O Brasil precisa frear os EUA

Colunista do New York Times pede ajuda ao Brasil para conter imbecilidade dos EUA

Por Mark Weisbrot – economista, co-diretor do Centro de Pesquisas Econômicas e Políticas, de Washington, e destacado colunista do New York Times e do inglês The Guardian.
Título original: O Brasil precisa frear os EUA

É como se não tivessem aprendido nada com as mentiras e a sede imperial de poder que nos arrastaram para uma guerra assassina com o Iraque que consumiu trilhões de dólares. Na sexta, o conselho editorial do “New York Times” aplaudiu as ameaças militares dos EUA contra o Irã e pediu “pressão econômica máxima” contra o país.

E esse é o mais influente jornal “progressista” da América. A imprensa de direita, com um discurso de ódio que alcança milhões de pessoas por dia, é ainda pior.

O Irã vem reagindo com ameaças próprias de fechar o estreito de Hormuz -por onde passa um sexto do petróleo do mundo- se os EUA cortarem suas exportações de óleo. Não surpreende, já que o governo americano tenta estrangular economicamente o Irã. O enorme esforço diplomático e de propaganda internacional dos EUA pode não levar imediatamente a uma guerra -como foi o caso com a Guerra do Iraque, o timing de qualquer ataque será sujeito a considerações eleitorais.

O problema é que essas pessoas deitam as bases para uma guerra que ocorrerá quando o presidente decidir que convém. Quando essa hora chegar, é provável que seja tarde demais para impedir a guerra. Foi o que ocorreu no Iraque.

A marcha em direção à guerra acelera-se agora devido às eleições de 2012 nos EUA. A primária presidencial republicana é em sua maior parte um circo, com todos os candidatos, menos o libertário Ron Paul, lançando chamados por guerra e criticando Obama por não ser “suficientemente duro”. Como Obama tenta arrebatar votos dos republicanos, sua reação é mostrar-se o mais aguerrido possível sem de fato iniciar uma guerra real.

Enquanto isso, o Congresso, com a Câmara controlada por republicanos e o Legislativo inteiro fortemente pelo lobby de Israel, soma mais pressão em favor da guerra.

Mas que ninguém se engane, imaginando que essa promoção da guerra em um ano eleitoral reflete a vontade dos eleitores americanos.

Os pré-candidatos republicanos estão competindo na primária pelos votos dos eleitores mais de direita, mais extremistas pró-guerra no mundo, e Obama os está seguindo.

E o lobby de Israel está seguindo o governo israelense de direita, pró-guerra. Mas dados de pesquisas indicam que, a despeito da lavagem cerebral diária, a imensa maioria dos americanos não deseja uma guerra com o Irã.

Como a mídia americana não reconhece a vontade da sociedade civil independente no que tange questões de política externa, a voz do povo americano passa sem ser ouvida. E não ajuda o fato de o governo americano ter usado sua influência na ONU para nomear um chefe submisso da Agência Internacional de Energia Atômica. Isso pode explicar a mudança recente de tom da agência, que adotou discurso mais aceitável pelo lado favorável à guerra.

Por isso tudo, apelamos ao Brasil e a outros governos que não querem essa guerra que nos ajudem a impedi-la. Quando, em maio de 2010, o Brasil e a Turquia propuseram um acordo de troca de combustível nuclear do Irã, isso funcionou como freio temporário da máquina de guerra. Precisamos de mais ajuda diplomática desse tipo. (By: Sintonia Fina)

Fonte: opensanti

50 Comentários

  1. Os caras achando que angariarão votos entoando canticos de guerras nas prévias e Obama achando que vai se ferrrar se precipita atirando a nação em uma guerra que a sua sociedade não quer e tenho a certesa que muitos generais Americanos tambem não desejam.Não se meta nisso Brasil pois no final ficaras com cara de tacho e sem moral.Eles não são os todos poderosos e la o presidente,o congresso,mandam ate certo ponto pois quando eles teem a duvida do sucesso facil eles não fazem e matar o Presidente causando uma paralização nisso tudo e ainda criando uma estoria encima disso com um proposito é muito mais facil.Cuidado Obama não sente nem no vazo sanitario vai que fica com as nadegas presas nele e o mesmo dilate ate que aja uma explosão bostérica lombrigóide.Estão vendo eles mesmos reconhecem que a ortodoxia radical deles é a mais extremista do mundo.

