País não se intimida com pressão contra Belo Monte, diz Lobão

Pela segunda vez à frente da pasta de Minas e Energia, o ministro Edison Lobão é um dos mais afinados com a presidente Dilma Rousseff, que já foi dona da cadeira. Mas não $que os dois assuntos do ministério que mais dor de cabeça lhe trouxeram em 2011 foram a campanha negativa contra a hidrelétrica de Belo Monte e a discussão sobre a distribuição dos royalties do petróleo. Ele diz que a campanha contra a usina é desinformada: $”Não vamos parar, temos responsabilidade com o crescimento do país”. Sobre os royalties, insiste que mexer em contratos passados deve levar o tema à Justiça. Mas se diz confiante numa solução negociada no Congresso em 2012, apesar do ano eleitoral.

O governo sofreu pressões contra a construção das grandes hidrelétricas, como Belo Monte. O que esperar agora?

EDISON LOBÃO: Há muita desinformação sobre o empreendimento de Belo Monte. Faremos do projeto um exemplo mundial de respeito ao meio ambiente e às populações da área de influência do projeto. Nos projetos socioambientais, por exemplo, vamos investir R$ 3,7 bilhões. Isso nunca se fez em parte alguma do mundo. O lago de Belo Monte será o menor do Brasil, proporcionalmente à energia a ser produzida. Não se vai retirar um indígena sequer da região. Isso é uma falácia que tem sido vendida no Brasil e no exterior. Essa usina foi mal estudada, dizem. Mal estudada? Estamos estudando essa usina há anos. O fato é que a primeira máquina estará produzindo em 2015.

O projeto das usinas de Tapajós não terá problemas com as ONGs?

LOBÃO: Problemas, sempre tivemos. Estamos tendo com Belo Monte. Tivemos em em Santo Antônio (no Rio Madeira, em RO), que vai começar a gerar energia agora, e Jirau (também em RO), que vai começar a geração de energia em janeiro de 2013 ou dezembro deste ano.

Isso significa que os projetos continuam?

LOBÃO: Não vamos parar. Temos responsabilidade com o crescimento do país e o bem-estar do povo. Não vamos nos intimidar com estas objeções que, sobretudo, surgem no exterior. Preservamos o meio ambiente como jamais se fez, mas seremos obstinados na defesa da expansão econômica do país. O Brasil não se intimida com as pressões que possam vir de grupos do exterior.

Quais as perspectivas para os próximos anos?

LOBÃO: Nos próximos dez anos, estaremos produzindo 61 mil megawatts (MW) a mais de energia, dos quais 32 mil MW de origem hídrica. Também faremos o inventário para novas possibilidades e imaginamos que 18 mil MW de potência virão predominantemente da região do Tapajós e do Centro-Oeste. Na região do Tapajós vamos ter aquele grupo de usinas no Rio Tapajós e no Tocantins, basicamente Serra Quebrada, que fica entre o Maranhão e o Tocantins. Em 2011 produzimos 4.800 MW de energia nova e no próximo ano, vamos produzir oito mil MW, mais do que precisamos. Com isso, teremos reserva de energia garantida.

Os apagões do passado não vão se repetir…

LOBÃO: Os anos de 2001 e 2002 jamais se repetirão.

O Tribunal de Contas da União (TCU) quer que o governo diga se vai renovar ou fazer nova licitação das concessões em operação no país. Qual o próximo passo?

LOBÃO: Recebi um ofício do TCU. Estamos respondendo que o estudo sobre concessões foi determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Produzimos um relatório, mandado ao governo, sem decisão ainda sobre o assunto. E não há também esta pressa para resolver esta situação de afogadilho porque somente a partir de 2015 vencem os prazos das concessões.

Mas não dá para esperar o próximo governo?

