossas fronteiras. E foi o que fizeram. Sorte a nossa que nenhum dos cinco generais que administraram o Brasil gostava mais do poder que da caserna!

    Quem viveu aquela realidade sabe que o General João Batista Figueiredo assumiu já com essa missão declarada: Preparar a transição para o governo civil. Levou cinco longos anos para isso, e ao final do seu mandato, estava visivelmente impaciente para passar ao anonimato, como ele próprio declarou. Para isto, anistiou a maioria dos revolucionários no exílio, e aí, sim, errou, porque trouxe de volta ao cesto, as maçãs podres, que hoje estão se lambuzando no dinheiro público – também uma forma de ditadura, exercida pelo poder do voto de cabresto, num país de semi-analfabetos, ou como diz o IBGE, de “analfabetos funcionais”.

    Claro, considero que o leitor tem discernimento para considerar que quando falo em “maçãs podres” naturalmente havia exceções, como Mário Covas, por exemplo, e alguns outros. A redemocratização do Brasil, começou já com uma farsa. Quem não se recorda do quase cadáver Tancredo Neves sendo mantido sentado sabe-se lá como para exibição à imprensa? Esperidião era para ser seu vice, mas tinha pretensões próprias ao Planalto, e perdeu o bonde da história para o Marimbondo de Fogo*, José Sarney.

    E o que fizeram os “grandes revolucionários” anistiados, as grandes cabeças cheias de boas intenções com o Brasil, que batiam no peito, dizendo que foram torturados e trocaram tiros pelas ruas? Brizola arrebentou o Rio de Janeiro, Sarney faz o Maranhão não só não progredir, como consegue a proeza de fazê-lo andar para trás. Quércia e Cia. quebraram o Banespa, o 2º maior banco brasileiro, a VASP, uma tradicional companhia aérea, e só não quebraram o Estado de São Paulo, porque este Estado resistiu, pelo poder econômico que tem. Mas conseguiram deixá-lo de joelhos. Covas precisou de quase um ano apenas para colocar os salários do funcionalismo público em dia! O Nordeste continua loteado, tanto quanto estava antes da Grande Marcha da Coluna Prestes. O revolucionário PT mostrou que aprendeu tudo o que seu “herói” cubano tinha a lhes ensinar: A cobiça pelo poder, pelo dinheiro e mesmo pela violência – não necessariamente nesta ordem.

    Só rindo. A maioria deles – inclusive Lula, o Grande Líder – nunca sequer tocou numa arma de fogo. A arma que eles sabem usar bem é a caneta e a demagogia rasteira. Em 2009, o então senador Cristovam Buarque disse a outro senador o que havia declarado domingo, 5 de abril, numa entrevista radiofônica: “A reação é tão grande hoje contra o Parlamento, que talvez fosse a hora de fazer um plebiscito para saber se o povo quer ou não que o parlamento continue aberto”. Foi um escândalo há época, com os hipócritas de plantão ficando todos indignados.

    O General Artur da Costa e Silva fechou o Parlamento com o Ato Institucional nº 5. O AI-5, sobrepondo-se à Constituição de 24 de janeiro de 1967, bem como às constituições estaduais, dava poderes extraordinários ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais. O AI-5 foi o instrumento que deu ao regime poderes absolutos e cuja primeira conseqüência foi o fechamento do Congresso Nacional por quase um ano.

    Pergunto, qual a diferença, em termos de poder que há entre o AI-5 e as Medidas Provisórias em vigor? Poderá dizer o leitor: “As MPs precisam ser votadas pelo congresso.” Pois então saiba que a MP que instituiu a moeda Real ainda não foi votada!

    Pergunto novamente: O plebiscito sugerido por Cristovam Buarque – um dos petistas que não teve estômago para continuar na “militância” do partido – teria hoje resultado diferente? Não é preciso ser mago para saber que oito entre dez brasileiros volatilizaria o Congresso Nacional, se pudesse. Mas é uma pena que tão poucos brasileiros desconheçam que o outro poder – o Judiciário – é tão ou mais corrupto que o Legislativo! Como se pode mudar um país onde a Casa que faz as leis é um antro de corrupção e a Casa que as executa, é ainda pior? E o terceiro poder? A Presidência da República? Ok. Pouparei o leitor de falar disso. E que se enterre de vez essa vergonhosa “verba indenizatória”. Quem precisa ser indenizado é a imensa maioria do povo brasileiro: as crianças, os enfermos, os idosos e as mães pobres e miseráveis.