  2. O artigo já disse tudo, o problema são os dementes que ficam ansiosos por verem a morte dos inocentes, que estouram champagne de longe em ler notícias comemorando o bombardeio de escolas, hospitais e casas, os pervertidos que se excitam numa masturbação mental ao ler sobre movimentações agressivas por parte do trio EUA/Europa/Israel e numa masturbação real ao ver as imagens, o cara disse, a direita/conservadorismo/belicistas é um circo e buscam o bacanal.

  3. POR ISSO AMO O PRESIDENTE GEISEL!!!!!!!O CARA JÁ TINHA VISÃO ESTRATÉGICA SOBRE OS EUA E AUTORIZOU A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA BOMBA ATÔMICA BRASILEIRA, NA SERRA DO CACHIMBO NO ESTADO DO PARÁ….O CARA ERA FODA SABIA QUE NA AMERICA DEVERIA TER UM CONTRAPONTO DE PODER AOS EUA….

  4. Ah tah, o mundo a beira de uma guerra mais uma vez imbécil e o BRASIL é quem vai para tudo isso..

    Tão interessante quanto uma partida de GOLFE.

  5. Alguns pontos (……),
    *
    A foto do post é de rir muito, kkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!
    *
    Quem junta em demasia armamento e corpo militar, um dia terá que dar sentido a isso tudo.
    *
    E uma guerrinha para esvaziar o estoque, até de sargentos, tenentes, capitães e coronéis cairá bem.
    *
    *
    *
    Vc ainda não abriu seus ouvidos? Eles estão entupidinhos? Não está ouvindo as trombetas bofors da WW3?
    *
    Vc está com suas narinas fechadas? Os poros de sua pele não estão limpos? Caso vc viva acima da linha do equador deixe tudo assim mesmo, não tome remédio nem banho. Pois a nuvem radioativa do hemisfério norte logo vai começar.
    *
    Vc, Mark Weisbrot, ainda não mora no Brasil? Que pena! Aqui será o refugio do mundo semi-civilizado.
    *
    *
    *
    Só há uma solução: É o Sr. Nobel da Paz Barack Obama declarar guerra contra a miséria e pobreza nos países do mundo, declarar que vai começar a diminuir o arsenal bélico americano, declarar que os USA não pretendem nunca mais fazer guerra contra outro país, declarar que seu país deseja e se empenhará doravante apenas pelo progresso de todas as nações.
    *
    Quaisquer outros discursos serão apenas sinais de ventos de marte.
    *
    UI ui que meda… a WW3 vem aí!!
    *
    *
    PS: Como estão seus estoques de velas? Sua propriedade possui uma boa aguada? Já construiu seu bunker tupiniquim? Tem lugar para um hermano argentino nele? kkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!

  6. É melhor o BRASIL,continuar com a postura de sempre,defendendo a diplomacia e não a guerra!
    Mas de maneira independente !

  7. É um pais da guerra vive da guerra,precisa de guerra para manter a maquiana funcionando,com muitos senadores e politicos mantidos pela industria militar,gananciosos obstinados que nunca enchem a pança,a proposta turca brasileira éra exelente e evitaria a guerra com certeza,o irã ficaria satisfeito,pois presisa se desenvolver precisa da energia nuclear,e é um direito do pais,porem os americanos preferem estrangular o irã,que tambem não é flor que se cheire,o brasil ja fez sua parte não quiseram é melhor ficar de fora,pois o que eles realmente querem é guerra e de ambos os lados cada um quer provar algo,solução tem mais tem que querer.