LOBÃO: Não vamos esperar. O que estou dizendo é que só no próximo governo o problema definitivamente surgirá. Mas vamos admitir, por hipótese, que até 2015 não se faça absolutamente nada. Vamos ficar aqui estacionados, estagnados. O que acontece? Cumpre-se a lei atual. Retorna esse patrimônio ao domínio da União Federal. Se voltar para a União, quem administra é a Aneel.

A decisão sai em 2012?

LOBÃO: Em seis meses se resolve isso. O Congresso está interessado e vamos decidir. O que tivermos que fazer será no início de 2012.

E sobre os royalties do petróleo, vamos ter uma resposta em 2012?

LOBÃO: Os royalties estão a cargo do Congresso. Vamos resolver até porque o país precisa, de fato, começar a explorar o pré-sal.

A União está disposta a ceder em mais alguma coisa para negociar os royalties? Quem precisa ceder agora?

LOBÃO: A União já cedeu em tudo que podia. Estão mais ou menos irredutíveis os dois outros lados. Quem não está irredutível é a União, que já cedeu além do que estava previsto.

O senhor concorda em negociar contratos passados?

LOBÃO: Nunca imaginamos a possibilidade de rever o passado. Nós do governo sempre pensávamos para frente. Se acabar prevalecendo o projeto de lei que volte as causas vistas no passado, é de se imaginar que as partes prejudicadas, aí sim, irão à Justiça.

Se o projeto ficar como prevê o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB/PB), a presidente vetará?

LOBÃO: Analisamos isso no governo e achamos que é uma temeridade o rompimento do contrato. Portanto, se esta questão vier nestas condições, ela seguramente vai examinar com sua assessoria jurídica as consequências que um ato legal desta natureza possa provocar.

Quais foram os maiores problemas da sua pasta no ano passado?

LOBÃO: Foi justamente a campanha contra Belo Monte. Mas não tivemos apagões, não tivemos carências de chuvas. Ou seja a pasta de Minas e Energia está seguindo o seu caminho com normalidade e serenidade. A questão dos royalties nos prejudicou e preocupou um pouco. Mas vamos encontrar soluções negociadas no Congresso.

Qual foi o grande momento da pasta em 2011?

LOBÃO: A grande vitória com as eólicas. Avançamos significativamente com o marco regulatório do setor mineral e, logo no início do ano, a presidente enviará ao Congresso a sua mensagem.

O senhor defende a importância do programa nuclear. O governo ainda pretende construir essas usinas?

LOBÃO: Vamos enviar ao Japão, este mês, o presidente da Eletronuclear, para examinar as providências que o país está tomando diante do acidente, para planejarmos nosso programa nuclear com segurança. Continuamos com a construção de Angra 3, e mais quatro usinas, que já têm autorização do governo. Falta ouvir o Congresso.

39 Comentários

  1. O TAL PIG(PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA) DE FATO DEVE EXISTIR! PQ ATACAM TANTO OS PROJETOS ESTRUTURAIS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL? E PARECE SEMPRE DEFENDENDO O INTERESSE AMERICANO (NO CASO BELO MONTE, SEMPRE TEM ARTISTAS AMERICANOS CONTRA).

    NO LINK http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/4231/RAFALE—Sim-ou-nao- A FOLHA DE SÃO PAULO DETONA O RAFALE E CHEGA A SUGERIR QUE O BRASIL ADOTE O GRIPEN E O F-18 JUNTOS!! NEM COGITAM A DELICADA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, PONTO CHAVE DAS NEGOCIAÇÕES.
    REALÇAM CHAVEZ COMO IMINENTE INIMIGO COMO SE BRASIL E VENEZUELA FOSSE ÍNDIA E PAQUISTÃO, O QUE NA REALIDADE NÃO É ASSIM, VISTO QUE POLITICAMENTE NÃO ESTÃO DISTANTES NEM HÁ NENHUM LITÍGIO ENTRE ESSAS NAÇÕES.

    ESPERO QUE A VITÓRIA DOS SUPER-TUCANOS NÃO SEJA O PRÉ-ANÚNCIO DA ESCOLHA DOS CHIPADOS F-18 NO FX-2.