    Citem-me os críticos deste artigo, um só ditador do séc. XX ou XXI que não tenha ficado bilionário. De Bokassa a Idi Amim Dada, de Gaddafi a Sadam Hussein, de Hitler a Stalin, de Papa Doc a Pol Pot, de Pinochet a Kim Jong II, de Robert Mugabe a Bashar al-assad. E a lista vai longe! Agora me apontem um só general da ditadura brasileira que tenha ficado rico. Vou clarear:

    – Quando o Marechal Castelo Branco morreu num desastre de avião, verificaram os herdeiros que seu patrimônio limitava-se a um apartamento em Ipanema e umas poucas ações de empresas públicas e privadas.

    – O General Costa e Silva, acometido por um derrame cerebral, recebeu de favor o privilégio de permanecer até o desenlace no palácio das Laranjeiras, deixando para a viúva a pensão de marechal e um apartamento em construção, em Copacabana.

    – O General Emílio Garrastazu Médici dispunha, como herança de família, de uma fazenda de gado em Bagé, mas quando adoeceu não tinha dinheiro para pagar o tratamento e precisou ser tratado no Hospital da Aeronáutica, no Galeão.

    – O General Ernesto Geisel, antes de assumir a presidência da República, comprou o Sítio dos Cinamonos, em Teresópolis, que a filha vendeu para poder manter-se no apartamento de três quartos e sala, no Rio.

    – O General João Figueiredo, depois de deixar o poder, não aguentou as despesas do Sítio do Dragão, em Petrópolis, vendendo primeiro os cavalos e depois a propriedade. Sua viúva, recentemente falecida, deixou um apartamento em São Conrado que os filhos agora colocaram à venda, ao que parece em estado de lamentável conservação.

    Isso numa época em que eles tinham o poder total e não havia sites divulgando suas gastanças. Foi a época de Itaipu, Ponte Rio-Niterói e do “Milagre Brasileiro” .

    Você deve achar que sou louco, defendendo a ditadura militar. Nem uma coisa nem outra. Nem sou louco, nem defendo ditadura alguma. Tenho tanto horror às ditaduras quanto à demagogia. Mas também tenho horror à mentira histórica, que acabará por prevalecer quanto tiverem desaparecido todos os que testemunharam este período da história brasileira.

    Como disse Carlos Chagas, o conceituado jornalista: “Erros e excessos foram praticados durante o regime militar, eram tempos difíceis. Mas mesmo assim, no reverso da medalha, foi promovida ampla modernização das nossas estruturas materiais”.

    Antes do Regime Militar, o Brasil era apenas uma republiqueta exportadora de matéria prima, com uma agricultura incipiente, uma indústria ridícula, sem tecnologia, sem mão-de-obra especializada e principalmente, sem perspectivas. Para se manter no poder, João Goulart, o Presidente há época flertou com o comunismo. A caserna assumiu o poder e o devolveu, e graças a isto não somos hoje uma Cuba, ou uma Coréia do Norte.

    O paradoxal, e hilário, se não fosse trágico, é que o perigo que enfrentamos agora é ainda maior que a instalação do regime comunista no país. Desta vez vivemos uma “ditadura branca” apoiada pela Lei! Não há nada combinado, não há bandeiras, não há golpe. Mas há um acordo tácito entre todos os facínoras que se escondem atrás das togas ou de cargos legislativos, fazendo com que todos se protejam mutuamente por trás de leis, medidas provisórias, promessas de campanha, liminares, estatutos, decretos, etc. de tal forma que o país não consegue avançar em suas instituições mais básicas, como a saúde e a educação.

    Esta é, em minha opinião, o perigo real e imediato, que exército algum consegue extirpar, porque tudo acontece sob a égide da Lei. É tudo descaradamente imoral e aético, mas é legal! Resta o poder do voto. Mas teríamos que ser suecos para votar com a consciência que a emergência atual do Brasil exige. Mas não somos. Somos apenas um povo que o poder – exercido agora pela “geração 60” – mantém cuidadosamente ignorante. A demagogia e a corrupção precisam desesperadamente da ignorância popular para sobreviver.