  8. E ainda tem quem defenda tudo que os EUA fazem ou pensão, seguem ele como a um lider religioso, dizendo amém a tudo e defendendo ferozmente suas palavras.
    Os EUA não são os donos da verdade e essa história de atacar várias nações do mundo, dizendo que isso é certo por que elas represntam o mal na terra, não é bem assim não.

    O texto deixa claro que começar uma guerra dá votos, sem contar que depois controlam a exploração de pretróleo desses paises atacados.

  9. A situação entre os EUA, Israel e Irã esta ficando cada vez mais complicada e este barril de pólvora poderá explodir a qualquer momento e espalhar a confusão por todo o mundo. Nesta hora alguém de fora que esteja de cabeça fria pode ser útil, seja o Brasil, seja a Turquia ou qualquer outro país que esteja usando mais a razão do que a emoção!

  10. O Brasil ja fez o certo. Agiu com diplomacia e conquistou mais respeito do Mundo. Todos sabem da sabotagem que os EUA realizaram ao feito que o Brasil e Turquia acordaram com o IRã. Agora que a lama esta ficando maior, acredito que o bom caminho do Brasil terminou. É deixar que EUA e Israel vão para guerra com seus recursos. Das cinzas de amanhã brotarão mais inimigos aos EUA e ISRAEl, serão os frutos que estão semeando. O Brasil fez sua parte e bem feita. Devemos deixar os fanfarões gastarem seu orçamento com a guerra. Cabe ao Brasil investir bilhões em escolas. Recentemente li a notícia que em 2012 o Governo Federal vai gastar 13 Bilhões na cosntrução de presídio. Pergunto: Quando foi que o governo gastou 13 Bilhões em construção de escolas? Tanto presídio, como escola é imobilizado, mas a manutenção e funcionamento são de custos diferentes. Pelo que sei presídio custa mais de sete vezes que a manutenção de uma escola.

  11. Faltou somente o artigo mencionar que o grande vilao de tudo isso nos EUA e’ a midia. Ela martela ideias na cabeca do povo, ate’ a ideia virar verdade. A midia e’ controlado por pessoas que veem com grande interesse a guerra.

  12. São simplesmente gente, sub-humanos, nazistas. O povão estadunidense, a grande parte que é contra isto sim, já viu a encrenca em que estão metidos com essa corja no poder deles.
    Uma guerra no Irã e oriente-médio pode provocar um alistamento obrigatório nos EUA, daí vamos ver a ditadura estadunidense em toda a sua ação.

  13. Depois dos documentos explodidos no pentagono em 11/09 que continham todas as informações a respeito da gastança de trilhões de dolares! Dá para entender para onde foi todo este dinheiro!..

  14. Não existe imprensa de direita ou de esquerda. O que existe é a imprensa sionista que adequa o seu discurso de acordo com seus interesses, contrariando qualquer lógica de programas ideológicos.

  15. Pelo visto ainda existem americanos com juízo na cabeça… A questão é que não há muito que possamos fazer, não temos veto no concelho de segurança, o máximo que podemos fazer é tentar bancar o negociador.