  2. Belo Monte é necessária para o Brasil, principalmente para a região Norte.
    Se tem ONGs estrangeiras e artistas da Rede Globo contra Belo Monte, já é um bom motivo para se analisar que Belo Monte pode ser boa para o Brasil.

  3. Parabéns Ministro!

    Que a Globo e resto dos antinacionalistas se explodam rs
    A nação em primeiro lugar.

    Aliás… que índio é esse abraçando gringo?? Para mim, perdeu o isolamento, deixou de ser índio. Eles só querem ser índios no direito, já na obrigação….

  4. Não se intimida? Aham, sei…
    .
    Deve ser por isso que a área alagada foi reduzida de 1.225 km2 para 516 km2 e a represa terá só 35 metros de altura – o tal do conceito do fio d’água.
    .
    Não se intimida? Sei…

  5. Tem de se ter cuidado com implantações de eólicas pois aonde tem há uma grande mortandade de pássaros e um consequente desequilibrio natural.
    Só sai os pontos positivos devido ao dinheiro lobista.

  6. Só espero que as 4 novas usinas usem os novos sistemas de geração de energia ao invés daquele modelo antigo das angras. De preferencia que seja tudo nacional, criarmos um modelo nosso, já tamos fazendo isso com o submarino nuclear na marinha, nas centrifugas, temos plena capacidade de fazer o mesmo nas usinas.

  7. É isso ai lobo mau… pau nas chapeuzinhos verdinhas… quem garantira nosso desenvolvimento é energia limpa e BARATA… pros micos e antas nacionais e internacionais: CACETE, BORDUNA E GUATAMBU… ou seja, pau neles… inclua ai esses indios vendidos e esses blanquelos pregadores separatistas… que sejam calados a pontapés e deportados com a devida marca de coturno nas areas adjacentes… com soberania não se brinca…

  8. Os indios querem a tutela da União, mas qdo se aliam a estrangeiros para se opor a união não pedem permissão!Se não podemos acessar as reservas indigenas sem permissão da união ou dos indios como pode se aceitar que estrangeiros tenham acesso a esses mesmo indios para se opor aos legitimos interesses nacionais?Vá lá nos EUA fazer campanha contra os interesses americanos pra ver o que acontece, neguinho é logo deportado!Aqui os cara vem pintam e bordam e fica tudo por isso mesmo, precisamos de uma lei antiterror igual a americana, principalmente pra expulsar essas visistas indesejaveis! Esses dias até aquela atriz americana que fez o filme alien o 8º passageiro e Avatar veio aqui fazer oposiçao as nossas usinas em territorio nacional, a midia não fez nehum comentário contra!Isso é uma vergonha!

  9. O Brasil nem deveria se dar ao trabalho de responder mais sobre Belo Monte. E deveria começar a caçar vistos de estrangeiros e ONGs envolvidas com isso…

  10. Concordo em parte NobruRJ, devemos continuar a falar sobre Belo Monte, e não renovar os vistos de estrangeiros destas ONGS e não permitir que pessoas destas venham ao país com outros vistos.

  11. a imagem de james cameron abraçando um nativo brasileiro, com a cara de nojo que ele ta fazendo e impagavel rsrsrs, viva hollywood, $o querem nosso bem rsrsrs…

  12. NobruRJ, ao invés de partir pra cima dos caras o melhor a se fazer é o que se tem feito, bem ao estilo Lula, finge que é surdo e casca grossa e ignora tudo e todos e continua como se nada tivesse acontecendo. Se agente parte pra cima das ONGs e etc íamos ser pintados de malvados, de Irã da vida, íamos cair no mesmo jogo que o Irã ta caindo. A OEA já tomou um susto aposto que nunca mais se mete nisso, já aprendeu a lição, foi só cortar a verba e ameaçar sair(o que terminaria por tornar a OEA inútil de uma vez por todas) que eles enfiaram o rabo entre as pernas e ficaram quietinhos.

