O Brasil precisa frear os EUA

Colunista do New York Times pede ajuda ao Brasil para conter imbecilidade dos EUA

Por Mark Weisbrot – economista, co-diretor do Centro de Pesquisas Econômicas e Políticas, de Washington, e destacado colunista do New York Times e do inglês The Guardian.
Título original: O Brasil precisa frear os EUA

É como se não tivessem aprendido nada com as mentiras e a sede imperial de poder que nos arrastaram para uma guerra assassina com o Iraque que consumiu trilhões de dólares. Na sexta, o conselho editorial do “New York Times” aplaudiu as ameaças militares dos EUA contra o Irã e pediu “pressão econômica máxima” contra o país.

E esse é o mais influente jornal “progressista” da América. A imprensa de direita, com um discurso de ódio que alcança milhões de pessoas por dia, é ainda pior.

O Irã vem reagindo com ameaças próprias de fechar o estreito de Hormuz -por onde passa um sexto do petróleo do mundo- se os EUA cortarem suas exportações de óleo. Não surpreende, já que o governo americano tenta estrangular economicamente o Irã. O enorme esforço diplomático e de propaganda internacional dos EUA pode não levar imediatamente a uma guerra -como foi o caso com a Guerra do Iraque, o timing de qualquer ataque será sujeito a considerações eleitorais.

O problema é que essas pessoas deitam as bases para uma guerra que ocorrerá quando o presidente decidir que convém. Quando essa hora chegar, é provável que seja tarde demais para impedir a guerra. Foi o que ocorreu no Iraque.

A marcha em direção à guerra acelera-se agora devido às eleições de 2012 nos EUA. A primária presidencial republicana é em sua maior parte um circo, com todos os candidatos, menos o libertário Ron Paul, lançando chamados por guerra e criticando Obama por não ser “suficientemente duro”. Como Obama tenta arrebatar votos dos republicanos, sua reação é mostrar-se o mais aguerrido possível sem de fato iniciar uma guerra real.

Enquanto isso, o Congresso, com a Câmara controlada por republicanos e o Legislativo inteiro fortemente pelo lobby de Israel, soma mais pressão em favor da guerra.

Mas que ninguém se engane, imaginando que essa promoção da guerra em um ano eleitoral reflete a vontade dos eleitores americanos.

Os pré-candidatos republicanos estão competindo na primária pelos votos dos eleitores mais de direita, mais extremistas pró-guerra no mundo, e Obama os está seguindo.

E o lobby de Israel está seguindo o governo israelense de direita, pró-guerra. Mas dados de pesquisas indicam que, a despeito da lavagem cerebral diária, a imensa maioria dos americanos não deseja uma guerra com o Irã.

Como a mídia americana não reconhece a vontade da sociedade civil independente no que tange questões de política externa, a voz do povo americano passa sem ser ouvida. E não ajuda o fato de o governo americano ter usado sua influência na ONU para nomear um chefe submisso da Agência Internacional de Energia Atômica. Isso pode explicar a mudança recente de tom da agência, que adotou discurso mais aceitável pelo lado favorável à guerra.

Por isso tudo, apelamos ao Brasil e a outros governos que não querem essa guerra que nos ajudem a impedi-la. Quando, em maio de 2010, o Brasil e a Turquia propuseram um acordo de troca de combustível nuclear do Irã, isso funcionou como freio temporário da máquina de guerra. Precisamos de mais ajuda diplomática desse tipo. (By: Sintonia Fina)

Fonte: opensanti

9 Comentários

  1. 1maluquinho,
    Você sabe, tanto quanto eu e já disse isso de outras formas: os “gringos” somente virão fazer o rescaldo. Irão colher, por um bom tempo, os espólios de uma guerra interna.
    Ainda podemos mudar isso, não de forma agressiva, mas de forma ponderada: vamos fingir estar submissos, mas na mente do povo, incutir a verdade. Aí, não haverá confronto interno e o plano deles fracassará.
    Parece que é fácil, mas incutir a verdade na conciência do povo é a maior e mais difícil das balhas desta profetizada guerra.
    Saudações.

  2. O brasilzinho precisa e´frear a turma bolchevista que se aliou aos ladraoes de ontem para continuar ferrando com a massa acephala e metida a intelectual desta naçao,este titulo soa como uma piada de mal gosto,deque maneira um retardado mental ,mal armado,com populiticus corruptus,amante de orgias,sem foco,poderia fazer qualquer tipo de pressao ? enviando prostitutas para distrair os militares americanos ?quem tem capacidade para fazer pressao nao o faz,China e Russia fazem jogo de faz de conta que e´contra,se depender do gigante debilmental o Ira ta ferrado !