  16. .
    MASSIVE IMMIGRATION
    AMERICANS! THE JAGUAR WANTS YOU!
    .
    Considerando a quantidade de estadunidenses descontentes, o BR deveria fazer uma campanha lá nos USA, para fomentar a migração massiva de professores e técnicos para o Brasil.
    Já existem iniciativas, mas deveria ser algo massivo, tipo propaganda na TV e tudo mais.
    .
    Fazer planos em combinação com empresas, ou seja dar um subsídio e facilidades para as universidades e empresas aceitar imigrantes.
    .
    Como se vê nessa matéria tem ianques que já mostram um desejo inconsciente de ter nascido brasucas rsrs.
    Quem pode defender a política dos USA né?
    .
    Passam todo o dia fazendo vídeos tentando dar aulas para o mundo de como funciona a economia kkkk
    Aquele povo descobriu de repente que não passavam de escravos dos banqueiros.
    .
    E agora lotam o youtube com vídeos que falam, “você não sabe, você é um escravo dos banqueiros, a Fed é privada, você é um ignorante, acorde” kkkkk ianques ignorantes.
    .
    Eles foram estuprados financeiramente, o maior roubo na história da humanidade, mas entram no youtube a dar aulas! kkk A dizer disparates como que todos os Bancos Centrais são privados, kkk. Como diz o KLM viveram na Disney da inlusão e agora acordam, são os últimos em acordar e agora falam pra o resto do mundo: “acordem, vocês não sabem, vocês são ignorantes” kkk “acordem!” sempre com um sotaque gay. (Acho que se deveria combater a cultura gay, não os gays, porque cada um que faça a sua, mas a cultura gay, isso sim acho algo sinistro, “eu sou o centro do mundo, os demais nao passam de ignorantes e devem me amar”, o que chamo cultura gay é: 100%egolatria 0%humildade 0%ética.)
    .
    O legionário do outro dia entra nessa, como explicou amplamente o Ilya. O cara na verdade está mostrando o grande medo dos americanos ao ver o começo do desenvolvimento militar do Brasil.
    .
    A primeira frase de reconhecimento ao acordar militar do Brasil é: “não há lugar para mais uma potência“, rsrs, isso mostra que já sabem que o BR vai ser uma potência militar, se não nem pensavam no BR, como acontecia no século passado.
    .
    A segunda é “vocês não tem como, não insistam, porque não têm isto e aquilo”, (o legionário não mencionou os subs nucleares e outras coisinhas).
    .
    Mas o mais grave são os quintacolunas, CANSEIs, GOTASDAGUA, MarinaSilva que se demitiu porque não queria as hidrelétricas, lobbystas-F18-Gripen, Folha-antisubnuc, EMOS que passaram a vida sonhando com ter um namorado americano. “Brasil deve ser Canadá” “os Vants não passam de discos voadores” “Brasil não é país sério” “o governo, o governo, e mais o governo deveria…” rsrs, como li aqui nos comentários: “o governo deveria fabricar submarinos nucleares” (!) rsrs.

    CHOREM CANSEI: NINGUÉM SEGURA A ONÇA!

  17. Como já disse anteriormente, não sou fanático antiamericano. Sou sim a favor da independência e da autodeterminação dos povos. Sendo assim, não me alinho às posições hegemônicas das nações poderosas: EUA, Rússia, China, Inglaterra, Alemanha etc… O vício pelo petróleo americano e seu consumismo extremo vão levar o mundo ao colapso de recursos e fatalmente se desenvolverá um cenário de conflito bélico global. Eu sou ex-militar e em 2006 visitei em 5 meses 20 países. Os consumos dos americanos e europeus com seus luxos chegou a um pantamar que nem os países pobres e eles mesmos não conseguem mais suportar sem quebrarem…

  18. O quê podemos fazer se eles nada fizerem? O Brasil fez… O quê os americanos que não desejam a guerra fizeram? Aguentamos uma chuva de criticas e o escárnio da comunidade internacional e uma dúzia de nacionais. Onde estava este senhor, que hoje nos pede ajuda, para aproveitar o momento e nos dar apoio?

  19. O problema é que qualquer guerra envolve $$$ e nos EUA muitos políticos são financiados para proteger os interesses da industria da guerra, igual os políticos do Brasil, mas no nosso caso os políticos são financiados por empreiteiras e suas intermináveis obras faraônicas e superfaturadas.

  20. Pra nós, ao Brasil, a guerra interessa pelos resultados nefasto que ela trará a Europa e ao próprio EUA, lembrem-se que são as guerras que mudam a geografia e o centro de poder no mundo!Os EUA e a Europa não estão em condições financeiras de fazer outra guerra agora, podem ter poder militar pra isso mas não meios economicos sustentavel para manter a guerra, logo seria estupidez começá-la por causa de Israel!Ela inevitavelmente vai ocorrer, isso só demonstra que ainda não somos evoluidos enqto espécie!Nós brasileiros temos que tomar muito cuidado com os europeus e americanos, hoje é o Irã como foi o iraque ontem, amanhã pode ser o Brasil!Continuam como sempre foram, belicosos!