  13. Onde se entram os setores de intelig?~encia de nossas FAs?
    Se esse meio não funciona pelo seu caráter vislumbrado, o que nós homens comuns podemos fazer?, Por que nós brasileiros e brasileiras sempre deixamos demagogicamente que o pai(governo) se responsabilize por toda e qualquer iniciativa? porque não nos organizamos paralelamente,Ah, legalidade constitucionalismo, “Para onde vai a França?” que tal pensar nisso? Que tal deixar o conforto do teclado usar a nossa suposta inteligência?

    não vejo seriedade nas criticas postadas nesse blog, é possível que Deus, anti-xiitas de plantão se manifestem afirmando não ser esse o caminho, tenho pena desses idiotas que levaram o Brasil a espoliação instituída em curto e médio prazo(20 anos), a separação e completa destruição do Estado Nacional em (50 anos), apocalípticos? Continuem com seus bla, bla, bla e que viver Verá.

  14. Penso ainda que grande parte, de todos esses que aqui postam suas críticas ao Gov Brasil, ou os malditos centros de de espionagens existentes na Amazônia(ONGS) são admiradores de ” DEMOCRACIA NORTE-AMERICANA E EUROPÉIA” inumeras foram as crítica aos gov do LULA quando de sua sua aproximação com o Turcos e Iranianos, então para todos que postam críticas a política externa do Brasil um sonoro”¿Por qué no te callas?”

  15. Olhai o cara,LOBÃO para presidente,este não se intimida,parabens ao nosso lobão que esta coberto de razão,presisamos nos desenvolver e energia é desenvolvimento,os aeuropeus ja mataram até a grama deles,os americanos são os que mais poluem no mundo,qual o cacife que eles tem para vir aqui dar leis,estas ongs nosso governo tem que dar um geito isto não pode continuar,é muito abuso logo logo vão querer eleger um indio para presidente deste pais,e do geito que este povo vota é bem capaz de se eleger.

  16. E que foto hem,olha a carinha do pobre indio parece uma criancinha afagada pelo paizão,mal sabe ele que é o lobo mau querendo comer chapeuzinho.

  17. muito bem, parabéns ministro!
    não sei se é a real personalidade dele ou se é “teatro político”, mas a verdade é que temos que construir Belo Monte sim! e claro mais usinas hidrelétricas e nucleares!
    precisamos de energia, mas tudo deve ser feito dentro das normas técnicas e ambientais!
    índio é brasileiro! então os nossos governantes precisam parar de tratá-los como vítimas ou como seres frágeis! que isso gente! são pessoas como qualquer um de nós, não existe, desafio qualquer antropólogo a falar que existem tribos indígenas no Brasil principalmente na região amazônica que são completamente puros, ou seja, nunca tiveram contato com o homem branco! ora pessoal já se passaram 511 anos de colonização, me ajuda aí!
    defendo e na munha opinião é correto que os índios assim como qualquer outro ser humano na face da Terra defenda a sua cultura e seus costumes e até viver com eles tendo inclusive respaldo na constituição federal, mas que isso seja da vontade individual e sob condições financeiras particulares, pois é um absurdo criar reservas enormes para abrigar uma pequena comunidade e proibindo o livre acesso de qualquer cidadão BRASILEIRO! é um absurdo que o governo do Brasil esteja enfrentando tamanha pressão interna e externa por causa das atitudes irresponsáveis que de certa forma ele mesmo criou!