    Convenhamos, pelo menos nesse aspecto, a “geração 60” – com seus heróis revolucionários, artistas “esclarecidos” e arautos da intelectualidade – está fazendo um trabalho primoroso!

    *Nome de um livro de José Sarney

    JB Xavier

    Enviado por JB Xavier em 09/02/2012 – Reeditado em 10/02/2012 GERAÇÃO 60 – UMA GERAÇÃO MENTIROSA E TRAIDORA – A verdade está sufocada, mas não para sempre…

    NOVAS GERAÇÕES LEIAM ESSE RELATO E REFLITAM …

    Fonte: A Verdade Sufocada”

  24. AOS SERVIDORES DA DITADURA MILITAR, VÃO MORRER NO ESQUECIMENTO E A HISTÓRIA NÃO RESERVOU OS PRIMEIROS LUGARES, MAS O REPUDIO, A HUMILHAÇÃO E A CONDENAÇÃO PELOS SEUS ATOS CONTRA A LIBERDADE, OS DIREITOS HUMANOS E AO POVO BRASILEIRO.

  25. Só sei que o papel das forças armadas é o de manter a ordem e a democracia no país, sem tomar lados, direitos ou esquerdos. Mas como foram eles que causaram todo o distúrbio tomando o poder sobre uma falsa bandeira de proteção da democracia, exatamente, privando o povo desse direito com o agravante de causar assassinatos e torturas. Minha opinião é que deviam se queimados vivos por alta traição ao povo brasileiro.
    O correto era que forças armadas garantissem a democracia impedindo os malditos capitalistas do Oeste e os loucos comunistas do Leste de tomarem o controle do país e para isso matando, se necessário, qualquer um que se atrevesse a tentar tomar o poder a força, mas o que fizeram eles mesmo tomaram o poder.
    São traidores malditos!

  26. ESTÃO RESERVADOS OS LUGARES DOS DITADORES BRASILEIRO, NA GALERIA JUNTO COM HITLER, MUSSOLINI, FIDEL CASTRO, STALÉM,KIM JONG II , ASSAD , MUAMMAR GADDAFI , NERO, JUDAS AQUELE QUE TRAIU JESUS, IDI AMIM . A LISTA É GRANDE.

  27. A MAIOR TRAIÇÃO DOS DITADORES BRASILEIROS FOI COM A NAÇÃO, NÃO RESPEITARAM O DIREITO NATURAL QUE TODO SER HUMANO TEM A LIBERDADE. A NÓS BRASILEIROS, TÍNHAMOS QUE ASSISTIR TV , ONDE ANTES DE INICIAR O PROGRAMA, APARECIA UM CERTIFICADO DIZENDO: “LIBERADO PELA CENSURA FEDERAL.”

  28. A HISTORIA DE NOSSO PAÍS ESTA MANCHADO PELOS GOVERNOS DITATORIAIS. FORAM CRUÉIS COM A NAÇÃO, TRAÍRAM A CONFIANÇA DO POVO BRASILEIRO E DESRESPEITARAM AQUELES HOMENS E MULHERES QUE LUTARAM PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

  29. SE DUQUE DE CAXIAS SOUBESSEM O QUE FIZERAM UM TURMA COM O EXERCITO E O POVO BRASILEIRO, TINHA MANDADO PRENDER, JULGAR E EXPULSAR ESTES TRAIDORES DA PÁTRIA. A SORTE DOS DITADORES MILITARES,E QUE O DUQUE DE CAXIAS NÃO ESTAVA VIVO.

  30. AS FORÇAS ARMADAS OBEDECEM A CONSTITUIÇÃO E DEFENDE A LIBERDADE , A DEMOCRACIA E ESTA SUBORDINADA AO PODER CIVIL QUE É ELEITO PELO POVO BRASILEIRO. SOMOS UM POVO LIVRE. AS FORÇAS ARMADAS NÃO SÃO INSTRUMENTOS DE FILHOTES DA DITADURA E NEM PERTENCE A NENHUM GENERAL . AS FORÇAS ARMADAS É DO BRASIL.