  21. Chegamos em 2012, várias nações estão se armando, eleição para presidente nos EUA, 70% do congresso dos EUA junto com Israel e Europa se coçando para atacar o Irã, Russia e China estão contra, a agenda Estadosunidense pleiteia 7 guerras no Oriente Médio. É, acho que o bicho vai pegar. Em quanto isso, nosso governo entreguista, o de esquerda e o de direita ficam nos desarmando, nossas forças militares estão arregaçadas até a alma.

  22. Ah tá.. A matéria parece mais uma daquelas feita no Vermelho.org e solta na internet, só que agora fizeram uma boa maquiagem.

  23. >>”Enquanto isso, o Congresso, com a Câmara controlada por republicanos e o LEGISLATIVO INTEIRO fortemente pelo lobby de Israel, soma mais pressão em favor da guerra.”<"E o lobby de Israel está seguindo o governo israelense de direita"<"E não ajuda o fato de o governo americano ter usado sua influência na ONU para nomear um chefe submisso da Agência Internacional de Energia Atômica. Isso pode explicar a mudança recente de tom da agência, que adotou discurso mais aceitável pelo lado favorável à guerra"<<
    =============================================================================
    Hehehe..preciso falar mais alguma coisa?? Já venho repetindo isso aqui ha meses. São Escravos e tem que defender a sua Capital a qualquer custo…Parabéns ao Irã. Sempre admiro um povo que se recusa a ajoelhar!
    .
    .
    Em 1938 aconteceu algo bem parecido. Só que o alvo era muito mais forte…

  24. O Brasil frear alguém??? Temos que nos armar primeiro, do jeito que estamos não podemos fazer e nem falar nada…(Nem o Irã nós conseguiríamos frear, quanto mais o EUA, hAHAHAHAH)

  25. duas palavrinhas…SE VIREM


    não deram linha no pipa, agora segurem, nos temos e que cuidar de nossas vidas, eu acho besteira até esse negocio de assento no clube do bolinha (cs, onu) ALEMANHA, JAPÃO, SUECIA, CANADA, FINLANDIA, AUSTRALIA, não tem assento em nada, e hoje tem uma qualidade de vida, IDH, e forças armadas adequadas para auto-defesa de suas soberanias, são exemplos melhores a seguir do que as puuutencias.

  26. Quando voces entenderem que no ultimo dia antes de entrar em ressesso nosso congresso liberou 68 bilhões da arrecadação anual da união para nosso governo gastar como quiser e o congresso é meticuloso em liberação de verbas vultuosas.Não foi declarado onde sera aplicada e quando existe segredo…E a alegação Americana para a suspenção do contrato dos Super Ts.O provavel cancelamento do MMRCA.Nada disso é por acaso e coisas profundas estão sendo articuladas em segredo.Preparem-se Tchutchucas A COBRA VAI FUMAR E VAI FUMAR PELO RABO…Oh minha cara de preocupado…Desesperados que sempre sairam do atoleiro promovendo grandes conflitos e carnificinas desta vez vão quebrarem a cara e ter suas nações devastadas e seus póvos dezimados.Afinal o Diabo pouco se importa com a origem da carne e do sangue,ele apenas quer nutrir-se e saciar a sede…VIVA O DIABO OLUBI DEUS DO GUERREIRO BRASILEIRO.