  18. Essa imagem é boa pra elite paulista separatista que gosta de bancar americano se querem bancar americano venham pra Amazônia abraçar índio

  19. Só nao entendo por que o governo nao vem a público e explica ao povo,por meio da Globo em horário nobre.

  20. Boa capa preta… não tinha nem reparado…. hahahah realmente….
    Ele devia estar pensando: “pronto, já nao bastava eu me pintar, agora essas hienas sujas querem me abraçar”.. hahahah.. “ops, salvem os índios”

  21. JRODRIGUES Eu e alguns que postamos criticas ao Gov.Federal o fazemos independente de tendencia ideologica e sim porque os mesmos que hoje vemos no poder quando na clandestinidade e na oposição apontavam a todos como entreguistas,vendidos,corruptos e ladrões.Para mudarmos isso acreditamos neles e lhes demos nossos votos e o que vimos e o que vemos é que todos sem excessão são tão sem escrupulos e sem moral quanto aos que antes acusavam e que se comportam de forma ainda mais vergonhosa e delinquente usando do sofrimento do povo sofrido com mentiras e roubando-nos a todos.Hoje meu amiguinho a grande maioria dos Brasileiros GAGAMOS E ANDAMOS para partidos,coligações e ideologias.QUEREMOS É RESULTADOS E NÃO ESTORINHAS.Então me diras que nunca se fez tanto como se faz hoje não é mesmo mas ninguem ve o que foi feito antes que possibilitou estarmos fazendo hoje e como tolos acreditam que Lula descobriu o Brasil e que a Dilma nos esta educando rsrs NEM MESMO A DESESTATIZAÇÃO A TOQUE DE CAIXA E AS TENTATIVAS DE DESCARACTERIZAÇÃO DA SOCIEDADE E MANIPULAÇÃO DAS LIBERDADES COM UNICO INTUITO DE PERPETUAÇÃO VOCES CONSEGUEM ENXERGAREM.E ainda vos digo mais.Apos o povo ter se iludido com a direita reacionaria entreguista estamos nos desiludindo com A QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS e surge sorrateiramente uma força composta na maioria de ORTODOXOS REACIONARIOS PROTESTANTES que ja veem manipulando as midias abrindo embusteira guerra contra a inimiga midia vendida e apontando a todos os que deixam na reta.Se essa força sorrateira se fizer poder ai então veremos o que significa realmente a expressão REACIONARISMO INTRANSIGENTE e nem mesmo livre entretenimento mais teremos alem de uma verdadeira caça as bruxas como uma Santa Inquisição onde tudo o que destoar DA DOUTRINA sera classificado como DIABOLICO.Neste pais é impossivel existirem lideres serios comprometidos com o desenvolvimento,qualidade de vida,soberania e liberdade de forma incondicional movidos unicamente por patriotismo e amor ao Brasil…INFELIZMENTE O BRUTO E O DELINQUENTE APENAS RESPEITO O FERRO E O FOGO e se viessemos a termos um governo dominador que impusesse moralidade e comprometido com a liberdade do povo e o progresso da nação SERIA O QUE DE MELHOR PODERIAMOS TER NO MOMENTO…SO TEM PUTAS E PUTOS VENDIDOS E TRAIRAS,UNS QUERENDO MOSTRAR MAIS AS NADEGAS IMUNDA DO QUE OS OUTROS.

  22. MARCO QUIODINE Que elevado pensamento tens heim amiguinho então quer dizer que deixou de apoiar uma iniciativa fundamental para que possamos implementarmos serviços basicos e levarmos desenvolvimento a Amazonia so porque existe a possibilidade de superfaturamento nas obras tocadas pela adiministração PT né rsrs rsrs Então veja as grandes obras publicas que ja tivemos neste pais em todos os governos e mostre-me uma onde não houve suspeita ou confirmação de superfaturamento e desvios rsrs rsrs EITA POVINHO rsrs rsrs

  23. Que tal sairmos as ruas e exterminarmos todos aqueles que destoam da moralidade e roubam a nação!Ninguem tem coragem,PEIDAM NA FAROFA.Então satisfaz nossos egos de frustados vivermos apontando e acusando.O mais idiota não é aquele que não tem ciencia que é usado e sim o que tem consciencia de tudo e como covarde limita-se a resmungar de forma comedida,contida como murmurio de submisso TODO POVO DE MERDA TEM O GOVERNO DE MERDA QUE MERECE…..FATO.