  3. ADRIANO Meu caro aqueles que ja comeram a carne crua dele para se nutrirem,que ja beberam o sangue fresco dele para saciarem a sede e que se batizaram banhandossem no sangue dele selando pacto ao tornarem-se guerreiros sabem o que é o DIABO OLUBI.Ele transforma um simples cidadão,um simples ribeirinho no mais temivel e devastador combatente e a filosofia é uma so MATAR E DESTRUIR PARA CONQUISTAR tendo em mente a frze O QUE VIER A GENTE TRAÇA……Conseguiste imaginar a origem disso ou ainda não?Falar abertamente sobre isso não é sensato pois aquele que não sabe o que é tornar-se um guerreiro deturpa.Ponha uma coisa em sua mente em uma guerra não existe corte de Haia,MP,PROCON,Fantastico ou coisas do genero.Se sobrepõe aquel que tiver ousadia,coragem e antecipar-se inclusive da forma menos esperada e impossivel…ELE È O DEUS DO VERDADEIRO GUERREIRO BRASILEIRO.Não o encontraras em tempos nem nas encruzas da vida rsrs ele surge e existe sempre que necessario for.Saudades do tempo que faziam guerreiros de verdade sem frescuras porque a frescura não existe para Infantes e Infantaria é para machos e não para frangas rsrs rsrs Boina Preta Brasil.

  4. Bem, caros amigos, nosso país não deve se meter isso é problema agora do Irã, sabemos que o Irã n ão vai aguentar um mês de guerra com os Norte- Americanos.para vocês terem Idea apenas uma frota americana é equivalente a 9 Fotas Brasileiras. E nós aqui temos mais que o que se preocupar como Carnaval e Praias e areia Branca cerveja e Futebol, com alguns políticos Brasileiros esse sim são perigosos, e os verdadeiros inimigos da Nação.

  5. O que precisa ser freado no Brasil e a massa corrupta que se chama Congresso nacional. E atraves deste orgao oficial que a Republica esta sendo roubada de suas riquezas. O dever de casa e cortar o numero de deputados e senadores e acabar com a festa de apadrinhamento que e notorio no Brasil.

  6. Nelore

    “O que precisa ser freado no Brasil e a massa corrupta que se chama Congresso nacional…”

    Tudo bem, mas o que é que tem haver uma coisa com a outra?

    Você é a favor que cessemos nossa diplomacia e política externa?

    Toda guerra que envolve petróleo afeta o mundo inteiro.

    Nosso petróleo é “levemente” subsidiado… Ao contrário dos alienados americanos… Muito, muito mais alienados do que nosso povo com pouca educação!!!

  7. EDU SIMÕES quem mete a mão nos cofres da União não é o Congresso e sim o Governo.Eu vejo sempre ataques ao Congresso mas com que finalidade?Para que se possa passar por cima do poder constituido e impor na marra?O nosso corrupto Congresso ja barrou muito entreguismo e ate traições a nossa patria.Alcantara ja seria Yankee desde FHC,mas não se desapontem pois O MENESTREL Mercadante embora não diga oficialmente sente coceira na hemorroida para entregar Alcantara aos Americanos bastando que lhe recheiem demasiadamente bem A BURRA e ele faz o jogo.Então onde estão os comprometidos com a soberania,desenvolvimento e emancipação nacional?Os Comunas Brasileiros provaram o sabor do Capitalismo e as oportunidades de se enriquecerem metando a mão no dinheiro do contribuinte que ja se entitulam DEMOCRATAS SOCIAIS.Deveriamos é exterminarmos todos os politicos deste pais e acabarmos com todos os partidos instituindo um sistema embasado nas capacidades de especialistas de pastas onde haveria concurso publico para governo,escalões,cargos e chefias e selecionariam os melhores aprovados em suas materias para serem escolhidos por volto popular os que ocupariam as funções…REPUBLICA DE RATAZANAS.

  8. Que Americanos,Judeus,Iranianos se degladiem e que joguem bombas atomicas uns nos outros E QUANDO O PALHAÇO FOR O MAIS TRISTE DO CIRCO EU ESTAREI GARGALHANDO rsrs rsrs

Comentários não permitidos.