  27. Claro pode deixar nos vamos parar nosso comercio com voces e ainda vamos ataca-los com nossos….F-5 hahahahaha tem cada uma viu

  28. pois é e como teve gente que criticou o acordo entre Brasil-Turquia-Irã!
    devemos ter cuidado, pois geopolítica está intimamente ligada a geoestratégia, muitas vezes a diplomacia evita grandes guerras! é conversando que se entende!
    agora para reforçar a diplomacia é preciso ter forças armadas muito bem equipadas. se a tivéssemos naquela vez da negociação nuclear entre Brasil, Turquia e Irã, te garanto que NINGUÉM NESTE PLANETA teria contestado a ação do Brasil, mas como somos fracos de armas e neste mundo é preciso mostrar que tens força para poder conversar com respeito e “de igual pra igual”…

  29. Q o BRASIL fike fora desse eskematozóide desses loucos, se os ianks querem ir p o fundo do poço de x q atakem os Persas, afinal estão bem melhores em tudo q os Irakianos e os afegões.Vão gastar uns 10 trilhões de dólares p invadir e serem mortos em > números q no Irak.Será q os judeus(SSem oSS 2 eSSeSS maiúSSculoSS ) tbm vão entrar nessa aventura suícida?mt bom.Quem viver verá.Sds.

  30. Vamos por partes. O buraco do cachimbo foi tapado. Se fizeram o buraco, deveriam estar próximos de realizar um teste. As partes, elementos, que estavam dispersos pelo Brasil foram reunidas onde? Tínhamos algumas partes, hoje já temos os cálculos. Faltam ainda algumas partes? Depois do reator compacto podemos enfim sonhar talvez, quem sabe, com uma micro-explosão e com micro-reações termonucleares?

    um link: http://books.google.com.br/books?id=6bE6781f1Q8C&pg=PA125&lpg=PA125&dq=micro-explos%C3%B5es+nucleares&source=bl&ots=N2pLgkNUnz&sig=3CVQqn8P2zUWxNHQKsGdV9Xo9Ck&hl=pt-BR&sa=X&ei=PvYFT97GBJC_gAfpweW8CQ&ved=0CCEQ6AEwAA#v=onepage&q=micro-explos%C3%B5es%20nucleares&f=false

  31. E voces ainda falam que o povo americano é vítima da mídia… hahahaha
    O povo americano, em geral é mais burro e bitolado que muitos islamitas xiitas…
    Já viu aquelas frases que saem na TV: “Problemas financeiros, dívidas, angústia, infelicidade? O pastor evaristo soares resolve isso pra você!” ???????
    Pra maioria de nós isso soa como piada… mas lá nos estados unidos é generalizado, a classe extremista cristã só está crescendo, claro com a ajuda da mídia e da falta de vendas de espaço publicitário, que acabam sendo comprados pelas igrejas que estão cada vez mais lotadas de desempregados e todos os tipos de psicopatas decadentes, que acabam adotando essa visão preconceituosa de mundo, típicamente americana…
    .
    agora, não devemos fazer mais nada… deixe que o cowboy caia do cavalo… depois os atropelamos com nossa boiada…

  32. Nobres colegas, chamo atenção que muita coisa está acontecendo no plano espiritual. Na verdade ninguém sabe o que vai acontecer. pode haver ou não uma intervenção de poderes de fora deste universo. Existe uma vontade sinistra de destruir o Planeta Terra. Vontades têm limites podem ser realizadas ou não. O problema mais sério é o controle cultural e religioso sobre populações. Os EUA estão cheios de fundamentalistas cristãos que acreditam que Cristo vai resgatar seus crentes antes de uma grande guerra. Podem quebrar a cara. Por causa das pessoas de boa vontade ainda pode haver uma intervenção de energias de fora deste Universo que eu considero apenas uma experiência que não deu certo.

    Existe um profecia Hopi que diz que se os EUA não mudarem a política destrutiva a destruição vai ser tão espetacular envolvendo também a Natureza que não vai dar tempo para qualquer Anti-Cristo ou Cristo se manifestar
    2012 não é o fim, mas é a definição da escolha de como será o fim de um sistema desequilibrado e injusto que não funciona.
    cultura e religião usadas como armas de destruição e dominação geopolítica é o principal fator que mantém o mundo nesta situação deplorável. As pessoas não conseguem se libertar de linhas de pensamento do passado e seguir um Razão superiora.