  24. Continuemos incentivando e patrocinando o emplumamento de nossos Indios para o deleite de extrangeiros de verem suas bundas pintadas dançando entorno de fogueiras e ainda ganhando miseras moedas de cents para suas filhas novinhas ãnharem gostozinho nas ócas em mandiocas inglesas,holandesas,suecas e etc…rsrsDeveriamos integra-los a sociedade Brasileira e os que preferissem o isolamento que lhes fosse permitido em terras de dimensões estabelecidas e de propriedade da união ou somos apenas um circo,um zoologico,um jardim botanico ao entretenimento mundial proibido de sairmos de nossa primitiva condição serviçal de extratores de materias para o enriquecimento alheio externo.Enquanto cedermos a estas pressões externas manipuladas com slogans de preservação jamais avançaremos pois isto faz parte de uma doutrina de descaracterização e manipulação de nossa sociedade e a ignorancia de frações e tendencias de nossa sociedade encantadas como em uma hipnose coletiva fazem o jogo da dominação e ganancias externas.Deem-lhes a Amazonia e retirarão dela tudo o que for essencial e rentavel.Se nós utilizassemos 1/3 da Amazonia para plantio de Dendezeiros que é nativo da mesma extrairiamos oleo para suprirmos o mundo com combustivel ecologico.

  25. Qual o motivo dos índios deixarem pessoas de outros países entrarem em suas reservas e você, que é brasileiro, não????????????????????????????????????????????????????????????
    Tô de saco cheio….
    Saudações.

  26. jrodriguesz, ninguém aqui criticou hora nenhuma a construção de Belo Monte ou de qualquer usina hidrelétrica, muito pelo contrário. Quanto a criticar a política externa, sempre têm alguém pra criticar, em todo lugar é assim, pois isso envolve muita política, conceitos e ideologias, cada pessoa pensa uma coisa, por isso sempre há criticas. Mas as principais criticas são com relação a América do Sul.

  27. os desinformados não sabem que aquela usina era para ser construida a mais de trinta anos o unico governo que esta consequindo isso é o atual entao ja é um começo fora ass outras usinas e a transposiçao do rio sao francisco que desde a monarquia ja avia estudo para a construçao agora é reformar as forças armadas já.

  28. e nessa foto que mostra esse cara palida gringolino da para ver que ele sente medo do brasileiro entao cai fora ongns e emissora mais sionista e vendida que esse pais ja teve

  29. aqui é brasil oque o governo fizer para o bem do brasileiro,ongs nem uma no mundo deveria se meter e tentar”governar o brasil”o governo deveria botar para correr esses ongs que na minha opinião não passam de espiões dos eua e ue.

  30. Tai tio san usando as ongs preparando o bote,ABRE O OLHO BRASIL,e estes politicos safados entreguistas que não tão nem ai com nossa defesa militar.

  31. 1maluquinho disse:
    05/01/2012 às 21:04
    JRODRIGUES Eu e alguns que postamos criticas ao Gov.Federal o fazemos independente de tendencia ideologica e sim porque os mesmos que hoje vemos no poder quando na clandestinidade e na oposição apontavam a todos como entreguistas,vendidos,corruptos e ladrões.Para mudarmos isso acreditamos neles e lhes demos nossos votos e o que vimos e o que vemos é que todos sem excessão são tão sem escrupulos e sem moral quanto aos que antes acusavam e que se comportam de forma ainda mais vergonhosa e delinquente usando do sofrimento do povo sofrido com mentiras e roubando-nos a todos.
    ==
    ==
    Calma meu camarada. Vingança é um prato que se come frio, e nós, não estamos preparados psicologicamente para lidar com a “espécie” do tipo político. Por isso que muitas vezes não percebemos o quanto o país mudou nos últimos anos.
    http://moraisvinna.blogspot.com/2012/01/american-airlines-deve-quase-us-1.html

Comentários não permitidos.