  31. Erros de parte a parte foram cometidos.
    O que valer para um lado tem que valer para o outro.
    E começa pela nossa Presidente.
    E não venham com essa de patrulhar “porque isso”, “porque aquilo”.
    Já são donos da verdade de novo?
    A lei da anistia foi feita exatamente para permitir ao País ir em frente. Chega de mágoas, chega de amarguras. Já não basta as gordas indenizações?
    Querem revanchismo, querem retorno ao passado?
    Cuidado. Essa faca tem dois gumes.
    Quem estava na ativa na ocasião não recebeu nenhuma gorda indenização.
    Quem estava do outro lado, roubou, matou, e ainda recebeu indenização.
    Chega, vamos em frente ou o passado nos engolirará.
    A todos.
    O povo “que foi roubado na sua cidadania” não quer ver ninguém sendo julgado, a não ser os ladrões de plantão, que não permitem a conclusão de obras, que enfiam ideologia no ensino de crianças, que deixam remédios vencer nos almoxarifados dos hospitais, que reajustam preços de licitações ou então as abandonam por não servirem aos seus interesses, que recebem auxílio-moradia mesmo morando na cidade onde serverm, que deixam virar sucata os equipamentos das Forças Armadas, só pelo revanchismo – irmão contra irmão.
    Façam-me o favor, antes de escreverem essas baboseiras, estudem, verifiquem, aprendam a história do País, vejam para onde vai o dinheiro da Nação, conheçam um tal de Ruy Barbosa, conheçam o sucateamento do ensino brasileiro, conheçam o inchaço do serviço público e a prestação de serviços cada vez pior, conheçam o loteamento da máquina público para atender aos interesses de alguns.
    Ver um povo inteiro antes brejeiro agora safado como seus dirigentes, pois furam fila, tentam se aposentar antes da hora, negociam ser dispensados dos empregos para ter seguro-desemprego ao tempo que arrumam outro emprego, fazem contrabando como meio de vida, depredam o patrimonio público porque o trem parou, parou porque um colega canalha não fez a manutenção que tinha que fazer, invadem fazendas produtivas e destroem a infraestrutura a título de forçar uma reforma agrária que não lhes servirá, pois moram mesmo é em cidades.
    Façam-me o favor, ora bolas.
    E antes que algum artista venha me patrulhar, digo logo, não sou militar, mas por causa dessas coisas todas passei tres anos indo estudar com uma calça toda remendada, minha mãe não tinha casaco para o frio…
    Chega.

  32. O BRASIL É UM EXEMPLO PARA O MUNDO , COM TODOS OS NOSSO PROBLEMAS, POR TRILHAR O CAMINHO DA DEMOCRACIA QUE É RESERVADO AS GRANDES NAÇÕES, COMO EUA , FRANÇA, INGLATERRA, CANADÁ, ALEMANHA, JAPÃO. E O BRASIL ESTÁ COM O SEU NOME ENTRE ESTAS NAÇÕES, POR TRILHAR A DEMOCRACIA.

  33. A TURMA DA DITADURA MILITAR NÃO DIFERE MUITO DOS COMUNISTAS, SÃO IGUAIS E JOGAM NO MESMO TIME, QUANDO O ASSUNTO É TORTURA, FALTA DE LIBERDADE E DECADÊNCIA ECONÔMICA. POIS FIGUEIREDO AO DEIXAR O PODER DEIXOU UMA HERANÇA PARA OS GOVERNOS CIVIS, A INFLAÇÃO.

  34. VAMOS CUIDAR DO END, VAMOS PREPARAR NOSSAS FORÇAS ARMADAS PARA MELHOR DEFENDER O BRASIL E A LIBERDADE DE NOSSA NAÇÃO.VAMOS INVESTIR NA DEFESA, VAMOS PENSAR GRANDE.O BRASIL PRECISA DE FORÇAS ARMADAS PARA DEFENDER NOSSOS INTERESSES EM QUALQUER PARTE DO MUNDO. TEMOS A AMAZÔNIA AZUL, NOSSAS FRONTEIRAS TERRESTRE QUE PRECISAM URGENTEMENTE DE MAIS EQUIPAMENTOS E INVESTIMENTOS.