  33. Isso cheira à isca! Estão dando corda para a Dilma se enforcar… comentei num post que os gringos costumam nos bajular para poder nos influenciar. É o que tá ocorrendo agora. Dizendo isso, eles dão a impressão de que levam em conta a ação internacional brasileira. MENTIRA!!!!! Eles estão cagando e andando pra nós! Eles querem é levar mais alguém pro fundo do poço com eles… Atenção ao que estou falando… o Brasil não tem influência nenhuma nesta situação. A guerra é só uma questão de tempo. Os estadunidenses planejam, não fazem as coisas de improviso. Esta guerra já está planejada, só falta o motivo…

  34. .
    .
    Seria interessante, que o articulista, autor do texto em debate, viesse a nos dizer como nós poderíamos fazer aquilo que ele solicita: “frear” o interesse imperial norte0americano…
    .
    .
    Precisamente, com o quê?
    .
    .
    O comenta, com propriedade, algo que no Brasil pouco é reconhecido: a adesão, conseguida pelo Brasil e pela Turquia, do Irã, para um acordo de troca de materiais físseis, que fora inicialmente proposto pelas potências. Este acordo foi rechaçado, justamente por que o elaborara antes, revelando que a intenção das potências nunca fora o apaziguamento, mas antes, o crescimento das tensões.
    .
    .
    Neste contexto, fica a pergunta: para quê vamos tentar frear um bonde com as mãos, se a rua que ele passa, é a outra?
    .
    .
    O Brasil tem muito a perder com uma guerra contra o Irã, mas não tem como evitar. Falta-nos peso político para tanto. No mundo, quem está dotado de cacife para evitar uma guerra no Golfo Pérsico, é a China. Basta aos chineses venderem os ativos que possuem do tesouro americano, para que os EUA virem, de uma hora para outra, a “república de bananas” que parecem já ter se tornado.

  35. Pode até parecer gozação, mas é exatamente assim que eles nos veem, um inofensivo ratinho, inofensivo e ingênuo.
    Mas se esse ratinho tivesse um pelinhos radioativos, poderia ser uma sobremesa bem indigesta, mesmo para uma águia desse tamanho. Seria algo assim, eu te janto, mas não vai valer a pena.
    China, índia e Coréia, já foram considerados ratos, mas podem ter certeza que são ratos radioativos, que impõem um mínimo de respeito.

  36. OS EUA são o país mais RICO do Planeta.
    Há muitos MISERÁVEIS NOS EUA.
    Negros e descendentes de Hispânicos principalmente.
    A MOBILIDADE SOCIAL DOS EUA P-A-R-O-U.
    Os EUA estão cada vez mais parecidos com a EX-URSS.
    OS EUA são dominados por uma PLUTOCRACIA JUDÁICO AMERICANA.
    MAIS JUDAICO DO QUE AMERICANA.
    SÃO 2,0% DA POPULAÇÃO DOS EUA.
    QUE CONTROLAM OS 98 % DA POPULAÇÃO AMERICANA.
    Com reflexos no Mundo.
    O “THE NEW YORK TIMES” deveria se chamar “THE JEW YORK TIMES”. É o “DIÁRIO OFICIAL” de ISRAEL.
    HOLLYWOOD é a “REVISTA CARAS” de ISRAEL.
    ISRAEL É O PAÍS MAIS PERIGOSO DO PLANETA.
    MANDA NOS E.U.A.

  37. 1maluquinho
    Boa noite caro amigo!!!
    Me diga de onde tu tirou mito de DIABO OLUBI, desculpe minha ignorancia mas gostaria mesmo de saber algo e de onde procede???

  38. Quem está agredindo é o Irã que fala abertamente em atacar os EUA ou as manobras militares no estreito são apenas de brincadeirinha?? Pelo amor de deus vamos estudar e ver a situação

Comentários não permitidos.