  35. so há uma coisa mais apatrida do que o cumunismo exacerbado, o feminismo radical, essas senhoras são revanchistas, e aos poucos e silenciosamente vão colocando em pratica seu desejo de desmoralizar os militares, e destruir a sociedade patriarcal, ou seja destruir a familia tradicional, o efeito deste revanchismo e a desistrutura social que vemos hoje, onde o secularismo apatrida esta nos jogando numa verdadeira sodoma e gomora do sec 21


    quanto aos militares,estão mais que corretos,não me venhar com, esses mi mi mis de ” ditadura, ditadura” o que os governos pos 1985 fazem em seus currais eleitorais e o que ? basta olhar o que o ZE SARNEY faz la la no SARNEYMENMISTÃO, ( o belo e explorado estado do maranhão,onde impera o corronelismo)o que acontece e que as viuvas do muro de berlin precisam sempre de um fantasma para chamar de seu.


    ja que insistem em ficar remoendo o passado em vez de olhar para frente, que façam isso sem hipocrisia, se os militares cometeram exessos, os guerrilheiros cometeram crimes, e se e para pagar que todos paguem, se derem linha no pipa aguentem o tranco.

    esta na cara que os revanchistas querem nos jogar numa guerra institucional, so não ve quem não quer !!!

  36. Um bocado de TORTURADOR MILICO, de DOGMAS das CASERNAS GOLPISTA com SAUDADE de 64 e 32, deveriam ser JULGADOS por TRAIÇÃO a Pátria, além dos seus MUITOS CRIMES PRATICADOS, TRAIÇÃO é PAREDÃO e o BRASIL PERMITE através da CONSTITUIÇÃO.

  37. O pior de tudo eh a gente ter de pagar a pensao pra esses criminosos e pras suas viuvas… Coloca tudo encima da mesa e poem de molhomos que tem culpa nocartorio, que eh boa parte do alto escalao. De preferencia investiguem a distribuicao de terras feita no periodo militar e investiguem o desaparecimento de nossos presidentes pre ditadura.

  38. Como tem esquerdista-viúva-chorona-da-URSS no PB! A anistia foi para os dois lados. Ou foram somente os militares daquela época que cometeram crimes? Parem com essa choradeira! Militares também morreram. Os dois lados têm sua culpa.

  39. Então a Rede Globo que sempre favoreceu a direita reacionaria entreguista e as pretenções Sionistas e Yankees e sempre se beneficiou desses vendidos e trairas agora é a bola da vez para todos culparem e chutarem né mesmo rsrs rsrs E elegeram qual meio midialitico ah ja sei a ortodoxia protestante do Bispo Macedo rsrs fiel ao Sionismo e protegido da inteligencia Americana rsrs a sensibilizarem a opinião publica,promoverem seus candidatos e politicos e arquitetarem insubordinações e rebeldias no militarismo rsrs Essa é a estrategia de se atirar as piranhas a vaca contaminada e exibir a nova bezerrinha imaculada como a proxima vaquinha leitera para correligionarios e corporativistas simpatizantes mamarem no contribuinte Brasileiro e tudo bem justificadinho PARA A OBRA DO SENHOR JESUS rsrs rsrs rsrs rsrs Medasse o nome do puteiro e trazem novas putinhas de nadegas imaculadas e toizinhos impenetraveis para atrairem os tolos e contamina-los com HIV rsrs rsrs Abençoado e santo toinzinhu imaculado rsrs rsrs

  40. Nada mais a acrescentar ao que todos falaram. A opinião da maioria parece ser a opinião da maioria mesmo.
    Que possamos agora endireitar a nossa própria justiça que apenas quer se perpetuar no poder acima da nossa própria nação, políticos e militares.
    Enquanto a justiça estiver blindada, não estaremos na verdadeira democracia.
    Pois foi esta justiça literalmente cega pelo poder que aprovou uma Lei de anistia para criminosos.

  41. Esses pilantras que torturaram e assassinaram pessoas na época do GOLPE de 64 deveriam pagar pelos crimes cometidos !

    Até a Argentina tá na frente do Brasil em relação aos crimes da época dos GOLPES MILITARES !

    Muita gente das Forças Armadas são lacaios dos EUA !

    Tem que haver julgamento e punição sim !

  42. Srs Militares da Reserva…(entoando cancoes da ativa na surdina).Esta na hora de calarem a boca.O esforco e defender a patria de ataques externos. Quen vigila dentro do pais e o povo e a imprensa livre. E assim que funciona.
    Quando no poder uma cartinha destas e os “baderneiros” ja terian sido visitados pelo antigo SNI…ah e tem mais..um dos senhores teriam enviados o SNI a visitar o dito cujo.

Comentários não permitidos.